Demétrio Magnoli > As utilidades de Trump Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cláudio fernandes correia

    Impagável Demétrio, coluninha ilusionista como outras em que sempre reforça seu conceito de polarização entre dois que julga iguais

    Responda
  2. Valdir Teixeira da Silva

    Talvez Trump seja melhor para a Europa. A OTAN e a guerra na Europa talvez acabem, caso o Trump vença.

    Responda
  3. Nilton Silva

    Análise interessante. Mas o Lula é hoje só um peão no tabuleiro mundial. Quando alguém apoia descaradamente as ditaduras venezuelana, nicaraguense, cubana e tais, perde a credibilidade para comentar a política internacional. Que pena.

    Responda
  4. MARCELO DAWALIBI

    Demetrio completamente equivocado. O que Lula ganharia com a eleição de Trump? A ressurreição dos setores golpistas da ultradireita brasileira, hoje acuada pelas revelações espantosas do plano de golpe de 2022? Uma mensagem ao mundo e ao Brasil de que a tentativa de golpe compensa? Escaramuças com o nosso segundo maior parceiro comercial? Analise míope do jornalista.

    Responda
    1. Nelson Acar Filho

      Demétrio, usualmente um excelente jornalista, está tendo uma visão muito estática do panorama internacional. Tanto a visão interna, bipolar do Brasil dá mostras de possível reversão , quanto a do eleitorado americano, pro Trump pelo medo da idade de Biden, também, como atestam as últimas pesquisas nos estados importantes. Além disso, algumas melhorias no quadro econômico brasileiro poderão trazer uma quebra mais acelerada da bipolaridade da visão de que o único mérito de Lula é ser anti-Bol

    2. HENRIQUE LOPEZ

      Esse pessoal da esquerda, não consegue raciocinar, Lula é tudo, use ele de exemplo para seus filhos, realmente um exemplo de ser humano....nem diria isso do Bolsornaro tambem, mas tem mais cultura que o nine.

    3. Ivo Ferreira

      A ultra direita não está acuada. Bozo continua a juntar gente nas ruas. A idéia do articulista é que Lula prefere enfrentar o Bolsonaro. Afinal, numa nova eleição, aquele terço de eleitores que não são lulistas ou bozistas vai optar, na maioria, pelo Lula.

  5. José Cardoso

    O Putin mentiu de cara limpa. Já o Lula não. O Biden inclusive foi importante ao reconhecer imediatamente sua vitória eleitoral. Uma vitória do Trump inclusive inflamaria a onda de anistia para o Bolsonaro.

    Responda
  6. Carlos Rogerio Camargo

    Esse senhor tem problemas, sérios problemas. Mas o mais impressionante é que os "problemas" dele são úteis à Folha, que o utiliza como ferramenta para atacar o governo. A história se repete o tempo todo: essa elite "rastaquera", como dizia o velho Brizola, se utiliza dessa gente e depois os descartam como "ferramenta com defeito".

    Responda
    1. Manuel Jaime Hernandes Albarran

      Ele também é um jornalista "amestrado"

  7. Maurício Guimarães

    Quanta babo$seira. Lula não precisa de desse cara como antagonista. Ele enfileirou 4 vitórias contra o civilizado PSDB.

    Responda
  8. raymundo de oliveira reis neto

    Vendido. Ou puramente esc ... roto. Nessa ele foi longe. Parece os advogados de bolsonaro negando o golpe.

    Responda
  9. José Roberto Franco Reis

    Na época da minha graduação em História , lá se vai uns trinta e cinco anos, eu tinha um amigo que me lembra o Demétrio. Entendia de tudo, de política internacional à nacional, melhor marca de sabão em pó, química orgânica e inorgânica, eclipse lunar, marxismo, religião etc etc... É o Demétrio, sabichão, pontifica sobre tudo, de lulismo é crack, bate o escanteio no Globo e corre pra cabecear na Folha. Um verdadeiro "jênio" da raça.

    Responda
  10. Rodrigo Ribeiro

    Além de bur.. ficou doixdo. Então quer dizer que o Lula gostaria mesmo do Trump? Quando ele ganhar, a culpa é do PT? A direita endoidou com o chefe prestes a ir para a cadeia.

    Responda
  11. Carlos Alberto siciliano

    O colunista não passa de um bolso Minion.

    Responda
    1. HENRIQUE LOPEZ

      Lula minion é mais inteligente....realmente

  12. Fernando Dolci

    O articulista mostra, nesse texto, toda sua visão tac amha que lhe é própria e não tem nenhuma implortância.

    Responda
  13. LUIS LIMA

    Como a folha mantém um cara destes ainda , este sr já deveria tá em casa tomando um chá.

    Responda
  14. Osmário Mendonça

    O autor da matéria nutri uma clara simpatia a Bolsonaro, Trump e uma antipatia por Lula. Por mais que os integrantes dessa mídia direitista tente encontrar qualquer coisa para comprometer Lula, mais ele dá o show neles deixando-os a falar sozinhos.

    Responda
  15. José Bernardo

    Basta pensar no que seria uma vitória de Trump para a extrema-direita no mundo e no Brasil em vinte e seis para se constatar que a tese bacaninha do artigo não tem a menor sustentação lógica!

    Responda
  16. osmar Carneiro

    Esse texto é o Voo de uma barata no escuro.

    Responda
  17. Paulo César de Oliveira

    O melhor candidato é o que tiver mais chances de colocar um fim à guerra iniciada com a invasão da Ucrânia pela Russia(visão convencional) ou com a derrubada do governo pro-russo, em 2014(visão de Putin). Torço para que, no futuro, Russia e Ucrania façam parte da Otan e da União Europeia, com russos e ucranianos de posse de um passaporte europeu, podendo russos trabalhar e morar na Ucrania e vice-versa. A Europa teria combustível russo barato e a Russia se beneficiaria com investimentos europeus

    Responda
    1. José Bernardo

      Temo que esta integração que você visualiza não possa advir de uma invasão, Paulo César; e que, caso vença, Trump não poria fim àquela guerra por razões de integração humanitária, mas por interesses bem outros...

  18. Geilson Silva

    A sobrevivência da democracia brasileira pode depender da reeleição de Biden. Insincero por que?

    Responda
  19. Bruno Sebastião Neto

    A estupidez desse Demétrio passa de todos parâmetros de lucidez humana ,dizer que Lula despreza a democracia é no mínimo sandice !

    Responda
    1. Carlos Neves

      E não despreza ? Oras, seu Bruno, Lula sempre flertou com os regimes autoritários de esquerda - Cuba, Venezuela, Nicarágua . Logo , para consumo externo , apesar de"mandar "no PT, " Lula é e sempre foi um político democrático "; e, frise-se , democrata à moda "conceito relativo " - quando questionado sobre insistência das esquerdas à defesa da ditadura de Nicolás Maduro.

  20. José Ricardo Braga

    Lula não vota nos EUA e se votasse, seria no Biden. Não resolveria a eleição, no entanto, porque Biden demonstra poucas iniciativas coerentes ou de êxito. A guerra sem fim na Ucrânia, apoiando alguém que deve ter suas admirações por Trump. No Oriente Médio, apoiando um inequívoco amigo do Trump. Tudo em nome de um campeonato moral em que até deve ser laureado na História: Depois dele tudo piorou... Ele avisou!

    Responda
  21. ANTONIO CARLOS Vely Mendonça

    Demetrio sendo demetrio. Só isso.

    Responda
  22. JOSE PAULO PORTO BERNARDES

    Muito divertida essa coluna do Demetrius. Incomodando todos, cumpre sua finalidade. :-)

    Responda
  23. Claudio Luiz da Cunha

    DM a eterna viúva do ex juiz Pinochio das Araucárias e seu comparsa Delthan Pilantrol.

    Responda
    1. Max Morel

      Você já lavou a boca para falar do digno e procurador que liderou a operação que processou bandidos de colarinho branco.

  24. JOAO LUIS MENDES

    O titulo é suficiente para não ler a coluna, além, lógico, do outro motivo ser "escrito" pelo Sr Demétrio. Trump e utilidades são palavras que não se misturam em uma frase.

    Responda
  25. Humberto Santos

    Comentário indecente!

    Responda
  26. Paulo Emmerich

    Com o devido respeito, Demétrio, você se confundiu todo e parece que gostou da possibilidade de Trump retornar ao governo dos EUA. E isso é grave.

    Responda
  27. Pedro Luis S C Rodrigues

    Desta vez Magnoli exagerou. Faz sentido que, do ponto de vista da política externa, Trump seja melhor que Biden tanto para Lula quanto Bolsonaro, contudo, daí não decorre que os dois torçam pra Trump. Trump na Casa Branca é um problema eleitoral muito maior pra Lula do que os parcos ganhos de política externa que eventualmente auferirá. A importância da política externa para Lula é apenas retórica, pra militância. Dada nossa insignificância, não muda nada no mundo, já Trump pode afetar 2026

    Responda
    1. Hugo Brito de Carvalho

      Uma dose de exagero faz parte do jogo - colunistas precisam captar a atenção. Exageros à parte, a coluna alimenta a discussão e nos ajuda a entender a lógica lulopetista. Talvez teria sido melhor que ao final da coluna DM tivesse confessado seu exagero... E reforçado que nada suplanta a sede por se perpertuar no poder...

    2. RODRIGO NAFTAL

      Pedro. A sua análise parece-me mais coerente do que a do Demétrio.

    3. Pedro Luis S C Rodrigues

      Note-se que sou defensor da tese do bolsopetismo, mas achar que por isso Lula na realidade torce por Trump é uma viagem. Ele prefere Biden, obviamente não por nenhum arroubo democrático, mas porque entende ser melhor pra ele eleitoralmente. Achar que torceria pra Trump por conta de uma politica externa que, como disse acima, serve basicamente apenas pra agradar militância, em detrimento de ter um presidente simpático a sua candidatura na Casa Branca em 2026, é defender que rabo abana cachorro

  28. Ricardo Knudsen

    Magnoli quer mudar de patamar. De simples defensor da extrema direita, genocídio e racismo, agora quer convencer os outros de q é telepata, guru, daqueles q lêem a mente dos outros. Não passa é mesmo de um difamador barato, escrevendo para bozistas. Para manter seu público de extrema direita e vender jornal, daqui a pouco vai dizer q leu o futuro nos astros.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Flávio, não fique bravo com o Naftal só pq ele é limitado.

    2. Ricardo Knudsen

      Naftal, Magnoli nunca quis o debate de idéias. Difama a USP comparando-a a tribunais raciais na zis. Difama os movimentos negros, dizendo q seus líderes buscam vagas para si. Difama quem denuncia o genocídio em Gaza, acusando-os de anti sse mi tas e de negarem Au sch witz. Difama Lula, dizendo-o um hipócrita q diz o oposto do q pensa e de ser inimigo da democracia. Vc defende um difamador e tem o desplante de querer me dar lição de moral? Vcs tem o mesmo estofo.

    3. Flavio Camilo

      Bravo!!, Naftall.

    4. RODRIGO NAFTAL

      O seu comentário não visa o debate de ideias,mas sim apenas a ofensa gratuita ao colunista. Comporta-se como a extrema direita costuma proceder, mas com o sinal inverso. Diz ser democrático, mas apenas o é se a opinião do colunista for igual a sua. Entendo que Demétrio está equivocado a sua análise, pois Trump representa um maior risco o terno a 2026.

  29. Paulo de Cardoso

    Ao Brasil interessa exportar, ou que se invista aqui, para quem quer que seja. Preocupa-se com a estabilidade política no continente sul-americano, por que acredita que a paz lhe propicia progresso. Escaramuças dão apenas lucro aos países dominadores das Américas, no caso o país do Trump, que teima em ser dominador da América Latina. O Brasil tenta trabalhar pela paz, entre os litigantes sul-americanos, para afastar essa entrada "pacificadora" da América do Norte no assunto.

    Responda
  30. marcio mira

    Que bobajada.

    Responda
    1. Telmo Golbspan

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.