Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. maria camila machado almeida

    corrigindo: biografia de rappers. Benassi, corrige aí: grandes professores de Ensino Médio, grandes professores de ensino Fundamental, grandes alfabetizadores, grandes bibliotecários, festejados em 12 deste mês, quem lembrou de celebrar em suas escolas estes grandes ?

    Responda
  2. maria camila machado almeida

    Tesouro da Juventude, Nosso Amiguinho, Seleções mensais e seus livros no final do ano, Mundo da Criança, tudo infantil do Monteiro Lobato, A.J. Cronin, tudo de bom de literatura latino americana nos anos 70. Muita fotonovela. Até vida de santos em fotonovelas eu li. Essa é a vantagem de se chegar aos 68. Recomendo Shakespeare aos educandos, mas podem começar lendo manual de video games, bula de remédio da avó, biografia de rappe, letras do Emicida ...

    Responda
  3. Nilton Silva

    Não vai ser difícil encontrar algum governador, prefeito, deputado, senador e até presidente e ex-presidente não apenas com ar de idiota, mas idiotas completos. Eleitores idiotas também temos aos montes, eu inclusive.

    Responda
  4. Maria Lopes

    RAP talvez ainda não saiba que as vendas do livro (Avesso da Pele) aumentaram muito com essa celeuma. O que surpreende não é apenas a bur rice desses esta fermos que desgovernam o país. É alegar que vai chocar os adolescentes. Esqueceram da própria adolescência? Sabem algo sobre adolescentes? Porque de cultura e leitura obviamente são carentes. Talvez de sexo também, como bem lembrou o Benassi.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Maria, minha cara, o comentário da Joana, nossa colega Tuga, lembrou-me da minha infância, em casa de professores secundários, nada "esquerdista" ou assemelhada. *Nenhum* livro me foi proibido, nunca. Li que nem um taradinho a infância e juventude toda. Infelizmente minha memória declarativa é péssima, senão seria um sujeito bem estofado. Mas pude aprender a pensar. Ah, com sexo, eles não eram tão libertários, não: nunca pude levar namorada pra dormir em casa! Hahahahah!

  5. Karina Kanazawa Rienzo

    Excelente Ricardo! Nada como um olhar afastado para ver toda a burrice de tais atitudes.

    Responda
  6. MARCELO ROCHA

    Toda essa celeuma serviu para atrasar a entrega de meu exemplar, chegue logo “Aveso da pele” quero degusta-lo.

    Responda
  7. Carla C Oliveira

    Perfeito!

    Responda
  8. Marcos Benassi

    Hahahahah, Ricardíssimo, resta saber: falta de hábito de leitura ou de sexo?

    Responda
  9. Alexandre Marcos Pereira

    O Avesso da Pele, de Jefferson Tenório surpreendeu-me agradavelmente. Esperava ler uma obra vulgar, mas é extremamente sofisticada, visivelmente inspirada pelo Hamlet, de Shakespeare, citado em epígrafe. É uma obra poderosa que mergulha nas complexidades das relações raciais, paternidade e identidade no Brasil contemporâneo. O livro narra a história de um pai negro e seu filho, explorando os impactos profundos do racismo e da violência em suas vidas. Tenório habilmente a sua narrativa hamletiana

    Responda
  10. José Emanuel Santos

    O RAP esqueceu de mencionar o Ronaldo Caiado (gov. de Goiás). Em entrevista ao UOL, ele criticou o livro, falou um monte de bobagens, citou as criancinhas e coisa e tal ( O livro "O Avesso da Pele " é para o Ensino Médio e não para o Ens. Fundamental). O Josias perguntou se ele tinha lido o livro. Qual a resposta? "Não li."

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Bem lembrado do famigerado Caiado. Estou sugerindo fazer uma pesquisa séria para saber se professores do Brasil leram este livro interessante, ou mais, se tem hábito de leitura de literatura. Como professor em mais de quatro décadas sempre q comentava sobre um tal livro, colegas ficavam com cara de paisagem.

  11. carlos jardim

    Ótimo comentário e se o sr mora em õù melhor ainda essa lembrança de lygia fagundes telles!

    Responda
  12. carlos jardim

    Reparei que esse foi o melhor comentário sobre essa recente recusa das direções escolares em deixar disponível aos alunos nas bibliotecas certos livros perturbadores do sensível jovem brasileiro ( lembro entre outros kerouac e burroughs nos anos 70 ) que precisa ser protegido!

    Responda
  13. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Ricardo,brilhante seu texto sobre a defesa necessária para evitar que a juventude lendo obras tão desqualificadas venha ter grandes dificuldades de abraçar carreiras tão qualificadas como políticos e puxa-sacos.

    Responda
  14. Joana Coloma

    Lembro-me de quando era nova ter lido um livro que me impressionou tanto que ainda me lembro. Era sobre o casamento. Nunca li um livro tão mau, de tão mal escrito que estava - até eu, que não percebia (e muitas vezes não percebo) o que lia, reparei

    Responda
    1. Joana Coloma

      Fico feliz por si, Marcos. Deve ter sido uma boa infância

    2. Marcos Benassi

      Joana, minha cara, dia desses estava lembrando de minha casa, na infância: nunca houve livro proibido. Sempre pude ler o que quis, quando quis, conversar sobre as leituras. E lia a folha com minha avó, na varanda. Casa de intelectuais, pequenos professores de ensino secundário, nada grandioso, uma intelectualidade simples. Mas deu em três cientistas, minhas irmãs e eu. Pelo menos gente civilizada.

    3. Joana Coloma

      isto apenas porque penso que os livros maus (para qualquer idade) são os que estão mal escritos. esse ainda hoje me irrita, e surpreende que tenha sido publicado