Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Walter Corsetti Doederlein

    Escrevi o seguinte comentário, em outra notícia: "Estive no local no começo dos 70. O único acesso era a cavalo, serra acima. Não tinha absolutamente nada que lembrasse sua história. Espero que não ponham um McDonald's..." Saiu uma nota que precisa de moderação. Porque?

    Responda
    1. Enoque Sabino

      Trocar pessoas e salários por máquinas sempre irá ocorrer falhas. Creio que seu comentário não ofensivo tenha sido impedido por causa de outro que tenha sido, e a o algoritmo não conseguiu diferenciá-lo. E ainda tem gente que se ilude pela IA.

  2. Max Morel

    MInistros do STF aposentam aos setenta e cinco anos; já um Presidente da República, não tem idade para aposentar; ora, Lula fará setenta e nove anos em outubro e terminará seu , por assim dizer, governo com Oitenta e Um anos; deveria haver um lei que também limitasse a idade dos servidores em setenta e cinco tal qual para ministros do STF.

    Responda
  3. Max Morel

    Óbvio que planejar e não executar um golpe não é a mesma coisa que planejar e executar. Ficou parecendo que o autor diz ser isso a mesma coisa, o que não é verdade.

    Responda
  4. Hercilio Silva

    O ideal é não ter lado, mas se omitir diante de horror já é demais. A imprensa alemã se omitiu quando Hitler perseguia jornalistas que não se omitiram, deu no que deu. Quanto a ser velho, Trump também é né, um pouco menos, mas é. É um não tema. A questão é se tem alguém com mais chances que Biden. Talvez até ele prefira não concorrer. Pegou a tarefa.

    Responda
  5. Paloma Fonseca

    Acho que já tem muita gente que cancelou a assinatura e se sentiu melhor. Porque abrir jornal pra se sentir mal é algo da ordem do masoquismo. A Folha já fez campanhas importantes, atualmente é a Energia Limpa, isso é válido. Abrir o jornal pra descobrir que colunistas muito provavelmente utilizam o dinheiro da coluna pra comprar seus cremes, fazer procedimentos estéticos, suplementação alimentar e hormonal, remedinhos para "depressão" e que tais, é pedir pra eu cancelar.

    Responda
  6. Paloma Fonseca

    Os colunistas, em geral, creio que eles se sintam atraídos pela aura de jornal progressista (porque é essa a expressão da moda, fica bonitinho se dizer progressista). Fora as pautas de costumes (aborto, legalização de drogas, minorias sexuais e de gênero, racismo), não vejo muito progressismo entre colunistas, no sentido de encamparem uma pauta pela educação pública ou pela distribuição de renda. É muito limitado esse progressismo de madame.

    Responda
  7. Paloma Fonseca

    Há cinco anos acompanho mais de perto a Folha. Mais recentemente descobri que há colunistas que defendem abertamente bandidos, direta ou indiretamente. A própria Folha tem uma linha quanto à segurança pública, da qual discordo. Há uma repórter que faz reportagens amigáveis a escolas privadas. Algumas colunistas mencionam gastos com luxo, que ultrapassa o padrão de vida do brasileiro. É por essas e outras que estou a ponto de cancelar a assinatura e não financiar isso. Pluralidade tem limite.

    Responda
  8. Genivaldo Bazílio dos Santos

    O fato é que o jornalismo profissional sempre se situou mais próximo ao polo da direita. A Folha, porém, não se sabe a que preço, está se inclinando à extrema direita.

    Responda
  9. Enir Antonio Carradore

    O jornalismo informativo não tem como competir com a virulência de desinformação das redes sociais. E não há vacina que resolva isso.

    Responda
  10. Rony Baptista

    A folha também é responsável pela polarização e a resistência da extrema direita

    Responda
  11. Reginaldo Maia

    A Folha e outros jornais vêm errando a mão faz tempo. Agora chora pelo leite derramado

    Responda
    1. Adriano Ferreira

      Pior que nem choram, Reginaldo. Eles lucram.

  12. Leonilda Pereira Simoes

    Realmente, como pode alguém tão es cro to como Trump pode concorrer e ter apoio maior do que Biden? Que país é aquele? Ele não poderia nem concorrer e a imprensa ainda deixa pra lá? E procura assuntos para reduzir a importância de Biden e dar espaço para Trump, que não deveria nem concorrer, tem diversos processos e em todos é culpado, ainda que não oficialmente. Trump não vai ganhar, mas por que correr este risco?

    Responda
  13. Nilton Silva

    Resumindo: a imprensa não é mais o quarto poder.

    Responda
  14. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    No artigo de Ivan Finotti, comentei: Quando vejo uma reportagem como essa, pergunto, será paga? O título parece da turma de marketing pensando em vender o livro. Se o Lula tivesse dito: não sei como um povo que passou pelo holocausto pode eleger um primeiro ministro capaz de tamanho genocídio, teria o mesmo efeito de protesto e a Folha não teria como promover esse livro através de sua fala. O comentário foi censurado. Porque?

    Responda
    1. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

      Publicaram cerca de 3 horas depois.

  15. Cristiano Kock Vitta

    Mariante, você aderiu à fórmula do raciocínio neoliberal.

    Responda
  16. Florentino Fernandes Junior

    Mais uma pauta cumprida. Pessimo como sempre

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Só se for para você. Só pelas informações já valeria. Mas precisa ler sem raiva, como todo o resto.

    2. Marcos Benassi

      Arrã. Eu dou Graças a Zeus pelas "péssimas" pautas do Mariante, Florentino, e acho uma pena que tenham pouco impacto. Pena também que a gente não pode ler a crítica interna.

  17. Fabrício Costa

    O que todos os lados têm em comum, inclusive a imprensa, é interesse por poder e dinheiro, ninguém se preocupa de fato com verdade ou desenvolvimento.

    Responda
  18. luis augusto d pereira gmail com Pereira

    E desde quando é de interesse da mídia e dos controladores da grande imprensa o fim da polarização? Faltou assunto, mandou um texto sobre o "NADA"!

    Responda
  19. Wilson Levy Braga da Silva Neto

    É ilusório que jornalistas e seus patrões estejam trabalhando a serviço da verdade. São tão miseráveis quanto seus leitores. A disputa pelo sentido da verdade está em curso em outras paragens.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      A ofensa é por motivos pessoais, sem noção. Na miséria geral, quase ninguém se salva, mas essa profissão tem espaço para ser confrontada, o que muitas vezes não é o caso de outras. Médicos que erram e deixam pessoas morrerem. Ex pr inelegível que deixa pessoas morrerem por ser negacionista. Waldemar, que apoia golpista e quer se salvar. MIlitares que não denunciaram o golpista. A verdade está nos fatos, não se pode negar.

  20. Antonio Catigero Oliveira

    Talvez, deveríamos fazer uma pesquisa perguntando se as pessoas acham que os interesses dos donos dos jornais tradicionais, são os mesmos interesses desta terra e deste Povo.

    Responda
  21. Lucas Travassos

    Infelizmente o jornal é parcial demais em alguns assuntos como as cotas raciais. Não dá espaço para outros pensamentos e ainda publica editoriais totalmente enviesados. A única forma de contestação pela parte do leitor é o cancelamento da assinatura.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Não é ser parcial. É ter opinião. Cancelar a assinatura é difícil.

    2. Marcos Benassi

      Lucas, prezado, não creio nisso. Até que a leitura do jorná seja insuportavelmente ofensiva ao célebro e fígaro do leitor de espinha ereta, ainda boto uma fé na batalha através das palavras. Mas os limites individuais são muito distintos, né?

  22. MARIO RAMIRO

    Zeus! A Folha "não aprendeu nada e não esqueceu nada"!?

    Responda
  23. Anete Araujo Guedes

    Com Bolsonaro deu-se o liberou geral, tudo era tratado com enorme condescendência. Ele pintou e bordou. Entregou o orçamento secreto e o governo para o Lira, e foi tratar do que sabia fazer, da pauta de costumes, para enganar os trouxas e angariar votos; como também arquitetar a suspensão do Estado de direito. Já Lula, mesmo sabendo que se trata da reconstrução do país, é tratado com vara curta, qualquer escorregão, apanha pra valer. Na mesma medida em que escamoteiam seus feitos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Anete, por acaso leu uma reflexão do Reinaldo Azevedo sobre o comportamento da imprensa "Democrata com o Biden, Republicano com o Lula"? Vale a pena.

    2. João carlos Gonçalves de souza

      Concordo com sua análise , mas a mídia é uma empresa privada , salários subindo , direitos melhorando e etc . Aí o jornalismo imparcial perde para os interesses corporativos.

  24. Paulo César de Oliveira

    Eu estava planejando matar o ombudsman da Folha mas pensei melhor e cheguei a conclusão que não era uma boa ideia. Isso não eh bem diferente de efetivamente matar o ombudsman da Folha? Brincadeirinha, Mariano. Eh só para ilustrar. Nunca pensei em matar ninguém.

    Responda
    1. NELSON RICARDO COSTA SILVA

      Mas você escreveu os planos de como matar? Submeteu a outros?

    2. Paulo César de Oliveira

      Mariante

  25. Marcos Benassi

    Eita, sêo Mariante, parece-me que seu texto e o de seu colega Muniz Sodré estão dançando uma valsa - minueto é muito reaça. O todo julgado pela parte, o periférico tornado central, uma imprensa cujo trabalho não ajuda a deslindar a encrenca. Trio Calamidade Pública. Entre não assumir lados, encontra-se a prestação do serviço reflexivo e crítico que o senhor aponta no Washington post e em ausentes manchetes aqui. Cuja ausência, sinto dizer, parece-me ter preguiça e lado.

    Responda
  26. sergio boccia

    Disse o que os comentários de assinantes o fazem a um bom tempo. O FSP, adere e faz propaganda para a oposição!

    Responda
  27. Adriano Ferreira

    Não vai conseguir porque ela, mesmo que sutilmente, alimenta isso. Vide um dos últimos artigos do Pondé publicado aqui na FSP. Puro fakenews. Lamentável.

    Responda
    1. Adriano Ferreira

      Pois é, Benassi... O Pondé quando só "filosofa" já é difícil de engolir. Imagine quando só usa o espaço dele para espalhar fakenews? É o que vem acontecendo nos últimos textos. Complicado....

    2. Marcos Benassi

      Putz, não tenho estômago de lê-lo, caro Adriano. A Lygia Mary, leio porque vale algum combate. O Pondé, lá no fim do jorná, pretensioso pra dedéu, dou conta não.