Elio Gaspari > Pasadena deveria servir de advertência Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Samuel Fagundes

    Nossa, está ficando chato e desagradável os últimos artigos desse articulista. Parece pau mandado, a serviço da Folha Pan e dos grupos de interesse por trás desses artigos. A pessoa tem que ter uma pouco de pudor...

    Responda
    1. fabio luna

      A verdade costuma doer naqueles que preferem ser enganados

  2. Samuel Fagundes

    Nossa, tá ficando chato e desagradável, para dizer o mínimo, as últimas inter0a

    Responda
  3. José Roberto Franco Reis

    Esse jornalista adora ilustrar suas histórias com os feitos e atitudes exemplares de militares aqui e ali, mas curiosamente com notícias quentíssimas na imprensa sobre os intentos golpistas de militares de alta patente sendo revelados pela investigação da PF, ele simplesmente não tem nada a comentar! Impressionante!!! Só atitudes edificantes parece que lhe interessa.

    Responda
    1. José Roberto Franco Reis

      Bem Marcelo, essas não são exatamente a avaliação de historiadores de ofício sobre as obras deles, que a consideram em geral problemáticas. Sou historiador e acompanhei bem o debate quando foram publicadas. Mas nem é essa a questão: na sua coluna na Folha e O Globo tem sempre uma historinha edificante, exemplar de militares, notadamente dos "geiselistas".

    2. MARCO ANTONIO POLISELI

      É gópiiii

    3. Marcelo Mesquita

      Rapaz, o que você está dizendo? Gaspari tem vários livros sobre a ditadura militar. E não são obras elogiosas. Pesquise antes de falar.

  4. Roberto Rangel

    A Lava Jato, com todos os seus erros, revelou muito mais sujeira de políticos do que tudo que se fez depois que os próprios políticos a neutralizaram e se auto protegeram.

    Responda
    1. Edson Badra

      Revelou tambem um juiz parcial e procuradores deslumbrados com midia e possibilidade de gerir recursos bilionarios

  5. neli faria

    Tem gente que ,por ideologia,  defende . Será que essa gente não sabe que o Brasil é esse eterno subdesenvolvimento graças a não aplicação com decência, do Dinheiro público? Sem saneamento básico, sem educação, sem uma Nação? E o povo, por ser incapaz de pensar, de cobrar dos inúteis oportunistas, cobra do jornalista.

    Responda
    1. neli faria

      Carlos: perfeito! Tanto a direita quanto a esquerda, políticos, enfim, aplica o princípio implícito: o Brasil existe para sustentar políticos e poderosos. E o povo, por não pensar, aplaude seu vaqueiro, sim, porque o gado defende o seu boiadeiro e seus vaqueiros.

    2. Carlos Figueiredo

      Ideologia da corrupção. Independente da esquerda ou extrema direita estar no poder.

  6. João Orlando Santos

    Si hay gobierno, si hay una entidad pública y privada, ciertamente hay corrupción. Es la naturaleza del brasileño. No importa si tu ideología política es de izquierda o de derecha.

    Responda
    1. neli faria

      Por eso Brasil es este eterno subdesarrollo: sin saneamiento básico, sin educación, sin salud... ¡Y el rebaño defendiendo al Vaquero!

  7. Lairton Santos

    Claro, meu caro Elio, primeiramente, eliminar todos os tapetes instalados em gabinetes de órgãos da administração do estado, de forma a impossibilitar que bodes, girafas, jabotis e outros bichos, sejam camuflados sob os mesmos. Depois, claro, vale a sua premissa: "esse desconforto deveria servir de advertência para todos os hierarcas que, sem qualificação técnica, engordam seus salários com boquinhas em conselhos." Impessoalidade, atestado de capacidade técnica e, acima de tudo, CARÃTER.

    Responda
  8. José Roberto Pereira

    Trocar Refinarias bilionárias por jóias sauditas parece ser um bom negócio, não tem propinoduto toda noite no JN, não tem investigação jornalística, Lava-Jóias, TCU, PGR, Ministério Público...

    Responda
  9. Ed P

    Top!

    Responda
  10. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Não vale a pena comentar; o Elio perdeu o brilho.

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Qualquer menção ou crítica ao governo eh proibida pelos lulopetistas. Assim como era proibida pelos bolsonaristas. O fanatismo cega.

  11. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Falha de são paulo com saudades do posto Ipiranga , primeira página toda dedicada a criticar o governo , esquecem que o governo anterior era dos milionários , pelo menos agora temos esperança , porque o entreguismo é forte

    Responda
  12. Antonio Silva

    O veterano colunista e historiador resgsta Passadena e lava jato como eventos a não serem esquecidos, mas nada fala sobre a destruição planejada da cadeia industrial de petróleo, das empresas quebradas e milhões de empregos especializados jogados na ubberizacao, relatados hoje numa reportagem desta FSP, dos milhares empregos exportados pra china, o que se deduz o defende mesmo, como cita na madame Natasha é que a política imoral de dividendos extraordinários continue como está .

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Boa, excelente. Assino onde, se me permite?

  13. Hercilio Silva

    Deve ter muito colunista que recebeu menos dividendos do que esperava. Deviam estar felizes matando a galinha dos ovos de ouro. Não reclamavam quando o governo anterior distribuía quase todo seu lucro esvaziando o caixa da empresa.

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Esvaziando o caixa da empresa? Vc viu o balanço? Tem mais de 100 bilhões la. Procure se informar. Lucro eh para ser distribuído para todos os acionistas.

  14. eli moura

    A Petrobras deve se explicar sobre a unigeo, como empresa que goza de um número enorme de incentivos e isenções fiscais. Outra coisa é deixa lá como empresa extrativa com a siru ba de dividendos pela diferença do preço internacional e dos custos do pré sal. Ela tem que entregar a autonomia de refino.

    Responda
  15. Marcos Benassi

    Cabem lupa e microscópio sempre, sêo Elio, nas vultosas transações do governo e das empresas (incluindo as listadas em bolsa, com ou sem dinheiro governamental). Mas a questã dos dividendos da Petrobras, não parece precisar nem de nádegas, basta bom-senso: paga-se o básico e pronto. O peçoau ficou mal acostumado.

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Lógico que não. Paga se o máximo possível. Está no estatuto e na lei das SAs. Lembrando que o governo só tem 30 pc da Petrobras.

  16. julio c s barbosa

    onde há paz na adm. pública ?

    Responda
  17. Dario Lima

    Sr Gaspari, gosta quando a Petrobras presenteia os seus ativos, como fez no último governo, a "venda" de ativos da Petrobras pelo Bolsonaro não precisa de corruptos, a venda por si é uma atestado de corrupção.

    Responda
    1. JAYME KOPELMAN

      Dario, assino embaixo. A venda da refinaria da Bahia a um Fundo criado especificamente para essa compra tem pegadas à vontade. Ah! Já estava esquecendo-me: o Fundo comprador é da mesma região, fonte de presentes e mais presentes bem brilhantes. Obviamente, mera coincidência, claro! JK

  18. José Cardoso

    A administração da empresa não pode aprovar um negócio que a sangra em beneficio de outra companhia, no caso privada. Tá certo que o lucro da Petrobras tira esse prejuízo de letra, mas ela não está aí para sustentar empresários em dificuldades.

    Responda
  19. José Carlos Soares Costa

    Sim vejam que Paulo Roberto Costa, era concursado e de carreira, a grande falha moral e ética está em todo o universo de pessoas, precisa sim melhorar a fiscalização, dar mais autonomia ao TCU um orgão caríssimo e pouco utilizado. Mas o Pior é com estes e outros casos criaram as fakes para eliminar o PT e Lula da disputa eleitoral, fazendo surgir o messias, que passou a mito das jóias.

    Responda
  20. Alexandre Assis

    Elio, meu caro, você falou mais de Pasadena (assunto batido) que da Unigel… ficamos sem saber o que há de errado com a Unigel…

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Bem lembrado!

    2. Gilmar Maghenzani

      Sim, era só um pretexto pra falar mal do PT e da Dilma e agora ele mostrou a que veio, mas seu Élio a Dilma não e candidata viu

    3. Dario Lima

      Unigel era um pretexto..

  21. Sergio Moraes

    Paulo Roberto da Costa foi nomeado por Sarney sob indicação de Paulo Maluf. Foi denunciado na Lava-jato. Mas Gaspari escreve que Reichstul conteve a roubalheira na Petrobras em 1999, sem mexer em Paulo Roberto da Costa. Saudades de PHA que nos mostrava essas pérolas de Gaspari pelo menos uma vez por semana.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Sergio, Aprenda com o Peter Janus em vez de inventar fale news.

    2. Peter Janos Wechsler

      Paulo Roberto Costa foi nomeado Diretor de Abastecimento por. Luiz Inácio Lula da Silva. Um ano depois foi condecorado pelo mesmo.

  22. Sergio Moraes

    Gasapari tem o talento para escrever mentiras com naturalidade ímpar. A de hoje: a roubalheira da Petrobras teria sido contida por Phillpi Reichstul, em 1999. Faltou explicar que Paulo Roberto da Costa fora nomeado no governo Sarney, indicado por Maluf. No mundo de Gaspari Reichstul moralizou a Petrobras esquecendo de Paulo Roberto da Costa. Saudades de Paulo Henrique Amorim que desmascarada Gaspari 4 vezes por mês.

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Tudo fruto da sua imaginação né. Quanta bobagem. Sem contar que nada disso está na coluna acima.

  23. ADONAY ANTHONY EVANS

    O experimentado Élio Gaspari, uma das glórias do nosso jornalismo, cometeu na matéria a proeza de falar, falar e não dizer nada. Li tudo e terminei sem saber nada. Exceto que Pasadena foi negócio mal conduzido e suspeito. Mas isso até minha neta no prezinho, já sabia. Agora, meu querido Élio se especializa em gracinhas e girafas. O que tá errado no contrato, não disse.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Assino onde, caríssimo, se me permite?

    2. Julio Louzada

      E diga-se de passagem, por mais engraçadas que seja girafas andam pela Terra a vários milhões de anos! Nossa estética não capitura sua essência! Principalmente a estética conservadora.

  24. MARCIO DE LIMA

    O lucro da Petrobras é essencialmente o social. Ela é uma estatal com essa vocação. Se de um lado alguns investimentos morrerem no zero a zero ou até negativo, mas que gere dividendos de desenvolvimentos regionais...Ela cumpriu sua missão!

    Responda
  25. Aderval Rossetto

    Além de atacar o PT, não informou que a Unigel precisa de gás natural em preço competitivo para produzir fertilizante essencial. Gás natural que a Petrobrás tem de sobra até para desperdiçar reinjetando metade nos poços petrolíferos, ao invés tecnicamente do famigerado poluente gás carbônico após simples refinação em separação de ambos.

    Responda
  26. José Ricardo Braga

    +

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Tonho, você nem falou quanto vai pagar... kk

    2. Antonio Carlos Orselli

      Na próxima edição, já que gosta tanto de escrever, você redige a matéria, Zé!

    3. José Ricardo Braga

      De volta da Sabática.

    4. José Ricardo Braga

      Lula fez bem de correr o mundo no primeiro ano do governo, aqui estava perigoso. Mundo afora faz parte do traje ter seguranças. Neste mundo rápido, no entanto, aqui já ficou um pouco mais tranquilo. E lá fora, ser 'sincerão' demais deixou o clima, em alguns picos, mais intranquilo que aqui.

    5. José Ricardo Braga

      Aqui, o combate de Alexandre mudou o clima. Identificou potenciais, colocou sob vigilância. Assim, dissuadiu aventureiros pelo menos. Bem, o problema são os profissionais... Mas, está melhor Lula ficar por aqui agora...

    6. José Ricardo Braga

      Encontrou a quitanda desarrumada, normal para um viajante. Tem um monte de manutenção a ser feita, de todo tipo. Uma trabalheira. Será que vai conseguir se focar? Precisa... Sabe fazer também. Mas, será que vai ter 'poder' pra fazer alguma coisa?

    7. José Ricardo Braga

      A carta internacional virou um blefe manjado, até trazendo perda de popularidade, mesmo sendo tradicional ao Brasil, até nisso. Lula neste 3°mandato lembra muito D. Pedro II°, que governou sob Parlamentarismo um tempão. Era um homem do mundo, não se eximindo de ser polêmico de vez em quando. Seria a História reverberando? rs.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.