Mundo > Vitória esperada de Putin é lembrete dos limites do Ocidente Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Hercilio Silva

    Tudo bem que El Salvador não é relevante, mas lá acontece coisa pior que na Rússia e tá tudo bem, é de direita, é neoliberal. Assim como não há razão para o entusiasmo da esquerda, também não deveria haver para o da direita com Putin. E esqueceram que a Rússia não jogou fora a herança da URSS, poder viver com seus próprios recursos, coisa que os nossos neoliberais odeiam, e que a China também fez, criou independência tecnológica.

    Responda
  2. Barbara Maidel

    A turma carente de líderes 'fortes' é contra o imperialismo estadunidense, mas a favor do avanço de outros imperialismos. Ou seja, não vale muita coisa e só coopta gente nefasta ou intelectualmente fraca. Força, Ucrânia, país soberano abandonado por líderes desumanos e interessados em fazer negócios nos balcões russos.

    Responda
  3. Ezequias De Lima

    '..., amante de tudo o que soe antiamericano.' Em primeiro lugar, há os sul-americanos, os centro-americanos e os norte-americanos que englobam os mexicanos, os estadunidenses e os canadenses. "Aforante" esses 'detalhes', a esquerda é monolítica? Ou, a direita? Quanta bobagem! Essa é uma das frases neste texto do sr Gielow, que traduzem com perfeição aquele sentimento tão bem retratado por Nelson Rodrigues... o 'complexo de vira-latas'. Oremos, irmãos!

    Responda
  4. sérgio dourado

    Pode-se criticar porque se fazer eleições se não se permite opositores: mas Putin é a figura da coesão nacional majoritária na Rússia, hoje, e é difícil ver alguém por ora que encarne essa estabilidade além dele (eu votaria nele, também) e o russo em geral não liga tanto pra Democracia como certos hipócritas do Ocidente que apoiam suas ditaduras de estimação como o articulista bem lembrou mas que é pouco falado pelos "especialistas capachistas" do Brasil.

    Responda
  5. Ezequias De Lima

    Com o 'colapso' da antiga União Soviética e seu consequente enfraquecimento, os EUA conduziram a 'expansão sem moderação' da OTAN em direção ao leste europeu -- cuja peça central no tabuleiro é a Ucrânia. Em 1991, ano da derrocada da URSS, eram 12 os países signatários da OTAN, agora são 30 ou 31, enquanto o Pacto de Varsóvia está morto e enterrado. Sobre esses fatos, nenhuma palavra. Quem "armou" para quem, sr Gielow? Hoje, a Rússia está um pouquinho mais forte, e Putin diz: "¡No pasarán!"

    Responda
  6. Ezequias De Lima

    Com o 'colapso' da antiga União Soviética e seu consequente enfraquecimento, os EUA conduziram a 'expansão sem moderação' da OTAN em direção ao leste europeu -- cuja peça central no tabuleiro é a Ucrânia. Em 1991, ano da derrocada da URSS, eram 12 os países signatários da OTAN, agora são 30 ou 31, enquanto o Pacto de Varsóvia está morto e enterrado. Sobre esses fatos, nenhuma palavra. Quem "armou" para quem, sr Gielow? Hoje, a Rússia está um pouquinho mais forte, e Putin diz: "¡NO PASARÃN!"

    Responda
  7. jayme terra

    Quero ver o ditador pisar na OTAN.. Ele tem limites. A qualquer momento a hora dele chega.Bang.!

    Responda
  8. José Augusto Bernabé

    A verdade é que o Putin foi "eleito" muito "Democraticamente" com votos em papel timbrado e com somente sua foto impressa e sem fraude alguma, como as eleições por aqui, na Venezuela e em outros países medíocre como o nosso os quais não tem eleitores, tem Fãs. Querem saber o que é Democracia? É isso, absolutamente isso.

    Responda
  9. max ribas

    Quando você diz "amante de tudo que soe antiamericano" expõe à luz o fato de que você se considera um simples vassalo e cidadão de segunda classe. Somos todos americanos, pois nascemos nas Américas. A diferença é que alguns de nós não aceitamos ser quintal de ninguém.

    Responda
    1. Barbara Maidel

      Essa palestra poderia ter sido poupada com a boa vontade de aceitar que uma das definições do dicionário pra 'relativo aos Estados Unidos' é mesmo 'americano'. Ninguém é obrigado a matar essa palavra porque uma ideologia decidiu que só se deve usar 'estadunidense'. Eu, aliás, uso as duas, aproveitando a riqueza vocabular que a minha língua oferece.

    2. Raphael Aguiar

      Exato, a Ucrânia não aceita ser quintal da Rússia

    3. Andre Ramos Lievori

      Alguns outros, não digo o Max, aceitam trocar de lugar... Odeiam ser quintal dos EUA, mas querem ser quintal de outros... Nunca entendi porque a ditadura, sou contra e não voto seja B ou L, de direita deixe a população sair dos países e a da esquerda proíbe, ninguém pode sair, se sair deve deixar a família... Lembro da união soviética, países da Asia e Cuba. Existe um péssimo e um péssimo pior?

  10. Luiz Carlos D Oliveira

    "Lula admirador do chavismo" de onde tirou isso ? Mesmo sem ter fatos ou mesmo conversas tem que estocar o presidente ? Igor queimou todo o texto com uma frase desnecessária.

    Responda
    1. Andre Ramos Lievori

      Ué, quem recebeu maduro no Brasil com maiores honras? Quem disse que democracia é relativa, quem vê a oposição, perseguida, presa, impedida de atuar como chorona? A oposição brasileira (direita ou esquerda) na Venezuela, Rússia, China ou outra ditadura estaria presa, desterrada ou morta. Nossa democracia é ruim?, pior sem ela

  11. Augusto João

    "Eleição" boa essa, os opositores estão mortos ou presos.

    Responda
  12. Andréa Bandeira

    Com praticamente 100% da população alfabetizada em escolas com grau de excelência, a Rússia é um país avançado, capaz de tomar as melhores decisões, interna e externamente: o povo tem o governante que quer e merece. O povo russo valoriza o governo porque é capaz de entender as politicas de governo. O Brasil está muito longe disso: a nossa classe média virallatta tem horror de governos de personalidade forte e atuantes, gostam de zés-ninguém.

    Responda
    1. jayme terra

      Se é uma ditadura nada disso é verdade. Muita corrupção,militarismo e oprimir geral. Não é uma referência. Resta algun grupo e futuro ditador eliminar ele. Aqui o ex. mequetrefe ditador perdeu e se fu.... Vanos prender ele,a familia,parlamentares folpistas e influenciadores também. Ditadura nunca mais. É tricampeão.

  13. Luis Cicogna

    É uma ditadura, como todas as outras mencionadas.

    Responda
  14. Pedro Gonio

    O Ocidente é hipócrita porque a Arábia Saudita passa quase incólume? Também a Rússia, até à invasão da Ucrânia. As relações entre países, entre diferentes líderes, são mais complexas do que se quer frequentemente fazer crer e a palavra hipocrisia é quase sempre usada de forma abusiva.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Você se sentiu ofendido com a verdade sendo dita? O chamado Ocidente colonizou e dominou Américas, Ãsia e Ãfrica através da violência e pregando uma suposta superioridade. Hoje o Ocidente defende um modelo econômico que destrói os recursos do planeta e mantém milhões na miséria, passa pano para ditaduras amigas e apoia Is ra el, que mata civis sem dó. Os líderes do Ocidente, EUA, já explodiram cidades inteiras, exterminaram os indígenas e mantinham os negros segregados, é isso que defende?

  15. Dirceu Barros

    ...limites do Ocidente... E como vai a bélica Polônia? O linguajar do correspondente deixa seu viés político claríssimo. Vá escrever na Agência Tass.

    Responda
    1. jayme terra

      Quero ver o putin de cana invadir lah. Com a Ucrania ja fazem dois anos lutando,imaginem com a OTAN. O jogo pode virar.

    2. jayme terra

      Quero ver o putin de cana invadir lah. Com a Ucrania ja fazem dois anos lutando,imaginem com a OTAN. O jogo pode virar.

  16. Marcus Machado

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  17. Sergio Moraes

    Os EUA têm um sistema bipartidario retrógrado no qual a disputa entre dois velhos brancos é a expressão máxima mo presente. Mas a democracia falha na Rússia. Só lá...

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Democracia dos EUA é a defesa direta do grande Capital, mesmo o Internacional.

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Democracia dos EUA é a defesa direta do grande Capital, mesmo o Internacional.

    3. Marcelo Silva Teixeira

      O sistema dos estados unidos é um partido único disfarçado dividido em.duas facções que defendem no fundo os mais ricos

  18. LUIZ SILVA

    Fala sério. Coluna piada.

    Responda
    1. Marcus Machado

      Fala séeio. Comentário piada.

  19. Dilson Marques

    O "Ocidente" é responsável por uma nova 'guerra fria' 2.0. Com o fim da URSS e do colapso do 'Pacto de Varsóvia, perdeu a razão de existência da OTAN. Mas as eternas potências 'imperiais' ocidentais perderam o trono, mas não a magestatade, e iniciaram a expansão da aliança militar para leste, chegando nas fronteiras da Rússia (enfraquecida nos anos 90) e de olho e vislumbrando a sua implosão (da Federação Russa) e 'captura', via aproximação e aliança com algumas das repúblicas e regiões autônoma

    Responda
  20. Francisco Jen Ou

    Olhar o Oriente com lente do Ocidente nunca trará compreensão daquele a este. Democracia não e o único regime, muito menos obrigatório. Independente do rótulo, sob a liderança do Presidente Putin, a Rússia ressuscitou das cinzas da dissolução desastrosa da antiga União Soviética, cuja riqueza acumulada por 4 décadas foi saqueada sem escrúpulos pelo Ocidente. Provavelmente a maioria do povo russo o enxerga como herói, e o quer na liderança porque deseja uma vida próspera.

    Responda
    1. Andre Ramos Lievori

      Francisco, riqueza saqueada pelo ocidente? De onde você tirou isso? Lembrei! das invasões russas sobre 13 países e deles retirou a autonomia, centralizou a arrecadação em Moscou, gerou receita para a União Soviética. Francisco, estudar história faz bem e não machuca.

  21. Felipe Vasconcelos

    Com o aquecimento global, vastas áreas russas até agora congeladas podem se tornar adequadas ao plantio, o que aumentará a dependência mundial pela Rússia por alimento.

    Responda
  22. roberto silva

    Parabéns, fez um apanhado das hipocrisias para aí ter lugar a crítica ao Putin.

    Responda
  23. Geilson Silva

    Igor é o que um colunista deve ser, isento, objetivo e conhecedor dos fatos que narra. Ponto para a FSP.

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      É algo raro no ambiente polarizada em que vivemos.

  24. Elismar Dias

    Otan se tornou um fim em sí mesma, esvaziando a ONU, ainda mais com o poder de veto onde o clube ocidental isolou a Asia, ainda com o neocolonialismo dos países europeus e EUA. O mundo mudou, as forças mudaram, insistir no desenho antigo é tolice. Novas instituições precisam moldar o mundo e as relações, além das economias de mercado. Ou isso ou a demonstração de força, de parte a parte...

    Responda
  25. João Vergílio

    A democracia não é um valor universal. É um valor nosso. E, mesmo sendo nosso, ele não é único. Tem que competir com outros valores ainda mais fortes e, estes sim, universais, como a paz. Nada é pior que a guerra civil, dizia Maquiavel. Quando a alternativa é o caos, a briga de facções, a luta entre irmãos, um Príncipe unificador passa a ser altamente desejável. Tivemos sorte de, por aqui, o candidato a "Príncipe" ter sido Jair Bolsonaro, um tosco. A democracia teve uma (última?) chance.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Parece q a democracia é um valor universal, sim. Lembro-me que até a Alemanha Oriental, socialista, era oficialmente chamada Rep Democrática Alemã. Putin em pacto com os 88% russos acham q vivem numa democracia. Hungria tb, embora com o STF deles subserviente à Orban, entre outros autocratas. Qualquer ditador, autocrata, tirano, direita ou esquerda, querem ser considerados democratas, sim. Pq será, heim?

    2. Breno Heleno

      Nao é possível cair a democracia no Brasil sem que os Estados Unidos apoiem sua queda. Ambos os países são atrelados. A questão é mais a economia que nao sustenta a democracia.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.