Educação > Quase metade dos alunos brasileiros não termina ensino fundamental na idade certa Voltar

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  1. Jefferson Oliveira

    Governo precisa buscar os alunos que abandonam a escola. Meus pais, por exemplo, abandonaram a escola, e ninguém do governo veio buscá-los para voltar a estudar. O que estamos vendo é uma tal de uma bolsa para segurar o estudante na escola. Penso que o jovem tem que ser obrigado a estudar e não ser pago para estudar.

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  2. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Como vai remediar a exclusão de uma escola indecente em larga escala? Ora, tem que ter escola que preste. Administração, vá trabalhar nisso ao invés de propulsar tribalismos na sociedade. É uma vergonha.

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  3. Carlos Alberto Kikugawa

    Entendo que o sistema de ensino público do Brasil não sabe como ensinar todos os jovens. Se um setor não sabe fazer algo, deve investir em pesquisa para desenvolver o conhecimento. A criação de uma "Embrapa" da educação, com centros de pesquisa aplicada espalhados pelo país, poderia ajudar a desenvolver e difundir métodos que funcionem para todos os estudantes, independente de renda, cor, estrutura familiar. Talvez com adaptações regionais.

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  4. Alípio Dias dos Santos Correia

    Nenhuma novidade. Esse é o projeto brasileiro para a Educação. Nenhum governo, até hoje, colocou a Educação como prioridade. Quanto mais ignorante o povo, mais fácil a manipulação.

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  5. Mauricio Rodrigues

    Governo que não investe em educação de base , escolas sucateadas, professores que não tem meta , e não tem vocação para exercer a profissão. Não é culpa só desse medíocre que está na presidência , é culpa de todos os presidentes , desde a redemocratização. Esse é o pior aparthaid que existe. Pessoas sem perspectiva e mergulhadas na ignorância.

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  6. Augusto Colombo Junior

    Parabéns kor rupto! Parabéns Dilma, Temer! Parabéns Bozo! E, principalmente, parabéns Ministério da desEducação, UBES, e sindicatos de professores. Vcs merecem nosso reconhecimento.

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  7. IZABEL DA PENHA SPEDA

    Depois querem emprego bom e salário bom, vivem de atestado, processso contra as empresas, auxílios e são os coitados do Brasil.

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    1. Marcus Machado

      De que falas, Izabel? Certamente não é de crianças pobres, com dificuldades e em péssimas escolas, e por essa razão as abandonam por ser, de fato, inútil insistir. De que fala?

  8. roberta melissa oliveira sales

    Acho que essa pesquisa está errada. Pois está atrelando a idade correta de término a repetência. Mas atualmente pouquíssimas redes de ensino reprovam alunos. Digo por que estou na área. Nas prefeituras então ninguém mais reprova. O que ocorre é baixa frequência a partir do quinto ano. Mas os problemas não estão dentro da escola e sim FORA dela, a saber, a desestrutura completa das famílias cuidadoras desses alunos. De um modo geral, as filias não acompanham a vida escolar dos alunos como deveria

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    1. roberta melissa oliveira sales

      Jeferson, as redes de ensino tem feito a Busca Ativa dos alunos. Posso afirmar que as escolas estão comprometidas nisto e, na minha, inclusive, foram nas casas dos alunos. Mas não muda. Muito dessa desestrutura tem a ver com a situação econômica dos pais que impactam os filhos.

    2. Jefferson Oliveira

      Concordo com seu comentário sobre problemas familiares na vida desses jovens. Tenho uma vizinha de 4 anos que não frequenta a escola. Tenho uma outra que tem cerca de 6 ou 7 anos e que também não frequenta a escola. Vive na rua o dia inteiro. Me pergunto se o governo não tem meios de mapear esses jovens e ir buscá-lo para voltar a estudar e também punir seus responsáveis por abandono desses jovens

  9. EUNICE MITSUE SIOTANI

    Fui da época em que tinha Estudos Sociais e Educação Moral e Cívica; cursei Grupo Escolar Estadual, fiz primário e ginásio. Minha escola tinha hino próprio e aulas de música. Educação está para a fundação de uma casa. Sem solidez, cedo ou tarde vem abaixo. Sugiro que haja equilíbrio entre a teoria em sala de aula e a prática, seja em laboratório, oficina, horta, representação teatral: que não faça do precioso tempo em sala de aula, algo sem sentido para o estudante.

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  10. Arno Costa

    Uma parte vem de famílias desestruturadas que n incentivam, outros não vislumbram um futuro melhor.. outros é falta de vontade mesmo!

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  11. Eduardo Batista Monteiro

    Não existe reprovação faz anos. Só não passa quem não quer.

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    1. Matheus Teodoro Silva Filho

      Maria Antonia, já estamos ficando sem professores. Os jovens estudantes não querem saber de fazer uma faculdade para ganhar mal e ainda receberem em troca o que eles fizeram seus mestres passar.

    2. Maria Antonia Di Felippo

      Isso não é desculpa. O professor tem que se empenhar mais, motivando o aluno. Não tem sentido dar um trabalho, para o aluno ir à internet imprimir ou copiar um texto. Hoje o aluno sai da escola e, não sabe literatura, matemática, gramática e geografia. A situação é grave.

  12. Augusto Colombo Junior

    Parabéns kor rupto! Parabéns Dilma, Temer! Parabéns Bozo! E, principalmente, Parabéns UNE, UBES, e sindicatos de professores. Vcs merecem esse reconhecimento.

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  13. Maria Antonia Di Felippo

    A educação neste país é um navio sem rumo.

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  14. João Leite Leite

    Todos sabem a causa da metade dos alunos não terminar o ensino fundamental. A causa principal é a falta de empregos com salario suficiente para o trabalhador dar todo o conforto que a família precisa para que seus filhos cresçam forte, sadios e inteligentes sem precisar de auxílios como está na constituição. É fácil dizer que os mais prejudicados são negros e pobres de todas as raças mas. É triste dizer que com estes políticos que comandam o país a situação vai continuar piorando.

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  15. REINALDO ZATONI

    Os educadores brasileiros são politizados demais , deve ser efeito do método P.F , o mec é exímio em teorias da educação tudo proselitismo para endeusar as corporações de esquerda que dominam a educação brasileira , torram-se bilhões de dólares com resultados pífios , exite páises bem mais miseráveis com melhor resultado que aqui .. Querem saber dveria se cojitar em contratar um Educador saxônico ou germânico sem viés ideológico , quem sabe avançamos sem blá blá de esquerdas .

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    1. Matheus Teodoro Silva Filho

      Pedroso, o "governo" da esquerda ficou 14 anos do poder, está de volta e não fizeram nada. Chega de por a culpa no Bozo. Ele não fez nada, mas os outros também não.

    2. Dorgival Pedroso

      @Reinaldo Zatoni o Cbozo da direita foi Presidente por 4 anos e a Educação só piorou. Se a esquerda é ruim, a extrema direita é muito pior.

    3. Maria Antonia Di Felippo

      No meu tempo o MEC era maravilhoso. Editava livros e revista cultural. Aprendi muito com as publicações do MEC. Neste país tudo que tem qualidade desaparece, dando lugar à mediocridade.

  16. Antonio Melo

    Em 10 anos nosso sistema educacional fundamental e o ensino médio chegariam à excelência do sistema educacional japonês, coreano ou escandinavo. Simples. Bastaria escola tempo integral, 10 horas diárias, com 3 refeições, como nesses países, além de bolsa educação para os mais carentes não terem que abandonar a escola para trabalhar. O Brasil seria outro, sem altas taxas de criminalidade e uma das maiores potências econômicas com um grande futuro como nação.

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    1. Maria Antonia Di Felippo

      Aqui há um ponto nevrálgico. Os professores precisam ser mais preparados, com cursos de reciclagem. Sugestão: Só deve haver aumento de salários, quando os professores tiverem melhor qualidade. Convivi alguns anos na educação, e infelizmente vejo professores desmotivados, e que mal sabem a língua pátria. Os professores também precisam estudar. Caso contrário, a escola vai se tornar um depósito de alunos.

  17. Rafael Theodoro Silva

    Para variar, especialistas.

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  18. CARLOS SEBASTI O MARTINHO

    Reprovado? Ou é desistência ou abandono. Se o diretor de escola contatar a família do aluno, pelo dados que possui, obterá muitas informações fundamentais para a manutenção do aluno na escola, e quais as maiores dificuldades existentes, para que essa integração não esteja formada. Além disso, são numeros ao vento, apenas.

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    1. Maria Antonia Di Felippo

      A maioria das escolas não têm estrutura, para manter o aprendizado do aluno em tempo integral. O Ministro Camilo Santana precisa começar a trabalhar, ou vai continuar sentado em berço esplêndido? O Brasil não pode esperar, a situação é grave.

  19. josé cláudio do nascimento

    Esse jornal e os governos não entendem nada de educacão básica. Eles mesmos são semi-analfabetos. Não procuram os professores e filósofos da educação para pautarem suas políticas. Só pensam em inflar estatísticas para angariarem votos.

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  20. REINALDO ZATONI

    Nas escolas públicas brasileiras a preocupação maior é com a politização das mentes dos alunos , no método comunista Paulo Freire , não há saída pra isso enquanto não focarem na ideia da educação sem partidarismo

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    1. marcos fernando dauner

      o pior é entupir nossas crianças com a tal edukassão religiosa . Tremenda idiotice fazer as crianças decorarem o AT . isso não leva a nada . Já publiquei inúmeras vezes o alerta de Apocalipse cap., vinte e cinco, verso quinze - O fim do mundo está próximo ! e nenhum neopentecostal se manifestou a respeito .

    2. Ricardo Bueno

      Bobagem repetida. Estudei wm escola pública e não tinha nada disso.

    3. Valdir Machado

      Este senhor nunca entrou numa escola pública. Deve formar seu conhecimento pelo whatzapp.

  21. Matheus Teodoro Silva Filho

    O ensino brasileiro é um dos piores do mundo há décadas, conforme OCDE. Nenhum governo tem interesse em melhorar. O que melhorou nos 14 anos do primeiro comando do governo que está hoje no poder? Deveria estar sendo colhido hoje. Mantendo como está, é mais fácil mentir, enganar e manipular o povo.

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    1. Matheus Teodoro Silva Filho

      Melo, por favor... A LDB (Lei de Diretrizes e Bases) é federal. Quem tem que estabelecer as diretrizes para a educação nacional e inclusive tem um Conselho e um Ministério para isto, é o governo federal, com propostas para o Congresso. Quando o PISA avalia e coloca o Brasil na berlinda, é para o país todo. A responsabilidade é de todas as esferas. Não passe o pano!

    2. Maria Antonia Di Felippo

      Desde o golpe de 64, a educação deixou de ser importante. Resultado: os eleitores elegem um genocida e um Congresso no mínimo risível.

    3. Antonio Melo

      Não confunda as coisas. A atribuição constitucional pelo ensino fundamental é das prefeituras, a do ensino médio é dos Estados e cabe à União o ensino universitário (USP, RFRJ, RFMG, etc...). Realmente nosso ensino fundamental e médio deixa muito a desejar haja vista esse seu desconhecimento. Lei a Constituição.

  22. Luis Nunez

    Agora virou moda encaixar o termo "desigualdade racial, de gênero, etc...." em qualquer texto. O problema não é a desigualdade e sim a pobreza e a burrice!

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