Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jefferson Oliveira

    Governo precisa buscar os alunos que abandonam a escola. Meus pais, por exemplo, abandonaram a escola, e ninguém do governo veio buscá-los para voltar a estudar. O que estamos vendo é uma tal de uma bolsa para segurar o estudante na escola. Penso que o jovem tem que ser obrigado a estudar e não ser pago para estudar.

    Responda
  2. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Como vai remediar a exclusão de uma escola indecente em larga escala? Ora, tem que ter escola que preste. Administração, vá trabalhar nisso ao invés de propulsar tribalismos na sociedade. É uma vergonha.

    Responda
  3. Carlos Alberto Kikugawa

    Entendo que o sistema de ensino público do Brasil não sabe como ensinar todos os jovens. Se um setor não sabe fazer algo, deve investir em pesquisa para desenvolver o conhecimento. A criação de uma "Embrapa" da educação, com centros de pesquisa aplicada espalhados pelo país, poderia ajudar a desenvolver e difundir métodos que funcionem para todos os estudantes, independente de renda, cor, estrutura familiar. Talvez com adaptações regionais.

    Responda
  4. Alípio Dias dos Santos Correia

    Nenhuma novidade. Esse é o projeto brasileiro para a Educação. Nenhum governo, até hoje, colocou a Educação como prioridade. Quanto mais ignorante o povo, mais fácil a manipulação.

    Responda
  5. Mauricio Rodrigues

    Governo que não investe em educação de base , escolas sucateadas, professores que não tem meta , e não tem vocação para exercer a profissão. Não é culpa só desse medíocre que está na presidência , é culpa de todos os presidentes , desde a redemocratização. Esse é o pior aparthaid que existe. Pessoas sem perspectiva e mergulhadas na ignorância.

    Responda
  6. Augusto Colombo Junior

    Parabéns kor rupto! Parabéns Dilma, Temer! Parabéns Bozo! E, principalmente, parabéns Ministério da desEducação, UBES, e sindicatos de professores. Vcs merecem nosso reconhecimento.

    Responda
  7. IZABEL DA PENHA SPEDA

    Depois querem emprego bom e salário bom, vivem de atestado, processso contra as empresas, auxílios e são os coitados do Brasil.

    Responda
    1. Marcus Machado

      De que falas, Izabel? Certamente não é de crianças pobres, com dificuldades e em péssimas escolas, e por essa razão as abandonam por ser, de fato, inútil insistir. De que fala?

  8. roberta melissa oliveira sales

    Acho que essa pesquisa está errada. Pois está atrelando a idade correta de término a repetência. Mas atualmente pouquíssimas redes de ensino reprovam alunos. Digo por que estou na área. Nas prefeituras então ninguém mais reprova. O que ocorre é baixa frequência a partir do quinto ano. Mas os problemas não estão dentro da escola e sim FORA dela, a saber, a desestrutura completa das famílias cuidadoras desses alunos. De um modo geral, as filias não acompanham a vida escolar dos alunos como deveria

    Responda
    1. roberta melissa oliveira sales

      Jeferson, as redes de ensino tem feito a Busca Ativa dos alunos. Posso afirmar que as escolas estão comprometidas nisto e, na minha, inclusive, foram nas casas dos alunos. Mas não muda. Muito dessa desestrutura tem a ver com a situação econômica dos pais que impactam os filhos.

    2. Jefferson Oliveira

      Concordo com seu comentário sobre problemas familiares na vida desses jovens. Tenho uma vizinha de 4 anos que não frequenta a escola. Tenho uma outra que tem cerca de 6 ou 7 anos e que também não frequenta a escola. Vive na rua o dia inteiro. Me pergunto se o governo não tem meios de mapear esses jovens e ir buscá-lo para voltar a estudar e também punir seus responsáveis por abandono desses jovens

  9. EUNICE MITSUE SIOTANI

    Fui da época em que tinha Estudos Sociais e Educação Moral e Cívica; cursei Grupo Escolar Estadual, fiz primário e ginásio. Minha escola tinha hino próprio e aulas de música. Educação está para a fundação de uma casa. Sem solidez, cedo ou tarde vem abaixo. Sugiro que haja equilíbrio entre a teoria em sala de aula e a prática, seja em laboratório, oficina, horta, representação teatral: que não faça do precioso tempo em sala de aula, algo sem sentido para o estudante.

    Responda
  10. Arno Costa

    Uma parte vem de famílias desestruturadas que n incentivam, outros não vislumbram um futuro melhor.. outros é falta de vontade mesmo!

    Responda
  11. Eduardo Batista Monteiro

    Não existe reprovação faz anos. Só não passa quem não quer.

    Responda
    1. Matheus Teodoro Silva Filho

      Maria Antonia, já estamos ficando sem professores. Os jovens estudantes não querem saber de fazer uma faculdade para ganhar mal e ainda receberem em troca o que eles fizeram seus mestres passar.

    2. Maria Antonia Di Felippo

      Isso não é desculpa. O professor tem que se empenhar mais, motivando o aluno. Não tem sentido dar um trabalho, para o aluno ir à internet imprimir ou copiar um texto. Hoje o aluno sai da escola e, não sabe literatura, matemática, gramática e geografia. A situação é grave.

  12. Augusto Colombo Junior

    Parabéns kor rupto! Parabéns Dilma, Temer! Parabéns Bozo! E, principalmente, Parabéns UNE, UBES, e sindicatos de professores. Vcs merecem esse reconhecimento.

    Responda
  13. Maria Antonia Di Felippo

    A educação neste país é um navio sem rumo.

    Responda
  14. João Leite Leite

    Todos sabem a causa da metade dos alunos não terminar o ensino fundamental. A causa principal é a falta de empregos com salario suficiente para o trabalhador dar todo o conforto que a família precisa para que seus filhos cresçam forte, sadios e inteligentes sem precisar de auxílios como está na constituição. É fácil dizer que os mais prejudicados são negros e pobres de todas as raças mas. É triste dizer que com estes políticos que comandam o país a situação vai continuar piorando.

    Responda
  15. REINALDO ZATONI

    Os educadores brasileiros são politizados demais , deve ser efeito do método P.F , o mec é exímio em teorias da educação tudo proselitismo para endeusar as corporações de esquerda que dominam a educação brasileira , torram-se bilhões de dólares com resultados pífios , exite páises bem mais miseráveis com melhor resultado que aqui .. Querem saber dveria se cojitar em contratar um Educador saxônico ou germânico sem viés ideológico , quem sabe avançamos sem blá blá de esquerdas .

    Responda
    1. Matheus Teodoro Silva Filho

      Pedroso, o "governo" da esquerda ficou 14 anos do poder, está de volta e não fizeram nada. Chega de por a culpa no Bozo. Ele não fez nada, mas os outros também não.

    2. Dorgival Pedroso

      @Reinaldo Zatoni o Cbozo da direita foi Presidente por 4 anos e a Educação só piorou. Se a esquerda é ruim, a extrema direita é muito pior.

    3. Maria Antonia Di Felippo

      No meu tempo o MEC era maravilhoso. Editava livros e revista cultural. Aprendi muito com as publicações do MEC. Neste país tudo que tem qualidade desaparece, dando lugar à mediocridade.

  16. Antonio Melo

    Em 10 anos nosso sistema educacional fundamental e o ensino médio chegariam à excelência do sistema educacional japonês, coreano ou escandinavo. Simples. Bastaria escola tempo integral, 10 horas diárias, com 3 refeições, como nesses países, além de bolsa educação para os mais carentes não terem que abandonar a escola para trabalhar. O Brasil seria outro, sem altas taxas de criminalidade e uma das maiores potências econômicas com um grande futuro como nação.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Aqui há um ponto nevrálgico. Os professores precisam ser mais preparados, com cursos de reciclagem. Sugestão: Só deve haver aumento de salários, quando os professores tiverem melhor qualidade. Convivi alguns anos na educação, e infelizmente vejo professores desmotivados, e que mal sabem a língua pátria. Os professores também precisam estudar. Caso contrário, a escola vai se tornar um depósito de alunos.

  17. Rafael Theodoro Silva

    Para variar, especialistas.

    Responda
  18. CARLOS MARTINHO

    Reprovado? Ou é desistência ou abandono. Se o diretor de escola contatar a família do aluno, pelo dados que possui, obterá muitas informações fundamentais para a manutenção do aluno na escola, e quais as maiores dificuldades existentes, para que essa integração não esteja formada. Além disso, são numeros ao vento, apenas.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      A maioria das escolas não têm estrutura, para manter o aprendizado do aluno em tempo integral. O Ministro Camilo Santana precisa começar a trabalhar, ou vai continuar sentado em berço esplêndido? O Brasil não pode esperar, a situação é grave.

  19. josé cláudio do nascimento

    Esse jornal e os governos não entendem nada de educacão básica. Eles mesmos são semi-analfabetos. Não procuram os professores e filósofos da educação para pautarem suas políticas. Só pensam em inflar estatísticas para angariarem votos.

    Responda
  20. REINALDO ZATONI

    Nas escolas públicas brasileiras a preocupação maior é com a politização das mentes dos alunos , no método comunista Paulo Freire , não há saída pra isso enquanto não focarem na ideia da educação sem partidarismo

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      o pior é entupir nossas crianças com a tal edukassão religiosa . Tremenda idiotice fazer as crianças decorarem o AT . isso não leva a nada . Já publiquei inúmeras vezes o alerta de Apocalipse cap., vinte e cinco, verso quinze - O fim do mundo está próximo ! e nenhum neopentecostal se manifestou a respeito .

    2. Ricardo Bueno

      Bobagem repetida. Estudei wm escola pública e não tinha nada disso.

    3. Valdir Machado

      Este senhor nunca entrou numa escola pública. Deve formar seu conhecimento pelo whatzapp.

  21. Matheus Teodoro Silva Filho

    O ensino brasileiro é um dos piores do mundo há décadas, conforme OCDE. Nenhum governo tem interesse em melhorar. O que melhorou nos 14 anos do primeiro comando do governo que está hoje no poder? Deveria estar sendo colhido hoje. Mantendo como está, é mais fácil mentir, enganar e manipular o povo.

    Responda
    1. Matheus Teodoro Silva Filho

      Melo, por favor... A LDB (Lei de Diretrizes e Bases) é federal. Quem tem que estabelecer as diretrizes para a educação nacional e inclusive tem um Conselho e um Ministério para isto, é o governo federal, com propostas para o Congresso. Quando o PISA avalia e coloca o Brasil na berlinda, é para o país todo. A responsabilidade é de todas as esferas. Não passe o pano!

    2. Maria Antonia Di Felippo

      Desde o golpe de 64, a educação deixou de ser importante. Resultado: os eleitores elegem um genocida e um Congresso no mínimo risível.

    3. Antonio Melo

      Não confunda as coisas. A atribuição constitucional pelo ensino fundamental é das prefeituras, a do ensino médio é dos Estados e cabe à União o ensino universitário (USP, RFRJ, RFMG, etc...). Realmente nosso ensino fundamental e médio deixa muito a desejar haja vista esse seu desconhecimento. Lei a Constituição.

  22. Luis Nunez

    Agora virou moda encaixar o termo "desigualdade racial, de gênero, etc...." em qualquer texto. O problema não é a desigualdade e sim a pobreza e a burrice!

    Responda