Juliano Spyer > O que Nikolas Ferreira ensina sobre jovens periféricos? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Oi? A maioria dos pastores evangélicos no Brasil não tem estudo, que dirá retórica. Nikolas é periférico? Como então estudou na PUC?
O ovinho da serpente tá sendo chocado. Cuidado.
Foi quando eles disseram e acreditaram que você não seria mais o companheiro diuturno, com quem eu conversava até mesmo em silêncio, sozinho, descrente ainda; que você não seria mais o amigo das horas incertas e, muito menos a certeza de uma salvação àqueles que respeitam teu primeiro, maior e único mandamento; foi quando eles te quiseram e te fizeram a autoridade, o juiz, o algoz e o caga-regras-mor do Universo, que só falaria para eles, por eles e pelos desejos deles, (continua)
(continuação) que eu pude te ver em toda a sua graça, pude sentir todo o teu amor e compaixão, pude realmente dar o devido valor a ser cristão que é, sobretudo, acreditar que não há salvação onde não há amor. Foi quando eles não puderam mais te ver no que precisa, no que pede, no que sofre, negando ao que morre o milagre de tua presença e perdão, que eles se revelaram para mim, em todo o seu ódio, em toda a sua mesquinhez, em todo o seu desprezo ao teu amor, meu Senhor.
Nikolas ensina os jovens que mulher deve ficar em casa ou corre risco de estupro por culpa delas, ser homofóbico, burrice é cool, que educação não é coisa séria, mantenham-se ignorantes que vos iluminarei com frases feitas. Faz sucesso, muito esperto sabe surfar sobre a ignorância.
Muito estranho o comportamento deste parlamentar. Incapaz de apresentar algum projeto palpável ao cidadão comum brasileiro, utiliza do cargo nas redes sociais e do mandato para enviar mensagens aos seus desafetos com os piores adjetivos , como fosse o único dono da verdade. Lembrei de uma frase de Maquiavel :"Nunca foi sensata a decisão de causar desespero nos homens, pois quem não espera o bem não teme o mal."
Os demais polÃticos devem mesmo estudá-lo. Faz parte de sua profissão. Eu felizmente não tenho essa obrigação.
A esquerda medÃocre daqui perdeu o glamour, hoje é um Covil de corrupção perdendo adeptos a cada dia só restando Fãs de ladrões no poder, o Nikolas é um gênio, fala o que os jovens e estudantes ouvem dos seus Pais diariamente, vai ser um LÃder natural e sem muito esforço pois esse governo medÃocre atual o ajuda.
Lembrei de uma frase de Abraham Lincoln : "A demagogia é a capacidade de vestir as idéias menores com palavras maiores."
EstranhÃssimas as aspas dessas entrevistas... Tudo muito bem articulado, a provar a tese do autor. E ele ainda coloca temas como gênero e sexualidade como se fossem uma opção da esquerda, como se a esquerda tivesse que abrir mão deles para se renovar. Por vias insidiosas, acaba fazendo o elogio da tosquice, do obscurantismo, do preconceito.
Nikolas, Spier , Kramer, Troster. Hoje a extrema direita , em suas diversas nuances, veio com tudo.
Juliano Spyer poderia ter ter feito uma coluna crÃtica de verdade se tivesse discorrido sobre a falsidade do discurso de Nicole. Se alertasse os jovens crentes para a maçã envenenada que o (a) Nicole oferece e que Vem recheada de preconceito, racismo, homofobia, fascismo e ódio, o autor cumpriria melhor o seu papel.
Não é dando espaço aos tolos que vamos vencer a tolice.
Faltou falar que Nikolas mente compulsivamente, distorce dados, é mal educado, desrespeita os colegas da Câmara, entre outras barbaridades. Se é isso que a esquerda precisa aprender com o Nikolas para falar com os jovens da periferia, estamos numa guerra perdida, só esperando voltarmos à época da barbárie!
Se a comissão de ética da Câmara funcionasse não estarÃamos passar por esse estresse com esse cara. É só ver a sua atitude no ano passado com peruca loira. Nada fizeram. São todos em.sua.maioria iguais a esse ser.
Eita, Juliano, se esse grotesquinho estiver formando "a juventude" pra polÃtica, nóis têmo porco. Não tenho nem ideia do porquê ele não traz suas origens à baila, mas não enxergo qual mérito há nisso. Mal comparando, a Tabata Amaral faz polÃtica; o eixcrotinho, dá espetáculo. Não gosto de nenhum dos dois, mas a moça merece respeito. O "politicamente incorreto", na verdade, ofensivo à beira do criminoso, do menino é contra-exemplo de civilidade. Quem o segue está se pondo nesta Seara, infelizment
A coisa mais fácil do mundo é comer um crentezinho, seguidor do Nikolas. Filé!
Qual o objetivo de estudar Nikolas? Ser igual a ele? Passar uma mensagem igual a dele? Usar o método de vÃdeos curtos no Instagram e TikTok passando mensagens fáceis e falsas? Estimo que logo seu público vai se cansar. Só falatório e nenhum projeto concreto. Aliás, aguardo ele apresentar algum projeto. Falta isso para cair a máscara.
É triste a confusão oportunista do autor, e recorrente em seus textos, entre a necessidade de compreensão sobre os anseios diversos e legÃtimos do público evangélico e, por outro lado, os meios que se utilizam para certos fins, muitas vezes retrogrados. Essa condescendência é o álibi que o autor costuma oferecer a quem merece sanções, por tudo de incivilizado que TAMBÉM representa. Spyer, validação se conquista, antes de tudo com uma comunicação franca, transparente. Tua condescendência camufla.
Pessoal, vamos falar sério? Nikolas representa o que de pior existe num ser humano. Jovem que interpreta a BÃblia, além de discutÃvel, mostra um caráter fascista para dizer o mÃnimo.
Concordo Juliana. Bolsonaro arrebanhou o que de pior existia na elite brasileira. A falta de humanidade, a segregação racial e social, e o pior o cinismo vil, próprio de de pessoas sem escrúpulos algum com a vida dos excluÃdos.
Sim porem ele fala com estes jovens, leia a materia veja os videos do evento, é assombroso porem ele é o provavel sucessor de bolsonarismo do futuro, como ele falou moises, bolsonaro, não entra na terra prometida, e sim Calebe o mais jovem entre eles. eu tenho medo isso é futuro continuo do facismo brasileiro
Se usassem a BÃblia para questões apenas espirituais, não seria problema. O que tem de terrÃvel nesses fundamentalistas é estritamente o uso polÃtico que fazem das religiões. O mundo fica mais complexo a cada dia, e organizar nações sobre fundamentos religiosos de milênios atrás leva ao atraso e desconexão com a modernidade. Basta observar o Oriente Médio.
Penso que "a esquerda" tem limite, coisa que o deputado em questão não tem. É manipulando a emoção das pessoas, através de discursos religioso - habilidade destacada no texto- , que ele é esse "campeão de votos" a ser estudado. A série espelho preto, de 2011, mostra como operam esses "fenômenos". E tudo o que as redes, sociais e anti sociais, podem fazer na briga pelo poder. É uma marionete que certamente tem futuro na polÃtica brasileira.
Nós ensina que muitos jovens já nascem velhos. Imagine que tipo de contribuição criativa para o mundo de hoje se pode esperar de jovens que buscam inspiração polÃtica na BÃblia e que, como diz o texto, estão cansados de uma "cultura de incertezas"...
Quer escrever sobre um fascista de quinta afirmando que a diferença é que ele não é um fascista de quinta, porque publica na segunda … feira.
Digo otários.
Digo, otários.
Só mais um canalha bolsonarista, usando a religião para enganar os ovários de sempre.
Nikolas é um Tiririca evangélico!
não Tiririca é um idiota ladrao corrupto, ele nikolas é o ovo da serpente
Daniel, vc é muito infantil e é pouco estudioso na polÃtica deste pais
Rapaz coerente que desmonta as farsas da esquerda com galhardia e inteligência,está última virtude é o que falta a seus opositores
A esquerda sempre compartilhou estes espaços até há poucos anos qdo estas igrejas se ocupavam de assistir os fiéis e pregar a palavra de Cristo.. Mas hoje não mais quando surge a teologia do domÃnio..E por traz de figuras envernizadas como este deputado, há um mundo só de trevas onde os fiéis não enxergam mais nada...
A maldita "teologia da prosperidade" contaminou a igreja batista de tal modo que os bons luteranos estão escondidos, com medo de serem confundidos com esses crápulas.
Em 23 de janeiro de 2016, durantea convenção do partido republicano, Donald Trump afirmou: " eu poderia assassinar algumas pessoas na Quinta Avenida e não perderia um único eleitor" (basta dar um Google para verificar). Ele estava certo. O mesmo acontece com Bolsonaro e seus congêneres. Não importa o que façam ou falem.
A esquerda - onde me situo - precisa se renovar, se atualizar no discurso e no uso das mÃdias sociais. Ataques desnecessários só nos fazem servir de escada, colocando em evidência os personagens da direita, jovens e não tanto. Vamos aprender a observar e analisar o outro lado para reposicionar nossa atuação S Humildade e inteligência no lugar de agressão inócua.
Sem dúvida alguma, as colunas do Sr. Spyer são as melhores da seção de humor do jornal.
Esse é só mais um vigarista da igreja do dinheiro. São como aqueles traficantes do Rio, onde os jovens do morro, têm certa admiração. A diferença é que o Nikolas é um criminoso ardiloso, se esquivada da lei. A única lição a aprender com o Nikolas é enganar e trapacear. Esse "moleque" trará muita desgraça se não for contido.
Sou um jovem periférico de 55 anos(sic). Reduzir a compreensão do "sujeito periférico" ao perfil do deputado ultraconservador diz muito pouco sobre nossa juventude popular e talvez muito sobre o ferfil jornalÃstico desse importante jornal. Reduzir nossa juventude ao comportamento preconceituoso e falastrão do Nikolas e demonstra que o(a) referido (a) articulista precisa observar outros fenômenos da juventude brasileira.
Ser filho de pastor, eleito e subir em palanque qualquer um faz. Quero ver estudar, levantar cedo, pegar metrô lotado e enfrentar um processo seletivo pra uma empresa. Quero ver estudar dois, três ou mais para um concurso. Infelizmente o povo evangélico, que adora adorar pastor e suas famÃlias não enxergam que eles, na quase totalidade, nunca ralaram, de fato, na vida.
Realmente é preciso entender como a naturalização da violência verbal, da teocracia, da calúnia e da metira como armas, tomou o lugar do decoro, da temperança e da racionalidade. Esse rapaz é basicamente um discÃpulo bem treinado e bonitinho do bolsonaro que entendeu como escandalizar pra engajar e conseguir voto. É um perigo justamente por usar essa cartilha infame com perfeição.
Se é assim, estamos mesmo perdidos.
Que tipo de "liderança" este sujeito encarna? E quem são seus liderados? Alguns podem afirmar: os jovens que são a maioria no paÃs. Este quadro mostra exatamente o quão ignorante está nossa juventude, e o quanto é necessário uma educação séria, inclusive de valores.
Engraçado, a sociedade brasileira convive com os radicais de esquerda há décadas, mas o problema são os radicais de direita que apareceram na cena há pouquÃssimos anos. Com todos os problemas que o radicalismo de qualquer dos lados traz, mil vezes pessoas que acreditam em empreendedorismo e meritocracia do que os adeptos do coitadismo e reparação histórica. O Brasil é um paÃs que está completamente a construir, se depender da esquerda e seu vitimismo, será disso aqui pra pior, pra sempre.
Ciao mesmo, Rodrigo. A sociedade estaria bem melhor sem sua laia.
Tchau querida. Tenho mais o que fazer...
E se vc continuar vindo de deboche pra cima de mim, vc vai perder!
Meu amor, adoro terapia! Talvez a minha linha não esteja funcionando mais. Quer me indicar a sua, coração?
Corrigindo: “disso vc chegou á brilhante conclusão…” Quanto aos governos estaduais do pt, espero que a folha publique minha resposta.
"Pra satisfazer seus caprichos". Cara, vc precisa de terapia, se é que isso ajudaria alguma coisa.
Quer saber mesmo em que mundo eu vivo? Tá disposto a ouvir? Vivo num paÃs que mantém uma ralé estrutural enorme, para satisfazer seus caprichos. Onde jovens vendem balas nos sinaleiros, quando não morrem de susto, de ba - la ou và - cio. Qual a polÃtica da direita pra juventude? Nikolas? É isso mesmo? Ah, faça me favor!
Sim, parece que disse! Mas daà vc chegou a dizer conclusão que a esquerda gosta de miséria?! Que malabarismo, hein? Foi na escola nacional de circo que vc aprendeu isso? Porque certamente não foi com aulas de interpretação de texto?
Explica, sim! O Acre foi sempre bem governado pelo PT. Se não não mais o é, é porque a democracia (aquela que uma certa minuta pretendia destruir) permite à alternância de poder. Com a palavra, os acrianos! Marta Suplicy governou muito bem a cidade de SP, mas cometeu o desa-tino de construir piscinas em escolas públicas. “Onde já se viu isso? Agora filho da empregada tem piscina”, frase que ouvi de uma paulistana enquanto eu aguardava uma mesa num restaurante. O que importa é que a direita…
José MaurÃcio Precona, "a miséria que é adorada pela direita"? Não é o seu grande lÃder que falou outro dia que o sujeito estuda um pouco mais, prospera um pouco mais, para de votar na esquerda? Cara, em que mundo vocês vivem? Os estados governados pelo PT são sempre os mais atrasados e que menos avançam, mesmo com os investimentos feitos pelo governo federal. Como explica? Não explica, né?
Kkkkk. Vc fala de uma extrema esquerda. Peço pra vc apontar qual seria (e sustento minha pergunta com fatos históricos e polÃticos) e vc tervigersa com clichês olavistas. E ainda fala em papo para boi dormir. Claramente segue a cartilha do Bozo. Uma pena.
“O Brasil é um paÃs que está completamente a construir”! Que discursinho mofado, hein?! Sempre que se tenta falar das mazelas do paÃs - miséria que é adorada pela direita, pois isso garante a manutenção de seus privilégios- aparece alguém com esse discursinho. A direita tem governado o paÃs há muito mais tempo que a esquerda; então, por que é que a gente está mais para Sudão do que SuÃça? É pra sempre estar pronto pra ser construÃdo?
Daniel, para com essa conversa pra boi dormir. À esquerda interessa manter o Brasil eternamente no atraso. Vocês tem um samba de uma nota só, como se um povo se mantivesse de pé só com "democracia", mas sem educação, emprego, saúde, segurança. Quer ver o plano que a esquerda tem pro Brasil, é só olhar pra situação dos estados do Nordeste, lugar cativo da esquerda há décadas.
Kkkkk. Cite quem seriam os radicais de direita? Quais movimentos de esquerda tem discursos extremistas? Qual prega um rompimento institucional? O grande e poderosÃssimo PCO? Qual movimento de esquerda deu (ou tentou dar) golpe na democracia? (Em contraste com a direita, que tentou e em alguns casos conseguiu, várias vezes em nossa história).
Não existe essa equivalência. Por mais que eu desaprove a extrema esquerda, em termos de jogo sujo, em nada se compara a essa direita que usa a mentira e a calúnia sem remorço como estratégia. Isso é imoral.
Supostamente cristão, se preocupa só com a forma. A casca. Vencer, dinheiro, sucesso, a tal superação. Como? Não importa se eu desmereço, humilho e retiro direitos do outro. Não importam os verdadeiros valores de respeito, humildade, caridade, amor. Importa lacrar, tirar sarro dos travestis e trans usando peruca, apoiar ditadura, censura, tortura - isso é ser cristão? E o sr. Juliano acompanha a toada: importa a forma, olhem, estudem, como ele se comunica tão bem! Não importa o conteúdo.
Apontar obviedades não fará neopentecostais pensarem. Todos são fanáticos. Com eles não há diálogo. Mesmo que haja alguma perda de capital polÃtico (já está acontecendo), Lula precisa reforçar o Estado laico. Do contrário, o discurso será uniforme.
Perfeito.
Sim, nós estudamos esse moleque alucinado, e a adoração que ele desperta diz algo sobre boa parcela dos jovens: se conectam com o elemento porque seu discurso é o discurso de um iletrado, tosco, bruto e extremista cristão, portanto, quem o idolatra é tão falto de sinapses sadias quanto ele, e se identifica. E mais: Nikolas causa a mesma curiosidade mórbida de uma droga pesada, porque é deletério, mas causa euforia.
Preparem-se, ele será um dia o presidente. A gente vê pelos comentários que poucos entenderam a matéria do Uol. A direita cresceu porque aprendeu os métodos da esquerda. Com a diferença que a direita está certa. A esquerda é perfeita e não tem erros??? Quem não ama a esquerda é “extrema-direita” ?
Que comentário sem noção!
"a direita está certa e a esquerda errada". Cheira meio extremista essa afirmação, não?! E deve ser mesmo, para desejar algo tão ruim para o próprio paÃs. A direita de fato pouco deixou o poder e provavelmente voltará plenamente a ele em breve, haja visto que governaram o paÃs por quase quinhentos anos (salvo um breve perÃodo no inÃcio desse século). Mas pelo menos, qdo voltarem, que sejam menos extremistas do que esses daÃ
Espero não estar aqui no dia em que um sujeito como ele for eleito presidente. Ele faz sucesso? E daÃ? O que ele representa? Ele faz vÃdeos curtos dando certezas discutÃveis a pessoas que não tem educação suficiente para ter crÃtica e discriminação. Isso é louvável? Aprender o quê, a lacrar e ser oportunista? Se isso é cristianismo eu sou mico de circo.
Sou ateu, mas Deus nos livre ter essa excrescência polÃtica na presidência um dia! Menos Guirlanda, menos...
Várias são as análises e estudos a respeito do tema, aproximação do jovem com a pior face do ser humano, a extrema direita religiosa, que resultou na segunda guerra mundial. Nicolas é o ex pobre que odeia pobre.
Reacionário, mentiroso compulsivo, não propõe nada e vive de lacração. Melhor não aprender essas coisas.
Tá descrevendo o Janones?
Faz sucesso, mas parece que não vai resolver problema algum, nem mesmo ajudar. A exemplo do mestre, está mais para causar problemas, e aparecer.
Em tempos de capitalismo turbinado, a velocidade da hipocrisia contamina mais rápido as mentes da maioria da população jovem. Não vejo solução, eles estão mais dispostos a acreditar em mentiras do que conviver com a realidade concreta.
O conservadorismo de costumes galgou um governante peruano que também se colocava à esquerda. "Esquerda" pós moderna que abraça o identitarismo e ignora a divisão da sociedade em classes contornando a exploração do trabalhador, também é aliada da direita!
Em Minas temos diversos polÃticos jovens e que ensinam de verdade o fazer polÃtico, mas como não "lacram", não ganham coluna na Folha.
Mas, ele também não representa a maioria dos jovens ( tanto da periferia quanto da classe média).Representa um segmento conservador que deseja impor as suas crenças. Além de não acrescentar nada ao debate educacional. O Brasil está perdido com a chegada dessas pessoas ao poder!
No fim, a resposta à indagação inicial foi: para atrair os jovens periféricos - e evangélicos - a esquerda precisa despolitizar o debate público, assumir posições sobre gênero e sexualidade que não admitam nuances e complexidades e abraçar a meritocracia da teologia da prosperidade (o trunfo é ele ter vindo da favela e não levantar "isso" como bandeira). Basicamente, a esquerda precisa virar a extrema direita.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Juliano Spyer > O que Nikolas Ferreira ensina sobre jovens periféricos? Voltar
Comente este texto