Juliano Spyer > O que Nikolas Ferreira ensina sobre jovens periféricos? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. PAULO PETRASKI

    Caro colunista o Renato Freitas, deputado paranaense, por partido de esquerda é um jovem que tem muito mais conteúdo para passar e ensinar. Mas ele não ganha espaço nesse jornal por que? Esse tal Nikolas é só mais um exemplo de como não devemos ser e viver nesse mundo. Simples assim.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Esperar o quê do "caro colunista"? O nível é compatível com a "inteligência" e o "esclarecimento" dos ev anj egu es seguidores de mitos.

    2. Daniel Liaz

      Tal igreja foi construída no século dezoito por escravos e, com a abolição, era destinada para a adoração de pretos católicos. Por isso a razão da manifestação ocorrer naquele local. O pb é que, infelizmente, minha cidade tem uma parcela significativa e bastante forte de brancos raccisstas e reaccionarios, que buscaram, ao longo do tempo e mais uma vez, marginalizarr a população negra.

    3. Daniel Liaz

      Mais um pouco de fatos como remédio para as fakes da extrema direita. A igreja em questão é a da Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. A manifestação contra o racismo acontecia há vários anos exatamente da mesma forma que aconteceu daquela última vez (inclusive com os manifestantes adentrando o templo após a celebração). Só que naquele ano os fascistoides, fortalecidos por sua rede de mehntiras, usou do acontecimento para difamar e caluniar alguém que luta contra o racismo.

    4. Daniel Liaz

      As mehntiras e calúnias qto a ele são inúmeras. Então, espero que vc tenha repetido essa mehntira por desconhecimento e não má fé. Fico com essa esperança.

    5. Daniel Liaz

      E não foi a única vez tá Gregorio. Ele já foi agredido e preso apenas por estar ouvindo rap durante o dia na praça 29 de março. Tb, tentaram cassa-lo pq ele acusou o deputado Traiano de cohrrupto, sendo que o tal deputado confessou ao MP prática de cohrrupcao para fazer acordo e não ser punidos. Outra: teve sua mochila revistada por agentes qdo já estava dentro da aeronave, num procedimento sem justificativa nenhuma e que jamais tinha sido adotada. Tem outros exemplos , mas não cabe aqui.

    6. Daniel Liaz

      Perfeito Paulo. Muito bem lembrado. E Gregório, sua afirmação é uma mehntira craça, típica de bolsobarismo. Sou de Curitiba e essa história da igreja foi uma armação enorme (captaniada pela Oous Dei e pela fascistoide Gazeta do Povo). O paraco da igreja negou que houvesse invasão. Fieis que frequentavam a missa tb. Ainda , uma comissão independente confirmou que não houve invasão nenhuma. Ainda assim, com base numa massiva e típica campanha de fakenews, conseguiram sustentar essa mehntira.

    7. Daniel Marques

      Renato Freitas seria promissor mas foi pouco inteligente, incentivou uma turba a invadir uma igreja para protestar, em ato intempestivo. Ele sempre vai ser lembrado por isto, sobretudo pelo publico religioso.

    8. Gregorio Amarante

      Serio? Revirou o tacho petista e veio de Renato Freitas. O invasor de igrejas sem noção Rsrsrs. É por estas e por outras que a esquerda e em particular o PT está morrendo, não existe representividade nem lideranças, Lula na reta final da vida e uma presidente de partido com zero carisma até um jovem insosso como o Nikolas parece promissor.

    9. Laudgilson Fernandes

      Paulo, simplesmente lacrou a Folha. Parabéns, Um jovem negro da periferia de Curitiba, que demonstra o quanto nossa política anda entregue ao que temos de pior. Enfrentou toda a gang da extrema direita do parlamento paranaense, inclusive o presidente da assembleia envolvido em corrupção, sempre com discursos pausados e contudentes.

  2. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    O título é: o que Nikolas ensina. O texto não mostra nada que ensine, só que faz sucesso. Mas isso eu já sei. Queria entender quais as suas estratégias, etc. A sensação que fico é que a intuição da tia está certa: não há estratégia nenhuma fora o óbvio, que é divulgar a mensagem crente em um país em que cresce o número de seguidores. Ele joga do lado de quem quer prender a mulher que aborta, o usuário de drogas, o mendigo, o cara da carteira assinada e quem mais puderem.

    Responda
    1. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Defende o Estado penal e o encarceramento em massa. Estado social passa longe. A intuição da tia tá certa mesmo.

  3. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    O título é: o que Nikolas ensina. O texto não mostra nada que ensine, só que faz sucesso. Mas isso eu já sei. Queria entender quais as suas estratégias, etc. A sensação que fico é que a intuição da tia está certa: não há estratégia nenhuma fora o óbvio, que é divulgar a mensagem crente em um país em que cresce o número de seguidores. Ele joga do lado de quem quer prender a mulher que aborta, o usuário de drogas, o mendigo, o cara da carteira assinada e quem mais puderem.

    Responda
  4. renato mocellin

    Que análise mais "chinfrim"! Como sempre a Folha tentando incensar personagens do bolsonarismo (Micheli, Nikolas... ). Verdade nua e crua é que ele só tem credibilidade junto a massa ignara do "Evangelistão". Vai desaparecer como tantos outros, pois é um poço de ignorância, oportunismo, conservadorismo hipócrita e calhordice. Nikolas é uma prova do fracasso do nosso sistema educacional. A escola está perdendo para uma "jecarada" que acredita em religiosos (não generalizar) estelionatários.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Isso! Esse Juliano não está a altura de nenhum periódico (exceto talvez a folha da igreja -argh- universal).

  5. Andre Ramos Lievori

    Ótima coluna, a esquerda raivosa continua com seu método atrofoado: se não pensar como eu não é digno. Os próprios comentários demonstram o envelhecimento, sem argumentos e repetindo frases....

    Responda
  6. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Esse sujeito colocou foram os demônios para funcionar. Essa new generation das (in)certezas em relação a gêneros e sexualidades, olha...relativizar dá trabalho. Essa retórica da dominação é que precisa estudar.

    Responda
  7. WILSON FILHO

    O que a esquerda ensinou; roubar e fumar maconha, e de vez enquando uma cheirada.

    Responda
    1. WILSON FILHO

      Dói maconheiros e cheiradores de pó. Hahahaha. A audiência é grande. Onde ensinam? Na USP, de onde vieram ou vêm os maiores maconheiros, que o diga o tal ministro da economia que só tirou zero, que só passou colando. Palavras dele.

    2. Daniel Liaz

      Tá aí um dos seguidores do Nikolas. Deprimente

    3. Paulo Augusto

      Agora explica aí porque são os ricos que consomem drogas...

    4. Arnaldo Nogueira Ferreira

      Totalmente preconceituoso e pior hipócrita, como se não soubesse que na direita também tem quem faça a mesma coisa

    5. Dionisio DeBarros

      Onde te disseram que a esquerda ensina isso? Nao me diga que leste no zap?

  8. Marenildes Pacheco da Silva

    A humanidade está doente, queremos ouvir só o que nos agrada, por isso políticos se destacam e se perpetuam no poder, porque falam o que queremos ouvir, mesmo não sendo a verdade.

    Responda
  9. márcia corrêa

    A coluna deixou a desejar. Promete as razões que todos queremos entender, porém entrega muito pouco. Os poucos exemplos não esclarecem o sucesso e o tamanho da ascensão desse guri insolente na política.

    Responda
  10. CARLOS AUGUSTO ALVES

    Que "esquerda envelheceu"? Um jovem que rwpwtw slogans vindos de um passado pré Primeira Guerra é agora um representante do moderno? De onde veio Mariele, uma jvem mulher com atitudes e discursos absolutamente contemporâneos, de onde vem Boulos e sua pauta de justiça urbana?

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Por mais que possa incomodá-lo Boulos é diferente e preocupado com o povo. Por sua surpresa dá para perceber que acha que novo e "moderno" é esse nikolas aí. Comunga com as ideias do autor do texto.

    2. Luis Nunez

      Boulos é moderno?????

  11. Celso Augusto Coccaro Filho

    Cada vez que um progressista identitário abre a boca, e esquerda perde dez votos para a direita. Não há mais porque se identificar com a esquerda, após a importação da pauta identitária. Explicar para uma família pobre de vários tons de pele, fato comum por aqui, que um deles tem mais direitos que o outro, não funciona. Como não terá espaço a desvalorização do trabalho e da educação, trazida pelo progressista identitário.

    Responda
    1. Luis Nunez

      Além disso, homem é homem e mulher é mulher. Simples assim!

  12. Jorge Carlos Reiners

    Se e somente se tivesse 35 anos em 2026 seria presidente aí a teocracia evangélica tomaria conta, esquerda aumentem o grau de suas lentes.

    Responda
  13. Landson Abercrombie

    Tem sempre algum "especialista" da folha doido para seguir afirmando que a "esquerda evelheceu" e que está distante do "Brasil real". Na verdade, tanto a extrema-direita quanto a turma da faria lima vivem em um mundo paralelo no qual fantasmas como "nação", "Deus", "Mercado" e "meritocracia" são as fantasias usadas para manter o povão totalmente alienado da realidade. Esse "Brasil real" do articulista é esse mundo de fantasia que a "esquerda envelhecida" segue denunciando.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Magnífico comentário. Obrigada pela lucidez (rara nesse comentarista, em seus seguidores, e em toda comunidade "neo-evangélica"). Sei de pastores luteranos, verdadeiros, que abandonaram seus púlpitos para não serem confundidos com essa corja de seguidores do "evangelho da prosperidade" (prosperidade esta somente dos líderes, é claro...)

  14. Dionisio DeBarros

    Nikolas eh um "flautista magico" com estilo diferente, mais algre e jovial. Espalha falsa esperanca, entre aqueles que apreciam sua retorica em fazer demagogia. Contudo, nao deixa de ser um flautista, que como os anteriores toca sua musica para conduzir seu gado para o mesmo abismo. A direita nao tem solucoes para os nossos problemas. Pregam fundamentalismo religioso e violencia como resposta para todos os males.

    Responda
    1. Gladson Gurgel

      Não nutro a menor simpatia por esse representante radical da direita. Toda pessoa que age de maneira extremada de início já perde a razão. Ele mistura as coisas.

  15. Jaciara coelho

    Nenhuma corrente política se sustenta com um discurso que não condiz com a prática. Que usa discurso só para ganhar votos. Partidos de esquerda são bons em discursos e ótimos para obedecer quem de fato manda, que são os bilionários.

    Responda
  16. Geraldo Antonio Rezende

    Nikolas não é de periferia. O bairro dele não é favela. Estudou em faculdade particular. E a turma dele é os jovens classe média alta e evangélicos.

    Responda
  17. Felicio Antonio Siqueira Filho

    A extrema direita vai por este caminho daqui para a frente para se manter viva após a prisão de bozo. O jornalista presta serviço a esta gente com artigos como este. Ao invés de cobrar do deputado postura compatível com o cargo e com a votação vem sugerir que desçamos ao nível de nikolas para "entender" jovens periféricos. Pretensioso e completamente equivocado. Deve desculpas aos jovens periféricos.

    Responda
  18. Mara Passos

    O autor quer dizer que devemos estudar as técnicas absolutamente eficientes de convencimento e lavagem cerebral que os evangélicos detém e não devemos nos aprofundar na resolução dos problemas de base. Não precisamos estudar Nicole, já sabemos como pensa e age, ele nunca vai agir para mudar NADA no atual modelo econômico e social que tanto o favorece e à seus iguais em religião e ideologia de extrema-direita.

    Responda
  19. elmar barbosa stori

    Muita gente incapaz com ciúmes...

    Responda
  20. Luiz Paulo Barreto

    Ironicamente Fernandinho beira mar na juventude e Nikolas hoje têm mesmo perfil de comportamento, extremamente radicais, um se tornou oportunista e o outro está no caminho de aprendizado com o líder e filhos.

    Responda
  21. Ronaldo Pereira

    Está trazendo mais lixo pra política, se é isso que você quer dizer.

    Responda

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.