Hélio Schwartsman > O futuro do golpismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
polÃtica é assim, um percentual muito elevado e triste, acha também que não houve corrupição na Lava Jato, apenas pirsigção pulÃtica. antolhos partidário, ao lada da saúva ainda são a perdição da lavoura e do Brazil....
Na verdade muitos brasileiros, como eu, fizeram o voto útil, não tem tu, vai tu mesmo! O Bolsonaro ao que tudo indica golpista, já o Lula, democrata de fachada uma vez que apoia abertamente governos ditadores, como Venezuela, Cuba, Nicarágua e o eterno Putin na Rússia!
Se um jogador do seu time simula um penalty e o juiz (ou o VAR) não vai na onda, há apenas um lamento da tentativa não ter dado certo. O caso do Bolsonaro (e do Trump) é meio por aÃ.
O pior ser humano é aquele que nunca revê suas certezas, isso diz muito sobre a ignorância que elege JMB e os seus.
Em um paÃs como o nosso em que a maioria da população é intelectualmente pobre e pouco instruÃda, vicejam salvadores da pátria como o Bozó, Collor e outros. Se pergunte por que nossos polÃticos nunca se importaram ou se interessaram por uma educação de qualidade para nossa gente?
Interessante lembrar, prezado Ronaldo, que o peçoau da avenida, na recente Bozinfestação Paulistana, preponderantemente era véio com curso superior. Claro que não é a Demografia completa do eleitorado Bozolóide, mas serve pra gente ver que simplesmente "educação" , como nÃvel de instrução, não é, por si só, a salvação da lavoura.
Para quem hoje ainda é Bolsonarista, no real sentido da palavra - não confundir com simplesmente ser de direita - basicamente nada afetará seu amor pela camiseta. É como a paixão pelo seu time de futebol. A lógica tem pouco a ver. Já crença tem seu lugar cativo. Para quem crê, é fácil ignorar fatos e se convencer do fundo do coração que tudo que ataca seu Deus é diabo - ou comunista; é armação do mal. Captura os emocionalmente mais dependentes com pertencimento, seja de time ou de religião.
Uma contradição! Quantos dos 74% votou em Bolsonaro, um antidemocrático?
Bem, Hélio, quem escolheu o Bozo anteriormente, fê-lo sabendo quem ele era, dado que o estafermo nunca o escondeu. Quantas e quantas declarações bizarras foram feitas? Pelo Bozo e circundantes, aliás: quanta barbaridade não disseram? Não é necessário tanto esforço cognitivo assim. Evidente que tê-las organizadas em um quadro, organizado temporalmente, no qual se veja o conjunto da "obra" (com polissemia), pode trazer impacto. Mas quem se envolveu com o sujeito, tá manchado. E fétido.
Mudar de posição é muito difÃcil para um eleitor. Como você explica em casa que defendia visceralmente um determinado candidato e agora descobriu que ele não merece mais o seu apoio? É mais fácil fingir que é tudo armação da oposição e continuar dizendo que apoia.
Se um dia tudo isso passar ,Bolsonaro de fato for desmascarado(Charlatão) tomara que essas pessoas façam um reflexão do que fizeram com há sua própria consciência ?
.....militantes polÃticos parecem sentir prazer sempre que conseguem apaziguar uma dissonância cognitiva relativa a seu lÃder.....Uma boa explicação para uma pergunta que me atormenta faz tempo. Sempre me pego pensando nos alinhamentos automáticos causados por identificações ideológicas massificadas. Percebo a narrativa do poder se infilrando nas consciências e sei das consequências. Mas nunca pensei dessa maneira. Ficou mais assustador talvez.
Concordo, principalmente se sabendo que o ex comandante da fab que depôs, assim que acabar sua quarentena, irá trabalhar em uma empresa de materiais militares, segundo o Noblat, só isso joga todos depoimentos no lixo.
Não é que eu discorde de que o lugar de tais memórias é o lichxo, barná, não é isso. Mas não é mau ir trabalhar na indústria, pensa bem: o lugar do ex da marinha deverá ser a cadeia, em cela próxima à do Bozo. E do Torres etc. Com golpe de estado não se brinca.
Não há inocentes nesse caso, os atos preparatórios para o golpe foram sendo praticados sem que houvesse por parte do entorno do Presidente qualquer reação, seja militar ou civil, as várias atitutes e ofensas dirigidas ao STF demonstravam intenções nefastas em relação a Democracia, não ve, quem não quer. Governar é dificil, com essa situação é dificilimo, devemos apoiar o Presidente e as Instituições, notadamente o STF para que cumpram suas funções blindados de ataques irresponsáveis .
Se as urnas eletrônicas fossem auditaveis, seria possivel falar em democracia. Golpe para convocar nova eleição com voto Impresso não pode ser chamado de antidemocrático.
Nos EUA situação parecida com a nossa, invasão do Capitólio, parte do povo não se conformando que seu candidato perdeu nas urnas (com a diferença que os militares de lá são mais profissionais e não embarcaram ou fecharam os olhos à tentativa de golpe como aqui). Só que nos EUA os revoltados contestam a confiabilidade do voto impresso. Pense sobre isso. O problema real é não se conformar em perder, não é a forma do voto.
As urnas eletrônicas passam por várias auditorias, vale conhecer melhor o assunto.
Eu gostaria de receber das urnas eletrônicas, um comprovante atestando em quem votei, mas isso se quer é cogitado por que as defende! Bolsonaro mais do que ninguém tem razão para desconfiar pois ele e sua famÃlia quase inteira se elegeu pelo trambolho!
Isso que você diz é um exemplo claro do trabalho do psicólogo Drew Westen exposto nesse artigo do Hélio Schwartsman. O militante politico sente prazer quando consegue apaziguar uma dissonância cognitiva relativa a seu lider.
Ahhhhh... Tá. Inda bem que o górpe foi sendo implementado de modo auditável, não? Coerência é tudo! Hahahahah!
Você não se envergonha, nem um pouco, em escrever tamanha sandice?
Gostaria de saber porque os terraplanistas acham que deveria ser convocada uma nova eleição, apenas, para o segundo turno. No 1º turno, as urnas foram as mesmas. Mas, como o PL elegeu 90 deputados federais e mais senadores e deputados estaduais, as urnas eram confiáveis. Só deixaram de ser confiáveis no 2º turno. E ainda esquecem que governadores como o TarcÃnico foram eleitos no segundo turno.
Fatos e Lógica não são os meios pelos quais o Rebanho Radicalizado pensa. Aliás, o verbo pensar não se conjuga com a Bolsonarada. A radicalização desses mamÃferos primários pode trazer ainda muitos problemas para a saúde da democracia no Brasil. A desordem favorece os Militares que estarão pronto para tentar o próximo golpe.
Olha pra cima, Bruno: conjuga ou não conjuga? Hahahahah!
Que vergonha Folha, não fala nada sobre a visita de TarcÃsio a Is ra el, em pleno genocÃdio! Não sei se querem proteger a imagem de Is ra el ou de TarcÃsio, que encontro horroroso, se merecem.
Piras, ato honroso do responsável pelo segunda ação mais letal de São Paulo, só perde para o Carandirú, se encontrar com a máfia do covarde genocÃdio. Depois eu que sou doentio em recriminar eliminação de 10 mil crianças, mil mutiladas. Não entendo como tu pode chamar isto de ato honroso Piras, só o Malafaia pra te acompanhar nesta honra.
E por quê a Folha teria interesse em esconder a visita? O eleitorado de TarcÃsio é francamente favorável à Israel: na lógica deles, a visita de TarcÃsio é um ato honroso, não o contrário. Na sua propensão doentia a ver tudo como produto de conspirações, você sequer compreende a lógica do adversário.
A ditadura gerou milhões de mentes baldias que seguem replicando o mesmo vazio nos seus ascendentes. Não seriam um general e um almirante, vistos por eles como traidores, que mudariam essa triste, trágica e preocupante realidade.
*descendentes
... bolsonaristas-núcleos são os pastores das igrejas evangélicas, os pró-trump, pró-netanyahu,..., Pró-chaos! Drenando-se suas asas e banindo-os da vida pública terar-se-á o protótipo do Church Destablishment no paÃs! Modelo a ser exportado para o rest das Ãméricas!!!...
Curiosidade: Na condição de guardiões do estado democrático de direito, é possÃvel um ministro do STF absolver Bolsonaro, Braga Neto, Heleno, Anderson Torres, Cid, Garnier, entre outros, de tentativa de golpe?
Que porcentagem representa do total a turma bolsonarista raiz convicta radical?
Creio que algo próximo a25% dos eleitores (não dos cidadãos) são "bolsonaristas", Manoel. Uns15% são Bozolóide mêmo, os radicais a quem, creio, você se refere. Essa Demografia parece que se estabilizou faz um bom tempo, desde a eleição do Bozo.
Bolsonaristas me bombardeiam com fake news e ficam agressivos quando vc diz e prova que é montagem.
Nem preciso ler o txt para concordar. Nada, rigorosamente nada que se passa na realidade altera o pensamento desses fanáticos. Apenas as redes fakes que alimentam o ódio têm influência
Um dia soube que um amigo e colega era bolsonarista engajado. Apesar de ser pessoa inteligente e bem informada, mergulhou na esfera bolsonarista a ponto de não ter observado o isolamento social contra a Covid e ter consumindo a cloroquina e ivermectina. Minha confiança na Humanidade caiu alguns degraus. Não há verdade que dissuada essa gente: tomaram gosto pela vida submersa numa esfera de mentiras.
Dá pra entender esse fanatismo pelo bozó. A ciência, sempre ela, a nos iluminar.
Creio que ainda dará algum trabalho, meu caro, pra compreender como a extrema-destra estruturou o adestramento da turminha, e os mantém aderidos ao seu discurso e visão de mundo. Não é nem esforço nem metodologia que atingiu somente a nós, Brasil, tá rodando mundo afora, cada canto com suas adaptações locais.
O futuro do golpismo é o presente e o passado.
Só nao concordo com o placar da condenação. Está mais para oito a tres, pois o Zanin não é nada confiável. Argumentará pelo não punitivismo.
O placar é indiferente.
Recorrendo ao colunista, há dois grupos nestes apoiadores: Uns viciados em drogas sem chance de recuperar a saúde mental, outros oportunistas aguardando o momento de receber benesses de um regime golpista. Com os primeiros paciência bom os segundos cuidado.
"O passado é muito imprevisÃvel". (Kristian Ross). "No Brasil, até o passado é incerto". (Pedro Malan). O fato incontornável aponta uma verdade factual irremovÃvel: os filhotes da ditadura voltaram e vieram para ficar. Já arregimentaram os devotos da linha-dura e da tortura, as forças policiais estaduais, as milÃcias do Oiapoque ao Chui. E, como se vê do que exsurge de depoimentos de capitães, coronéis e generais, também a esmagadora maioria do Forte Apache, da marinheirada e forças especiais.
O fato incontornável aponta uma verdade factual irremovÃvel: o que exsurge do conhecimento da história é que absolutamente nada veio para ficar. Os espÃritos mortos pela frustração de suas esperanças revolucionárias querem nos convencer de que a democracia está fadada a sucumbir. "O golpe - disseram no passado recente - já ocorreu, é só olhar a nossa volta" Mas o Presidente hoje é Lula, não Bolsonaro. Podemos impedir novos golpes no futuro, como vencemos o golpe mais recente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O futuro do golpismo Voltar
Comente este texto