Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Eduardo de Oliveira

    pol√≠tica √© assim, um percentual muito elevado e triste, acha tamb√©m que n√£o houve corrupi√ß√£o na Lava Jato, apenas pirsig√ß√£o pul√≠tica. antolhos partid√°rio, ao lada da sa√ļva ainda s√£o a perdi√ß√£o da lavoura e do Brazil....

    Responda
  2. Orasil coelho pina

    Na verdade muitos brasileiros, como eu, fizeram o voto √ļtil, n√£o tem tu, vai tu mesmo! O Bolsonaro ao que tudo indica golpista, j√° o Lula, democrata de fachada uma vez que apoia abertamente governos ditadores, como Venezuela, Cuba, Nicar√°gua e o eterno Putin na R√ļssia!

    Responda
  3. José Cardoso

    Se um jogador do seu time simula um penalty e o juiz (ou o VAR) não vai na onda, há apenas um lamento da tentativa não ter dado certo. O caso do Bolsonaro (e do Trump) é meio por aí.

    Responda
  4. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    O pior ser humano √© aquele que nunca rev√™ suas certezas, isso diz muito sobre a ignor√Ęncia que elege JMB e os seus.

    Responda
  5. Ronaldo Pereira

    Em um país como o nosso em que a maioria da população é intelectualmente pobre e pouco instruída, vicejam salvadores da pátria como o Bozó, Collor e outros. Se pergunte por que nossos políticos nunca se importaram ou se interessaram por uma educação de qualidade para nossa gente?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Interessante lembrar, prezado Ronaldo, que o peçoau da avenida, na recente Bozinfestação Paulistana, preponderantemente era véio com curso superior. Claro que não é a Demografia completa do eleitorado Bozolóide, mas serve pra gente ver que simplesmente "educação" , como nível de instrução, não é, por si só, a salvação da lavoura.

  6. Angelica Francesca Maris

    Para quem hoje ainda √© Bolsonarista, no real sentido da palavra - n√£o confundir com simplesmente ser de direita - basicamente nada afetar√° seu amor pela camiseta. √Č como a paix√£o pelo seu time de futebol. A l√≥gica tem pouco a ver. J√° cren√ßa tem seu lugar cativo. Para quem cr√™, √© f√°cil ignorar fatos e se convencer do fundo do cora√ß√£o que tudo que ataca seu Deus √© diabo - ou comunista; √© arma√ß√£o do mal. Captura os emocionalmente mais dependentes com pertencimento, seja de time ou de religi√£o.

    Responda
  7. adenor Dias

    Uma contradição! Quantos dos 74% votou em Bolsonaro, um antidemocrático?

    Responda
  8. Marcos Benassi

    Bem, H√©lio, quem escolheu o Bozo anteriormente, f√™-lo sabendo quem ele era, dado que o estafermo nunca o escondeu. Quantas e quantas declara√ß√Ķes bizarras foram feitas? Pelo Bozo e circundantes, ali√°s: quanta barbaridade n√£o disseram? N√£o √© necess√°rio tanto esfor√ßo cognitivo assim. Evidente que t√™-las organizadas em um quadro, organizado temporalmente, no qual se veja o conjunto da "obra" (com polissemia), pode trazer impacto. Mas quem se envolveu com o sujeito, t√° manchado. E f√©tido.

    Responda
  9. Manoel Marcilio Sanches

    Mudar de posi√ß√£o √© muito dif√≠cil para um eleitor. Como voc√™ explica em casa que defendia visceralmente um determinado candidato e agora descobriu que ele n√£o merece mais o seu apoio? √Č mais f√°cil fingir que √© tudo arma√ß√£o da oposi√ß√£o e continuar dizendo que apoia.

    Responda
  10. Bruno Sebasti√£o Neto

    Se um dia tudo isso passar ,Bolsonaro de fato for desmascarado(Charlatão) tomara que essas pessoas façam um reflexão do que fizeram com há sua própria consciência ?

    Responda
  11. Bruno Sebasti√£o Neto

    Se um dia tudo isso passar ,Bolsonaro de fato for desmascarado(Charlatão) tomara que essas pessoas façam um reflexão do que fizeram com há sua própria consciência ?

    Responda
  12. Adalto Fonseca J√ļnior

    .....militantes pol√≠ticos parecem sentir prazer sempre que conseguem apaziguar uma disson√Ęncia cognitiva relativa a seu l√≠der.....Uma boa explica√ß√£o para uma pergunta que me atormenta faz tempo. Sempre me pego pensando nos alinhamentos autom√°ticos causados por identifica√ß√Ķes ideol√≥gicas massificadas. Percebo a narrativa do poder se infilrando nas consci√™ncias e sei das consequ√™ncias. Mas nunca pensei dessa maneira. Ficou mais assustador talvez.

    Responda
  13. José Augusto Bernabé

    Concordo, principalmente se sabendo que o ex comandante da fab que dep√īs, assim que acabar sua quarentena, ir√° trabalhar em uma empresa de materiais militares, segundo o Noblat, s√≥ isso joga todos depoimentos no lixo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      N√£o √© que eu discorde de que o lugar de tais mem√≥rias √© o lichxo, barn√°, n√£o √© isso. Mas n√£o √© mau ir trabalhar na ind√ļstria, pensa bem: o lugar do ex da marinha dever√° ser a cadeia, em cela pr√≥xima √† do Bozo. E do Torres etc. Com golpe de estado n√£o se brinca.

  14. orlando gomes de freitas

    N√£o h√° inocentes nesse caso, os atos preparat√≥rios para o golpe foram sendo praticados sem que houvesse por parte do entorno do Presidente qualquer rea√ß√£o, seja militar ou civil, as v√°rias atitutes e ofensas dirigidas ao STF demonstravam inten√ß√Ķes nefastas em rela√ß√£o a Democracia, n√£o ve, quem n√£o quer. Governar √© dificil, com essa situa√ß√£o √© dificilimo, devemos apoiar o Presidente e as Institui√ß√Ķes, notadamente o STF para que cumpram suas fun√ß√Ķes blindados de ataques irrespons√°veis .

    Responda
  15. Matheus Battistoni

    Se as urnas eletr√īnicas fossem auditaveis, seria possivel falar em democracia. Golpe para convocar nova elei√ß√£o com voto Impresso n√£o pode ser chamado de antidemocr√°tico.

    Responda
    1. Angelica Francesca Maris

      Nos EUA situação parecida com a nossa, invasão do Capitólio, parte do povo não se conformando que seu candidato perdeu nas urnas (com a diferença que os militares de lá são mais profissionais e não embarcaram ou fecharam os olhos à tentativa de golpe como aqui). Só que nos EUA os revoltados contestam a confiabilidade do voto impresso. Pense sobre isso. O problema real é não se conformar em perder, não é a forma do voto.

    2. Nelson de Paula

      As urnas eletr√īnicas passam por v√°rias auditorias, vale conhecer melhor o assunto.

    3. adenor Dias

      Eu gostaria de receber das urnas eletr√īnicas, um comprovante atestando em quem votei, mas isso se quer √© cogitado por que as defende! Bolsonaro mais do que ningu√©m tem raz√£o para desconfiar pois ele e sua fam√≠lia quase inteira se elegeu pelo trambolho!

    4. adenor Dias

      Eu gostaria de receber das urnas eletr√īnicas, um comprovante atestando em quem votei, mas isso se quer √© cogitado por que as defende! Bolsonaro mais do que ningu√©m tem raz√£o para desconfiar pois ele e sua fam√≠lia quase inteira se elegeu pelo trambolho!

    5. Francisco Jose Longo

      Isso que voc√™ diz √© um exemplo claro do trabalho do psic√≥logo Drew Westen exposto nesse artigo do H√©lio Schwartsman. O militante politico sente prazer quando consegue apaziguar uma disson√Ęncia cognitiva relativa a seu lider.

    6. Marcos Benassi

      Ahhhhh... Tá. Inda bem que o górpe foi sendo implementado de modo auditável, não? Coerência é tudo! Hahahahah!

    7. Jose Roberto de Souza

      Você não se envergonha, nem um pouco, em escrever tamanha sandice?

    8. José Emanuel Santos

      Gostaria de saber porque os terraplanistas acham que deveria ser convocada uma nova elei√ß√£o, apenas, para o segundo turno. No 1¬ļ turno, as urnas foram as mesmas. Mas, como o PL elegeu 90 deputados federais e mais senadores e deputados estaduais, as urnas eram confi√°veis. S√≥ deixaram de ser confi√°veis no 2¬ļ turno. E ainda esquecem que governadores como o Tarc√≠nico foram eleitos no segundo turno.

  16. bruno silva

    Fatos e L√≥gica n√£o s√£o os meios pelos quais o Rebanho Radicalizado pensa. Ali√°s, o verbo pensar n√£o se conjuga com a Bolsonarada. A radicaliza√ß√£o desses mam√≠feros prim√°rios pode trazer ainda muitos problemas para a sa√ļde da democracia no Brasil. A desordem favorece os Militares que estar√£o pronto para tentar o pr√≥ximo golpe.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Olha pra cima, Bruno: conjuga ou n√£o conjuga? Hahahahah!

  17. Gilberto Rosa

    Que vergonha Folha, não fala nada sobre a visita de Tarcísio a Is ra el, em pleno genocídio! Não sei se querem proteger a imagem de Is ra el ou de Tarcísio, que encontro horroroso, se merecem.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Piras, ato honroso do respons√°vel pelo segunda a√ß√£o mais letal de S√£o Paulo, s√≥ perde para o Carandir√ļ, se encontrar com a m√°fia do covarde genoc√≠dio. Depois eu que sou doentio em recriminar elimina√ß√£o de 10 mil crian√ßas, mil mutiladas. N√£o entendo como tu pode chamar isto de ato honroso Piras, s√≥ o Malafaia pra te acompanhar nesta honra.

    2. Hernandez Piras

      E por qu√™ a Folha teria interesse em esconder a visita? O eleitorado de Tarc√≠sio √© francamente favor√°vel √† Israel: na l√≥gica deles, a visita de Tarc√≠sio √© um ato honroso, n√£o o contr√°rio. Na sua propens√£o doentia a ver tudo como produto de conspira√ß√Ķes, voc√™ sequer compreende a l√≥gica do advers√°rio.

  18. Valdo Neto

    A ditadura gerou milh√Ķes de mentes baldias que seguem replicando o mesmo vazio nos seus ascendentes. N√£o seriam um general e um almirante, vistos por eles como traidores, que mudariam essa triste, tr√°gica e preocupante realidade.

    Responda
    1. Valdo Neto

      *descendentes

  19. Cleomar Ribeiro

    ... bolsonaristas-n√ļcleos s√£o os pastores das igrejas evang√©licas, os pr√≥-trump, pr√≥-netanyahu,..., Pr√≥-chaos! Drenando-se suas asas e banindo-os da vida p√ļblica terar-se-√° o prot√≥tipo do Church Destablishment no pa√≠s! Modelo a ser exportado para o rest das √Ām√©ricas!!!...

    Responda
  20. Manoel Cardoso

    Curiosidade: Na condi√ß√£o de guardi√Ķes do estado democr√°tico de direito, √© poss√≠vel um ministro do STF absolver Bolsonaro, Braga Neto, Heleno, Anderson Torres, Cid, Garnier, entre outros, de tentativa de golpe?

    Responda
  21. Manoel Cardoso

    Que porcentagem representa do total a turma bolsonarista raiz convicta radical?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Creio que algo próximo a25% dos eleitores (não dos cidadãos) são "bolsonaristas", Manoel. Uns15% são Bozolóide mêmo, os radicais a quem, creio, você se refere. Essa Demografia parece que se estabilizou faz um bom tempo, desde a eleição do Bozo.

  22. Fl√°vio Sasso

    Bolsonaristas me bombardeiam com fake news e ficam agressivos quando vc diz e prova que é montagem.

    Responda
  23. Daniel Liaz

    Nem preciso ler o txt para concordar. Nada, rigorosamente nada que se passa na realidade altera o pensamento desses fanáticos. Apenas as redes fakes que alimentam o ódio têm influência

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Um dia soube que um amigo e colega era bolsonarista engajado. Apesar de ser pessoa inteligente e bem informada, mergulhou na esfera bolsonarista a ponto de não ter observado o isolamento social contra a Covid e ter consumindo a cloroquina e ivermectina. Minha confiança na Humanidade caiu alguns degraus. Não há verdade que dissuada essa gente: tomaram gosto pela vida submersa numa esfera de mentiras.

  24. filipe moura lima

    Dá pra entender esse fanatismo pelo bozó. A ciência, sempre ela, a nos iluminar.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Creio que ainda dar√° algum trabalho, meu caro, pra compreender como a extrema-destra estruturou o adestramento da turminha, e os mant√©m aderidos ao seu discurso e vis√£o de mundo. N√£o √© nem esfor√ßo nem metodologia que atingiu somente a n√≥s, Brasil, t√° rodando mundo afora, cada canto com suas adapta√ß√Ķes locais.

  25. Fabrício Schweitzer

    O futuro do golpismo é o presente e o passado.

    Responda
  26. Marcos Araujo

    Só nao concordo com o placar da condenação. Está mais para oito a tres, pois o Zanin não é nada confiável. Argumentará pelo não punitivismo.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      O placar é indiferente.

  27. Luiz Paulo Barreto

    Recorrendo ao colunista, h√° dois grupos nestes apoiadores: Uns viciados em drogas sem chance de recuperar a sa√ļde mental, outros oportunistas aguardando o momento de receber benesses de um regime golpista. Com os primeiros paci√™ncia bom os segundos cuidado.

    Responda
  28. Alberto A Neto

    "O passado é muito imprevisível". (Kristian Ross). "No Brasil, até o passado é incerto". (Pedro Malan). O fato incontornável aponta uma verdade factual irremovível: os filhotes da ditadura voltaram e vieram para ficar. Já arregimentaram os devotos da linha-dura e da tortura, as forças policiais estaduais, as milícias do Oiapoque ao Chui. E, como se vê do que exsurge de depoimentos de capitães, coronéis e generais, também a esmagadora maioria do Forte Apache, da marinheirada e forças especiais.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      O fato incontornável aponta uma verdade factual irremovível: o que exsurge do conhecimento da história é que absolutamente nada veio para ficar. Os espíritos mortos pela frustração de suas esperanças revolucionárias querem nos convencer de que a democracia está fadada a sucumbir. "O golpe - disseram no passado recente - já ocorreu, é só olhar a nossa volta" Mas o Presidente hoje é Lula, não Bolsonaro. Podemos impedir novos golpes no futuro, como vencemos o golpe mais recente.