Joel Pinheiro da Fonseca > Putin só vai parar quando for parado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Um artigo muito bom. Obrigado!
E como parar Netaniahu, o maior genocida do Oriente Médio, meu caro amigo belicista?
Eu gostaria de saber do Joel, qual é o lado certo numa guerra! Há algum tempo o EUA invadiu o Iraque , que nem faz fronteira com a América do Norte: será que o lado mais forte EUA, era o lado certo? Quanto as eleições na Rússia, qualquer eleição em qualquer lugar do mundo, causa dúvida! Eu estou lendo o livro os donos do poder de Raimundo Faoro volume 2, e mostra como era, ou é as eleições no Brasil desde a queda do império..
ou envenenado como Stalin?
Joel, a moeda tem dois lados, meu caro.
Só Trump e o presidente chinês param Putin.
Sim, Trump vai parar Putin, dando-lhe a Ucrânia de bandeja.
Algo parece estar fora da ordem, como diria um velho baiano.
A maravilhosa ordem liberal que nos deu Gaza, Iraque, Afeganistão, golpes vários. A maravilhosa "liberdade de expressão" onde o Estado (com a conivência do capital) não precisa censurar e torturar por que controla a expressão através do deus mercado e da fábrica de consentimento da mÃdia. Ninguém acredita mais nessa balela, Joel, acorda. O liberalismo é uma ideologia morta e enterrada, vÃtima da própria incoerência e hipocrisia. Vá buscar uma alternativa ao invés de choramingar.
Ótimo comentário,Bruno. Subscrevo.
Comentário de extremista canhoto que adora um tiranete comuna tipo Chaves, Maduro, Fidel e passa pano no genocida Putin kkkk
Joel professa a ideologia das guerras, desde que o homem saiu das cavernas, há sempre a mesma justificativa. E o homem segue matando o homem, em nome da paz.
Como se você mesmo não tivesse fazendo a mesma coisa, na batalha dos comentários, provando exatamente o que você quer dizer que é errado.
O animal irracional briga por sexo e alimentos, alguns para mostrar que tem mais força, o animal racional inventou o dinheiro e esqueceu que só vive cem anos. É pior que os irracionais.
Só pela obra do acaso. Nenhum genial humano e nem IA conseguem parar este Vlad do século XX.
É claro que um monte de brasileiros desfrutando de uma democracia confortável vão vir aqui comentar besteiras sobre esse artigo muito lúcido e bem contextualizado, diferente do Igor Gielow que só repete propaganda russa. Todos seriam presos na Rússia.
PORQUE DESVIARAM ESTE COMENTÃRIO PARA MODERAÇÃO??? Com o teatro eleitoral, O PUTIN É O 'DITADORCRATA' MAIS ESPERTO! Agora só falta o Trump se eleger para a Rússia invadir a Ucrânia e também a Polônia, naturalmente que o Trump com os potenciais erros que cometerá contra a estabilidade yankee, certamente sofrerá impeachment...estará deflagrada uma crise mundial sem precedentes entre ocidente e oriente!!!
No caso do Putin, muito de seu apoio vem exatamente de sua imagem de mantenedor da ordem, e esmagar a oposição ajuda essa imagem. Ao contrário do lema positivista, é o temor por princÃpio, por base e por fim.
E como não será parado, ele não vai parar. Ele tem a seu favor o maior arsenal atômico do planeta.
Se experimentar usá-lo explodirá dentro da Russia e adeus mãe Russia. Hoje existe mais coisas do que supõe a vã filosofia dos paÃses párias.
Tem algo de verdadeiro na coluna lamurienta do Joel: O Ocidente assiste passivo enquanto a ordem mundial liberal se esfacela. Assiste passivo, porque não está disposto a enfrentar seus erros: Netanyahu por acaso vai parar por si mesmo? O esfacelar da tal ordem liberal, tal como se dá, apenas nos diz que era mantida à força, na base do poderio bélico do ocidente. O filósofo de peixaria diz que o Brasil não está preparado para a nova ordem! Ele acredita que tem algo a dizer a respeito. Um pândega.
Eis aqui um folclorico filosofo fefelechiano, preso aos seus dogmas, que lê mas não assimila, e se assimila, algo apenas para satisfazer seu delirio pessoal.
Joel representa a democracia da manipulação, aquela que face, insta, Twitter, Google americanas juntamente com Folha 64 e Globo, podem manipular a vontade, e se não der certo, sempre tem um golpe travestido. Essa é a democracia ideal do império.
O conflito nos afeta, tomar lado contra a Rússia poderia matar o agronegócio sem seus fertilizantes. Afora questões objetivas, o autor defenderia a mesma polÃtica contra os autoritários de direita que estão por aà e aqui a ameaçar a paz mundial? O autor defenderia o fim das sanções contra Cuba? Que só existem porque os EUA a consideram parte do seu quintal?
Bela análise parcial. Será que esses "articulistas" se dão ao trabalho de estudar aquilo que pretendem comentar? Recorta, cola e revisão do ChatGPT é mais fácil.
"Sairemos de um mundo baseado na autodeterminação dos povos dentro de uma estrutura (sempre imperfeita) de defesa dos direitos humanos e da diplomacia para um em que vale a lei do mais forte de pegar, violentamente, o q considera seu." PacÃfico Tio Sam que sabota e espiona os parceiros; Brasil, Alemanha, etc. Q destrói o Iraque sem aprovação do Conselho de Segurança da ONU com motivos forjados, q financia grupos para desestabilizar os paÃses que deseja a troca de seus lideres Ucrânia, LÃbia, etc
Vergonha alheia. Ignorante ou vendido?
O que esse cidadão jornalista de narrativas dominantes prontas esquece é que não há império humano que dure pra sempre, o americano está chegando ao fim. Putin, Jinping, Kim Jong-un, Entahim Raisi, Bashar al-Assad são homens fortes que resolveram enfrentar a moeda americana chamada democracia. Com certeza é por isso que nunca cairam.
Joel sugere o enfrentamento bélico com a Rússia, forma tÃpica do ser humano de perpetuar conflitos e continuar matando, é a lei do mais forte, que deixa sequelas insanáveis, para mais a frente retornar em forma de vingança. A desculpa é sempre a mesma, o outro lado só entende a lei das armas, assim devo eliminá-lo primeiro, e a humanidade segue se autodestruindo.
Se vale a pena usar da força para realizar suas ambições? Abra seu outro olho, olhe para o outro lado e pergunte a Netanyahu e a Biden.
Texto magnifico. Análise correta do rumo que as coisas ocorrerão se as democracias não agirem. Putin precisa ser parado ou voltaremos à barbárie. A direita, não nos esqueçamos, age igualzinho, para ter um mundo à sua feição e também os regimes dito de esquerda. Só a democracia liberta.
Seu Fonseca esqueceu de tecer elogios à Zé Lensky , o comediante dublê de Presidente que está transformando o próprio paÃs num amontoado de cinzas e escombros . A indústria bélica norte americana e europeia agradecem o empenho deste que comunga do “ american way of life “ com o sacrifÃcio de vidas alheias .
O autor fala em mundo de paz no mesmo texto em que endossa a entrada na OTAN de 3 paÃses, antes neutros, agora bases americanas. DifÃcil a incoerência né não?
Entre cair nas mãos de neonazis apoiados pelo Ocidente, como aconteceu com a Ucrânia há cerca de dez anos, e Vladimir Putin, os russos estão mais do que corretos em dar total apoio ao seu melhor governante em séculos.
Rodrigo, você está certo - eu considero Putin aceitável para os russos (e 85% dos russos o aprovam, segundo pesquisadores independentes). Para os russos, bem entendido!? Russos que, desde o século IX, quando a Rússia se consolidou como nação, só tiveram autocratas no comando e, portanto, desconhecem completamente as maravilhas da democracia liberal burguesa. Para o Brasil, Putin não serviria, por essas razões, digamos, culturais. Quanto a ser ruim viver na Rússia atual, há controvérsias.
Entendi o seu ponto. Vc chama o Bolsonaro de fascista, mas ao mesmo tempo aprova um autocrata como Putin. A ditaduras sempre é justificavel para os regimes amigos e principalmente se vc não vive nela.
Joel. Muito bom o seu texto..Cada vez mais, os regimes autocráticos ganham visibilidade. É constrangedor ver a forma equivocada com que o Brasil conduz a sua polÃtica externa, alinhando-se cada vez mais a regimes autocráticos. A democracia passa a ser apenas uma regime de conveniência. Importante internamente, pois graças à s suas bases, Lula conseguiu assumir. Mas externamente, invoca-se a autodeterminação dos povos, claro quando interessa, para manter uma posição conivente com ditaduras.
A confirmação da minha observação de que leitores da FSP criticam Lula por criticar: por que, especificamente, a polÃtica externa de Lula é pior do que a de Bolsonaro, que, durante quatro anos conduziu o Brasil ao pariato internacional e vivia se esfregando com neonaz!stas, enquanto brigava com a UE e com os vizinhos da AL, fazia chacota da China, desprezava a Ãfrica e afrontava nossos parceiros do Oriente Médio?
Eduardo, nunca votei em Bolsonaro. Nunca votarei. Nem nos seus discÃpulos. O pragmatismo de Lula na politica exrerna é só até a página 2. A propósito, infelizmente, em relação à polÃtica externa, Lula sou ao foi pior do que Bolsonaro.
Você critica o Brasil - alvejando especificamente o governo Lula, como é de praxe entre os assinantes da FSP - por fazer exatamente o que fazem as nações "democráticas" do "Ocidente" em sua relações internacionais. Chega a ser surreal a vontade de criticar (saudades do bolsofasc!smo!?). Fica calminho aà que, em 2031, Lula será sucedido por Nikolas Ferreira. AÃ, quem sabe, vocês liberais ficarão felizes.
Segundo Fonseca , a entrada de alguns paÃses na OTAN , “ é a única saÃda segura para quem valoriza sua independência” . Independência de quem , seu Fonseca ? A mesma da Europa Ocidental que agora depende do gás norte americano a preços estratosféricos ? O texto é risÃvel do único ao fim .
Que ingenuidade ridicula, Nunca saimos do mundo da lei do mais forte. No fim o que vemos agora é só o ciclo normal da politica: Tempos dificeis criam homens fortes, homens fortes criam tempos faceis, tempos faceis criam homens fracos, homens fracos criam tempos dificeis. Gente que acreditou, ou fingiu, que a força não era mais dominante e que milita pra solapar as bases da sociedade em que vivem são a causa do problema. Tempos sombrios a frente, embora ainda deva demorar décadas
Concordo integralmente. Com sua invasão, putin inaugurou no mundo uma perigosa era de retrocesso. Mas é sempre intrigante observar como muitos que, por razões humanitárias, corretamente condenam a ação de imposição pela força de I em Gaza, diante da imposição pela força de putin mudam uma chave no cérebro e, instantaneamente esquecendo razões humanitárias, começam a evocar razões geopolÃticas para justificá-lo...
Bolsonaristas e petistas unidos, chupando o coturno do Putin.
O exemplo vem de cima: bolsonaristas e petistas macaqueiam os respectivos boiadeiros, ambos reputados lambe-botas de autocratas.
Só um burraldo como zelesky para achar que peitar a Rússia com a ajuda dos americanos botaria o putin na jaula kkkkkk na verdade a Ucrânia foi manipulada pelos americanos e estes são os verdadeiros perdedor da guerra....
Realmente, Lilian. Os Estados Unidos estão usando a Ucrânia para mais uma guerra por procuração. E tem gente que não enxergam isso.
Zé Lensky é uma especie de Guiadó . Trump tinha seu pequeno dog de estimação e Biden também tem o dele .
Então, no seu ponto de vista, à Ucrânia, que é um paÃs bem pequeno invadido por uma das maiores potências militares do mundo, só restariam duas opções: LUTAR SOZINHA (sem "manipulação" de outros paÃses) ou então RENDIÇÃO TOTAL À RÚSSIA? Nossa, brilhantes estratégias! Lembra aquela genial solução: "pra que ir ao médico? Todo mundo vai morrer mesmo!"
Gregório aprenda que isso aqui não é concurso e nem todos tem tempo pra corrigir, além do corretor pra ajudar a atrapalhar
Aprenda a diferença entre singular e plural antes de se aventurar por assuntos mais complexos que fogem da sua compreensão, Lilian.
Enquanto isso, o Bibi Netanyahu continua tendo apoio do PIG para dizimar os palestinos.
Enquanto isso, a esquerda em massa apoia às ações do H A M A S, e morre de simpatia pelo Irá.
Força, Rússia! Coragem, Putin!
Ah?
Putin é um estrategista brilhante Negociou com a China uma parceria forte A Europa saiu perdendo e irá perder muito mais
Putin nao vai viver para sempre e espero que, num futuro não muito distante, Ucrânia e Russia possam fazer parte da Otan e da União Europeia, com russos podendo morar e trabalhar na Ucrânia e vice-versa. A Europa ganharia com energia russa barata e com um grande mercado russo para suas exportações. A Rússia não é a URSS de Stalin; não precisa ser contida mas integrada à Europa. Putin considera que a guerra da Ucrânia começou em 2014, com o golpe que derrubou o governante pro-russo.
Ah , claro. A Rússia e a Ucrânia entrariam para a OTAN para defender o planeta de uma invasão extraterrestre alienÃgena .
Xiiiiiii, Joel, de tudo que cê falou, os que estão de fato barbarizando são Russia e Iiissrael. O resto, é futuro incerto. O "lado certo" é Ucrânia e Pppaalestina? Se for isso, vá lá. Apoiar a ONU e gritar, sempre, por uma coalizão internacional efetiva contra a violência? Por mais diplomacia e menos militarismo? É isso?
Marcos, você é sempre muito ponderado, mas não há como colocar na mesma prateleira Israel e a Rússia. De fato, à s ações da direita de Israel devem sim ser criticadas. Contudo, Israel sofreu um ataque comandado por uma organização que despreza a vida e que oprime a sua própria população. Que a utiliza como escudo humano. A Rússia iniciou a guerra e é comandada por um despota A situação da população que vive sob a tirania dos governos amigos de Lula é tão crÃtica quanto os demais exemplos.
O jornalista desconsiderou a analise (correta) do prof John Mearsheimer, que previu a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2014, como uma resposta à ameaça existencial da OTAN em sua zona de influência imediata. Realpolitik na veia, amigo. Sobre as outras platitudes da coluna, não há lado certo a escolher. O mundo unipolar americano volta a ser bipolar com a ascensão da China. Isso é bom para um paÃs emergente, como o Brasil. Se tivermos bons lideres.
Concordo com a avaliação feita por outro leitor: texto pueril, mas não ingênuo. O autor usa sua argumentação muito bem, mas omite as incoerências e abusos do Ocidente dito democrático, que viu seu capital moral erodido por guerras, intervenções, conflitos e acordos com o capeta sempre que seus interesses o justificaram. Não há mocinhos e bandidos na Realpolitik, Joel. O Brasil tem adotado a postura possÃvel, dentro de seus interesses.
Talvez o ponto mais pueril do texto é achar que os Estados Unidos irão se posicionar para salvar o mundo dos interesses perversos da Rússia. Ou seja, os Estados Unidos só buscam a democracia e a paz no mundo. O autor está vendo muito filme em que os Estados Unidos salvam o mundo e com isso perdeu o senso de realidade.
Bravo!
O Putin precisa ser parado mas Bibi tem o aval dos States, UE e da imprensa ocidental, incluindo o jornalista acima, para continuar o genociddio do povo palstino.
Não existe conforto na civilização. Freud percebeu este fato e chamou, segundo a tradução de alguns, de Mal-Estar. A civilização distópica fornece disforias para todos os gostos. Quem vai parar Putin então? Será o fim da disforia na civilização?
Parar Putin? E as ojivas nucleares? Esqueceu delas? Ele é imparável, querido. Pode, no máximo, ser contido, no começo jogo que é a geopolÃtica mundial.
Sim. Concordo com tudo, Joel. E a extrema-esquerda brasileira apoia o teocrático Puttin. É muita contradição.
Qual extrema-esquerda brasileira!? O PCO? A UP? Se estiver se referindo ao atual governo de centro-direita, capitaneado por Lula, você está apenas gastando dedo no teclado para publicar baboseiras. A parceria do Brasil com a Rússia é estratégica e independe do governante de turno. Bolsonaro apoiou a intervenção de Putin na Ucrânia desde a primeira hora.
Pesquisei os textos desse colunista aqui e, para minha surpresa, não tem nenhuma falando que Benjamin Netanyahu precisa ser parado. Chega a ser impressionante, esse é o suprassumo do isentão que escreve o que o jornalismo de mercado gosta (mesmo tendo liberdade para escrever o que quiser).
Ailsson, esses artigos são publicados para desviar a atenção dos leitores do geno cida responsável pelo morticinio do povo palstino.
Quando o colunista afirma que “Putin não vai parar enquanto não for parado”, o que está a sugerir? Que a OTAN entre em guerra com a Rússia? Tem ideia das consequências de algo assim?
Rússia cresceu gigantescamente com Putin desde Yeltsin e a máfia americana de Harvard. Putin com seus defeitos e virtudes é resultado do ataque americano a Rússia pós queda do comunismo. A grande maioria do povo aprova Putin pois a qualidade de vida melhora muito. Iraque, Afeganistão e tantos outros, tivessem um lÃder como Putin, não teriam sido aniquilados pelos EUA.
Putin surfou na onda do petróleo caro. Quando o comunismo entrou em colapso, o barril do Brent mal passava de 15 dólares. Quando Putin assumiu, após a Guerra do Golfo e com o espetacular crescimento chinês, a situação era bem outra. A competência de Puti chama-se petróleo e gás caro. O resto é idolatria de extremista.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Putin só vai parar quando for parado Voltar
Comente este texto