Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Konrad Ziemowit Miotlinski

    Um artigo muito bom. Obrigado!

    Responda
  2. agatangelo oliveira

    E como parar Netaniahu, o maior genocida do Oriente Médio, meu caro amigo belicista?

    Responda
  3. adenor Dias

    Eu gostaria de saber do Joel, qual é o lado certo numa guerra! Há algum tempo o EUA invadiu o Iraque , que nem faz fronteira com a América do Norte: será que o lado mais forte EUA, era o lado certo? Quanto as eleições na Rússia, qualquer eleição em qualquer lugar do mundo, causa dúvida! Eu estou lendo o livro os donos do poder de Raimundo Faoro volume 2, e mostra como era, ou é as eleições no Brasil desde a queda do império..

    Responda
  4. José Eduardo de Oliveira

    ou envenenado como Stalin?

    Responda
  5. SERGIO AMORIM ANDRADE

    Joel, a moeda tem dois lados, meu caro.

    Responda
  6. ALEXANDRE Cunha

    Só Trump e o presidente chinês param Putin.

    Responda
    1. Eduardo Mantegazza Camargo

      Sim, Trump vai parar Putin, dando-lhe a Ucrânia de bandeja.

  7. Nilton Silva

    Algo parece estar fora da ordem, como diria um velho baiano.

    Responda
  8. Bruno Dias

    A maravilhosa ordem liberal que nos deu Gaza, Iraque, Afeganistão, golpes vários. A maravilhosa "liberdade de expressão" onde o Estado (com a conivência do capital) não precisa censurar e torturar por que controla a expressão através do deus mercado e da fábrica de consentimento da mídia. Ninguém acredita mais nessa balela, Joel, acorda. O liberalismo é uma ideologia morta e enterrada, vítima da própria incoerência e hipocrisia. Vá buscar uma alternativa ao invés de choramingar.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Ótimo comentário,Bruno. Subscrevo.

    2. MARCO Augusto

      Comentário de extremista canhoto que adora um tiranete comuna tipo Chaves, Maduro, Fidel e passa pano no genocida Putin kkkk

  9. Antônio João

    Joel professa a ideologia das guerras, desde que o homem saiu das cavernas, há sempre a mesma justificativa. E o homem segue matando o homem, em nome da paz.

    Responda
    1. Samuel Pacheco

      Como se você mesmo não tivesse fazendo a mesma coisa, na batalha dos comentários, provando exatamente o que você quer dizer que é errado.

    2. ALEXANDRE Cunha

      O animal irracional briga por sexo e alimentos, alguns para mostrar que tem mais força, o animal racional inventou o dinheiro e esqueceu que só vive cem anos. É pior que os irracionais.

  10. EUNICE MITSUE SIOTANI

    Só pela obra do acaso. Nenhum genial humano e nem IA conseguem parar este Vlad do século XX.

    Responda
  11. Samuel Pacheco

    É claro que um monte de brasileiros desfrutando de uma democracia confortável vão vir aqui comentar besteiras sobre esse artigo muito lúcido e bem contextualizado, diferente do Igor Gielow que só repete propaganda russa. Todos seriam presos na Rússia.

    Responda
  12. Tadêu Santos

    PORQUE DESVIARAM ESTE COMENTÁRIO PARA MODERAÇÃO??? Com o teatro eleitoral, O PUTIN É O 'DITADORCRATA' MAIS ESPERTO! Agora só falta o Trump se eleger para a Rússia invadir a Ucrânia e também a Polônia, naturalmente que o Trump com os potenciais erros que cometerá contra a estabilidade yankee, certamente sofrerá impeachment...estará deflagrada uma crise mundial sem precedentes entre ocidente e oriente!!!

    Responda
  13. José Cardoso

    No caso do Putin, muito de seu apoio vem exatamente de sua imagem de mantenedor da ordem, e esmagar a oposição ajuda essa imagem. Ao contrário do lema positivista, é o temor por princípio, por base e por fim.

    Responda
  14. Arthur Bagatini

    E como não será parado, ele não vai parar. Ele tem a seu favor o maior arsenal atômico do planeta.

    Responda
    1. Ciro Lauschner

      Se experimentar usá-lo explodirá dentro da Russia e adeus mãe Russia. Hoje existe mais coisas do que supõe a vã filosofia dos países párias.

  15. Alberto Melis Bianconi

    Tem algo de verdadeiro na coluna lamurienta do Joel: O Ocidente assiste passivo enquanto a ordem mundial liberal se esfacela. Assiste passivo, porque não está disposto a enfrentar seus erros: Netanyahu por acaso vai parar por si mesmo? O esfacelar da tal ordem liberal, tal como se dá, apenas nos diz que era mantida à força, na base do poderio bélico do ocidente. O filósofo de peixaria diz que o Brasil não está preparado para a nova ordem! Ele acredita que tem algo a dizer a respeito. Um pândega.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Eis aqui um folclorico filosofo fefelechiano, preso aos seus dogmas, que lê mas não assimila, e se assimila, algo apenas para satisfazer seu delirio pessoal.

  16. Gilberto Rosa

    Joel representa a democracia da manipulação, aquela que face, insta, Twitter, Google americanas juntamente com Folha 64 e Globo, podem manipular a vontade, e se não der certo, sempre tem um golpe travestido. Essa é a democracia ideal do império.

    Responda
  17. Hercilio Silva

    O conflito nos afeta, tomar lado contra a Rússia poderia matar o agronegócio sem seus fertilizantes. Afora questões objetivas, o autor defenderia a mesma política contra os autoritários de direita que estão por aí e aqui a ameaçar a paz mundial? O autor defenderia o fim das sanções contra Cuba? Que só existem porque os EUA a consideram parte do seu quintal?

    Responda
  18. Rodolfo Smaran

    Bela análise parcial. Será que esses "articulistas" se dão ao trabalho de estudar aquilo que pretendem comentar? Recorta, cola e revisão do ChatGPT é mais fácil.

    Responda
  19. Jarbas Pelodan

    "Sairemos de um mundo baseado na autodeterminação dos povos dentro de uma estrutura (sempre imperfeita) de defesa dos direitos humanos e da diplomacia para um em que vale a lei do mais forte de pegar, violentamente, o q considera seu." Pacífico Tio Sam que sabota e espiona os parceiros; Brasil, Alemanha, etc. Q destrói o Iraque sem aprovação do Conselho de Segurança da ONU com motivos forjados, q financia grupos para desestabilizar os países que deseja a troca de seus lideres Ucrânia, Líbia, etc

    Responda
  20. Amelides Santos

    Vergonha alheia. Ignorante ou vendido?

    Responda
  21. Antonio Luiz Silva de Mello

    O que esse cidadão jornalista de narrativas dominantes prontas esquece é que não há império humano que dure pra sempre, o americano está chegando ao fim. Putin, Jinping, Kim Jong-un, Entahim Raisi, Bashar al-Assad são homens fortes que resolveram enfrentar a moeda americana chamada democracia. Com certeza é por isso que nunca cairam.

    Responda
  22. Antonio Luiz Silva de Mello

    O que esse cidadão jornalista de narrativas dominantes prontas esquece é que não há império humano que dure pra sempre, o americano está chegando ao fim. Putin, Jinping, Kim Jong-un, Entahim Raisi, Bashar al-Assad são homens fortes que resolveram enfrentar a moeda americana chamada democracia. Com certeza é por isso que nunca cairam.

    Responda
  23. Antônio João

    Joel sugere o enfrentamento bélico com a Rússia, forma típica do ser humano de perpetuar conflitos e continuar matando, é a lei do mais forte, que deixa sequelas insanáveis, para mais a frente retornar em forma de vingança. A desculpa é sempre a mesma, o outro lado só entende a lei das armas, assim devo eliminá-lo primeiro, e a humanidade segue se autodestruindo.

    Responda
  24. Antonio Luiz Silva de Mello

    Se vale a pena usar da força para realizar suas ambições? Abra seu outro olho, olhe para o outro lado e pergunte a Netanyahu e a Biden.

    Responda
  25. Expedto Santos

    Texto magnifico. Análise correta do rumo que as coisas ocorrerão se as democracias não agirem. Putin precisa ser parado ou voltaremos à barbárie. A direita, não nos esqueçamos, age igualzinho, para ter um mundo à sua feição e também os regimes dito de esquerda. Só a democracia liberta.

    Responda
  26. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Seu Fonseca esqueceu de tecer elogios à Zé Lensky , o comediante dublê de Presidente que está transformando o próprio país num amontoado de cinzas e escombros . A indústria bélica norte americana e europeia agradecem o empenho deste que comunga do “ american way of life “ com o sacrifício de vidas alheias .

    Responda
  27. Frederico Goulart

    O autor fala em mundo de paz no mesmo texto em que endossa a entrada na OTAN de 3 países, antes neutros, agora bases americanas. Difícil a incoerência né não?

    Responda
  28. Eduardo Mantegazza Camargo

    Entre cair nas mãos de neonazis apoiados pelo Ocidente, como aconteceu com a Ucrânia há cerca de dez anos, e Vladimir Putin, os russos estão mais do que corretos em dar total apoio ao seu melhor governante em séculos.

    Responda
    1. Eduardo Mantegazza Camargo

      Rodrigo, você está certo - eu considero Putin aceitável para os russos (e 85% dos russos o aprovam, segundo pesquisadores independentes). Para os russos, bem entendido!? Russos que, desde o século IX, quando a Rússia se consolidou como nação, só tiveram autocratas no comando e, portanto, desconhecem completamente as maravilhas da democracia liberal burguesa. Para o Brasil, Putin não serviria, por essas razões, digamos, culturais. Quanto a ser ruim viver na Rússia atual, há controvérsias.

    2. RODRIGO NAFTAL

      Entendi o seu ponto. Vc chama o Bolsonaro de fascista, mas ao mesmo tempo aprova um autocrata como Putin. A ditaduras sempre é justificavel para os regimes amigos e principalmente se vc não vive nela.

  29. RODRIGO NAFTAL

    Joel. Muito bom o seu texto..Cada vez mais, os regimes autocráticos ganham visibilidade. É constrangedor ver a forma equivocada com que o Brasil conduz a sua política externa, alinhando-se cada vez mais a regimes autocráticos. A democracia passa a ser apenas uma regime de conveniência. Importante internamente, pois graças às suas bases, Lula conseguiu assumir. Mas externamente, invoca-se a autodeterminação dos povos, claro quando interessa, para manter uma posição conivente com ditaduras.

    Responda
    1. Eduardo Mantegazza Camargo

      A confirmação da minha observação de que leitores da FSP criticam Lula por criticar: por que, especificamente, a política externa de Lula é pior do que a de Bolsonaro, que, durante quatro anos conduziu o Brasil ao pariato internacional e vivia se esfregando com neonaz!stas, enquanto brigava com a UE e com os vizinhos da AL, fazia chacota da China, desprezava a África e afrontava nossos parceiros do Oriente Médio?

    2. RODRIGO NAFTAL

      Eduardo, nunca votei em Bolsonaro. Nunca votarei. Nem nos seus discípulos. O pragmatismo de Lula na politica exrerna é só até a página 2. A propósito, infelizmente, em relação à política externa, Lula sou ao foi pior do que Bolsonaro.

    3. Eduardo Mantegazza Camargo

      Você critica o Brasil - alvejando especificamente o governo Lula, como é de praxe entre os assinantes da FSP - por fazer exatamente o que fazem as nações "democráticas" do "Ocidente" em sua relações internacionais. Chega a ser surreal a vontade de criticar (saudades do bolsofasc!smo!?). Fica calminho aí que, em 2031, Lula será sucedido por Nikolas Ferreira. Aí, quem sabe, vocês liberais ficarão felizes.

  30. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Segundo Fonseca , a entrada de alguns países na OTAN , “ é a única saída segura para quem valoriza sua independência” . Independência de quem , seu Fonseca ? A mesma da Europa Ocidental que agora depende do gás norte americano a preços estratosféricos ? O texto é risível do único ao fim .

    Responda
  31. Pedro Luis S C Rodrigues

    Que ingenuidade ridicula, Nunca saimos do mundo da lei do mais forte. No fim o que vemos agora é só o ciclo normal da politica: Tempos dificeis criam homens fortes, homens fortes criam tempos faceis, tempos faceis criam homens fracos, homens fracos criam tempos dificeis. Gente que acreditou, ou fingiu, que a força não era mais dominante e que milita pra solapar as bases da sociedade em que vivem são a causa do problema. Tempos sombrios a frente, embora ainda deva demorar décadas

    Responda
  32. José Bernardo

    Concordo integralmente. Com sua invasão, putin inaugurou no mundo uma perigosa era de retrocesso. Mas é sempre intrigante observar como muitos que, por razões humanitárias, corretamente condenam a ação de imposição pela força de I em Gaza, diante da imposição pela força de putin mudam uma chave no cérebro e, instantaneamente esquecendo razões humanitárias, começam a evocar razões geopolíticas para justificá-lo...

    Responda
  33. Gregorio Amarante

    Bolsonaristas e petistas unidos, chupando o coturno do Putin.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      O exemplo vem de cima: bolsonaristas e petistas macaqueiam os respectivos boiadeiros, ambos reputados lambe-botas de autocratas.

  34. lilian santos

    Só um burraldo como zelesky para achar que peitar a Rússia com a ajuda dos americanos botaria o putin na jaula kkkkkk na verdade a Ucrânia foi manipulada pelos americanos e estes são os verdadeiros perdedor da guerra....

    Responda
    1. Joao Cellos

      Realmente, Lilian. Os Estados Unidos estão usando a Ucrânia para mais uma guerra por procuração. E tem gente que não enxergam isso.

    2. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

      Zé Lensky é uma especie de Guiadó . Trump tinha seu pequeno dog de estimação e Biden também tem o dele .

    3. Dênis Marcelo Gomes Alonzo

      Então, no seu ponto de vista, à Ucrânia, que é um país bem pequeno invadido por uma das maiores potências militares do mundo, só restariam duas opções: LUTAR SOZINHA (sem "manipulação" de outros países) ou então RENDIÇÃO TOTAL À RÚSSIA? Nossa, brilhantes estratégias! Lembra aquela genial solução: "pra que ir ao médico? Todo mundo vai morrer mesmo!"

    4. Luiz Carlos D Oliveira

      Gregório aprenda que isso aqui não é concurso e nem todos tem tempo pra corrigir, além do corretor pra ajudar a atrapalhar

    5. Gregorio Amarante

      Aprenda a diferença entre singular e plural antes de se aventurar por assuntos mais complexos que fogem da sua compreensão, Lilian.

  35. MAURO CESAR

    Enquanto isso, o Bibi Netanyahu continua tendo apoio do PIG para dizimar os palestinos.

    Responda
    1. RODRIGO NAFTAL

      Enquanto isso, a esquerda em massa apoia às ações do H A M A S, e morre de simpatia pelo Irá.

  36. Giovani Ferreira Vargas

    Força, Rússia! Coragem, Putin!

    Responda
    1. Dênis Marcelo Gomes Alonzo

      Ah?

  37. Mario Habka

    Putin é um estrategista brilhante Negociou com a China uma parceria forte A Europa saiu perdendo e irá perder muito mais

    Responda
  38. Paulo César de Oliveira

    Putin nao vai viver para sempre e espero que, num futuro não muito distante, Ucrânia e Russia possam fazer parte da Otan e da União Europeia, com russos podendo morar e trabalhar na Ucrânia e vice-versa. A Europa ganharia com energia russa barata e com um grande mercado russo para suas exportações. A Rússia não é a URSS de Stalin; não precisa ser contida mas integrada à Europa. Putin considera que a guerra da Ucrânia começou em 2014, com o golpe que derrubou o governante pro-russo.

    Responda
    1. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

      Ah , claro. A Rússia e a Ucrânia entrariam para a OTAN para defender o planeta de uma invasão extraterrestre alienígena .

  39. Paulo César de Oliveira

    Putin nao vai viver para sempre e espero que, num futuro não muito distante, Ucrânia e Russia possam fazer parte da Otan e da União Europeia, com russos podendo morar e trabalhar na Ucrânia e vice-versa. A Europa ganharia com energia russa barata e com um grande mercado russo para suas exportações. A Rússia não é a URSS de Stalin; não precisa ser contida mas integrada à Europa. Putin considera que a guerra da Ucrânia começou em 2014, com o golpe que derrubou o governante pro-russo.

    Responda
  40. Marcos Benassi

    Xiiiiiii, Joel, de tudo que cê falou, os que estão de fato barbarizando são Russia e Iiissrael. O resto, é futuro incerto. O "lado certo" é Ucrânia e Pppaalestina? Se for isso, vá lá. Apoiar a ONU e gritar, sempre, por uma coalizão internacional efetiva contra a violência? Por mais diplomacia e menos militarismo? É isso?

    Responda
    1. RODRIGO NAFTAL

      Marcos, você é sempre muito ponderado, mas não há como colocar na mesma prateleira Israel e a Rússia. De fato, às ações da direita de Israel devem sim ser criticadas. Contudo, Israel sofreu um ataque comandado por uma organização que despreza a vida e que oprime a sua própria população. Que a utiliza como escudo humano. A Rússia iniciou a guerra e é comandada por um despota A situação da população que vive sob a tirania dos governos amigos de Lula é tão crítica quanto os demais exemplos.

  41. Henrique Marinho

    O jornalista desconsiderou a analise (correta) do prof John Mearsheimer, que previu a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2014, como uma resposta à ameaça existencial da OTAN em sua zona de influência imediata. Realpolitik na veia, amigo. Sobre as outras platitudes da coluna, não há lado certo a escolher. O mundo unipolar americano volta a ser bipolar com a ascensão da China. Isso é bom para um país emergente, como o Brasil. Se tivermos bons lideres.

    Responda
  42. Andre Rypl

    Concordo com a avaliação feita por outro leitor: texto pueril, mas não ingênuo. O autor usa sua argumentação muito bem, mas omite as incoerências e abusos do Ocidente dito democrático, que viu seu capital moral erodido por guerras, intervenções, conflitos e acordos com o capeta sempre que seus interesses o justificaram. Não há mocinhos e bandidos na Realpolitik, Joel. O Brasil tem adotado a postura possível, dentro de seus interesses.

    Responda
  43. Joao Cellos

    Talvez o ponto mais pueril do texto é achar que os Estados Unidos irão se posicionar para salvar o mundo dos interesses perversos da Rússia. Ou seja, os Estados Unidos só buscam a democracia e a paz no mundo. O autor está vendo muito filme em que os Estados Unidos salvam o mundo e com isso perdeu o senso de realidade.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Bravo!

  44. Marina Gutierrez

    O Putin precisa ser parado mas Bibi tem o aval dos States, UE e da imprensa ocidental, incluindo o jornalista acima, para continuar o genociddio do povo palstino.

    Responda
  45. Adalto Fonseca Júnior

    Não existe conforto na civilização. Freud percebeu este fato e chamou, segundo a tradução de alguns, de Mal-Estar. A civilização distópica fornece disforias para todos os gostos. Quem vai parar Putin então? Será o fim da disforia na civilização?

    Responda
  46. roberta melissa oliveira sales

    Parar Putin? E as ojivas nucleares? Esqueceu delas? Ele é imparável, querido. Pode, no máximo, ser contido, no começo jogo que é a geopolítica mundial.

    Responda
  47. Telma Saraiva

    Sim. Concordo com tudo, Joel. E a extrema-esquerda brasileira apoia o teocrático Puttin. É muita contradição.

    Responda
    1. Eduardo Mantegazza Camargo

      Qual extrema-esquerda brasileira!? O PCO? A UP? Se estiver se referindo ao atual governo de centro-direita, capitaneado por Lula, você está apenas gastando dedo no teclado para publicar baboseiras. A parceria do Brasil com a Rússia é estratégica e independe do governante de turno. Bolsonaro apoiou a intervenção de Putin na Ucrânia desde a primeira hora.

  48. AILSSON FLORIANO P CAMARGO

    Pesquisei os textos desse colunista aqui e, para minha surpresa, não tem nenhuma falando que Benjamin Netanyahu precisa ser parado. Chega a ser impressionante, esse é o suprassumo do isentão que escreve o que o jornalismo de mercado gosta (mesmo tendo liberdade para escrever o que quiser).

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Ailsson, esses artigos são publicados para desviar a atenção dos leitores do geno cida responsável pelo morticinio do povo palstino.

  49. Alexandre Dias

    Quando o colunista afirma que “Putin não vai parar enquanto não for parado”, o que está a sugerir? Que a OTAN entre em guerra com a Rússia? Tem ideia das consequências de algo assim?

    Responda
  50. Gilberto Rosa

    Rússia cresceu gigantescamente com Putin desde Yeltsin e a máfia americana de Harvard. Putin com seus defeitos e virtudes é resultado do ataque americano a Rússia pós queda do comunismo. A grande maioria do povo aprova Putin pois a qualidade de vida melhora muito. Iraque, Afeganistão e tantos outros, tivessem um líder como Putin, não teriam sido aniquilados pelos EUA.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Putin surfou na onda do petróleo caro. Quando o comunismo entrou em colapso, o barril do Brent mal passava de 15 dólares. Quando Putin assumiu, após a Guerra do Golfo e com o espetacular crescimento chinês, a situação era bem outra. A competência de Puti chama-se petróleo e gás caro. O resto é idolatria de extremista.