Opinião > Corrupção investigada pela Lava Jato foi real Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Excelente posicionamento do colunista. Fingem que não houve corrupção. Que as empresas devolveram dinheiro porque são boazinhas. Réus confessos. Provas e mais provas. Que os EUA processou e ganhou milhoes das Petrobras devido as fraudes. Corrupção incrustada nos 3 poderes. Tudo prejudicado por megalomanÃacos que objetivavam cargos públicos. Paladinos da justiça se tornaram o vÃés que livrou corruptos. E o mais incrÃvel é que as provas que levaram a bancarrota da LJ foram obtidas ilegamente.
Bobagem! A Lava Jato foi uma CONSPIRAÇÃO que prendeu uma dúzia de figurões e blindou muitas figurinhas (Serra, FHC, Aécio...), blindou banqueiros e amigos da gangue de Curitiba, num Grande Acordo com Supremo com tudo só pra prender Lula, 1 inocente, e eleger o monstro. Os delatores eram obrigados a incriminar Lula nos depoimentos. A Lava Jato quebrou empresas, trouxe prejuÃzo de bilhões ao paÃs. Todos os promotores e juÃzes (Deltan, Moro, gangue) foram corruptos, em busca de grana e fama.
Folha com saudade de 64!
Opinião perfeita. Doa a quem doer. Sentiu?
"Neste momento, o mais proveitoso é recordar que o esquema de corrupção investigado foi real —para não vê-lo repetido." OK, é uma escolha, mas a minha é outra: Neste momento, o mais proveitoso é recordar que todo o trabalho da operação foi abaixo por conta de desrespeito ao devido processo legal, ocasionado por egos inflados, distorções na percepção e abusos da mais variada ordem. Cumpre que a lei seja respeitada, sempre.
"Uma mentira é uma mentira. Duas mentiras são, ainda, só duas mentiras. Três mentiras, isto já é politica". (provérbio árabe)
operação lava gatos ou lava ratos? e eles voltaram governo como Tom & Jerry, mas agora mais do que nunca coleguinhas de olho do cofrão do Tio Brasil, com as suas patinhas em ação.
Em bh um o lendario kafunga dizia q no brasil o errado é o certo e certo é o errado. Poizé.
Resta duas conclusões. Lula, Dilma e equipes jamais foram julgados pelos crimes que cometeram, principalmente com relação a Petrobrás. SÃtio, duplex de Guarujá e pedaladas foram fatos menores. Houvesse a adoção da Teoria do DomÃnio do Fato, certamente a alta cúpula do PT não teria sobrevivido. Outra conclusão. A resposta a roubalheira veio na eleição de Bolsonaro. Desastre. Para de reverter o desastre o sistema optou pelas descondenações, em desrespeito ao processo legal e com provas ilÃcitas.
Corrupção nos governos do PT nunca existiram, não houve mensalão, não houve petrolão, é tudo calúnia e difamação! Os criminosos eram os procuradores chefiados pelo Dallagnol e pelo juiz Sergio Moro que estavam tramando para tira o PT e seus comparsas das eleições. Esta é uma grande banana republic e que tem o judiciário mais caro do mundo em relação ao PIB e sem qualquer eficácia.
Quem se lembra da privataria tucana, da máfia da merenda, das reportagens do Paulo Francis sobre a corrupção da Petrobras no governo FHC?
No que você está remexendo, para que nenhum comentário passe?!
Não toque nesses assuntos aqui, os jovens podem querer saber o que foi tudo isso.. ...
Oh, Antonio, não toca nesse assunto aqui. Já pensou se os estagiários resolvem remexer este lixo?!
Quem se lembra do Duda Mendonça confessando que ou aceitava receber pagamento do PT em dólares no exterior ou não recebia? Com certeza era dinheiro lÃcito e declarado. E dos pixulecos do Vaccari inocentado e reabilitado? E das palestras carÃssimas bem lavadas do "capo di tutti i capi" dos quais inexistem gravações ou publicações? É tudo calúnia.
Agradeço a sua educação, com o diálogo respeitoso, e isso é importante.
Antonio. Não sei o que te responder creio que tendo dito que não há vestais na zona, disse tudo. Quanto a catedrático, não tenho preconceito neste sentido. Eu não sou. Porém acho que Lula teve toda a oportunidade de se instruir durante vinte anos como presidente de sindicato e não o fez. Agora sofre de megalomania despejando pérolas sobre assuntos que não domina. Mas, não é este o debate. Apenas lhe respondi por educação porque você perguntou.
Tudo bem, não é indignação; é constatação e isso eu também concordo. Mas vemos a LJ, com o discurso de anticorrupção que tanto motivou ódio, usando o Estado como instrumento para a politicagem e perseguição, tentando desviar bilhões numa fundação, e não lhe vejo tampouco constrangido. Afinal de contas, vc só viu o PT fazer ''discurso de anticorrupção'', e se locupletar no poder? Um presidente não pode ter uma casa de campo e um apartamento? Se o Lula fosse catedrático, vc teria a mesma opinião?
Antonio. Não estou indignado apenas constatando. O Brasil sempre foi corrupto. Você quer me enquadrar numa categoria dizendo que eu só critico o PT. Pode até ser. Mas foi o único partido que se autoproclamou como o "partido da ética na polÃtica" e começou a governar com o mensalão. São todos farinha do mesmo saco. Não há vestais na zona.
Quem dera, Peter, se sua ''indignação'' fosse contra injustiças, e não contra o PT. Eu sou contra injustiças, e sei que existem corrupção em todas as esferas; basta ver o Lira e seus aliados pressionando o governo. Mas isso não lhe deixa indignado. Você só é anti-petista, não é contra injustiças e corrupção. Pois nunca li uma crÃtica, ou uma lembrança de corrupção de outros polÃticos. Ter ódio é irracional, mesmo que tenha um verniz racional.
* que o que escrevi....
Antonio. O espaço é limitado por comentário. Houve, sim, privataria tucana. Porém, estamos discutindo Lava Jato. Agradeço por você não ter dito que a minha memória "seletiva" é falha. Você deixou implÃcito que eu escrevi está correto.
Quem se lembra da privataria tucana? Memórias seletivas...
Depois que descondenaram o cara depois de ser considerado culpado por vários juÃzes e instâncias e o elegeram presidente através das urnas do TSE, tudo mudou, bilhões de multas perdoadas, recondução das mesmas empresas na refinaria Abreu. Triste paÃs. Acabaram com a maior investigação anti corrupção em benefÃcio próprio
Mas apesar dos desmentidos, existiu corrupção e também impunidade de poderosos.
Editorial porreta, como falam os baianos! Comparar os equÃvocos da lava jato e o nÃvel de corrupção esclarecida é como comparar uma formiga a uma manada de elefantes! A polÃtica brasileira despreza a inteligência da população, quando tenta negar tamanhas evidências!
Editorial risÃvel para dizer o mÃnimo. Hipocrisia deslavada.
Enfim a Folha esclarece o crime de Lula: o ex-presidente mantinha relações demasiadamente próximas com grandes empreiteiras do esquema. Foi o que sobrou dos 10 anos da operação criminosa conduzida de Curitiba! Minha mãe dizia que o pior cego é o que não quer ver, e eu percebi que pior era quem só via o que queria ver. Mais, esse defeito não se limita à pessoas naturais, mas afeta instituições! Mesmo assim ela se viu forçada a apenas insinuar, demasiadamente próximas!! Imptensa mar(autocensura)
Se há alguma graça nessa tragédia lulista é ver a petezada toda ouriçada. kkkk.
Caro, uma das coisas que abomino é devoção a polÃtico. Pra mim Bolsonaro = golpismo x Lula = corrupção. Na juventude, militância polÃtica custou a vida de amigos, ditadura x luta armada. Esse é o mal do paÃs.
Engraçado mesmo vai ser ver a reação de seu mito atraz das grades... temo apenas que Xandão censure as imagens.
Coluna irretocável. Repleta de fatos e no resumo do que foi a LJ. A população sentiu que ali poderia haver o sonhado levante contra o gigante da corrupção. Mas o sistema deu a mão para salvar o braço. E agora querem a mão de volta, com o perdoou geral dos acordos de leniência e multas impostas. Até Youssef está requerendo o seu quinhão. Tudo isso sustentado pelas narrativas negacionistas de fãs de corruptos contumazes. Corruptos que tiram a chance do pobre ter mais saneamento, saude e educação.
Alberto, ta sofrido hoje né? Corrupção nos hospitais federais, casos recordes de Dengue, Lula boquirroto falando do seu próprio Deus, dólar acima de R$5, Nisia chorona e Boulos derretendo nas pesquisas. Não é fácil ser petralha.
Como eu disse, vê o quer ver, lê o que bem entende, esteeja escrito ou não, e escreve qualquer tolice porque a internet aceita qualquer coisa.
A corrupção foi real não, a corrupção é real no Brasil desde sempre! A Lava jato é que foi surreal pois sob o manto de combate à corrupção escondia um projeto polÃtico que tantos males trouxe ao Brasil, que ainda sofre seus efeitos!
A corrupção trazida da lava-jato foi meio real, real pela metade. Foi real quanto aos desvisram dinheiro da Petrobras mas falsa na identificação dos beneficiários dos recursos.
A mentira da falha, como sempre, é colocar Lula onde ele não esteve. Lula não foi condenado por "relações próximas" a empreiteiras, como diz o escrevinhador. Lula foi condenado por um sÃtio com pedalinhos e um triplex no Guarujá que nunca foram dele e valiam menos do que o bozo gastou de cartão corporativo. A condenação se deu porque um juiz com sede de poder, apoiado pela mÃdia golpista, e cercado de procuradores mal intencionados resolveu que ia ser assim e pronto.
Pior que a relação com os Pastores não tem.
Mas veja só, eram relações demasiadamente próximas! Se bobear frequentavam moteis!
As delações no âmbito da Lava Jato foram claramente forçadas. Diante de prisões preventivas ad aeternum, investigados foram obrigados a delatar com condições pré determinadas pelos procuradores. Mudaram o conteúdo das delações, conforme exigência do MPF( era obrigatório mencionar Lula) para a aceitação da proposta. Léo Pinheiro( OAS ) inocentou Lula na primeira delação. Em consequência, teve sua pena aumentada. Ameaçaram prender familiares. Ele mencionou o Lula e foi solto. Como confiar nisso?
A corrupção foi real e deve ser sempre lembrada e combatida, como também é necessário investigar a razão do resultado trágico de destruição cirurgica da indústria pesada de construção de óleo e gás do paÃs , padrão internacional, jogando milhões de brasileiros especializados na ubberizacao, qual a motivação , terá sido só a ambição pessoal e messiânica da LJ ou atendeu a outros interesses, 10 anos é tempo mais que suficiente para esse jornal investigar e responder .
Se ao invés de ter participado neste conluio, a Lava Jato tivesse perseguido esse jornal que sempre teve privilégios de publicidades, a ''opinião isenta'' seria outra, muito diferente. Quando leio este tipo de coisa, lembro-me de parceria parecida na Ditadura de 1964, quando este jornal reacionário emprestava veÃculos para a OBAN, órgão de repressão do Exército. Nada como uma boa lembrança de quem é quem nessas tenebrosas transações.
Esta f ol ha descreve Lula como condenado, e diz que as condenações foram hoje anuladas. Mas não diz que foram anuladas porque foram decisões de um juiz parcial! Parece que a palavra de ordem agora para os j or n ai s que haviam sustentado a grande f ar sa jurÃdica e polÃtica é continuar passando a imagem falsa do Presidente Lula condenado, ao arrepio da lei!
O grande erro foi o Moro ter aceito o convite para o ministério. Bastava agradecer pelo convite e recusar, se guardando para uma eventual vaga no STF. Como dizem no tênis: um erro não forçado.
Não foi convite. Foi conluio. Moro publicou a delação premiada mentirosa do Pallocci dias antes das eleições de 2018. Máfia! A sorte é que o inelegÃvel não convive muito tempo com ninguém é um belo dia põe fogo no paiol.
E isso tornaria verdadeiro o que antes não havia acontecido? Não faz o menor sentido.
Moro divulgou a delação premiada do Pallocci próximo à s eleições de 2018 em troca do cargo de ministro, com promessa de uma vaga no STF. A sorte é que o inelegÃvel não confia em ninguém e se livra de qualquer um que brilha mais do que ele. Máfia, com participação do governo estadunidense.
O grande erro de Moro foi ser um juiz parcial! Provavelmente a serviço de forças econômicas e polÃticas ainda por serem completamente esclarecidas por uma imprensa investigativa ou, quem sabe, pela abertura daqui alguns anos dos arquivos do govermo estadunidense.
A Corrupção investigada pela Lava Jato foi real. Essa é uma conclusão cristalina para qualquer pessoa que não é simpatizante, filiada a partidos ou indicada a cargos por polÃticos. O nosso carÃssimo aparato judicial com 4 instâncias deu uma péssima sinalização para a sociedade, e pior ainda, praticamente sepultou qualquer eventual arroubo de interesse público de servidores concursados que detectarem situações não republicanas praticadas por nossos polÃticos: não mexam com os poderosos.
E ainda vai ser forçada a identificar, peça por peça, os envolvidos como esquema de Sergio Moro, em todas as instâncias. O judiciário continua devendo explicações.
O prejuÃzo que ela causou foi 40x maior...que lições podemos tirar da lava jato?
A Lava-jato gerou prejuÃzos para economia, mais de 100 bilhões de reais, prejudicou empresas brasileiras, gerou desemprego de milhares de trabalhadores. Mas isso a FLSP não mostra.
Segundo alguns a Lava Jato, tendo a mÃdia corporativa como carro chefe, a corrupção na Petrobrás começou no governo Lula, antes conforme acordo costurado nos bastidores foi proibida a devassa por razões óbvias, e não foi um conjunto de investigações capitaneada pelo MPF e o judiciário do Paraná com viés, ranço e aversão polÃticos. Ria e o mundo rirá com vc.
Esse tipo de texto é como tentar defender a violência policial argumentando que a 'criminalidade é real'. O jornal finge esquecer que ilegalidades cometidas por agentes do Estado são sempre, necessariamente, muito mais graves e condenáveis. São grupos financiados com os nossos impostos, agindo com as armas e prerrogativas entregues pela sociedade, para executar projetos particulares - com qualquer pretexto que seja. A Folha mostra que segue alinhada com a mesma visão de mundo que tinha em 64.
Há um nÃtido trabalho de desqualificação do governo Lula promovido pelos mesmos atores que deram o golpe na presidente Dilma, quais sejam o mercado financeiro, a mÃdia corporativa e a burguesia de uma forma geral. A história se repete, basta que haja uma pequena melhora social, que a casta entra em polvorosa e se sente perdedora do controle. Neste momento a corrupção grassa no ecossistema das emendas parlamentares, nas empresas de apostas, capitaneadas pelo deputado Lira e o silêncio impera.
Mais real foi conluio entre magistrado, procurador e mÃdia para criar factóides que justificariam as ilegalidades cometidas.
Não há diferença entre lavajatismo e bolsonarismo.
O conluio entre magistrado, procurador e mÃdia também foi real.
Só para lembrar a Petrobrás nesse perÃodo teve um faturamento de 3 trilhões de reais!!!, a corrupção representou 0,05% do faturamento. O remédio foi muito amargo!!!
A corrupção e roubalheira de dinheiro público foram reais, mas, os laddrões do PT estão tentando se fazer de vÃtimas.
Com esse editorial esdrúxulo, que praticamente faz a defesa de foras da lei como Moro e Delagnol, a Folha, definitivamente, se coloca ao lado dos criminosos que estão destruindo por dentro o sistema judiciário e a democracia. A Folha se une ao golpe.
Boa, Folha. Escancare os ossos deste cad aver que os pet ebas querem esquecer. Como outros quase esquecidos, do ABC.
Mais real foi conluio entre magistrado, procurador e mÃdia para criar factóides.
Quem acabou em primeiro lugar com a Lava Jato foi a Folha.
Maldita imprensa golpista, sempre golpista. Quem patrocina esta mÃdia, são os mesmos empresários que patrocinaram o golpe.
A Folha foi a primeira a acabar com a Lava Jato, ao revelar conversas privadas entre promotores e o juiz, as quais foram obtidas ilicitamente, permitindo ampla reação da classe polÃtica e, ao final, o sepultamento pelo STF. A Folha tem sua responsabilidade histórica.
A FSP deveria apresentar sua mea culpa por apoiar incondicionalmente o sistema de delações fabricadas pela lava-jato com o claro intuito de provocar uma hecatombe na polÃtica e retirar Lula das eleições de 2018. É nada mais que um jornaleco, onde pontualmente se podem ouvir algumas vozes isoladas com alguma consistência. Os editoriais são, em regra, lamentáveis obras do reacionarismo, da nostalgia de um idÃlico mundo talhado pelo superado consenso de Whashington.
Que hávia muita coisa errada não há dúvida. A forma que foi conduzida a lava jato é discutÃvel, quem são os culpados, a justiça está absolvendo todo mundo, quem somos nós pra afirmar o contrário.
Somos seres pensantes que vimos com nossos próprios olhas figurões da polÃtica e da iniciativa privada reconhecendo ilÃcitos. Houve abuso mas temos que entender que o outro lado abuso todos os dias e aà parece normal.
Deculpe Pedro, mas não foi discutÃvel, foi criminosa. A justiça ainda deve explicaçoes... qual a punição do juiz e dos procuradores carreiristas?
A imprensa teve todo o perÃodo do inominável para pensar e refletir sobre seu papel que é investigar os fatos, apurar as informações e contradições, mas agiram como informantes ( press-relase) destes " honrados heróis macunaimicos". E parece que não fizeram sua " alto-critica" e não aprenderam. Continuam a levantar a bola da extrema direita. Talvez fazer as pazes com seus antigos leitores desavisados, desesperancosos, doentes e alucinados...
Foram LuÃs...40x maior que o " recuperado"
Ou seja para voce os excessos da Lava jato foram abominaveis, porem os excessos de nossos polÃticos e elite dia sim dia não com anuência de juÃzes e promotores e nesses casos você não recrimina. Interessante seu ponto de vista.
curioso para saber o que a folha diria em editorial caso tivesse sido a vÃtima dos referidos abusos. consideraria retrocesso sua revisão?
Sabemos, editorialista, sua motivação em citar textualmente Lula e Dilma parecendo que tinham participação na Corrupção. Aquilo era um esquema interno de polÃticos de vários partidos. Agora vem cá rsrs O senhor algum dia terá a coragem de falar sobre a fraude nas Americanas cujo prejuÃzo ultrapassou 50 bilhões de reais? Imprensa amarrada por mercado financeiro e econômico não tem essa liberdade de crÃtica correto? Bozo dando o golpe teria a Folha de novo militares infiltrados? Tô achando q sim
Se os investigadores, procuradores e o executor foram arbitrários, corruptos, criminosos, sem respeitar o devido processo legal, presunção de inocência e crime de lesa pátria e até traição por levar provas contra o estado que eles representam, qual foi o saldo positivo da lava jato? " recuperaram" 6 bilhões de reais de desvios promovidos pelas empresas, sendo que 2,5 B sumiram e nem eles sabem onde foi parar. Perda de arrecadações na ordem de 70B no perÃodo, 5 M de empregos
É isso mesmo, Fogaça.
Perdas de 175B em investimentos ( refino, fertilizantes, plataformas, fundo de estabilização etc;) que culminou com a anti-politica e o mon stros da caixa de pandora da extrema direita, perdas imensas de engenheiros e técnicos que custaram muito para educar, empresas de grande know-how industrial e de infraestrutura, perda de 3p.p de PIB de 2014 até 2019 ( fonte diee se)
Hoje a folha passou de todos os limites. Seceu conheço um cara desonesto eu também sou desonesto, folha?
A golpista Folha, ainda tenta passar pano na lava jato. Moro no mais corrupto dos partidos e ainda apoiando Bolsonaro resume muito bem o que foi a lava jato.
Tão real quanto o acordo de 2 deputados do Paraná com o "Ministério Público". Que vergonha, que vergonha!!!
...precedentes agora para quem rouba no Paraná, ficou fácil demais. O Brasil não é sério!
Folha sempre falha!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Corrupção investigada pela Lava Jato foi real Voltar
Comente este texto