Martin Wolf > A busca elusiva pela transformação econômica Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Um país pode ter uma direção excepcionalmente competente e trilhar um rumo de sucesso? Acredito que sim, mas é extremamente improvável. Acho que Singapura é um exemplo, mas é um país bem pequeno. Já a extrema incompetência é mais provável, como mostram hoje Cuba e Venezuela, além da China de Mao e a antiga URSS. Pra baixo todo santo ajuda.

    Responda
  2. Ho Hsin Tsai

    Essa é a macroeconomia atual originado a partir do final da Primeira Guerra Mundial. A China abandonou essa linha na crise mundial de 2008 e adotou uma nova abordagem. O resultado é o que todos podem ver. A desigualdade social está caindo com a diminuição dos bilionários apesar do aumento de milionários. Se alterar a macroeconomia. é só remendos para salto de galinhas.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Por sinal, tive que rir do Piras, dois comentários na mesma coluna pra falar o que a gente não leu. Pirou, Piras, Pirou, dava até uma marchinha.

    2. Gilberto Rosa

      Concordo contigo Tsai, a linha chinesa é a transformação. O capitalismo financeiro está matando o ocidente, a indústria chinesa, apoiada por um estado forte, tá ganhando de braçada.

    3. Hernandez Piras

      Na sua obsessão por defender a superioridade chinesa a qualquer custo, você mistura assuntos diferentes e não fala coisa com coisa. Fico feliz que pelo menos não volte a citar o livro de Isabella Weber - que, logicamente, não leu - sobre assuntos que ela sequer trata em sua obra. Se entendesse de economia não falaria em "macroeconomia atual originada no final da Primeira Guerra Mundial", pois não faz o menor sentido.

  3. Gilberto Rosa

    Que enrolação do caramba. Nós últimos 4 anos as 5 maiores fortunas do mundo mais que duplicaram e a maioria empobreceu, dá pra pagar muito colunista com essa grana. Piketty mostrou com milhares de números que desde Tatcher e Reagan, o neoliberalismo explodiu as diferenças sociais com estado mínimo e redução de impostos, resto é enrolação pra mentes simples.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Desculpa se as vezes eu sou duro contigo Piras, mas é que tu, além de defender genocídio, fala muita bobagem. Uma delas é achar que Piketty, em toda sua extensa obra, fala só de concentração de renda, já uma coluna, enroladora e com poucas linhas, é mais ampla e complexa, aí tu não ajuda mermão. Busca o índice de capital, e ideologia do Piketty, se algum dia por acaso passar em alguma livraria, mas não te cansa, o índice é maior que esta coluna :)

    2. Hernandez Piras

      É próprio das "mentes simples" ver enrolação em qualquer texto que demonstre o quão complexos e difíceis são os problemas. Ocorre que a obra de Piketty, que, aliás, você não leu, trata da concentração de renda, ao passo que o tema do artigo é a perda de dinamismo econômico. São problemas distintos, com respostas distintas.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.