Comentários para:

Fogo amigo

VER COMENTÁRIOS EM Hélio Schwartsman

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    Há alguns anos, fiz uma simples pesquisa de efeito acadêmico onde uma das perguntas era se os que serviram o exército (por obrigatoriedade, é óbvio) se arrependeram de alguma forma. Dos 68 que serviram, 17 disseram que sim e 51 disseram que não, inclusive alguns até que repetiram a gloriosa experiência (75%). O Brasil, por ser um país que negligencia a educação e alguns valores, deveria manter a obrigatoriedade ainda por muito tempo. Tal proposta tem mérito comprovado pelos que servem o S.M.

    Responda
  2. Adalto Fonseca Júnior

    É uma seara pouco explorada por mim. Refletir sobre quando o Estado obriga sem que pessoa possa escolher seu destino. O que na verdade é uma violência legitimada pelas instituições que exercem poder no e pelo Estado. Um aprisionamento doloroso.

    Responda
  3. Adalto Fonseca Júnior

    É uma seara pouco explorada por mim. Refletir sobre quando o Estado obriga sem que pessoa possa escolher seu destino. O que na verdade é uma violência legitimada pelas instituições que exercem poder no é pelo Estado. Um aprisionamento doloroso.

    Responda
  4. José Cardoso

    Melhor seria não existir o serviço militar obrigatório. Mas se existe não há porque se discriminar as mulheres. Platão já defendia que elas poderiam perfeitamente se tornar guardiãs da cidade.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Bom, a dona Mette podia era liberar todo mundo da coisa, ao invés de metter o bedelho no cotidiano feminino. Daqui a pouco, vão obrigar homem a menstruar e as mulheres a fazer barba; nem sei o que é pior, mas quem avisa, amigo é: não existe barbopausa, a coisa vai até o fim da vida. Cuidado com seu voto, dinamarqueses!

    Responda
  6. josé cláudio do nascimento

    Direitos e deveres iguais. Alistamento obrigatório para todos!

    Responda
  7. Gilberto Rosa

    Meu Deus do céu, tirou da cartola Milton Friedman, não pensem que a toa. Friedman, pai dos neoliberais, conselheiro de Reagan na redução de impostos e consequentemente do estado, aumentando gigantescamente disparidades sociais desde então. Friedman pai da escola de economia de Chicago, onde o amado protegido da Folha, Guedes Paraiso, estudou, isto antes de se alistar com o sanguinário Pinochet no Chile, pra depois entregar as joias com Bolsonaro. Na Folha nada é de graça.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Miguel, obrigado pelo interesse nas minhas palavras, mas esquece, tu não vai gostar : )

    2. Miguel roberto Pertinhez

      Gilberto, gostaria de saber sua opinião sobre o tema do artigo.

    3. Marcos Benassi

      Uai, Gilberto, mas tá ajustadíssimo: pra essa coisa mala de alistamento militar, o xarope do Milton Friedman. No dia em que a ciência dinamarquesa descobrir um método simples e indolor de homem ter peitinhos, e mulher, um pppiinto, a gente cita o Noam Chomsky! Hahahahah!

    4. Gilberto Rosa

      Por sinal, aquela senhora americana com colunas absurdas na Folha, neoliberal completamente sem noção, também é da escola de Chicago. Na Folha, do bilionário banqueiro neoliberal Frias, nada é de graça, o prefeito Nunes que o diga, pagou caro pra ter boas notícias, segundo provou o intercept.

  8. FABIO ARAUJO

    Equidade. Igualdade. Fraternidade. E é isso. É sobre isso.

    Responda
  9. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Nas entrelinhas, o que este escriba quer dizer é: bem feito para as mulheres, pedem direitos, tomam deveres. Além do racismo que já é usual em suas colunas, agora expõe também o machismo.

    Responda
    1. Luis Nunez

      Ainda falta igualar a idade de aposentadoria (INSS).

  10. Helio Sisco

    Forças Armadas deveria ser profissão. Inclusive com teste seletivo. Quem quer se candidata.

    Responda
  11. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Eu topo dividir ônus e bonus com os homens, mas acho serviço militar obrigatório anacrônico. Belo artigo.

    Responda
  12. jose carlos toledo junior

    Pelo fim das fa do Brasil.

    Responda
  13. Paulo Sales

    O tom da matéria parece querer puxar para uma decisão tipo picuinha com as mulheres, mas não é assim. O governo quer ampliar suas forças armadas e leva a sério a igualdade. No fim acaba fortalecendo a igualdade que será exercida na prática da realidade.

    Responda
  14. Petrônio Alves Corrêa Filho

    O serviço militar obrigatório é uma estupidez!

    Responda
  15. Felipe Vasconcelos

    Mulheres merecem os mesmíssimos direitos e oportunidades que os homens, mas essa igualdade das mulheres não inclui o serviço militar obrigatório, o qual todo homem deve prestar? Mas que conveniente! Mais direitos e nenhum dever! Que delícia!

    Responda
    1. Pedro Milliet

      O serviço militar obrigatório não deveria ser dever para ninguém. É uma imbecilidade e como está no artigo, um erro econômico. Além de ser uma violência ética e política.

  16. Felipe Vasconcelos

    Deixa eu ver se eu entendi bem: a luta pela igualdade de gênero inclui apenas os direitos e cotas que assegurem tais direitos, mas as responsabilidades e deveres são um "revés"!?

    Responda
    1. Pedro Milliet

      O serviço militar obrigatório não deveria ser dever para ninguém. É uma imbecilidade e como está no artigo, um erro econômico. Além de ser uma violência ética e política.

  17. wilson mazza junior

    Poderá vender joias no exterior...carreira brilhante..kkk

    Responda
  18. Dario Lima

    Obrigar um jovem livre e inteligente a ser milico, significa matá-lo, como se faz nos zoológicos com os animais.

    Responda
  19. Pedro Luis S C Rodrigues

    Serviço militar obrigatório é realmente problematico, mas, se existe, não tem por que ser obrigatório só para homens e não para mulheres

    Responda
    1. Pedro Luis S C Rodrigues

      Alias, dado o inusitado da medida, é curioso que o progressista Helio tenha escolhido abordar o tema pelo lado da falta de necessidade de serviço militar obrigatório e tenha se furtado a opinar sobre a justeza, ou não, de se estender a obrigatoriedade as mulheres. Cada vez mais medroso frente a controvérsia

  20. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Uai sô. Nuntendi. Deveres e direitos iguais.

    Responda
    1. Aline Rossi

      Leia o artigo, talvez assim você entenda que ser alistado não deveria ser um dever e muito menos é um direito, independente de gênero.

  21. EMANOEL TAVARES COSTA

    A humanidade só alcançará a paz quando abolir por completo o militarismo. Serviço militar obrigatório a jovens é uma excrescência, digna de países atrasados.

    Responda
    1. Dario Lima

      Milico precisa de homens pra dizer, "sim sr", " não sr", esse é o único objetivo no Brasil onde eles não fazem nada, felizmente.

    2. Max Morel

      A não ser quando querem destruir o seu país e o seu povo; por isso a única democracia do oriente médio obriga todos os homens e mulheres a fazer o serviço militar obrigatório.

  22. Emanuel Mello

    serviço militar obrigatório para os véios do zap

    Responda
    1. Emanuel Mello

      Aulas de interpretação de texto para os véios do zap!

    2. Marcos Benassi

      Até que enfim uma pessoa çenssata. Bota também *menstruação* pr'esses malas! Hahahahah!

  23. Gustavo von Krüger

    Essa aberração já deveria ter sido abolida há muito tempo. O terror dos rapazes, aos 18 anos, que têm que sir buscando um pistolão que os livre desse serviço militar é um absurdo. Sem contar com o sadismo nos auqrteis do recrutamento. Deveríamos seguir esse mesmo caminho, até porque, deve ter muita gente disposta a ter o exercito como profissão. deixe para eles

    Responda
  24. Hernandez Piras

    Na obra "A hora dos economistas", do jornalista Binyamin Appelbaum, há um bom relato sobre a abolição do serviço militar obrigatório nos Estados Unidos.

    Responda
    1. Max Morel

      E com razão, na única democracia do oriente médio, aquela onde as mulheres e os gays são respeitados, e também onde todos podem professar a sua fé, o serviço militar é obrigatório para homens e mulheres porque os vizinhos querem sua destruição.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Em is ra el é obrigatório