Bernardo Guimarães > O argumento 'rouba mas gera crescimento' não se sustenta Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Claudio Gomes

    Artigo quase obvio, mas que os lulopetistas teimam em não querer aceitar: a corrupção leva a ineficiencia - para que ser eficiente se posso simplesmente subornar? Posso pagar meus diretores muito bem, distribuir um monte de dinheiro aos acionistas, maximizar o lucro, simplesmente pagando propina. Lógico e óbvio. Mas por algum motivo, os lulopetistas acham que está tudo bem, como dizia o ex-Min da Justiça Eugenio Aragão - "um pouco de corrupção não faz mal a ninguem, é o oleo nas engrenagens".

    Responda
  2. José Cardoso

    Perfeito. Se a empresa que eu contratei para colocar manta na laje falir, nem por isso os profissionais desaparecem. Continuando a demanda, a oferta continuará, com eles se organizando em outras empresas. Dito isso, não acho que a Oderbrecht deva ser impedida de atuar para sempre, e as punições devem mesmo se dirigir aos diretores e controladores.

    Responda
  3. Marco A Moreira

    Excelente artigo. A corrupção petista, capitaneada por seu líder maior, deixou como legado um triste recorde mundial! A presidenta, criação do guru, deixou como legado a segunda maior recessão da nossa história. Se não bastasse isso a empresa do amigo do presidente - aquele que reformou um sítio dos amigos por um milhão, só na base da amizade - volta a tentar retomar as obras da refinaria de Abreu e Lima, símbolo maior do superfaturamento. Mais um recorde a vista?

    Responda
  4. Antonio Silva

    Surpreendente que após 10 anos, diante de fatos como, a destruição cirurgica de toda uma cadeia de empresas de alta tecnologia em construção pesada, que levou milhões de engenheiros e especialistas brasileiros para ubberizacao, exportou e fidelizou empregos para os chineses fabricantes de plataformas e importou empresas estatais de outros países , o economista, neófito no tema, consegue fazer uma análise tão rasa, citando números e comparativos anteriores da FGV também fakes.

    Responda
  5. Gilberto Rosa

    Artigo horrível,. Destruiram empresas de alta tecnologia, que foram construir aeroporto em Miami, heresia. Dizer que os 4 milhões de empregos destruidos não fazem falta e empregados transferem a tecnologia quando a empresa quebra é de doer a alma, como pode ser colunista. IG Farben alemã, após acusações da 2 guerra foi preservada, empregos e tecnologia, se transformando em BASF, Hoechst, Bayer e Agfa, grandes potências.

    Responda
  6. Hercilio Silva

    De onde saiu a afirmação? Não conheço. O que se sabe e foi medido, foi o crescimento do desemprego e a perda de PIB pelo erro, aparentemente proposital de punir os trabalhadores das empresas investigadas com seus empregos, enquanto diretores foram remunerados pra delatar políticos que se queria atingir. E diretores e empresários levaram parte da corrupção pra casa. Cansei de ver trabalhadores da construção civil dizerem que a conta ficou pra eles e o patrão ficou de boa.

    Responda
  7. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Bernardo Guimarães trabalha com a falácia do espantalho, que consiste em construir uma argumentação sólida, porém sobre uma outra que ele inventa e que é frágil. Cara, é claro que o argumento do "rouba, mas faz" é errado. Quem pensa assim é bur ro. Logo, por que fazer todo um discurso contra esse pensamento tosco, que não se sustenta entre pessoas lúcidas e capazes de reflexão crítica?

    Responda
  8. Antonio Catigero Oliveira

    O argumento rouba, mas foi privatizada a preço de banana, realmente é mais consistente; é tudo que o liberalismo quer.

    Responda
  9. Tito Bernardi

    Com Lule, o Brasil continua apoiando mpresas cuja vantagem comparativa é a capacidade de ganhar concorrências baseada em esquemas de corrupção. Além de sangrar os cofrees públicos, e fortalecer partidos políticos corruptos, estes esquemas limitam o crescimento da produtividade. Parabéns aos envolvidos.

    Responda
  10. Helio Marcengo

    Só num país sem rumo como Brasil a chorrrupissao é jogada p debaixo do tapete. Lula,Alkmin( quem diria), Odebrecht voltando literalmente ao local do criminus.

    Responda
  11. Ricardo Santos

    O próprio articulista reconhece a necessidade da separação da empresa dos seus sócios, uns dos mais elementares preceitos do direito empresarial ultrapassado que foi pelo parcial juiz da republiqueta de curitiba que, tudo indica, estava a serviço de interesses de terceiros. A verdade é que a lava-jato causou o maior prejuízo ao Brasil, infinitamente maior que os causados por maus dirigentes das empreiteiras e da Petrobrás. Será que o articulista defende empresas de engenharia de outros países?

    Responda
    1. Helio Marcengo

      O poste molhando o cachorro. O culpado foi quem prendeu e multou os chorrupitus. Em qualquer país sério uma empresa pega em chorrupissao ( confessa), é excluída definitivamente do rol de fornecedores dos governos. Mas aqui é diferente, não?

  12. João Vergílio

    Concordo que a empresa seja penalizada. Mas, ao invés de multas, deveria ser açoitada em público. Nem precisa amarrar, pois empresa não anda. Cem açoites no portão, mais cinquenta no muro. Assim a empresa se corrige.

    Responda
    1. Rafael Galvão

      Haha! Genial!

  13. João Vergílio

    A Odebrecht fazia o que todas as outras tinham que fazer para se manter no jogo. Todas repassavam isso ao preço. Depois da Lava Jato, as obras ficaram mais baratas? Alguém mediu isso? Nossas empreiteiras tinham presença forte na Ãfrica, concorrendo com as chinesas. Imagino que tivessem que pagar propina. O que uma empresa pode fazer quando a regra num país é essa? Chutar o balde?

    Responda
    1. Helio Marcengo

      Argumento indefensavel.

    2. Gustavo Domingues de Moraes

      Há mais coisas entre uma empresa multinacional e uma licitação do que nossa vã corruptologia pode pensar explicar...

  14. Rafael Galvão

    Interessante artigo. O que parece complicar um pouco a questão é que grandes companhias alemãs, por exemplo, tem um longo histórico de suborno - principalmente no exterior. Enfim, é impossível dizer que uma Siemens não é über-produtiva e corrupta, ao mesmo tempo.

    Responda
    1. Rafael Galvão

      Pois é Marcelo. A Siemens tem tanto expertise na arte de corromper que, ao que parece, acabou por envolver até a Transparência Internacional em seus esquemas. Agora qual entidade über respeitável vai nos dizer que somos um bandos de corruptos incorrigíveis?

    2. Gustavo Domingues de Moraes

      Empresas alemãs tem um histórico de trabalho escravo!!!

    3. Marcelo Magalhães

      A Siemens já foi condenada por corrupção no Brasil. A General Eletric também.

  15. paulo werner

    Tirar a empresa do mercado por meio da vedação sumária de novos contratos aumenta a produtividade? Apps dezenas de artigos atacando quaisquer projetos de industrialização, o gênio da cartilha importada taça as empresas. Sugiro escrever sobre produtividade e corrupção para os americanos ou alemães. Quem sabe eles não aprendem as lições da página 4 da cartilha ?

    Responda
  16. ULISSES RIBEIRO ROCHA

    Se o Dr sabe de casos de corrupção tem que denunciar. Jogar no ar acusações sem provas é no mínimo irresponsável.

    Responda
    1. JUSCELINO PEREIRA NETO

      O CEO da antiga Odebrecht confessou que a empreiteira possuía um Departamento próprio para pagamento de propinas que se chamava Departamento de Operações Estruturadas. Pesquisa, não vai lhe custar nada e vai evitar muitas abobrinhas.

  17. PAULO CURY

    Excelente artigo, que defende as empreiteiras brasileiras ou é corrupto ou parvo. Pena que não temos uma gao.org aqui, o tcu não cumpre seu papel, muita burocracia e pouco resultado, todos os svc são em ultima analise commodities que vc pode indexar e comparar com preços mundiais , o tcu faz isto??? Esta historia que a lava jato a mando da cia queria quebrar a empreiteiras nem menino de primário acredita

    Responda
  18. Marcelo Magalhães

    Siemens, General Eletric Loja Americans e outras tantas que fica difícil imaginar empresas a partir de um determinado porte que não tenham se envolvido com corrupção. E mais difícil ainda está maginar as pequenas que ganharam volume. O modelo capitalista prevê a corrupção como instrumento de crescimento

    Responda
  19. José Bueno

    A hipótese do articulista de que o sucesso da Odebrecht e os fantásticos benefícios ao país com sua cadeia de capital e trabalho se devem meramente à corrupção é de um simplismo pueril! Desastres semelhantes ao produzido pela f ar sa do juiz parcial não ocorrem em países de economia avançada, que julgam e punem, sim, os corruptos, mss têm o cuidado de preservar as empresas envolvidas. Tiro no pé é coisa de nossa elite despreparada.

    Responda
    1. JUSCELINO PEREIRA NETO

      Para começar que países avançados possuem estatais cujos presidentes e diretores não são indicados por partidos políticos. As empresas devem ser presididas por quadros técnicos, de reputação inibida, com experiência no mercado. Aqui no Brasil, quem dá as cartas é o Collor, Calheiros e outros caciques com ficha criminal que escolhem os diretores da maior companhia brasileira.

  20. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O Dr tem provas ? Mas provas, provas. Contra o seu antagonista ? Então apresente. MPF. Brasília. O Sr Dr deve saber dadonde fica

    Responda
    1. Pedro Vasco

      Ué, os dirigentes não confessaram por meio da delação premiada? Não tinha um departamento da propina? Ou vai dizer que foi tudo fake news?

  21. Alberto A Neto

    "Crescei-vos e locupletai-vos". (Provérbio do Centrão)

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.