Elio Gaspari > Lula olhou para a quitanda Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Elio faz bem em chamar atenção para a nossa "domestic policy". No entanto, como outros, se equivoca na avaliação da polÃtica externa, creditando-a apenas aos desejos pessoais de Lula. O nosso crescimento depende de investimentos estrangeiros, os quais são atraÃdos pela confiabilidade dos indicadores internos (a quitanda), mas também pelos posicionamentos na arena internacional. Lula fortaleceu novamente a imagem do Brasil pacifista, solidário e multilateral, e isso está gerando frutos.
Meter-se onde não deve? Que que isso, Gaspari? Meteu-se bem em Gaza, pedindo para parar a matança diante da inércia dos lÃderes das nações que se diziam democráticas, e, assim, provou ao mundo que eles são coautores do OLcausto pa__lest ino. Apoiou bem a Africa do Sul que tinha razão em pedir aos tribunais internacionais para parar a matança. É humano, é cristão legÃtimo, é grandioso! Meter-se na Venezuela para evitar gueHa com guiana, e garantir eleições livres e supervisionadas é tb grande!
A turma da bajulação não consegue olhar no espelho que já corre para defender o ocupante do Planalto. São sempre os mesmos, temem perder o Ãdolo que naturalmente um dia partirá. Aà ficarão órfãos, relembrando seus feitos com um copo na mão na mesa do boteco. A verdade está dita, se os ocupantes do poder fossem trabalhar, em vez de ficar se comparando com os antecessores, fariam mais pelo paÃs.
Apoiado, Elio. Aliás, eu disse noite dessas a propósito de um artigo deste "ilmo" jornal que havÃamos de "ignorar, esquecer, desprezar" Bolsonaro, inclusive no interior da própria história. Aà uma outra leitora (minha coleguinha) concordou em partes porque "esse tipo de gente não podia ser esquecida para que não se repetisse as mazelas que causou.". Mesmo assim insisto: existe o ditado que diz, se for falar de mim, exagere que eu gosto de causar impacto. E é assim que lula promove bolsonaro.
A matéria não trata desse assunto, mas como O citou três vezes, pergunto: Elio, você acha mesmo que o JK foi um bom presidente? Produziu um êxodo rural que favelizou todas as nossas grandes cidades. Destruiu nossa malha ferroviária em benefÃcio das fabricantes de autos num paÃs em que 70% do povo não tinha escovas de dentes. Escolheu desenvolver o sudeste já desenvolvido em detrimento do nordeste que demandava educação e infraestrutura. JK foi o pior da história. Tirou o Brasil do seu rumo
Perfeita análise, Renato! Hamilton: ouso discordar. Ferrovias não existiram apenas em São Paulo. Em mil novecentos e sessenta fui, a famÃlia foi, de Minas para o Paraná de trem. Ônibus de Brazópolis até Aparecida, de lá a São Paulo de trem, e de São Paulo a Cornélio Procópio também de trem. O que JK fez foi um crime contra o Brasil ao acabar com as ferrovias. Construiu BrasÃlia? Sim, mas, a qual custo? Ao custo da falta de saneamento, falta de ferrovias etc.
Ferrovia no Brasil só existia em SP, construÃda pelos ingleses interessados no café. O exôdo rural e a favelização não foi ação do governo JK, mas ocorreu em parte por promessas não cumpridas na guerra de Canudos e por aqueles que buscavam uma vida melhor nas indústrias que surgiam. JK só trouxe a VW, pois FORD E GM já estavam aqui desdes os anos 20. A implantação de novas plantas industrias no sudeste era consequência de uma estrutura já instalada, ou prefere também criticar Vargas?
Leitura obrigatória para o pessoal da esquerda empedernida.
Muito bom
Pelo que tenho observado, o Lula está minando o próprio caminho e depois andando pelo campo minado. Creio que mudanças estão no horizonte, pois de fato o governo tem uma péssima comunicação e parece ser proposital.
“Um homem é salvo de um naufrágio em alto mar e se afoga na praia”. (ditado russo)
Gaspari acerta na análise de andamento da economia Lula 3, mas quer limitar o papel politico de Lula ao de um gerentão que organiza as planilhas e s produção, mas não abre a boca e não dá palpite nas polÃticas externas da empresa. Apesar do apreciável resgate da economia que começou a progredir, ainda acho melhor o Lula que abre a boca e fala as coisas que o stablisment não gosta.
Nobre colunista. Faça o seguinte: Abra um empresa ou gere uma no Brasil. Ou, talvez, trabalhe numa empresa privada e suporte a pressão do dia a dia para ver como "vai bem" o 3º desGoverno. AÃ, sentado numa empresa que vive de repasses federais é fácil. Venha para o lado de cá. Ou vc não transita nos semáforos vendo um monte de gente pedindo esmolas? Pedidos de RJ recorde neste mesmo mundo maravilhoso que vc pintou. É, senhor. Não tah fácil não.
Élio, me dá o endereço da quitanda onde faz suas compras, porque por aqui, os preços estão muito inflacionados.
JK entregou o paÃs com 50 anos de avanço em 5. Os atuais governos atrasaram o paÃs em mais de 50 anos. Tudo está se deteriorando. O parque industrial avançado desapareceu. O empobrecimento do povo está saindo fora de controle. As ruas, embaixo das pontes, nas beiras de rios e córregos e nos pés dos morros está virando abrigo para as pessoas empobrecidas devido a falta de investimento em projetos de desenvolvimento econômicos para gerar riquezas e empregos para tirar o povo da pobreza.
Claro que está. Não esqueça que o plano sempre foi transformar este PaÃs num fazendão. Qual a surpresa?
JK entregou o paÃs com a economia em frangalhos. É o pai da inflação galopante que só foi debelado com o Plano Real avacalhado pela nova matriz econômica.
Órfão dos tucanos, Élio Gaspari sonhava com um governo de José Serra... Agora, resolveu aderir ao petismo, timidamente no inÃcio e agora de forma mais descarada...
Estava demorando para o colunista trazer neste ano seu cacoete preferido, a batidÃssima estória de Delfim Netto, das berinjelas e do troco na quitanda. Pesquisei aqui na FSP por Gaspari berinjelas quitanda e resultou dezoito correspondências, dezoito vezes diferentes que ele contou o mesmo ramerrão. Chega de quitanda, Elio, você é melhor do que isso e a estória do Delfim não é tão maravilhosa que valha.
Que ele viva para usar o mote mais umas 30 vezes, o mais importante cronista de nossos tempos.
E você leu pela décima oitava vez? Você não gosta de repeteco, mas aposto que diria Lula-lá pela 4a e 5a vez, ou não?
- Dentro do possÃvel, o governo vai bem, não no esqueçamos que em meio a tudo o que o paÃs precisa avançar, temos talvez o pior congresso da história, coalhado de reacionários.
Em linhas gerais, concordo com a avaliação de Gáspari. É preciso lembrar que Lula não foi eleito por conta de seus 2 mandato anteriores, muito menos pelo debacle petista Dilma Rousseff, que ele nos legou. Lula foi eleito pelo apoio de uma considerável parte da população que, tivesse opção, teria eleito outro candidato(a) mais qualificado. Os avanços deste governo se dão muito em função de Alckmin, Tebet, do neo tucano Haddad e do trabalho do presidente do BC.
Quando é que os lulopetistas reconhecerão isso?
Gaspari tem toda razão: a quitanda voltou a funcionar. E razoavelmente bem. Temos até o luxo de um Ministro da Fazenda que cumpre prazos e não posterga tudo para "a próxima semana". O engraçado é que os maiores problemas do governo vêm exatamente do que deveriam ser as suas maiores vantagen:s a polÃtica externa e o poder de comunicação do Presidente.
Correto. Porém, Haddad acabou de adiar o prazo de entrega prevista em lei. Ou não? PolÃtica externa mudou. Para ele continua a mesma com os amigos favoritos tipo Maduro. Ele falando de Ucrânia da calafrios.
Como dono de quitanda Lula está indo bem, segundo Gaspari. Não é pouco e é essencial. O problema começa quando ele nutre sonhos de estadista em nÃvel internacional. Para isto falta cultura e, sobretudo, conhecimento. Resumindo: "cada macaco no seu galho" como diz um ditado popular, ditados que Lula tanto aprecia e cita.
Nem todo mundo pertence uma raça superior. Alguns de nós somos latinos...
Discurso lido é uma coisa, improvisado é outra. Obama também disse "este é o cara". Se retratou. Monoglota inculto.
Se é estadista não sei, fica a seu critério. Mas o cara, sem nenhum cargo público, ser aplaudido de pé no Parlamento Europeu e ser recebido como chefe de Estado nos Champs Élysées alguma coisa diz. Né não?
Não creio que seja exatamente falta de cultura ou conhecimento, mas os velhos preconceitos ideológicos da esquerda latino-americana. E parte destes preconceitos são essencialmente antidemocráticos. Há muia gente entre os petistas que hoje criticam o continuÃsmo golpista de Bolsonaro quando ainda ontem tentavam justificar atos da mesma natureza da parte de Maduro ou de Putin.
Excelente comentário. O pior do Lula é falar do que não tem poder. Venezuela, Israel, Bolsonaro, empresas privadas...
O Lula é craque em fritar todas as ministras e outras mulheres do alto escalão do seu governo que nomeia, no leilão de cargos negociados com o centrão. Ou melhor, ele não as frita: decapita. Ana Moser, Daniela Carneiro, Rita Serrano... "E la nave va"...
Vai bem? Nunca foi bem, a verdade é que o estrondo que foi a marcha das Diretas Já e virou a página da história, o estrondo da Paulista recentemente também virará, tanto que esse governo medÃocre está abaixando as calças pra todo mundo.
O estrondo da Paulista foi tão forte que mudou a inclinação da Terra Plana. É o que os juhhdeus evangélicos de Israehhhl tão dizendo...
a comédia diária não podia faltar. heheheheh ...o que seria seria de nós, leitores e comentaristas, se não fosse nosso little weird clown...
Esse Bernabé… Comparar trovão com pum, dá nisso
Fixação no baixa-calças, hein, Bernabé? Com o coração amargo e o fÃgado idem, você tem se saÃdo um azedume só nas manifestações, Bernabé. Areje, respire, um, dois, um dois.
Comparar as manifestações das diretas com a comitiva bozolina da Paulista é um delÃrio. Mas o ga do vive de delÃrios mesmo, né, terra plana?
tem gente que aceita qualquer coisa e fica sonhando com o pais do futuro, pior é que o futuro é incerto, pois não temos nenhum planejamento de medio e longo prazo com metas e programas estabelecidos. É o destino contra a vontade de acertar, mas isto não basta, se fossemos ima empresa quebrávamos no primeiro ajo de funcionamento
Bom ponto, especialmente quanto ao desperdÃcio de energia com Bolsonaro. Ao menos por ora, ele não é problema da polÃtica, mas da polÃcia. Lula deveria terceirizar qualquer fala a seu respeito para Lewandowski.
JK : com o dinheiro gasto em BrasÃlia, tivesse sido aplicado em saneamento básico, transportes ferroviários, hoje o Brasil estaria noutro patamar. FHC: o maior erro foi a reeleição: hoje os oportunistas torram dinheiro público em propagandas autopromocionais. Relembro:Plano Real,foi implantado por Itamar Franco, e uns oportunistas votaram contra. Relembro, também, que quem focou o social foi o FHC, com a Comunidade Solidária, uns oportunistas diziam: bolsa esmola.
FelÃcio:o sarney? Eu me lembro de uns fanáticos pelo lula tentando virar seu ônibus em Santa Catarina, quando presidente! Esqueceu da Comunidade solidária? Esqueceu que o Oportunista do lula dizia que era bolsa esmola? O lula torrou , e torra, dinheiro público em propagandas autopromocional para iludir o red snowflaque. Gilmar: a esquerda à mÃngua de saber fundamentar objetivamente apela para o subjetivo.
O Sarney também focou no social com o botijão de gás. O fhc focou mesmo foi no social das privatarias com o patrimônio público. E também em Madrid sustentando o filho de outro.
parou no FHC porque? o Lula foi melhor ainda é só deixar o ódio de lado e ver os números
Gaspari estamos cansados do está bom , mas pode melhorar . Eu pergunto : é difÃcil elogiar um governo progressista e democrático ?
Que artigo espetacular! Análise perfeita.
O Fernando Henrique coordenou o Plano Real, como ministro da Fazenda de Itamar. É mérito dele, sim, a composição da equipe e a coordenação bem sucedida do trabalho, embora o Itamar também tenha tido a sabedoria de deixá-los trabalhar, sem atrapalhar, exceto quando ia ao Carnaval, o que causava algum frisson. eheh
Não há perfeição em um artigo com incorreções: o plano Real foi implementado no governo Itamar Franco.
O sucesso do plantio da soja no Cerrado brasileiro é um exemplo fascinante de inovação agrÃcola e adaptação. Inicialmente, a região do Cerrado, com seu solo ácido e pobre em nutrientes, era considerada inadequada para a agricultura convencional, especialmente para culturas exigentes como a soja. Além disso, o clima, com uma estação seca pronunciada, apresentava outro desafio significativo. No entanto, várias intervenções transformaram o que era considerada uma região inóspita em celeiro.
Como Brasil tá indo bem melhor, Gaspari agora diz que deveria estar indo ainda melhor, até cita como comparação o FHC, que depois das privatizações fraudulentas como Vale, entregou o Brasil quebrado, sem reservas pedindo penico ao FMI, com dólar nas alturas. Não fosse o Lira e centrão, protegidos pela Folha, poderia ser ainda melhor mesmo. Não enrola Gaspari, fala do Lira e TarcÃsio, se patrão deixar.
Enquanto o seu Lula insistir em ficar olhando para trás, o paÃs não vai para a frente. O paÃs precisa de um grande salto adiante, e não ficar engatinhando em meio a fuxicas e babados. Infelizmente, só pensa em polarizar, de olho na próxima eleição. E dane-se o paÃs.
Boa Gilberto é bom ver que tem pessoas que lembram das coisas e a realidade sem mentiras, e mais o dólar era 4 reais e o Lula fez a 1,50 e a dÃvida externa triplicou e o Lula pagou ficou zero, a Dilma foi mal mas se não tivesse levado um golpe esse centrão e nem o Lira existiriam
A inflação está contida” mostra o conhecimento atualizado jornalista . Precisa andar mais.
Elio esquece o rancor contra o LULA III, tenta fazer um jornalismo mezzo imparcial, não se desmereça tanto.
Delfin Neto fez mais do que metáfora sobre quitandas. Ele é um dos signatários do AI5.
Churchill defendia os interesses ingleses. Fhc os interesses da privataria.
Só Delane não tem feitos contraditórios. LÃrio do campo, alecrim dourado, sem nódoas, defeitos e contradições.
Churchill foi um dos maiores beberrões e falastrões do século XX, isso sim. Ah se não fossem os EUA e a URSS...
Churchill era um grande beberrão e falastrão, isso sim. Sua presunção e arrogância levou o decadente Império Britânico a 43 000 baixas no estreito de Dardanelos em 1915/16. Em 1945, a história quis que ele fosse o primeiro ministro do Reino Unido, em um conflito vencido pela decisiva intervenção dos EUA e pela resiliência da URSS. Mas a história é contada pelos vencedores...
Parabéns, Marco. Bem lembrado.
Churchill era racista e foi um dos maiores estadistas do século XX.
Aqui e acolá, sempre endeusando o Governo de 1974-1979, o mais violento da ditadura militar, em que pese tentarem imputar o anterior! Por que será?
Taà bom conselho, sêo Elio: seu LuizInácio, esquenta a chapa. Ferve o óleo. Sopra bem o fogo e frita o peçoau. Aà sim. Ah, e não avisa, frita de uma vez.
Às vezes um grande governo depende de sorte, e de saber aproveitar a sorte. O Médici, talvez o presidente mais afortunado, pegou um paÃs descambando para a guerrilha e o entregou pacificado. E com uma renda per capita 40% maior. De quebra, o tri no México. E passou o bastão, sem querer virar ditador.
Que saudades do Janio de Freitas.
Ótima análise com fecho de ouro!
O povo está impaciente por que há governo. Depois de aguentar quatro anos de desastre e confusão o povo tem pressa.
Mas este é o Lula, que passou oito anos falando em herança maldita. Quando ela realmente chegou, derrubou a Dilma
Os governos Lula foram os melhores da história quem nega isso vai contra a realidade
Excelente comentário sintético: disse tudo!
Excelente a análise.
O FIES é uma coisa muito boa. Permitiu que milhões de jovens pobres entrassem na faculdade.
A outra leitura, confira, é que estatizou o faturamento das faculdades particulares.
Qualquer coisa é melhor que o Genocida Golpista e seus milicos boquinhas..Tambem acho que o governo vai bem!
dentro do possÃvel vai bem pq com esses sangue sugas do congresso é difÃcil
Poderia também dm falar de como ridicularizaram Lula quando encampou a ideia do pre-sal, como um salto gigantesco da empresa e do Brasil como um tudo! E hoje é a, realidade da Petrobras e sua pujanca..
Gaspari64 ainda apoia a eliminação de 10 mil crianças e mil mutiladas em Gaza, normal que não apoie a redução da miséria no Brasil com Lula. A preocupação do velho Gaspari sempre foi agradar os bilionários patrões, desde 64. O Brasil vai muito bem, desemprego, renda e tudo mais, a atividade econômica cresce 0,6 porcento em janeiro e supera expectativas, apesar dos velhos jagunços de sempre.
Justo uma das formas de relaxar e rosar, é tacar pau nos jagunços do bilionário da Folha :)
Que o boquirroto continue assim Sanchez, com a economia do teu paÃs melhorando, desemprego reduzindo salários aumentando. Tem gente que pensa como as 3 senhoras da Paulista, prefere seguir um Malafaia, ou os calunistas do bilionário banqueiro, mega parasita de juros e dono da Folha. Aff
Convenhamos que relaxa e rosa foi bom, Gilberto! Hahahahah!
Opa, tá viajando seu Rosa. Relaxa e rosa.
Troca o disco. Gáspari é grande intelectual, seu "estadista" de pés de barro, um boquirroto falastrão.
Boas falas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Lula olhou para a quitanda Voltar
Comente este texto