Mirian Goldenberg > Como envelhecer com mais autonomia, coragem e propósito Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    ô miriam, sinto o dever de te dizer, das nossas crenças quem deve paga. As moças não deixam em brancas nuvens não.

    Responda
  2. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    O nome Mirian significa "senhora". Próprio de pessoas que contribuem com seu estímulo e seu trabalho para o desenvolvimento de projetos inéditos e possíveis, que têm inclinações altruístas e, sobretudo, preocupação com o bem alheio. (1/2)

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Que lindo

    2. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      Não creio que toda Mirian corresponda a esse significado, mas achei que tem relação com o artigo.

  3. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Mônica tem origem no grego Mónikos derivado da palavra mónos, que quer dizer “um” e, por extensão, os significados de “única”, “só” ou “solitária”. Outra possibilidade de origem é o latim morene, palavra que significa “avisar”. Daí o nome Mônica ganhar o significado de “conselheira”. (2/2)

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Adorei

    2. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      Não creio que toda Mônica corresponda a esse significado, mas achei que tem relação com o artigo.

  4. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    Antes tarde...do que não lê-la.... Parabéns! Merecidíssimos os belos comentários dos seus admiradores. Ah, sempre gostei do nome Mirian!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Fico muito feliz Paulo. Estou começando a gostar do meu nome

  5. Cláudio Dias de Almeida

    Bom demais, parabéns! Leio sempre com muita atenção seus textos, tanto para ser uma pessoa melhor com meus idosos e também para ser um idoso melhor em breve (tenho cinquentinha). Obrigado.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Fico muito feliz Cláudio. Eu também estou aprendendo

  6. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Vivemos numa época em que muitos estão preocupados com sua representação tanto no mundo real (aparência) como no virtual (avatar), parecendo ser alguém que não são. Mas eis a Mirian/Mônica nos lembrando do valor de buscar ser quem somos, pois nos permite: abraçar a nossa criança interior, trazê-la para fora para brincar livre e despreocupada e cultivar amor, alegria e paz para nós e para todos ao nosso redor.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Minha Mônica tem a coragem de ignorar e desprezar os piratas do ódio, já a Mirian ainda está aprendendo com Marco Aurélio a dizer para si mesma, todos os dias, que é inevitável encontrar os piratas do ódio

  7. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Note que nos comentários há piratas da negatividade e do ódio que lucram incitando e manipulando aqueles que simpatizam com a cultura do ódio. As redes antissociais mostram o quanto as pessoas estão prontas para serem manipuladas pelas suas visões e opiniões extremas. Parece que ao navegar na Web, às vezes cruzamos o Cabo da Tormentas, outras vezes atravessamos o Cabo da Calmaria e na maior parte das vezes estamos em mares desconhecidos.

    Responda
    1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      A expressão "piratas da negatividade e do ódio" é criação minha já que navegamos pela Web, somos internautas...

    2. Mirian Goldenberg

      Não conhecia a expressão piratas da negatividade e do ódio. É criação sua ou de outra pessoa? Eu já usei odiadores de plantão

    3. Mirian Goldenberg

      Ainda bem que existem muitos leitores e leitoras que me ajudam a ter coragem para cruzar o Cabo das Tormentas, apesar dos piratas da negatividade e do ódio. Muito obrigada

    4. Mirian Goldenberg

      Verdade Jose Eduardo. Infelizmente, existem mesmo piratas da negatividade e do ódio. Infelizmente

  8. Fatima Marinho

    Parabéns Monica/Miriam, merecido. Todas somos um pouco da Mônica, vc muito mais.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Muito obrigada, querida. Pelo carinho e reconhecimento. A luta continua

    2. Mirian Goldenberg

      Que lindo, Fatima. Amei a homenagem tão especial

  9. Gabo Franca

    Ler textos dessa autora é ler banalidades sobre a própria, que se pinta como um modelo. Egocêntrica ao extremo - como em geral são produtores de conteúdo na Internet- tem por objetivo maior a auto idealização em público: uma idosa bondosa, que sofre ataques de todos, coitada. Quem ainda compra essa balela? Eu não... Em tempo: os personagens do Maurício de Souza, apesar do grande sucesso, são o que há de pior nos quadrinhos nacionais, além de horrorosos esteticamente...

    Responda
    1. Gabo Franca

      Rers Que engraçados esse comentários raivosos. Desculpe, pessoal, mas o nível aqui é muito baixo, e isso tem de ser dito.

    2. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      Há piratas do ódio e da negatividade por todo lado...

    3. Fatima Marinho

      Quanta inveja, cuidado para não morder a língua e se envenenar.

  10. Tersio Gorrasi

    E idosas envolvidas com o tráfico, onde já existem vários exemplos, como é que ficam?

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Isso é uma exceção , tráfico e assassinatos ainda são coisas de machos.

  11. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Em seus textos, a Mirian mostra que cada "velho" tem uma “criança interior” vivendo dentro de si, que faz parte do seu subconsciente captando mensagens muito antes de ser capaz de processar totalmente o que acontecia (mental e emocionalmente). Essa criança têm emoções, memórias e crenças do passado, bem como esperanças e sonhos para o futuro. Ela está sempre se comunicando conosco, só precisamos aprender a ouvir. Para tal, temos a ajuda da Mirian/Mônica 60+.

    Responda
    1. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Peço licença ao senhor e a ilustríssima escritora Mirian Goldenberg. Há tempos admiro seus comentários. Prossiga, por favor.

    2. Mirian Goldenberg

      Que lindo, Jose Eduardo. A mais pura verdade: precisamos aprender a ouvir

  12. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Você conhece alguém que traz uma "Mônica" dentro de si? E não é qualquer "Mônica criança", mas também a "Mônica 60+" que sai dos quadrinhos para o mundo real? Sim, faz tempo que a Mirian/Mônica se engajou em debater questões importantes para a terceira idade como a batalha contra o etarismo - velhofobia - e nós ganhamos muito com isso. Mil parabéns a Mirian, que merecidamente vê associada a sua criança interior a "Mônica", tanto criança como adulta. Aliás, Mônica como está o seu pé?

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      A Mônica que existe dentro de mim agradece o carinho e reconhecimento. A Mirian mais ainda.

    2. Mirian Goldenberg

      Fiquei assustada quando fui agredida por um homem que gritou muito comigo. Fui fugir, atravessei a rua sem prestar muita atenção e caí feio. Dez dias com a mão enfaixada

    3. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      Sem menosprezar o que ocorreu com você, mas se fizerem uma pesquisa sobre acidentes nos calçadões cariocas, vão descobrir que 111 em cada 100 cariocas já sofreram este tipo de acidente. Evito correr no calçadão para me proteger de quedas e lesões, a maioria é muito mal conservado.

    4. Mirian Goldenberg

      Sorte que foi a mão esquerda

    5. Mirian Goldenberg

      O pé está ótimo. Agora estou com a mão imobilizada, pois levei um tombo no calçadão

  13. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Manifestas alegrias e coragem quando escreves Mirian. Uma vez você escreveu sobre os livros que salvam nossas vidas. Tens um lugar reservado no nosso altar. Parabéns sempre.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Já é outono

    2. Mirian Goldenberg

      Traumas existem, e nos ensinam a valorizar a vida

    3. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      É quase outono, Mirian. Nos despedimos de uma época em que dores foram compartilhadas, o incêndio e o acidente. Traumas (R) existem. Meu companheiro diz em voz alta: "A Mirian Goldenberg escreveu!". Todas e todos ouvem. Freud, nosso filho (pet) é o mais atencioso. Os demais ficam em roda me olhando junto aos pés de amora e depois saímos sempre correndo, felizes Mirian. Devo te confessar.

    4. Mirian Goldenberg

      Que lindo Carlos. Adorei

  14. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Cara Mirian homenagem justíssima a uma pessoa especial, onde seus textos são um farol a iluminar a caminhada de milhares de pessoas após o marco dos 60,parabéns e que nunca lhe falte coragem e inspiração para nós representar,um velhinho.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Mensagens como a sua, Tadeu, me dão a coragem que preciso para continuar. Muito obrigada pelo carinho

  15. Sinésio Brito

    Lindo texto Mônica, quero dizer Miriam, parabéns.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Muito obrigada Sinésio

  16. Airton Marangon

    Parabéns! Merecida homenagem. Reconhecimento que a maioria de nós não desfruta. Nossa experiência até pode ser utilizada. Mas reconhecimento, dificilmente existe.Felizmente, ao menos quem nos representa é reconhecida e com justiça. É nesse movimento, sem esmorecer que, quem sabe um dia, os jovens de hoje possam desrrutar no futuro, de um ambiente mais civilizado. Parabéns.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Muito obrigada pelo carinho, Airton. Continuarei a lutar por uma velhice mais digna e feliz para todos nós

  17. Vito Algirdas Sukys

    Parabéns Mirian pela defesa e arrimo da futuridade, palavra feminina que nos lança a buscar a vida futura com otimismo. Grato por seu desassombro, destemor e galhardia nessa batalha de todos os dias, pela dignidade e respeito aos que venceram a marca dos sessenta em nosso país. Vida longa e íntegra, a todos, repleta de atividades e sabedoria.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Que lindo Vito. Sempre juntos na batalha de todos os dias por uma vida mais digna e feliz

  18. Bruno Andreoni

    Envelhecer com ousadia e propósito? Trabalhar, trabalhar e trabalhar. E trabalho difícil, rentável, não hobby. A máquina está falhando? Consertar o que der, adaptar-se onde não der. Não é poético, não tem mágica, mas funciona.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Consertar o que der, adaptar-se onde não der

  19. Marcia Alves de Pinho

    Que homenagem emocionante, com a Mônica, que acredito que, de forma insconsciente, nos inspirou a não aceitar que também podíamos escolher o lugar onde queríamos estar… sem perder a admiração do Cebolinha e da turma toda! Show! Parabéns Mirian douradabergd

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Adorei Marcia, e amei o douradaberg

  20. neli faria

    Etarismo: quem fala é digno de pena, porque, pode nem chegar a ser idoso. A morte não escolhe idade. Em dois mil e vinte, passando pela praça da Sé, vestida com a Camisa do Santos, um moço, uns vinte e poucos anos, disse: só velho torce para o Santos. Respondi, prontamente, fiquei velha, e o senhor que morrerá em seis meses. Veio a pandemia, e ficava a pensar naquele moço, conseguiu passar incólume pelo covid?

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      O jovem de hoje é o velho de amanhã. Precisamos lutar contra o etarismo todos os dias, dentro das nossas próprias casas e famílias, Neli

  21. Ricardo Batista

    Parabéns! E Mirian é um nome bonito.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Muito obrigada pelo carinho, Ricardo

  22. neli faria

    Parabéns pela homenagem. Lá no passado remoto, passava no Pavão de Ouro, onde minha irmã,Darci, trabalhava: lotérica e banca de jornal juntas. A gente pegava revistas para ler. Minha cultura vem de lá. Aos domingos, após a Santa Missa,passava para ler a Folha, lia a Folhinha: turma da Mônica. E uma série: Cisca: companhia dos inconformados com a sujeira do Cascão e a turma tentava dar banho .Amava! Uma ótima recordação.Etarismo: retruco em todos os cemitérios do mundo existem jovens eternos.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Neli, nossa geração vai lutar sempre contra o etarismo

  23. SILVIA REGINA B A NEGRETTI

    Parabéns Miriam! Muito merecido e me sinto muito bem representada ..

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Que lindo Silvia, sempre juntas

  24. Esechias Araújo Lima

    Merecida homenagem de Maurício de Souza a Mirian, essa mulher extraordinária. Dona de uma generosidade grandiosa, empatia, além -óbvio - da tarimba ao escrever textos que nos deixam à espera do próximo, por ser um deleite lê-los. O mais interessante é como Mirian adentra os meandros da velhice, fazendo-a palatável. Parabéns! Você merece os melhores elogios.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Esechias, você não pode imaginar minha alegria e emoção ao ler o seu comentário tão carinhoso. Nossa, que privilégio ter um leitor tão generoso

  25. ALEXANDRE RIBEIRO BLANDIM

    Se eu tivesse que falar parabéns para você agora, eu não conseguiria, porque fiquei muito emocionado! Parabéns, Mirian, por seu trabalho e luta tão honestos! Um carinhoso abraço!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Que lindo Alexandre. Você também me deixou emocionada com sua mensagem tão carinhosa

  26. filipe moura lima

    Homenagem mais do que merecida. Parabéns, Mirian!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Estou muito muito feliz Filipe. Com mais coragem para continuar

  27. Rachel Matos

    Parabéns Mirian. Bela homenagem a você e à Mônica! Duas personalidades admiráveis e queridas.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Que lindo, Rachel. Estou muito muito feliz com a homenagem

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.