Rodrigo Tavares > Com apoio involuntário de Lula, Banco Central é escolhido o melhor do mundo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcos Guedes

    Quando a administração fiscal é frouxa, a administração monetária é apertada. Tem gente que não aprendeu nada com a experiência da "nova matriz econômica" .

    Responda
  2. José Cardoso

    Nos tempos do ouro e da prata, o 'BC' era a administração das minas. Potosi era o BC espanhol. Hoje que a 'relíquia bárbara' do Keynes se foi, só a fé sustenta o valor da moeda. Os presidentes dos BC's são como sumo sacerdotes ou pagés. É preciso cuidado no trato com eles pois tem influência na fé das massas no valor do dinheiro do país.

    Responda
  3. Aderval Rossetto

    Nosso BC só deu temporariamente certo, pela opinião dos investidores alargadores do fosso social, porque estamos alicerçados em saldos crescentes nas commodities essenciais, mas poluidoras, em fase de pandemia mundial.

    Responda
  4. Arthur Danton

    O fato é que o Lula chiou, empresários e sociedade chiaram e o B. C. começou a baixar a Selic. E a inflação permaneceu estável! Agora o Bon Fields Neto está se articulando com parlamentares por uma PEC para ampliar ou aumentar ou coisa que o valha a autonomia do BC.

    Responda
  5. Alberto A Neto

    O colunista não dá um pio quanto ao fato de que 2024 começou com um rombo do Banco Central. Apesar do ganho de R$ 79,771 bilhões do BCB nas operações de “swap” cambial, alta de juros internos e variações cambiais causaram perda de R$ 36,536 bilhões no balanço de 2022. O Tesouro Nacional teve de fazer um “PIX” no dia 15 de janeiro de 2024 para tapar o rombo da "independência e autonomia" do BC. A conta fiscal já começou mal em 2024 por culpa do BC e de Campos Neto que tanto fala em ajuste fiscal.

    Responda
  6. Valdir Teixeira da Silva

    Com essa taxa de juros, os banqueiros do mundo vão continuar premiando nosso banco central. É muita grana fácil para eles.

    Responda
  7. Gilberto Rosa

    Bankers, ahã. Interessante, no ano anterior foi premiado o do México, que tinha a segunda maior taxa do mundo. Os parasitas rentistas têm um critério bem consistente com seus bolsos. Tem gente que é doutrinado pra pensar como bilionário quer, vai gostar da premiação.

    Responda
  8. BRAULIO S ALVES FERNAN

    O cara faz a coisa a coisa para enganar o leitor que pensa que é informado, mas que arrasta no seu imaginário tudo quanto é forma de reacionarismo. A Folha, provinciana, nunca deixou de ser reacionária. O engraçado é que os articulistas (com raríssimas exceções) e editores (todos), por escreverem para um jornal sediado em uma metrópole, acreditam que só isso confere a eles uma modernidade vaga. E mostram-se mais provincianos ainda.

    Responda
  9. José Geraldo Cordeiro

    Qual a importância desta escola de economia portuguesa?

    Responda
  10. Alberto A Neto

    Tavares, curiosamente, não fala do ROMBO da gestão de Campos Neto: o PREJUÃZO do BC! No dia 15 de janeiro de 2024, Campos Neto pediu um "PIX" ao Erário de TRINTA E SETE BILHÕES. Para tapar o BURACO do "seu BC autônomo e independente". Dum lado, Campos Neto proclama aos céus a "autonomia" do BC como um "Deux ex-Machina" para garantir sua "independência". Doutro lado, - e a mídia grande não dá nota nem de rodapé -, Campos Neto pendura a conta do seu prejuízo na caderneta dos PATOS da FIESP.

    Responda
  11. Paulo Sales

    Ahh que melhora do mundo o que? Conversa!

    Responda
  12. Joao Braga

    Lula sendo Lula...defende ideias que não deram certo em lugar nenhum do mundo.

    Responda
    1. Aderval Rossetto

      Lula tem a paciência da China, almejando um dumping indireto em assistências sociais aos trabalhadores que favoreceria à todos, indiretamente pela expansão da competitividade internacional aos nossos burros empresários.

  13. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Como a Folha tem a ousadia de publicar um monte de falácias produzidas por um ignorante como Rodrigo Tavares? Jornaleco indo de mal a pior.

    Responda
  14. Raymundo de Lima Lima

    Por que será que o autor omitiu o anarcocapitalista pres argentino Milei pretende fazer com o banco central daquele país? Por quê omitiu?

    Responda
  15. Gilberto Rosa

    Olha o nível de quem acredita no mérito do tal prêmio. Uma vez eu trabalhei em empresa que ofereceram o prêmio, mas tinha que comprar 50 lugares caros na festa de premiação, senão não ganhava. Criam prêmio pra qualquer coisa, sem qualquer critério, serve pra propaganda e manchetes bobas como esta, sempre tem gente que acredita.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Ofereceram o prêmio para a empresa em que eu trabalhava, que não aceitou, claro, Campos Neto Paraiso não trabalhava lá :)

    2. Gilberto Rosa

      Castrinho, Castrinho, não tenha os outros por si, pelo menos está mais educado, parou com os palavrões, bom menino.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Tadinho do lula.

    4. Rodrigo Castro

      Cada funcionário tem.o empregador que merece, né Gilbertinho? Esse comentário revela tanto sobre você...

    5. Gilberto Rosa

      Com os 3 trilhões que os bancos parasitam em juros todos anos no Brasil, dava até pra comprar um Oscar de melhor direção de filme de roubo pro Campos Neto Paraiso, indicado pelo impoluto Bolsonaro, estrelando Guedes Pinochet, produzido pela Folha.

  16. Paulo Jr

    O que qualquer governo precisa entender, é que a economia de um país necessita de muitas outras coisas além de crédito para crescer. Aqui, parece que parte do executivo não entende que boa infra estrutura, regulação eficiente, redução da carga tributária e redução da burocracia estão fazendo mais falta que crédito barato.

    Responda
  17. fernando borja

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  18. LUIZ FERNANDO FERREIRA

    Campos Neto reconhecido mundialmente pelo belo trabalho. O asno presidente cada vez mais demente. É um pária, com os outros que tanto admira: Cuba, Rússia, Iran e Venezuela.!!!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Olha o nível de quem acredita no mérito do tal prêmio. Uma vez eu trabalhei em empresa que ofereceram o prêmio, mas tinha que comprar 50 lugares caros na festa de premiação, senão não ganhava. Criam prêmio pra qualquer coisa, sem qualquer critério, serve pra propaganda e manchetes bobas como esta, e tem quem acredite.

  19. Mauricio de Oliveira e Silva

    Esse tal prêmio é igual àquela premiação do Operário Padrão que o regime militar oferecia ao trabalhador que lutava, vejam só, contra a causa operária: não fazer greve, não reivindicar mais direitos trabalhistas e salariais. No caso do Banco Central, ganha o prêmio a instituição que rezar acalaroudamente para os ditames do Consenso de Washington, baseadas na manutenção dos privilégios do capital financeiro. Cuidado com isso aí, povo brasileiro.

    Responda
  20. Paulo Roberto Cugini

    Parabéns doutor Roberto Campos Neto por seu alto nível profissional e intelectual. Por isso, somos nós os brasileiros do bem, trabalhadores, honestos e honrados os beneficiários de seu grande talento. Grato por isso. Ah! Agora é para o rabugento líder "professor" "Onório Causa", que se acha sabido: "Aos infelizes, sua infelicidade. E que sigam morrendo de inveja, um pouco a cada dia" ( Heraldo Palmeira).

    Responda
  21. Fernando Alves

    Sabe o que é ridículo? O Rodrigo Tavares escreve que esse prêmio é "o Oscar dos bancos centrais", mas você procura no Google "Central Banker of the Year" e o primeiro resultado é outro. Uma premiação que não tem o endeusado Campos Neto nem como o melhor da América. Ou seja, é só uma baita fake news publicada na FSP. O título foi dado por uma revista online qualquer, de prestígio limitado, e o colunista desonesto tenta vender como "maior autoridade do mundo". Triste fim da FSP.

    Responda
    1. José Geraldo Cordeiro

      O interessante é que este mesmo presidente do Bacen colocou a selic inferior ao ipca no governo anterior, disparando o dólar para mais de 6 reais

  22. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Premiado pelos beneficiários da agora, segunda maior taxa média de juros do mundo !

    Responda
    1. Mauricio de Oliveira e Silva

      Apois... vai entender uma coisa dessa.

  23. Robson J Oliveira

    Vamos entender... Quem ta dizendo isto, sao ultra libe rais ban queiros e que alinhados a tru mp, bo zo, bi bi, et cate rva... ou seja este come ntarista que é do mesmo time, julga o BC nacional pela regua de 0,1 % da huma nidade, que nos fariam um grande favor se não exis tissem. Esta opiniao indica que LU L A esta certissimo e do lado de quem trabalha e nao de quem $uga!!!

    Responda
    1. Mauricio de Oliveira e Silva

      Muito bom comentário.

  24. Evando de Abreu

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  25. Marcelo pires

    Brasil vai receber um prêmio enorme no dia que Campos neto sair do Banco Central

    Responda
  26. Marcelo pires

    Quando que Campos Neto sai ??? Ufa! tá demorando....

    Responda
  27. Maria Lopes

    Todo esse endeusamento de Campos neto é excessivo. Pix começou com Ilan Goldfajn (este sim, um grande banqueiro). Campos neto levou a Selic a dois por cento um tempão, o que todo mundo sabia errado mas beneficiava Guedes e seus planos. Que Lula não devia meter o be/delho nas estatais do modo e impor o italiano de triste memória, sabemos todos também. Haddad dá de dez a zero no Guedes, estão reorganizando o que o Bozolino destruiu, respiramos de alívio todo dia

    Responda
  28. Marcelo Fogaça

    Parece que o BC se resume ao campos Neto para o articulista. Na verdade o BC tem o melhor corpo técnico ( milhares de servidores) para desenvolver tecnologias e nuniciar o comitê ( copon) a tomada de melhores decisões ( para os donos do dinheiro e claro)

    Responda
  29. Dionisio DeBarros

    Que premio eh esse afinal de contas? Premio de maior retorno para rentistas?

    Responda
  30. Gilberto Rosa

    Por sinal o Brasil é agora o segundo maior juros real dos 193 países do mundo. Sério, de 193 países é o segundo maior. Campos Neto Paraíso, indicado pelo probo Bolsonaro, deveria ser eleito o segundo melhor presidente de BC para os bilionários rentistas, mas ainda é de 23, quando era o primeiro, disparado.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Paulinho, dá uma lida no artigo A Farsa do déficit, do professor Dowbor, no Le Monde Diplomatic. Ele vai limpar a lavagem cerebral que os colunistas da folha fizeram em ti, vai doer, mas depois vais ver o mundo com a cor de Rosa.

    2. Paulo Jr

      Minha Rosa, entenda que a taxa de juros depende de diversas variáveis econômicas, sendo uma das principais o déficit público. Aqui, infelizmente o custo do estado atrapalha o crescimento econômico.

  31. FRANCISCO CARLOS PERES ATAIDE

    Combater a inflação colocando os juros reais como dos mais altos do planeta não é merito algum e no ultimo exercicio foram mais de RS 700 bilhoes em juros. Mercado financeiro chantagista e aproveitador aplaude e critica qualquer gasto publico, menos para os juros da divida publica, do "santo rentismo" que não conseguimos se livrar. Esse sim é o maior problema do país e o responsavel em tese, ainda é premiado. Atenção para o nome do patrocinador do "prestigiado" premio: Central Banking.

    Responda
  32. Gilberto Rosa

    Parece piada. Com o maior juros real do mundo, quase duzentos países, como não iria ser eleito o melhor do mundo pelo grande capital e bancos! Hipocrisia no limite.

    Responda
  33. Marcelo Magalhães

    O sujeito combateu uma inflação que não era por demanda com aumento de juros. Resultado, insegurança alimentar de 125 milhões de brasileiros e fome de 33 milhões. Isso lhe rendeu um prêmio pela total insensibilidade social e por demonstrar que o dinheiro vale mais do que vidas e do que o sofrimento humano. Além disso, o premiado é portador de fortuna em paraíso fiscal que rendeu mais com as suas atitudes que elevaram a cotação do dólar. Onde vamos parar?

    Responda
    1. Maria Lopes

      Bem lembrado. Não era inflação de demanda, era obviamente de oferta. E selic a dois por cento um tempão, injustificável, as empresas se endividaram e quando elevou demais, ficaram em apuros - muitas até hoje. E o Pix foi criação do Ilan Goldfajn, que por ser profissional sério e low profile ninguém lembra. E que está fazendo um trabalho bonito no banco mundial.

  34. SYLVIA DOS SANTOS

    Merece todo os parabéns. Atualmente, a única autoridade pública brasileira, com trabalho de excelência.

    Responda
    1. Mauricio de Oliveira e Silva

      Você deve ser banqueira, só pode. Pelo amor de Deus...

    2. Marcelo Magalhães

      Exato Sylvia! Se você me permite um discreto complemento, a única autoridade pública com trabalho de excelência para o setor privado, pois o que ele gerou no setor público foi a insegurança alimentar de 125 milhões de pessoas e a fome de 33 milhões. Mas concordo com você, ele engordou os bolsos dos bilionários brasileiros de tal forma que não se encontra mais iates, jatinhos, imóveis e carros de luxo para a pronta entrega. Merece o troféu fascista do banco central.

    3. Vera Lúcia Daloia Vieira

      Pelo amor de Deus...Bozolinos vão estudar por favor...

  35. MARCO ANTONIO POLISELI

    Apesar de lula

    Responda
  36. Dionisio DeBarros

    Melhor banco central do mundo para quem? Deve ser para aqueles O,OI% que vivem de renda. Para os demais no entanto, esse banco central eh uma fabrica de pobreza. Por conta desse banco central "independente" o Brasil tem uma divida interna feita sem que nenhum investiemento relevante tenha sido feito, mas somente pagando juros.

    Responda
  37. SYLVIA DOS SANTOS

    Atualmente, a única autoridade pública brasileira, com trabalho de excelência.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sim, herança do probo Bolsonaro, só podia ser muito bom, como o Queiros.

    2. Mauricio de Oliveira e Silva

      Você deve ser banqueiros. Pelo amor de Deus...

    3. Gilberto Rosa

      Me assusta ver tanta mente simples pensando como bilionário quer. Mesmo rentistas improdutivos deveriam pensar no país como um todo, mais que no resultado do curto prazo. Depois é assaltado e não entende que os juros absurdos paralisam o país por consumirem os gastos do governo.

  38. Peter Janos Wechsler

    Esperando pela próxima pérola do presidente. Reconhecimento do trabalho e do prêmio é tabu. Quem deu o prêmio não entende nada de povo.

    Responda
  39. FABIO FIORAVANTI

    O BC juntamente com o mercado "herrou" todas suas previsões. E aquela conta que não fechou: antes da eleição tinha lá um superavit de "X" bilhões. Depois da eleição nem superavit era mais, deu déficit de cento e duzentos bilhões ? Tô esperando a explicação até hoje.

    Responda
  40. Evando de Abreu

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  41. Rodrigo Castro

    99% dos que comentaram aqui (e certamente dos que ainda comentarão), assim como Lula, até hoje não entenderam que a inflação é o que pior pode acontecer ao pobre. Atacam o Bacen por motivos puramente ideológicos. Apesar do desastre de 2014 em diante, fruto da manipulação dos preços administraveis e da Selic, nada aprenderam e se mostram ansiosos pra repetir os mesmos erros.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Gilberto, você está redondamente enganado, como sempre. Eu não tenho político de estimação, graças a Deus! Mas vendo todos os seus comentários, sem exceção, endeusando um político e uma certa ideologia, entendo muito bem porque somos um país subdesenvolvido e assim o seremos ainda por muito tempo.

    2. Gilberto Rosa

      Castro, quando vejo seus comentários entendo porque Bolsonaro recebeu tantos votos, também as 3 tias da Paulista seguindo o Malafaia, haja ingenuidade.

    3. Rodrigo Castro

      Todos, repetindo, todos os Bancos Centrais do mundo subiram juros pra combater a inflação. Mas a sumidade no assunto é o Gilberto Rosa que não vê qualquer ligação entre alta nos juros e combate à inflação. Haja paciência com gente assim.

    4. Gilberto Rosa

      A inflação é muito ruim ao pobre, mas não confunda com os juros, que é a melhor coisa que pode acontecer ao bilionário rentista e ruim ao pobre, que paga juros em suas compras. Tem mané que ainda pensa como bilionário quer e nem percebe, deve acreditar em colunista de economia da Folha.

    5. Maria Lopes

      Sim, e a pior coisa, concordamos com isso. Isso não justifica várias decisões do bacen de Campos neto.

  42. Evando de Abreu

    Dário, não entendi o que quis dizer, mas Bolsonaro não manipulava dados de inflação, muito menos forçava queda de juros. Trabalhava para isso fazendo contenção de gastos públicos, ao contrário do lula que só os eleva para nada

    Responda
    1. Maria Lopes

      Pele menos informe-se melhor. contenção de gastos públicos na era Bozo? Faça-me o favor, faça o dever de casa. Destruiu e desorganizou o que poderia e o que não podia. Herança maldita é isso, justiça poética para o pt que reclamava do que recebeu de FHC. E selic a 2% um tempão?

    2. Pery Pedro

      Ele quis dizer que tinha ciúmes de ministros que brilhavam. É verdade.

    3. OCTACILIO alves pires neto neto

      Bol sonaro e Gue des desvalorizaram o real em 32% 3,80 para 5,00), elevaram a inflação a 12,5% para que as despesas públicas fossem depreciadas e com arrecadação inflada de impostos, pagavam contas depreciadas que valiam 12% menos. esse foi o tru que do Gue des. Só que isto não se sustenta por muito tempo

    4. JOAO LUIS MENDES

      "Bolsonaro não mani_pulava...", só isso já chega para perceber a sua profundidade.

  43. Dario Lima

    Amo o Campos Neto, por ganhar dinheiro sem trabalhar, esse é o verdadeiro elogio que os especuladores, bilionários em dólares, fazem para o Netinho.

    Responda
  44. Eduardo Giuliani

    Meio óbvio que o banco central que paga um dos maiores juros reais do mundo tem o melhor desempenho entre os liberais que emprestam dinheiro para ele. Óbvio. E, para o colunista, que recebe deste mercado, também. Agora o importante é o que pensam os outros 210 milhões de habitantes. Banco central deve ser avaliado com base no aumento de renda da população, visto que gerencia a demanda agregada, ou com base no nível do juro e renda dos liberais?

    Responda
  45. Vilarino Escobar da Costa

    O juri provavelmente foi formado por banqueiros e representantes dos grandes fundos de investimento...

    Responda
    1. Antonio Carlos Cunha

      Exatamente. Esse pessoal é que determina para onde vai o mundo. Tente enfrenta-los para ver o que acontece com a inflação, a economia e o nosso dia-a-dia. A Argentina está logo alí.

  46. Evando de Abreu

    Qual apoio? Lula quer manipular os juros, o mercado, dados de todos os tipos. Não ajuda o Brasil em nada

    Responda
    1. Dario Lima

      Vamos rezar para o Mito e Malafaia

  47. celso silva

    Agora conta a do papagaio!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Kkkkk

  48. fernando garcia de souza

    E o banco central que está pagando o maior juros líquido do mundo.- taxa básica menos inflação está na faixa de 7% ao ano. Os banqueiros estão adorando.

    Responda
  49. Ricardo Andrade

    Grande m

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Inveja que fala, hein camarada?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.