Opinião > Facebook e Instagram fecham acesso a dados às vésperas das eleições Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alexandre Assis

    Extrema-esquerda e extrema-direita usam estratégias diferentes para manipular seus respectivos rebanhos. A extrema-esquerda proibe (veja Stalin) enquanto a extrema-direita mente (veja Hitler). Resta encontrar o equilíbrio. Sou favorável à regulamentação, mas temos que tomar cuidado para que isso não inviabilize os benefícios das redes.

    Responda
  2. Juliano Machado

    E o buraco é ainda mais embaixo: a Meta (Facebook, Whatsapp, Instagram) e a Alphabet (Google, Youtube etc) lucram com a polarização e a desinformação por que isso gera engajamento e aglutinação de movimentos e pessoas na extrema-direita. Seus algoritmos (também largamente blindados) impulsionam pessoas a ação. Vejam-se as mortes no Siri Lanka, Mianmmar, Charlotesville (pra nem falar da Covid, claro). Tem um livro do Max Fisher, "A máquina do Caos", que explica com detalhes.

    Responda
  3. Juliana Alves

    quando o produto é de graça voce é o produto, precisa regulamentar PL 2630, esta é a pauta mais importante do brasil

    Responda
  4. Carla C Oliveira

    Exato. Tem que haver regulamentação. Por que o projeto está parado no Congresso?

    Responda
  5. Fabiana Menezes

    Os dados estarão disponíveis para quem pagar e o acesso acadêmico controlado e vigiado. Como ninguém sai do Instagram e do Facebook, o resultado é esse. Estão se blindando depois do escândalo da Cambridge Analytica jogando a responsabilidade da apropriação e uso para quem possa pagar para usar. ( e abusar)

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Boa lembrança, Fabiana. O brexit que o diga, sobre abusos...

  6. Marcos Benassi

    Eita, senhor@s, é questão muito grave. Tais dados, que são dos usuários, e as empresas utilizam para seus próprios fins - enviando conteúdos customizados, no mais das vezes propaganda, mas influindo nas recomendações ao usuário - virarão "privados"? Não se poderá ter acesso a eles de modo agregado? Porque a Meta se utiliza de maneira personalizada, e o dado "nosso" vira produto "deles"; até o dado despersonalizado virará produto ou não haverá acesso? Sei não, mas parece picaretagem.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.