Hélio Schwartsman > Putin quântico Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O mÃnimo que um governo deve fazer é Cumprimentar u chefe de Estado eleito, exceto se forem Inimigos
Eleição democrática russa ? Pura enganação ! Este autocrata por mais poder , não mede as consequências, onde seu mandato ultrapassa o geoverno de todos os czares que governaram o paÃs. Cumprimentat Putin pela "vitória eleitoral" é pura hipocriis explÃcita . Só esperamos que nossos polÃticos não importem e nem sirva de exemplo esta eleições manipuladas russas , onde não há opção de votar em candidatos adversários , onde no regime democrático , alternância de poder deve ser respeitado.
Parabéns Folha, texto bom. O Brasil junto com Irã, Venezuela e Coreia do Norte parabenizando a eleição do Putin é uma vergonha e o Lula e PT não sabem porque estão caindo na opinião pública! Se o PT se diz democrático, os EUA são incomparavelmente mais democráticos que a Rússia!
Sem dúvida, com grande chance do super democrata, Donald Trump, voltar ao poder. Risadas...?
É claro que tanto a esquerda como a direita admiram Putin. Ele é o autocrata dos sonhos de ambos.
PT e Lula acordem. Resultado eleicao Putin ja era conhecida. Como tambem a de Maduro. Ambos se livraram de possiveis opositores. Só falta PT-Lula cumprimentarem Maduro tambem. Acho cômico no minimo. Deixem as piadas por conta dos humoristas. Kk
Vc acha cômico por que não conhece um mÃnimo de relações de Estado
Acho que antes de tudo, tanto a direita como a esquerda enxergam um mundo sem lei, onde no fundo só há bandidos. Há então uma especie de respeito por um desses bandidos que mostra competência em manter e ampliar seu poder, enquanto defende seu lado com total comprometimento. Quem não torce por Vito e Michael Corleone ao longo do Poderoso Chefão?
Não nos esqueçamos que a Ucrânia e considerada um Estado Tampão. Foi por ali que Napoleão e Hitler tentaram chegar a Moscou.
Temos pouca informação sobre a Rússia para afirmar alguma coisa. E não é por nossa culpa.
87% dos votos nem Bolsonaro em Camboriú.
Perfeito. Por essas e outras é que o pt tem se tornado um peso pro nosso presidente Lula.
Me incomoda demais esse reducionismo entre esquerda e direita, como se algumas pautas fossem exclusivas de um ou de outro polo. Não existe um só eixo, com aqui se quer mostrar. Há o eixo dos liberais x marxistas, dos progressistas x conservadores, dos democratas x autocratas, etc.. Putin é estatista, o que agrada a dita “esquerda”, mas também conservador, o que agrada a “direita”, e autocrata, o que agrada os extremistas de ambos os lados. Isso não é quântico, é uma visão reducionista.
Excelente artigo. Nosso presidente é fã de ditaduras e ditadores - para defender estes últimos cunhou a frase que já entrou para a história: a democracia é relativa.
Não há democracia relativa . Ou se tem democracia ou não tem . Lembrando Wisnton Churchill :" Ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeito. Tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos"
Se a Rússia não é sucessora da URSS, os russos são.
Se dependesse do jornalismo brasileiro, o Brasil rompia relações com Rússia, China, Venezuela e Irã. Que tal se relacionar só com Haiti e os paÃses da Ãfrica?
Em resumo, na avaliação do Hélio, o Lula deveria ter ignorado a reeleição do Putin, mesmo sendo a Rússia um parceiro comercial importante e coleguinha do BRICS. Também acho que os 87% dos votos são exagerados, mas não tenho dúvidas que ele se reelegeria limpamente por larga margem. Achar que a maioria da população russa não aprova seus atos antidemocráticos é ilusão.
A esquerda gosta de uma boquinha. Daà admiraram um Put in no poder por 30 anos. Esse era o objetivo do Zé Dirceu que o L2 e a Dilma estragaram.
Avaliar a história polÃtica da Rússia até o Putin, em poucas palavras, é impossÃvel. A atitude do presidente atual do Brasil é simples diplomacia e de diminuta importância.
Coisa horrorosa, esse Putin. Jesus da Goiabeira radioativa, silêncio vale ouro.
Nem tem consequência alguma, Luiz, se não cumprimentar. Cê acha que deixam de vender se não receberem afagos? Ou de comprar carne Brazuca? Nádegas.
Pois é, Marcos, eu também tenho nojinho do Putin. Se eu fosse o presidente do Brasil, jamais o cumprimentaria, não importando as consequências polÃticas e econômicas.
Alguém já leu aqui nesse jornal algum colunista que criticou os presidentes dos USA , França, Inglaterra por apoiarem as monarquias árabes, em especial a Saudita, cujo prÃncipe ficou conhecido pelo asssasinato do jornalista na embaixada da A. Saudita em Istambul? Ou as dezenas de vezes que comandos de ISreael asssasinaram pessoas no mundo? Ou generais e cientistas iranianos?
Concordo com Hélio, análise inteligente e equilibrada.
O homem não consegue ter outro assunto e ser de uma chatice impenetrável.
Missivista, pergunta simples e direta. O que o Biden, ou o Trump, fariam se a Rússia implantassem uma base militar no México? A crise dos mÃsseis dá uma ideia. E não se esqueça que os Estados Unidos já foram capazes de usar uma arma nuclear. Duas vezes.
Legitmar uma violação com outra, uma invasão com outra.
João Cellos, esse pessoal não sabe História ou convenientemente esqueceu a crise dos mÃsseis em Cuba.
"Reduziu a pó o mundo..." Hélio tu não vai questionar o porquê de Putin atacar a Ucrânia ? Pesquise e Veras que sobrou motivos.
O lobo tinha um motivo muito especial para devorar o cordeiro. Era o desejo do lobo. O resto foram pretextos.
Querido Hélio, quem está desatualizado é você. Entra no site do MST, ou nas falas da Gleisi, e verá que com lampiões a oleo de baleia os mais modernos e com tochas os mais autênticos, procuram desesperadamente no negrume da noite, onde foi parar o Muro de Berlim. Putin é meu candidato à capa da Revista Time como personalidade do Ano. Afinal nunca ninguém antes dele, conseguiu unir Extrema Esquerda e Extrema Direita.
Infelizmente, ainda há pessoas que defendem o indefensável. Putin, ex-agente da KGB,tem um histórico horripilante contra seus adversários polÃticos, fato mundialmente conhecido, como o que ocorreu com Nalvany. O simples fato de chamar a invasão da Ucrânia como guerra, já é motivo para prisão. E há pessoas que defendem esse governante.
Receber elogios do Hamas e parabenizar Putin por seu "feito histórico", elogiar a democracia venezuelana e emitir opiniões elogiosas sobre o futuro das "eleições" venezuelanas, além ver genocÃdio de Israel contra palestinos que desde os ano 60 sequestram,matam e nunca quiseram terra, depois não conseguem entender o anti-petismo e a queda de prestÃgio do Lula. Se justiça existir, Lula deverá ser enterrado no lixo da história.
Elogiar o prÃncipe-esquartejador árabe, aplaudir a polÃtica de Miley, saudar o megaencarceramento da indiada lascada de Buquele, defender o genocÃdio israelense. Cada um deles tem seu malvado de estimação.
A desonra das desonras seria receber um elogio do seu bibi. Ele é um ter rorista a exemplo do pai que também já tinha um longo histórico de ter rorismo. O Irgun que o diga. E ainda aparece gente como você que defende o lindo método de gestão do bibi. O carniceiro de Gaza consegue ser pior do que o hit ler, porque televisionado nem tenta se esconder em promover o holo causto do povo pal estino. Hipócrita!
Fazer piada polÃtica com conceitos da fÃsica foi criativo e acertou no uso da metáfora.
E quanto ao "feito histórico", da forma errada até pode ser mas nunca pelas razões que dignificam a história da democracia. Precisa mesmo ser lembrado como mau exemplo. O que o PT pretende com tanta bajulação? Da até tristeza ver a "esquerda" carimbando o rótulo "feito histórico" nesse episódio sombrio da história da humanidade.
Lula nunca foi democrata, a fantasia é ser autocrata.
Fala sério !! Tu é mÃope polÃtico ? Essa fantasia se encaixa perfeitamente no antÃpoda de Lula.
Fala sério! Esses "nossos" pseudopolÃticos, que amam tanto o Ditador PUTIN, não são muito diferentes dele; essa "figura" perigosÃssima, asquerosa, falsa, gelatinosa, doida, etc. Quantos milhões de pessoas já foram MORTAS no mundo por ordem desse "elemento" russo? "Nossos" pseudopolÃticos TAMBÉM querem ficar no PODER pra sempre. Por que? Ah! Dá muito DINHEIRO, poder de mando, status (?), impunidade, soberba, viagens, festas, etc. E "o povo que se exploda", como dizia o saudoso "Justo VerÃssimo"
Se não matou mais foi por falta de oportunidade, não de desejo.
Milhões de pessoas mortas no mundo pelo Putin? Que absurdo! Isso é só na sua cabeça.
A parcela da esquerda que aplaude Putin, Maduro e Ortega no Brasil só não reproduz o exemplo de seus Ãdolos porque nossos corpos militares e policiais são resolutamente conservadores e jamais apoiariam uma ditadura que não fosse de direita. É uma esquerda democrática por conveniência, não por convicção. Neste aspecto, Lula é uma decepção completa.
Quem diz que a esquerda aplaude se engana, apenas a esquerda não aceita os inimigos que o Império elege. Tens que ir mais longe Piras, não dá pra ficar repetindo os colunistas pagos do bilionário parasita de juros da Folha, como se demonstrasse sapiencia, isto uma arara faz.
Excelente coluna, caro Hélio. Precisamos sair desse Fla-Flu iliberal e, portanto, autoritário entre Lula e Bolsonaro. Outro Brasil é possÃvel!
Os efusivos cumprimentos do governo brasileiro à eleição de Putin põe em discussão a crença dos atuais governantes na democracia. Não existe democracia sem eleições livres. É totalmente incoerente combater a tentativa de golpe no Brasil, que realmente ocorreu, mas considerar como “feito histórico “ as eleições russas em que o governante impede candidaturas de oposição, e chega a matar lÃderes que poderiam disputar as eleições . Não dá para defender a democracia só quando é conveniente.
É exatamente isso, Celso Mori, sua observação é excelente, o caso envolvendo a tentativa de assassinato do Navalny, e depois prisão e morte do mesmo, esclarece tudo. Excelente matéria do Hélio.
Boa, Mori! Verdadeiros democratas não chancelam ditaduras.
Esquerda e direita, dois oceanos tão profundos em suas concepções que, como diria Nelson Rodrigues, se uma formiguinha for atravessá-los, corre o risco de molhar as canelas.
Os USA e Europa apoiam ditadores a depender da conveniência econômica, todos os ditadores do oriente médios, foram "nomeados" pelos USA e depois deposto e morto quando não era mais conveniente.
Todos! Você deve conhecer muito pouco da história do Oriente Medio..Sua "regra" serve, quando muito, para o finado Saddam Hussein.
Admiramos a Rússia, peitar o poder norte-ocidental, independente do seu governante !!!
O povo russo, sofredor, oprimido, cerceado na liberdade de expressão, pode sim, ser admirado. Já os seus governantes, principalmente o ex-agente da KGB, perseguem o povo, e esse não "peitou" o poder "norte-ocidental".
Você só detesta a democracia. Como se a Rússia não fosse mais um paÃs imperialista europeu.
Mais ódio ao Ocidente democrático. Experimente fazer uma crÃtica pública ao regime de Putin em Moscou para ver o que te acontece.
Agora que percebeste isso?
Sem o conhecimento do contexto histórico, não se entende de onde surgiu Putin. Começar pelo acordo de não proliferação da otam após queda do muro. Da máfia de Harvard e Yeltsin que arrebentaram a Russia, quando Putin assumiu e transformou a Russia na 5 maior economia do mundo em PPP. Do golpe americano de 14 na Ucrânia e a enorme eliminação da população de fala russa, a farsa do tratado de Minsky, só para falar da história recente. Sem buscar entender o todo, não se entende nada.
Piras Pirou, estuda lá os oligarcas que tiveram que sair do paÃs. Também estuda o caso da máfia de Harvard, inclusive com a expulsão de Larry Summer, e por que Yeltsin teve que aceitar Putin. Por fim, olha como estava a economia antes e hoje, Russia é 5 maior do mundo em PPP, ultrapassou a Alemanha. Piras, sei que tu tá chateado comigo, sempre tem um comentário para contrariar, não leva a mal, sempre é bom discutir, mas tu tem que ajudar, quando falar de algum tema, tens que estudar antes.
Helio, Hélio, olha só um comentario que demonstra seu texto! Na verdase, vc torce para a esquerda mostrar um lado humano que nao existe. Mas considera que a perversão é coisa da direita. Acho que precisa mudar suas convicções
Da "máfia de Harvard e Yeltsin"!! Foi Yeltsin quem colocou Putin no poder!Não produziu nenhuma transformação econômica relevante desde que chegou ao poder e nem tampouco se confrontou com a oligarquia econômica criada pela desastrosa transição ao capitalismo. Quanto ao "acordo de não proliferação da otan" (!!!), só existiu na sua cabeça. Não o confunda com os acordos de não proliferação nuclear porque dá vergonha alheia!
Muito ao leste, já é oeste. Ou seja, direita e esquerda quando começam a tornar-se extremistas, acabam por se encontrar. De fato, o Presidente Lula perdeu uma grande chance de ficar calado. Bola fora para o Brasil.
Verdade, João Neves, muita bola fora.
Mais espantoso que posicionamentos de polÃticos, cujo oportunismo é uma ferramenta sempre à mao, é o apoio popular a lÃderes sanguinários. Isso mostra o que vai no coração dos seres humanos: uma mescla de conveniência, indiferença e malvadeza. E admiração pelos poderosos independemente de seus métodos. Afinal, por que Napoleão ainda é tão admirado? Camões já o explicava nos LusÃadas, Canto IV: "Nenhum cometimento alto e nefando...Deixa intentado a humana geração/MÃsera sorte! Estranha condição!"
Não tem essa de direita e esquerda. Apoiadores de Putin são ditadores ou aqueles que gostariam de serem ditadores. Lula e Bolsonaro adorariam se eternizar no poder.
Eu estou convencido (e vou receber um monte de comentários raivosos por isso) que as diferenças entre o atual e o ex são bem menores do que seus discursos tentando inflamar a polarização costumam afirmar. Ambos apoiam ditadores (embora o ditador citado nessa matéria seja um raro caso de concordância entre eles) e ambos tentam nos fazer crer que são a única alternativa para evitar o pior.
Não entendo porque uma parte da esquerda apoia Putin. Afinal, só na Siria, ajudou na morte de 560.000 civis. Conseguir 87% dos votos em uma democracia funcional só seria possÃvel com uma intervenção divina. Mas Putin não está só. Nursultan Nazarbayev, do Cazaquistão, obteve mais de 95% nas suas duas últimas eleições, ou Gurbanguly Berdymukhamedov, do Turquemenistão, ganhou mais de 97% nas suas duas últimas eleições. Ainda existem milagres e a diplomacia brasileira acredita neles.
Ips, esta acredita que a primavera árabe que destruiu a SÃria veio da Rússia, que apaziguou, e não dos EUA, qua ainda ocupa parte do território, com petróleo é claro, e alavancou o Isis. Se não for má fé, ou repetição de fake news. Deve imaginar que a culpa do Iraque é da Russia. Libia? Da Russia, e por ai vai. Conhecimento de história faz muita falta, soubesse que Putin, bem ou mal, é resultado da ameaça americana, não estaria falando isto.
Perfeito! Mas é a esta linhagem que pertence mesmo Vladimir Putin. Quanto a sua intervenção na SÃria, foi "colonialismo do bem".
São petistas que só dizem amém ao Lula. Votei nele mas ele gostar do putin e da teocracia iraniana é de vomitar.
Algum comentário sobre a visita de apoio a Netanyahu de dois governadores bolsonazistas?
Perfeito, André! O Netanyahu e sua coalizão vitoriosa representa a vontade da maioria do povo de Yzrraeu, essa história de "o povo não aprova seus malfeitos" tem que acabar! O mass acre de Gaz a é realizado pela vontade do maravilhoso povo yzrraelençe!
Bibi representa uma democracia, se submete a controles democráticos de prestação de contas, ao contrário de Putin e Maduro, os queridinhos de Lula e da esquerda brasileira.
Acho que foi um erro grave por parte de todos eles, mas chamar Rossi, de nazista alguém que apoia o governo de Israel, me parece uma evidente antilogia.
O articulista escreve uma coisa , mas o leitor lê outra .: “… reduziu a pó os avanços no multiliteralismo obtidos após o fim da Guerra Fria “ . Como denominar isto ?
Putin é um aprendiz se comparado a Biden e seu amiguinho açougueiro. Promotores da maior matança do século.
Judeus nacionais não se conformam com a posição de Lula sobre Gaza. É pau todo dia.
Que artigo pobre, a mesma ladainha de sempre, pra alimentar mentes simples, comparando Lula com o genocida. Lula vai cumprimentar Trump se este se eleger, e já questionou a invasão da Ucrânia, como o também crime muito maior, que é o genocÃdio em Gaza, que seletivamente o calunista esqueeeeceu de comentar. Depois o pessoal não entende de onde surge as 3 tias loucas da Paulista indo ver o Malafaia, é o resultado de anos de imprensa marrom, com a sua dose cavalar de lavagem cerebral diária.
Entendam : coerente em qual direção ?
Perdeu para o Bibi Netanyahu de Is ra el, que só tem admiradores da extrema direita e colunistas da Folha.
Hitler no seu apogeu obteve quarenta e três vÃrgula nove porcento dos votos antes de fechar o parlamento. Putin o superou de longe.
Entre tantos lÃderes incoerentes , Putin é concretamente coerente
Sim, Hitler, Mussolini, Franco s Stálin também eram. A coerência é praticamente a única virtude de que um fanático pode se gabar.
o que vale é a opinião dos russos e não a opinião dos outros....quando ele assumiu a Rússia ela estava destruÃda e hoje é uma potência econômica, milit@r e polÃtica
Marcelo, até que enfim um comentário sensato. Muito bom.
Potência econômica é uma boa piada.....
Marcelo. Há que refletir com fundamentos. Sofismas não ensinam nem constroem. Sua argumentação cabe perfeitamente na Alemanha quando Hitler tornou-se primeiro-ministro.
Uma eleição com resultado predeterminado não exprime nenhuma opinião.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Putin quântico Voltar
Comente este texto