Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LEANDRO SCHMAEDEKE

    Então foi o min barroso o responsável por essa injustiça contra os aposentados?

    Responda
  2. Kiko Mazziotti

    O poder de apuração destes 3 repórteres que assinam a matéria é nulo! O número 480 bilhões simplesmente não existe e até ministro da previdência Carlos Luppi admitiu ser “impossível definir”. Governo de ladrões e os abutres do STF querem que aposentados morram e não respeitam nada. Revisão já estava aprovada, mas os abutres, após leve pressão do governo e informações absurdas como a reportagem decidiram o oposto. A verba da dignidade dos idosos desapareceu!

    Responda
  3. Joaquim FARES

    Lula e Haddad perderam meu voto. Viraram as costas para os aposentados.

    Responda
  4. Joaquim FARES

    LULA E HADDAD acabaram de perder meu voto. Zanin e Dino atuaram a favor do governo contra os aposentados. Não fizeram justiça, fizeram política econômica.

    Responda
  5. Eduardo Cestari

    Vergonha!

    Responda
  6. Eduardo Virgilio Nunes Coelho

    A tese é simples: "toma do cidadão para entregar para o ladr§o".

    Responda
  7. neli faria

    O STF é para Interpretar a Constituição Nacional e não para julgar economicamente. Há pouco, o STF julgou constitucional a lei que reduziu a pensão para viúvos. Um dos ministros como fundamento, aduziu, a lei não infringiu cláusula pétrea. E o princípio da Dignidade Humana, excelência? Não foi atingido? No caso em foco, Excelência, não é atender ao Segurado, mas, a Constituição Nacional. E a pensão para viúva de Ex presidente ,salário do Presidente atual,continua.  

    Responda
  8. Nilton Silva

    Isso sim é segurança jurídica. Será que se a direita voltar ao poder, a tese passa a valer?

    Responda
  9. luiz carlos Tozzato

    Acredite quem quiser que esses sujeitos interpretam a constituição. Os julgamentos são de causa e efeito. Julga de um jeito, qual o efeito? Ih, deu ruim! Então muda.

    Responda
  10. Lucas Brito

    Triste ver o dito comunista no STF votando contra os trabalhadores. Os dois ministros indicados pelo Partido dos Trabalhadores contra os trabalhadores. Esse foi meu último voto na vida para o PT. Agora somente em segundo turno e com muito desgostos porque esse partido não representa mais os propósitos ao qual foi criado.

    Responda
    1. neli faria

      Comunista nem na China existe mais.

  11. José Augusto Seixas Júnior

    Ganhar acima do teto constitucional, acumulando penduricalhos e vantagens pessoais não traz prejuízos aos cofres da União?

    Responda
  12. Julio Shiogi Honjo

    Aposentados, hoje, sentindo-se como vítimas do Robinho e do Daniel Alves. A diferença é que os violentadores de hoje por nada responderão.

    Responda
  13. Julio Shiogi Honjo

    Jornal pode publicar fake news? Se o veículo fosse sério, levaria em consideração as informações do Ieprev, instituição especialista em assuntos previdenciários, que calculou um valor que não dá nem um por cento do montante que está no título da matéria. Receberam para dar razão aos ministros violentadores de aposentados?

    Responda
  14. José Miguel Bendrao Saldanha

    As "reformas", ou melhor, contrarreformas da previdência depois da Constituição de 88 sempre prejudicaram o direito social à previdência dos trabalhadores (art.6°), em nome de um vago "equilíbrio atuarial e financeiro" posto nela pela Emenda 20, de 98 (governo FHC). O STF, entre dois direitos conflitantes (o social do trabalhador e o financeiro da "previdência" privada que se beneficia do enfraquecimento da pública), decidiu a favor do segundo.

    Responda
    1. Daniel Biu de Farias

      Gente isto é Brasil, esse valor apresentado pelo governo é falso , senáo for é o dinheiro podemos dizer roubado do contribuinte aposentado que deixou de ser pago, é um tiro no pé do inss , hj politico, para todo governo aposentado bom é aposentado morto. e Viva o Barroso ....vergonha ...meu Deus sua ex esposa deve se revirar no caixão.

  15. rosana gaio

    É um pão e circo. No salário deles é tudo administrativo. Pobre Povo. O que é isso???? Como se chama??? Valeu ontem e hoje não vale mais. Triste País. Pobre Trabalhador. São vcs que vão "quebrar" o país.

    Responda
  16. José Nilson Gregolis

    Que pais é esse. A cada hora as leis mudam. Como pode ser algo algum tempo e depois ,mudam? Os mais pobres e humildades sempre pagam.

    Responda
    1. Daniel Biu de Farias

      Certa vez um senhor me disse , que o Brasil tinha acabado. , pois o Judiciario o executivo responderiam pelas seus aumentos salariais ., é o que acontece para esses senhores em dez minutos , na calada da noite resolvem seus aumentos salarias e beneficios de acordo com a suas vontades, sem controversias ...e náo é 3,71 por cento não ...td cambada ...raposas ...

  17. CASSIO ROBERTO MOREIRA SILVA

    Aos trabalhadores Fe rro. O objetivo é que ninguém mais se aposente ou se aposente com 1 salário mínimo. Aos togados, militares, políticos etc. , tudo, aposentadoria integral.

    Responda
  18. Julio Shiogi Honjo

    Ministros Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luiz Fux, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Kassio Nunes Marques, grandes filhos de profissionais de lupanares!

    Responda
  19. JOS VITOR FILHO

    A derrota imposta aos segurados, sob o argumento de que assim," garante a integridade das contas públicas” me faz perguntar se, quando se trata da renegociação de acordos de leniência fechados por empresas com a Operação Lava Jato, empresas estas que confessaram que meteram a mão no erário, a integridades das contas públicas são jogadas ao léu?

    Responda
    1. Waldir Luiz

      Relaxa. Agora o governo Lula vai poder contar com uma graninha a mais com os esforços da AGU.

  20. Alípio Dias dos Santos Correia

    O trabalhador contribui de forma obrigatória com seus compromissos com o INSS. Quando, finalmente, vai usufruir da parca aposentadoria, suas primeiras contribuições são ignoradas. Justamente quando jovem, teve as melhores remunerações. É revoltante, é desumano. E aí da dizem que o Brasil é uma democracia...

    Responda
  21. noel neves

    Minha última esperança era a Justiça! Mas a balança pesou para o lado do dinheiro! Ainda bem que tenho Fé em Deus! É só nele Haverá Justiça! Amém!

    Responda
  22. Ezequiel Bigato

    O que é favorável aos trabalhadores, a vida toda, eles votam contra o que é prejudicial, o fator, são a favor. Infelizmente com maioria indicada pi6r um governo que se diz dos trabalhadores. Depois não compreendem a baixa aprovação nas pesquisas.

    Responda
    1. Daniel Biu de Farias

      O Bozo empurrou com a barriga , nos ignorou sou aposentado e levei lá naquele lugar como muitos., o Lula comprou os caras , o que o barroso fez as articulações foi desprezivel, acompanhem algum beneficio essa cambada vai ter , o Xandão foi o cara nos defendeu, nosso relator, mais fachim , mais rosa, mais carmem , ate o cristao bolsonarista nos apoiou o resto , meu povo . rezamos pra eles . .quanto custaram , que acordo fizeram, viram, estavam felizes com a manobra..contavam piadas , com a

  23. Paulo Jr

    Não tenho conhecimento para opinar sobre o mérito da questão, mas fico estupefato com a frequência com que a nossa constituição muda, sem ter mudado. Digo isso, porque o dogma vigente é o de que a suprema corte sempre interpreta a constituição de modo infalível. Aliás, é parecido com o que ocorre com o Papa, não é mesmo?

    Responda
  24. neli faria

    Perfeita decisão . Foi a aplicação do princípio implícito na Constituição Nacional: o Brasil existe apenas para sustentar políticos e poderosos! Na hora de se beneficiar não existe esquerda, direita, situação , oposição: todos se dão as mãos para jamais construir uma Nação! O STF considerou constitucional a lei que reduziu pensão para viúvos , mas permanece em vigência a norma ué manda pagar pensão para viúvas de Ex-presidente da República. Salário do presidente atual! O Brasil acabou !

    Responda
    1. neli faria

      Gratidão, Amauri!

    2. Amauri Soares

      Ainda não acabou Neli. Ainda tem muita gente boa dando duro para sustentar todo esse bando. Como sempre, muito bom seu comentário.

  25. jose ferreira

    Agora o STF é ruim né ? Ah tá !

    Responda
    1. Paulo Sergio de Souza Moreira

      Minha opinião: Para começar nunca foi bom. É imparcial, injusto e que é pior, politizado. Se envolvem em assuntos em que deveriam zelar pela liturgia das instâncias inferiores. E quando se intrometem na concessão de benefícios para uma casta privilegiada, não olham para as contas públicas.

    2. jose ferreira

      Bem feito !

    3. neli faria

      Nada! Julgou constitucional a lei que reduziu pensão para viúvos. No governo anterior!

    4. jose ferreira

      Ah ! Aproveitem e fazem o L também .

  26. Marcos Longaresi Carvalhães

    O STF só livra a cara do apreciador de caldo de cana destilado, da maioria de boa parte dos miseráveis que votaram nele o STF agora colocou até o nabo, bem feito, chupem que a cana é doce.

    Responda
  27. julio c s barbosa

    onde foi parar as contribuição compulsoria do trabalhador?

    Responda
    1. julio c s barbosa

      " a contribuição "...

  28. Célia Maria Gonçalves de Oliveira

    Estelionato, tudo relacionado ao INSS ê para lesar o contribuinte, sempre assim e esses togados só decepcionam a população. É por essas e por outras que vejo sempre pensando na revolução francesa...

    Responda
  29. FABIO ANDERAOS DE ARAUJO

    O primeiro de meus três comentários que fiz há pouco não foi publicado. Os outros dois sim. No primeiro comentário fiz uma crítica ao trabalho das duas jornalistas que acreditaram no número falacioso de R$ 480 bilhões divulgado pelo INSS como o impacto nas contas da Previdência Social. Mas elas não são as únicas. O ministro Fernando Haddad em 2023 também acreditou nessa mentira propagada pelo INSS, não sei se foi por conveniência ou puro desconhecimento.

    Responda
    1. Daniel Biu de Farias

      Fabio como eu disse , se o valor é esse foi entao o valor roubado dos aposentados , né...

  30. Nicolau Dela Bandera Arco Netto

    Vergonhosa decisão do STF, sem fundamentação, e apenas baseada em cálculos fiscais muito inflados. É constrangedor o STF, formado por homens, votar na revisão sem nenhuma reflexão sobre as desigualdades de gênero. As mulheres costumam ter trajetórias mais acidentadas no mercado de trabalho, o que dificulta a ascensão profissional e o aumento de suas contribuições. A revisão da vida toda seria justiça para elas. Se houvessem mais mulheres no STF, será que formariam maioria contra a revisão?

    Responda
  31. Daniel Marques

    Aposentados, antes de apertar o 13 na urna, lembrem-se que o PT indicou 7 dos 11 ministros do STF. E quem sustentou a tese para negar o a revisão foi o ex-advogado do mais onesto.

    Responda
    1. neli faria

      O Brasil existe apenas para sustentar políticos e poderosos! Na hora de se beneficiar não existe lula , bolsonaro, esquerda , direita! Todos se unem e dão as mãos para nunca construir uma nação. Exemplos: : fundão de cinco bilhões, lei da improbidade. Todos são iguais: lula , bolsonaro…

    2. Antonio Linhares

      Conversa boba, essa de 13, 22, 17 e 38, enquanto o país se mantiver dividido defendendo quem está no poder provisoriamente, nós, pobres contribuintes seremos cada vez mais penalizados. Temos que nos unir na defesa de nossos direitos, deixemos de lado essas alienações, isso só interessa aos políticos. Um exemplo de alienação é de nossa inércia se deu nas reformas trabalhista e previdenciária. Não vimos bem um trabalhador nas ruas protestando contra tais reformas, acordemos!!!!

  32. Antonio Linhares

    Um verdadeiro golpe contra os aposentados, queria ver o STF cortar as regalias absurdas do Judiciário e do MP. Excluir direitos dos mais “fracos” é moleza. Decepcionado com Zanin, Dino e os demais que subtraíram um direito legítimo dos aposentados. Conversa fiada essa de economia de 480 bilhões, jamais, ante o prazo decadencial, o contingente de segurados abrangidos seria bastante restrito. Uma vergonha esse julgamento, bola fora do STF.

    Responda
  33. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

    Os ogros não pagam imposto. A reforma tributária isentou vários segmentos empresariais. Outros tantos têm desoneração da folha. Os pastores nababos têm zero de imposto. Mas o governo só se sustenta caloteando os velhinhos. Só faz ajuste fiscal se sonegar o que foi pago por anos. Logo os caras que um ex-sindicalista escolheu votaram contra os trabalhadores. Que triste ironia!

    Responda
  34. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

    Os ogros não pagam imposto. A reforma tributária isentou vários segmentos empresariais. Outros tantos têm desoneração da folha. Os pastores nababos picaretas têm zero de imposto. Mas o governo só se sustenta caloteando os velhinhos. Só faz ajuste fiscal se sonegar o que foi pago por anos. Logo os caras que um ex-sindicalista escolheu votaram contra os trabalhadores. Que triste ironia!

    Responda
  35. Antonio Linhares

    Um verdadeiro golpe contra os aposentados, queria ver o STF cortar as regalias absurdas do Judiciário e do MP. Excluir direitos dos mais “fracos” é moleza. Decepcionado com Zanin, Dino e os demais que subtraíram um direito legítimo dos aposentados. Conversa fiada essa de economia de 480 bilhões, jamais, ante o prazo decadencial, o contingente de segurados abrangidos seria bastante restrito. Uma vergonha esse julgamento, bola fora do STF.

    Responda
  36. PEDRO VALENTIM DOGO

    Já tinham decidido e o mesmo STF depois de mudar algumas moscas voltam atrás. Fico só imaginando quanto esses senhores ganharam de dinheiro para essa reviravolta. Pare o mundo que quero descer. Num País que um cara que rouba diamantes está solto. Um ladrão condenado volta a ser presidente. Não dá mesmo para ensinar o certo e o errado para nenhum filho.

    Responda
  37. Antonio Araújo

    Vai, Brazel...

    Responda
  38. Quetsia Dantas M Ribeiro

    Lamentável. Um dia de perda para os aposentados, advogados, e, sobretudo, para a Justiça Brasileira.

    Responda
  39. Leonardo Berlese de Matos Dourado

    Mal posso esperar a coluna de Conrado Hübner na próxima quinta-feira atualizando o status dessa magistocracia.

    Responda
  40. FABIO ANDERAOS DE ARAUJO

    Parte III - Por outro lado, quatro ministros, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Ricardo Lewandowsky, Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e André Mendonça merecem todo o respeito, admiração e agradecimento por terem votado a favor da Revisão da Vida Toda. Recomendo a Folha de São Paulo que os jornalistas incumbidos de matérias que envolvem temas de Repercussão Geral tenham maior e melhor discernimento dos números envolvidos.

    Responda
  41. FRANCISCO SALES RAMOS TESTA

    480 bi !!! Já está provado q é mentira FDS O Iaprev fez o cálculo e juntou aos altos . 4 bi !!!! E eles engoliram ....

    Responda
  42. JOSE RAMOS VIEIRA

    A DECISÃO DO SUPREMO É SOBERANA E INFALÍVEL ! Na qualidade de aposentados , trabalhamos durante décadas , pagando impostos , os ministros estudavam na USP ou faculdades públicas .

    Responda
  43. Maria Helena Maria

    Tem dinheiro sim.........para o centrão; para os partidos políticos, para liberar impostos de igrejas e pastores para aposentadoria compulsória de juízes.....e aos aposentados que contribuíram a vida toda com o INSS........um pé no T R A S E IRO......

    Responda
  44. FABIO ANDERAOS DE ARAUJO

    Parte II - São apenas 30 mil aposentados que terão direito à RVT e a maior parte do dinheiro necessário para custear a RVT já entrou nos cofres da Previdência Social antes de julho/1994. Todos os números apresentados pelo INSS foram refutados por entidades e especialistas em Previdência e o INSS nunca contestou esses e nunca provou matematicamente que o impacto seria de R$ 480 bilhões. Os sete ministros votaram politicamente e a favor do governo federal. Um verdadeiro vexame para o STF.

    Responda
  45. ARI JOSE ANTONIA

    É o ésseteéfe operando a favor desse desgoverno. Sé tinha decisão, reverte-se. Se tem adversário, condena-se. Autêntico departamento jurídico a favor do descondenado...

    Responda
  46. FRANCISCO SALES RAMOS TESTA

    Creio ser essa a maior injustiça já cometida na história do STF . As pessoas contribuíram!!!! Não queriam nenhum favor .Só o justo !!! Lamentável Zanin e Dino Barroso melhor não comentar!!!

    Responda
  47. Pedro Adalberto Maia

    O mais intrigante é a manchete da FSP: 480 bilhões. Que falta de isenção. Sabemos por institutos sérios que esse valor foi inflado pra pressionar os integrantes da Suprema Corte. Então, não faz sentido essa chamada.

    Responda
  48. Flavia Sá

    Então, vão rever as aposentadorias dos militares, as modomias do Judiciário, os orçamentos "secretos"?! Ok, queremos ver o orçamento da nação saneado e não sacaneado!

    Responda
  49. FABIO ANDERAOS DE ARAUJO

    Parte I - A Folha de São Paulo erra ao mencionar que a União irá economizar R$ 480 bilhões com o não pagamento da RVT. Esta quantia é uma grande e deslavada mentira divulgada pelo INSS e as duas jornalistas autoras da matéria caíram na armadilha. Esqueceram uma regra básica: números exagerados devem ser melhor avaliados ou conferidos. A quantia de R$ 480 bilhões representa mais de 5% do PIB do Brasil de um exercício e mais de 50% do orçamento anual do INSS.

    Responda
  50. MARCIO Gionco

    Não tem grana, ponto (claro que para o centrão se locupletar e para os privilégios absurdos do judiciário, inclusive criando novo tribunal federal em BH, tem sim e de sobra).

    Responda