Vinícius Torres Freire > A política velha da esquerda e o admirável mundo novo da opinião pública Voltar

Comente este texto

Aviso

Essa página não esta mais disponível.

Leia Mais

  1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Admirável mundo novo da opinião pública?! Eh um provocador, né? Não deixa de ser admirável. Sinônimo embruxar, chegar. Opinião pública, na idade media praticava em praça pública , queimando pecadores. O mundo eh novo, não pode mais queimar.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      ..cegar...

  2. alex schirm

    Como podemos perceber, aqui nos comentários e como de resto em mídias sociais, hj qqr re tar dado fala o que quer e obviamente reverbera entre seus pares, antigamente o brasileiro era especialista em futebol, hoje ele se acha no direito de dar palpite em tudo, sem sequer ter lido ou estudado algo sobre o assunto, estamos cercados de sociólogos, antropólogos e cientistas políticos ou como bem disse Otto Lara Resende: " o brasileiro é expert em qqr assunto nos primeiros cinco minutos "

    Responda
  3. Daniel Marques

    VTF, as pesquisas traduzem em dados o que já era percebido desde a eleição. Existem as bases imutáveis de apoio e oposição ao corrente governo, ambas com representação similares em 25 e 30%, e a massa flutuante, que nesta eleição teve por opção o "menos pior com frente democrática" e o "anti-petismo apesar da frente". Agora, 13 meses depois, a massa flutuante favorável demonstra sinais de desgaste pela lacuna entre as promessas e as entregas, e tenderá a piorar se esse governo não aprumar.

    Responda
  4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    E aí, Vinicius, está gostando da política “nova” da direita? Pelo jeito grande parte dia cidadãos está. É esse tipo de novidade que os jornalistas esperam das políticas da esquerda? Tem sido muito recorrente essas observações por parte de jornalistas opinativos de que a direita tem sido muito mais eficiente no uso das novas tecnologias e no discurso. A esquerda simplesmente não tem como fazer esse tipo de uso pois deixaria de ser esquerda. É o que querem? Sugestões, senhores, seriam bem vindas.

    Responda
    1. alex schirm

      Se espalhar mentiras é a nova política vcs estão de parabéns

  5. José Augusto Bernabé

    Se cuida Vinícius, depois dos áudios vazados pela Veja, estamos em plena Ditadura da esquerda dita democrática apoiada pelo Tribunal da Inquisição instalado no STF, já aplicam a tortura psicológica e logo vão aplicar a física e sunir ou prender todos que são contra o Regime, principalmente jornalistas.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Kkkk, você me diverte, barnabé! Já rezou pro pneu hoje?

    2. alex schirm

      Claro que é Barnabé, pelo texto dá pra afirmar 100%, ga do des gar ra do

    3. alex schirm

      Com certeza é Barnabé, só pelo texto dá pra afirmar com 100% de certeza. Ga do desgarrado.

    4. Robson Barcelos Gevegir

      Acho que você escreveu seu nome errado, não seria Barnabé?

  6. José Augusto Bernabé

    Se cuida Vinícius, depois dos áudios vazados pela Veja, estamos em plena Ditadura da esquerda dita democrática apoiada pelo Tribunal da Inquisição instalado no STF, já aplicam a tortura psicológica e logo vão aplicar a física e sunir ou prender todos que são contra o Regime, principalmente jornalistas.

    Responda
  7. José Augusto Bernabé

    Se cuida Vinícius, depois dos áudios vazados pela Veja, estamos em plena Ditadura da esquerda dita democrática apoiada pelo Tribunal da Inquisição instalado no STF, já aplicam a tortura psicológica e logo vão aplicar a física e sunir ou prender todos que são contra o Regime, principalmente jornalistas.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Kkkkk, você me diverte, barnabé! Tudo bem aí na terra plana?

    2. ricardo de castro resende

      Precisa sempre repetir os argumentos sem noção

  8. Antonio Catigero Oliveira

    A pergunta que fica: como olhar para a frente, se atualmente estamos perdendo direitos fundamentais conquistados consensualmente desde meados do século passado? Se as agendas de retrocesso são a prioridade da direita e extrema direita, como o colunista bem destacou, como implementar ''novidades de mensagem, de programa, de articulação com forças sociais, de debate em redes sociais'' se os debates continuam sendo pela proibição do aborto, do porte de drogas, contra direitos humanos fundamentais?

    Responda
  9. César A C Sanchez

    Lula está em seu 3o mandato, obviamente (e finalmente) percebe-se que há uma certa fadiga com sua liderança. As gerações mais novas, mesmo o pessoal do NE, não mais o veem como ícone. O mundo mudou, digitalizou-se, embora muitos problemas continuem os mesmos, as aspirações são diferentes. Convenhamos, Lula não tem formação intelectual, não se atualizou, parece o Brizola falando das "perdas internacionais". O pior é que não preparou um sucessor no PT, devido à ambição pelo poder.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Cara, você mesmo confessou que ele encarna tudo isso em que você pensou na hora de votar. Não está na hora de você rever os seus preconceitos?

    2. César A C Sanchez

      Gilmar, Lula, com toda a trajetória, teve sessenta milhões, Bozo, um cacareco, não muito menos. Dos votos de Lula, quantos votaram nele por ele ser Lula? Eu mesmo, jamais votei no PT para presidente, iria votar nulo no 2o turno, como fiz na eleição anterior, mas dei-me conta que a disputa seria apertada e que poderia evitar o mal maior. Portanto, votei no vencedor, mas votei tendo em mente o Alckmin, Tebet, Haddad, o meio ambiente, o fim da farra de armas, a volta da normalidade institucional.

    3. Gilmar Maghenzani

      Ele saiu com 84% de aprovação e agora com a mídia batendo nele ele caiu sim, mas veja o que os USA já estão dando razão a ele pediram o pires

    4. Gilmar Maghenzani

      60 milhões de votos tá bom pra vc?, onde vc vive ?

  10. João Carmo Vendramim

    A grande mídia demonizou a esquerda que faz governo social democrata como mostra a avaliação do governo Lula. A desonestidade intelectual mobiliza essa imprensa que não reconhece erros

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Amigo, a massa dos 99,9% não lê jornal, vê no máximo TV e lá a Globo representa muito bem os interesses do governo, depois que o rio de verbas de publicidades foi redirecionado. Vocês dão muito crédito pra mídia escrita, com alcance extremamente limitado no Brasil.

  11. José Cardoso

    Considerando a teimosia que o Lula está dando mostra, não acho que ele mude grande coisa. A tendência é piorar seus números.

    Responda
  12. Luis Eduardo Fernandes Fernandes

    Essa realidade que contemplamos na atual conjuntura, ressignifica um acumulo de problemas que emergiu num governo que não se preocupava com o povo, mas beneficiava somente a elite.

    Responda
  13. Gilmar Maghenzani

    Não é a velha esquerda que é responsável pelo baixo nível de aprovação do Lula e sim a imprensa toda que bateu nele por causa do genocídio de Gaza, agora vejam o que os usa fizeram tá aí, o Lula tinha razão e vcs deveriam, imprensa, fazer o mea culpa pq quem ficou no prejuízo?

    Responda
    1. César A C Sanchez

      Respondi sua observação no meu comentário.

    2. César A C Sanchez

      Visão reducionista da queda de popularid. Lula está em seu 3o mandato, obviamente (e finalmente) percebe-se que há uma certa fadiga com sua liderança. As gerações mais novas, mesmo o pessoal do NE, não mais o veem como ícone. O mundo mudou, digitalizou-se, embora muitos problemas continuem os mesmos, as aspirações são diferentes. Convenhamos, Lula não tem formação intelectual, não se atualizou, parece o Brizola falando das "perdas internacionais". O pior é que não preparou um sucessor no PT.

  14. Humberto Giovine

    Interessante que aqueles que avaliaram mal o governo Lula, e também a oposição no congresso nacional, esquecem ou omitem que a tentativa de um governo antissistema já aconteceu com bolsonaro, e vimos o enorme desastre que ocorreu.

    Responda
  15. Igor Cornelsen

    Os políticos ainda não entenderam o alcance das redes sociais. O que foi popular no passado, o discurso oficial e elogioso ao mandatário de plantão está sendo destroçado pelas redes sociais. Nosso presidente está perdido nesse novo mundo.

    Responda
  16. raul neto

    Nao é direita, Vinicius, é extrema direita. Falar direita dá a impressão que eles são democratas.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Não existe só direita e sim extrema direita

  17. Valério Castro

    Está muito melhor do que antes, mas a mídia quer treta e confusão mesmo. Quem acha o governo regular também conta como bom.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      se estiver tudo lindo e maravilhoso a mídia não tem o que falar aí morre

    2. Rodrigo Cabral

      Para quem é a favor, regular é bom. Para quem é oposição, regular é ruim.

    3. victor lag

      Puro delírio estatístico. Coma uma comida regular e me diga se está boa. Manipulação sem vergonha

    4. Gregorio Amarante

      Botando a culpa na mídia igual a Bolsonaro. Em qual planeta regular conta como bom? Não viaja Valério.

  18. Marcos Benassi

    "Extremismo", volatilidade opinativa, legislabóstico de Herda: gostei do terceiro parágrafo, Vêtêfê, muito sintético. Só me parece que também se poderia iniciá-lo com "sim, é demasiada a importância". De fato, pra um governo minoritário e permanentemente vítima de achaques congressuais, seria melhor uma opinião popular mais firme em seu favor. "Seria..." Jogo jogado. O melhor "seria" conseguir desmantelar a rede de mentiras institucionalizada pela direita, mas... É pobrema mundial, viremo-nos.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Incrível como a mídia não mostra o fato de que ele não tem maioria entre os deputados e senadores e tbm as manchetes são o ministro do Lula, o ministro do STF do Lula e isso não muda nunca

  19. lilian santos

    Sabe onde está a velharia? Está na mídia corporativa que vive dentro de uma bolha neoliberal, de preconceito de classe e intectualmente fracassados. O que essa gente quer para o Lula subir nas pesquisas é ser sabujo do mercado parasita financeiro e de evangélicos que querem viver na idade das trevas...E depois de um congresso atrasado, reacionário e ignorante como esse , Lula está é fazendo milagre, pois a economia melhorou sim, o social também, mas para extrema direita tosca e direita xucra é

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Gregório só pq vc não gosta do Lula e do PT?

    2. Gilmar Maghenzani

      Sensacional seu comentário deixou o gado a baixo nervoso, isso vão ficar mais ainda com as prisões que estão por vir

    3. Gregorio Amarante

      Governos de "M" como foi Bolsonaro e agora o Lula costumam botar a culpa na imprensa. Tenta outra Lilian.

  20. Dorgival Pedroso

    Questão de lógica. Se a esquerda é velha política, quer dizer que tudo o que fez Bolsonaro é novo e bonito?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Exatamente nas entrelinhas

  21. Wilton silva

    Bom dia tudo caminhando ladeira abaixo e vai piorar , faz um ele

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Pelo contrário faz um L do bem

  22. Gilberto Rosa

    Tá difícil a vida, como a economia vai muito bem, agora Vícius virou comentarista de pesquisas, parece que se tornaram mais importantes que o mundo real. Das últimas 5 colunas do Vícius, 4 são sobre pesquisa de opnião, pra alegria dos que torcem contra o Brasil e contra si.

    Responda
  23. Rafael Galvão

    Seria necessário um aumento muito maior da renda e melhores políticas sociais para ganhar a aprovação dos setores mais moderados, não polarizados à direita. Ainda é possível. Mas as exigências da atual política fiscal - necessárias, diga-se - dificultam a missão do governo. Vejamos se os dados econômicos continuam surpreendendo, ao menos.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Está sendo muito bom pra todos, ocorre que a imprensa bateu no lula

  24. Ciro Lauschner

    Um governo que efusivamente cumprimenta Putin pela sua "vitória histórica", junto com países como Irã e Coréia do Norte, que ataca Israel para receber elogios de Hamas, que cumprimenta Maduro por umas eleições, já antecipadamente uma fraude etc etc. e não consegue entender porque está perdendo prestígio? Isso é igual a não entender o anti petismo, que o PT diz não entender. Ele se esquece que teve 30% dos votos da esquerda, os outros 20% votaram na conversa de uma defesa democrática .

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Você acha que as críticas à Is ra el são injustas? Que Is ra el é um exemplo de democracia?

    2. Gilmar Maghenzani

      Vc se esqueceu ou não sabe os Usa já deram razão ao Lula, seu comentário está equivocado

  25. Rodrigo Castro

    Estão de volta à cena do crime depois de ter causado a tal "década do desastre" da renda mencionada pelo articulista. Graças aos idiotas do 08/jan, esse governo surfou a onda de "Salvador da democracia", mas o cheiro de mofo da esquerda já está impregnado. Não existe projeto de país, somente de poder. Passou da hora de superar a dupla Lula/Bozo

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vc precisa ler mais projeto tem

  26. Tiago Costa Silva

    Que texto medíocre. A questão de fundo é a utilização, em larga escala, de manipulação digital de FAKE NEWS pela extrema direita POPULISTA. E maior parte da grande imprensa joga no mesmo time ideológico, e não tem o mesmo engajamento para criticar a ideologia da extrema direita POPULISTA como tem para criticar a ideologia da esquerda. Por exemplo, a imprensa repercutiu por 3 semanas , em dobradinha com a máquina de fake news da extrema direita, a ideia de que o Lula era contra o povo judeu.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Pois é e agora os Usa aderiu

  27. Cleomar Ribeiro

    ... a política usual de Anhangueras é a política de donos de escravos que operam sistemas de escravidão e sempre são pró-chaos!!!...são traíras!!!...

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vc é que não entendeu o Cleomar pura verdade

    2. Dorgival Pedroso

      Cleomar, que baseado você fumou?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.