Hélio Schwartsman > O presidente e os puxa-sacos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. SILVIA MARCONDES BOLIVAR

    Infelizmente p Lula está perdendo apoio porque esqueceu da frente ampla que o elegeu. Gente que votou nele porque não queria "de jeito nenhum " votar no Bolsonaro.

    Responda
  2. José Cardoso

    Quando um gerente fala para os subordinados que as portas de sua sala estão abertas não acredite! Ninguém gosta de gente pentelhando e dando palpite. O Lula não é diferente.

    Responda
  3. Orasil coelho pina

    Um gaúcho de quatro costados ia dizer: Fala Osta!

    Responda
  4. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    È hora de Lula calçar as sandálias da humildade e chamar a velha guarda do PT -Dirceu, Olívio, Tarso e outros tantos - para assessorá-lo, porque esses sim sabiam dizer-lhe para mudar de rumo, criticavam-no e tinham história e respaldo político para serem ouvidos. .

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      É hora de Lula ir descansar e ficar gozando das riquezas que acumulou nestes anos de duro trabalho para o país e dar lugar a alguém com compromissos democráticos e republicanos!

  5. Marco A Moreira

    Excelente artigo.

    Responda
  6. josé SOARES

    A grande impren sa sempre foi e é mesmo contra o progresso social.O pre siden te está certo.

    Responda
  7. João Teixeira de Lima

    Ficamos 4 anos que mais pareceram 400 em todos os sentidos. Deixar de reconhecer que o nosso Brasil hoje é nosso, é no mínimo desrespeitar a história e a falta de reconhecimento. Criticar é justo e necessário. Mas não dar a Cesar o que é de Cesar é burrice. Salve Lula e sua equipe.

    Responda
  8. José Eduardo de Oliveira

    e o pior que alguns já fizeram isso nos outros dois governos dele. minando por dentro, não mostrando que o presidente está peleco. mas ele lotou seu governo com coisa derrancada...

    Responda
  9. MATILVANI MOREIRA

    Deixa o homem trabalhar! Ops, deixa o homem viajar! Deixa o homem falar! Está bom demais!

    Responda
  10. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Nisso Lula é como a imensa maioria dos poderosos. Adoram a imprensa quando os louvam e detestam críticas. Agora, não fala como o anterior, que decretou a extinção deste jornal. Aliás asinei a Folha justamente como um contraponto ao ex-presidente, que morou na Flórida.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, Vanderlei, eu fiz o mesmo, um pouco antes: retomei a assinatura da folha no ano da eleição, como parte de uma noção de combate da loucura que se anunciava. Como contraponto a essa nossa decisão, a Bozoléia mantém-se falando abobrinhas até agora, como o deputado que falou a bobagem da morte de milhares por dengue, ou o iiimmbecil do mêbêlê que denunciou a Nisia e o Lula ao Tpi.

  11. Marcos Benassi

    Bem, Hélio, ele foi atendido em seu pedido de22, não? Ninguém tá puxando o saco, não: tá muito mais fácil encontrar jornalismo casca de ferida do que lambedor de saco. Deveria bastar a difusão "autônoma" de inverdades por meios diversos - tipo, político com bonequinho dizendo na tribuna que morrem 25mil por dia de dengue - pra fazer "contraponto" ao Luloverno. Mas não vejo muita gente enfatizar que, a despeito de erros, o retorno dos Bípedes ao poder têm se traduzido em ganhos econômicos e socia

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      25 mil mortos por dia?! Então vivemos a catástrofe sociocósmica de que nos fala Pierre Clastres.

  12. MARCO ANTONIO POLISELI

    Lula sincero em 2022? Sabe nada, helião!!

    Responda
  13. Antonio Pimentel Pereira

    Precisava de "um plano" a exemplo das tentativas de minimizar a inflação e se conseguiu à trinta anos. Esse plano é de gestão agora, é impossivel crescer e gerar os empregos que o país precisa, o governo precisar gastar menos

    Responda
    1. antonio brito

      O L3 não tem planos e metas, porém tem incompetência em excesso

  14. Adalto Fonseca Júnior

    Aprovar a reforma tributária e o regime fiscal, pontos centrais da governança pra dar os sinais esperados pelo mercado, custou muito caro pra governança federal. Ministérios viraram moeda de troca e cargos na CAIXA também. Escolhas complicadas. O mercado está aceitando o que a governança entregou. Mas é pouco pro brasileiro que precisa de mais atenção do poder público.

    Responda
    1. Adalto Fonseca Júnior

      E não é reclamação, é observação do método. E me dar o direito de refletir sobre as consequências dele.

    2. Adalto Fonseca Júnior

      A política partidária no Brasil é como um monstro ávido pra manter e conquistar territórios. Quanto a saber sobre o objeto de interesse do monstro e seus métodos a gente tem a possibilidade de observá-lo. É só querer.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      A gente reclama dos ministérios serem moeda de troca, está certo. Mas como governar com o Centrão (ninguém conseguiu governar sem) e ao mesmo tempo não fazer isso? O PT tem sua responsabilidade porque nunca se esforçou para conquistar maioria sólida no parlamento. Nunca ouvi Lula pedir em campanha: "vote em deputados e senadores que me apoiem."

  15. Wilson Rossi

    É pau todo dia, como o Conib recomendou. Lula falou a verdade sobre Gaza, despertando a raiva cega.

    Responda
    1. Cintia Klein

      Prezado Gilberto, Elle tem razão, sempre, o tempo todo. Um forte abraço.

    2. Gilberto Rosa

      Klein, teus comentários são muito mais nocivos aos seus do que os comentários humanos e corajosos de Lula. Conheço muita gente boníssima, inclusive rabinos, que denunciam a máfia no poder em Is ra el, que não gostariam de se fazer representar por você.

    3. Cintia Klein

      O presidente e os puxa sacos apresentam dificuldade em construir argumento lógico e analítico. Ficam na torcida reverberando as falas de seus líderes, Elle tem razão é frase amplamente e orgulhosamente repetida pelos seus fiéis religiosos. Ponto final.

    4. Adalto Fonseca Júnior

      Está obcecada no seu próprio labirinto.

    5. Cintia Klein

      Sim é um discurso de ódio que ainda por cima carece de legitimidade histórica e legal. É uma narrativa que demoniza um grupo étnico e em nada ajuda o grupo que eLLe pretende ter empatia. Qualquer um pode ser pró Pal es tina sem cometer discriminação racial. A causa é legítima, já o ódio é opcional, ignorante e pouco útil. Fica claro que e LLe é movido por sua falta de conhecimento e seus preconceitos.

    6. Adalto Fonseca Júnior

      Cintia. Sobre o discurso de ódio que você cita. Se foi uma tentativa de fazer crer que o alinhamento de Lula quanto ao que está sendo infligido ao Povo Palestino é um discurso de ódio? Lembre-se que a aniquilação de um povo se chama genocídio. Não existe ódio e sim compaixão.

    7. Gilberto Rosa

      Falar contra o genocídio é discurso de ódio Klein? 15 mil crianças mutiladas e mais de mil alejadas é o que?

    8. Pery Pedro

      Às vezes não é sobre o mérito, mas sobre o lugar de fala e suas consequências. O Paraguai é um dos poucos países a reconhecer Taiwan como um país, e é sistematicamente boicotado pela China por isso. Deveríamos fazer o mesmo? Ao Papa cabe defender o que é justo e certo, e divulgar sua posição pessoal, que é a da Igreja católica. Ao presidente cabe fazer o que seja melhor ao país, não ao seu ego. Mas, para esta turma, a eleição é para dono do país, e não presidente. Um dia entenderão a diferença.

    9. Cintia Klein

      Sim, verdade. O discurso de ódio deLLe deu lastro para os ant ssem itas se pronunciarem orgulhosamente. Inclusive o Ha más. Esse ódio racial eLLe reitera na mídia dia sim e outro também. Para não deixar dúvidas de sua clara intenção de aumentar a agressividade entre fanáticos.

  16. Pery Pedro

    E o VTF na sua cruzada Por que a Popularidade caiu? Artigo bom, demonstra a diferença entre o candidato que eles votaram e o que eles ganharam. Aconteceu comigo no caso do Bolso. Depois de uma reforma previdenciária espetacular, foi só ladeira abaixo, de combate a corrupção ao gerenciamento da pandemia. A gestão econômica e das finanças públicas também foi muito boa, mas isso eu credito mais ao Guedes que a ele. A meu favor, foi seu primeiro governo. Já vocês são engandos pela quarta vez.

    Responda
  17. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Por que não fazer um acampamento em frente a PF pedindo a liberdade do El Cid ? Vá lá barnabeééé

    Responda
  18. FABIO ANDERAOS DE ARAUJO

    Ontem, sete ministros do STF subservientes a Lula (Barroso, Mendes, Fux, Nunes Marques, Toffoli e Zanin), encontraram um meio de dar um calote nos aposentados na questão da Revisão da Vida Toda . Esse grupo de aposentados, ao redor de 30 mil, antes de julho/1994 contribuíram ao INSS por valores superiores ao que recebem atualmente, razão pela qual fazem jus à revisão do benefício.

    Responda
  19. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Vá visitar o Cid depois

    Responda
  20. Gilberto Rosa

    Que o Lula continue corajosamente a criticar o genocídio em Gaza, mesmo que os velhos e bem conhecidos jagunços da imprensa marrom critiquem ele todos dias, sob os mais variados pretextos, enquanto o Brasil melhora em todos aspectos. Porque o colunista nunca falou da visita descoooompromissa de Tarcísio? Um simples turismo em tempo de guerra. Dos juízes e demais entreguistas desavergonhados que também foram pras mesmas bandas?

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Pery, Pery, o que lhe é mais importante, a ética ou a imagem? Se você defende o genocídio, sua resposta vai estar comprometida.

    2. Pery Pedro

      Às vezes não é sobre o mérito, mas sobre o lugar de fala e suas consequências. O Paraguai é um dos poucos países a reconhecer Taiwan como um país, e é sistematicamente boicotado pela China por isso. Deveríamos fazer o mesmo? Ao Papa cabe defender o que é justo e certo, e divulgar sua posição pessoal, que é a da Igreja católica. Ao presidente cabe fazer o que seja melhor ao país, não ao seu ego. Mas para esta turma, a eleição é para dono do país, e não presidente. Um dia entenderão a diferença.

  21. frederico barbosa

    Deixa Lulinha falarÂ….

    Responda
  22. Rodrigo Castro

    Lula voltou ao poder quase andando sobre as águas, depois de ter "livrado" o Brasil do Bolsonarismo. Eternamente enamorado de si mesmo, emendou uma viagem atrás de outra pra "recolocar o Brasil" no mapa mundial, com a nova esposa a tiracolo, claro. Parece ainda não se dar conta que sua prioridade é governar um país de 215 milhões de pessoas, com enormes carências, muitas das quais não se resolve abrindo a torneira do Bolsa Família. É preciso muito trabalho e, convenhamos, nunca foi a de Lula.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Olha o nível é propriedade registrada Castro, não tá liberado pra usar, cria o teu, e para de ficar repetindo os calunistas da Folha, isto até arara faz : )

    2. Rodrigo Castro

      Olha o nível dos argumentos dos defensores de políticos como o Mário aí de baixo. Não à toa, temos os piores e mais oportunistas políticos do mundo

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Sr Rodrigo quando o Sr não tiver o q fazer daqui a dez dias vá visitar o el cid

    4. Gilberto Rosa

      Ai que pobreza de comentário repetitivo, Lula nomeia pessoas para administrar, como Haddad, que faz um belíssimo trabalho. Se tu tivesse votado no Haddad e não no teu mito, Brasil estaria muito melhor. Tenta se informar dos custos benefícios de bilionários negócios que Lula faz para o Brasil em suas viagens, para de pensar na cama dele, no custo do almoço dele, na gravata que ele comprou, são muitos bilhões em negócios, nossa economia está indo muito bem, também por estes negócios. Aff

    5. Gilberto Rosa

      Ai que pobreza de comentário repetitivo, LUla nõa precisa atender pacientes nos hospitais para o Brasil andar, ele nomea pessoas competentes para tal. Tenta se informar dos custos benefícios e bilionários negócios q

  23. Peter Janos Wechsler

    Não é fácil conter a incontinência verborrágica de um megalômano no poder.

    Responda
  24. Adriana Rossi Alves

    Boa mesmo é a Marilena Chauí "quando Lula fala, o mundo se ilumina". Lembra?

    Responda
  25. José Augusto Bernabé

    Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, em dois mil e vinte e dois o Lalau precisava ser mansinho pra ninguém perceber o golpe dado pelo STE, hoje vcs jornalistas que tratem de calar as suas bocas , a Ditadura está em pleno vigor.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Se tem uma coisa que o Bernabé consegue, é envergonhar até a extrema direita com seus comentários, consegue competir com as 3 senhoras da Paulista que foram rezar com Malafaia.

  26. Clemente Coronel Ovelar

    falas "divisivas", é impressionante como articulistas militantes usam palavras rebuscadas para não ferir as suceptibilidades do APdeuta, porque voce não se candidata a "servoassistencialmor" nos discursos do presi-dente? já que questiona a competencia dos puxa-sacos

    Responda
  27. Valter Luiz Peluque

    Campanha para domesticar Lula, deixá-lo palatável ao stablisment . Tomara que ele não caia nessa!

    Responda
  28. Vinicius Branco

    Zero surpresa. Afinal, trata-se de uma metamorfose ambulante, como ele mesmo já se proclamou. Muda de direção com o vento, como um(a) biruta.

    Responda
  29. Maria do rocio Barszcz

    Lula deve falar menos e fazer mais ! E governar parctodos os brasileiros! Eu votei no Lula e não estou satisfeita com seu governo !

    Responda
  30. bagdassar minassian

    ... ditados populares contribuem à estabilidade, como; "em boca fechada não entra mosquito" ou, mais elaborada; "a palavra é de prata e o silêncio é de ouro", e, também, "pra que arranjar sarna pra se coçar"...

    Responda
    1. Dirceu Hernandes

      E tem essa: "melhor ficar de boca fechada e te acharem um idiota, do que abrir a boca e a dúvida desaparecer."

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.