Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. André Luiz

    Golpe ou raiva pela frustração? Como disse, em em um artigo, o jornalista José Roberto Guzzo, o eminente Ministro Fachin, do STF, 5 anos após decidiu que Curitiba não era o foro apropriado para julgar Lula. E assim vai. Dias Toffoli, ex advogado do PT, suspendeu multas milionárias de criminosos confessos. Tenha dó Demétrio, com essa conversa de Robespierre. Há quem diga, como o Ministro aposentado Marco Aurélio Mello, que foi uma arruça sem controle. É por aí.

    Responda
  2. Jose Silva

    Quero ver o Xandão levar o Heleno,Braga e outros figurões ao banco do réus,pois do contrário a semente golpista está plantada esperando pra brotar!!!

    Responda
  3. AUGUSTO CESAR QUARTAROLI

    Sim, Demétrio, você tem razão em seus argumentos. Porém, o que incentivou essa trupe a fazer o que fez e a pensar que ficaria impune é esse "apoio" que encontram ainda de uma fração significativa e desavisada da população brasileira. Existem ainda circulando pelo país "viúvas" da ditadura, que afirmam serem aqueles tempos os melhores que o país já viveu!!! E pior, quem nem sabe o que é isso, quer porque nem era nascido naquela época, quer por ignorância ou pelos dois!!!

    Responda
  4. João Silva

    Estranho , não tem PT e esquerda no texto... mas Lula, por algum motivo é mencionado, rs.

    Responda
  5. Gilberto Pedroso da Rocha

    Demétrio, sempre perspicaz e sintético em suas análises. Vejamos agora se as sentenças aplicadas aos líderes serão, como esperado, proporcionalmente mais longas. Que a natureza do nosso sistema judicial nos eleve como nação.

    Responda
  6. Antonio Catigero Oliveira

    Se o STF cumprir com as leis e a constituição, processando os tubarões, qual será o preço político para a esquerda? A mídia tradicional vai deixar seus parceiros à deriva?

    Responda
  7. José Cardoso

    O STF se precipitou. Os depredadores dos palácios deviam ser julgados por vandalismo, destruição do patrimônio público, com penas de acordo com esses crimes. E o Bolsonaro e asseclas por tentativa de golpe. Agora ficou numa sinuca.

    Responda
  8. Marco A Moreira

    Excelente artigo. Porém para chegar no ex tem que passar por quatro generais e um almirante.

    Responda
  9. Gilberto Rosa

    Como saiu rápido esta coluna do Demétrio, acho foi só pra constar em futura delação premiada, pra dizer que não apoiou o golpe 16 e o resultante mitoguedes : )

    Responda
  10. Mauricio Borges

    Se até o pessoal que se avizinha da extrema direita esta defendendo a lei, como nesta matéria, então estamos caminhando. Devagar e sempre...

    Responda
  11. Nilton Silva

    Perfeito.

    Responda
  12. João Petrucio Medeiros da Silva

    Até que enfim, esse infeliz, foi coerente. Ufa!

    Responda
  13. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

    Ra-paz! A fsp está devendo muito ao Demétrio, então ele escreveu este texto só pra mostrar quem manda.

    Responda
  14. SERGIO AMORIM ANDRADE

    Desta vez o chato do Demetrio acerta

    Responda
  15. joseildo ferreira inacio

    Sem anistia.

    Responda
  16. Leopoldo Passos Konzen

    Meu Deus !!!! Nem parece o Demétrio! Estou admirado com o senhor, parabéns. Contudo ainda desconfio de fina ironia e sútil malícia nessas suas conclusões. Mas vá lá . É exatamente o que esperamos das instituições democráticas.

    Responda
  17. Marcos Benassi

    Não tô entendendo a bipolaridade Demétria: pedindo rigor ao Supremo? Depois de tanto nos assombrar com os "riscos de seus excessos"? A diferença realmente crucial entre o gorpismo TrAmpiano e o Bozolóide, a mim, parece ter sido a longa e prévia arquitetura da coisa, dia a dia, durabtebtida a era Bozozóica - e é o que me explica também a confiança excessiva que marcou o desleixo com o rastro de provas. Já os depoimentos dos generais, mais do que motivados pela "ofensa", vieram de *investigações*

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Como disse o Nassif, tem muito jornalista hoje, que faz de conta que não apoiou todo saque e estrago. Não adianta, já tá gravado em bronze.

  18. gustavo alves de oliveira

    Ao contrário do que diz o colunista, os crimes de tentativa de golpe e abolição violenta não são a mesma coisa. São autônomos. Unifica-los é má-fé ou blá-blá-blá de bolsonaristas. É como dizer que crimes de homicídio e ocultação de cadáver são a mesma coisa.

    Responda
  19. antonio brito

    Correto De métrio na mosca. Tentativa de golpe foi em outubro e dezembro. Em janeiro foi vandalismo com omissão do governo L3 que permitiu a baderna.

    Responda
  20. Marcelo Moraes Victor

    Perfeito Demetrio, 30 anos para essa turma suja

    Responda
  21. Dan Meireles

    OýOýOýOýOý

    Responda
  22. Darci de Oliveira

    No Brasil, desde sempre, as Forças Armadas nunca cumpriram a sério o papel constitucional de guardiãs do Poder Civil. Ao contrário. Sempre se acharam um "Poder Moderador " acima de tudo e de todos, cujo grande e único argumento de moderação são os fuzis e as baionetas. Estaria isso agora realmente mudando , ou é fogo de palha até o próximo general comandante ficar saudoso do poder moderador dos tanques nas ruas ?

    Responda
  23. Jorge Luiz

    Urgentemente. Os extremistas amalucados sempre se acharão acima da Lei, sempre. Haja remake do tribunal de Nuremberg pra dar conta...

    Responda
  24. Olavo Cardoso Jr

    Eu quero saber onde ocorreu esse golpe? Foi no Brasil?

    Responda
    1. djalma gomez

      Desisto... é perda de tempo explicar que a terra é redonda...

    2. Nelson de Paula

      Era para ser, mas o chefe era o Bolsona: não tinha como dar certo.

    3. Gilberto Rosa

      Último golpe em 16 Oliveira, nada disso teria acontecido sem o apoio de mentes simples a bilionária elite do atraso e seus jagunços, que aproveitou pra reformar a gosto, sacar umas privatizações por joias, com altos juros e gasolina pra dividendos. Como disse o Nassif, tem muito jornalista que hoje faz de conta não apoiou todo estrago e saque, por sinal, hoje mesmo.

    4. Gilberto Rosa

      Foi do Popó no Banbam. Aff, cadum.

    5. Marcos Benassi

      Tem razão, na Era Bozozóica, Brasília não foi Brasil: era Braziu mêmo.

    6. Rosamaria Silva

      Realmente o golpe não ocorreu por pura falta de competência. Se tivesse ocorrido, aqui não estaríamos a emitir livremente nossas convicções, tampouco haveria julgamentos. Ninguém está sendo julgado por ter praticado o golpe mas, sim, por ter planejado, por ter tentado o que é previsto pela Constituição.

    7. Darci de Oliveira

      Sim. Vários golpes. O último em 64. Agora com o extremista Bolsonaro mais uma tentativa que bateu na trave. Felizmente venceu nossa frágil democracia e em vez dos fascistas ocuparem os palácios, vão ocupar os presídios, para teu desgosto.

  25. AUGUSTO CESAR QUARTAROLI

    Esse julgamento carrega, involuntariamente, um componente político importantíssimo: o encontro com a realidade em ver superada uma ideia errônea, anacrônica e inconstitucional de que as FFAA são as "guardiãs" finais da justiça e da moralidade do país, além de serem um "poder moderador" (neologismo criado e apoiado até por juristas de renome) com capacidade e autoridade de interferir no poder civil. É a hora da verdade, e o país confia na cúpula militar sensata!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Cuidado, no fundo no fundo, tem a bilionária elite do atraso, com suas velhas e bilionárias golpistas Folha e Globo, encantadoras de mentes simples, prontas pra lançar novos Aécios e Bolsoguedes as massas, enquanto usam seus Demétrio e Liras no congresso pra chantagaer o governo, e depois colocar a culpa nele por aceitar pela governabilidade.

    2. Marcos Benassi

      Xiiiiiii, Augusto, de "péssimo renome": Gandra Martins virou grife de adevogádio de gorpismo. Triste fim d uma marca, não?

  26. AUGUSTO CESAR QUARTAROLI

    Sim, Demétrio, você tem razão em seus argumentos. Porém, o que incentivou essa patifaria a fazer o que fez e a pensar que ficaria impune é esse "apoio" que encontram ainda de uma fração significativa e desavisada da população brasileira. Existem ainda circulando pelo país "viúvas" da ditadura, que afirmam serem aqueles tempos os melhores que o país já viveu!!! E pior, quem nem sabe o que é isso, quer porque nem era nascido naquela época, quer por ignorância ou pelos dois!!!

    Responda
  27. Pery Pedro

    Quem era o lider do golpe? Talvez dona Alessandra, dona de um trailer de lanches em Vitoria da Conquista. O o seu Douglas, que atirou o relogio de parede do STF ao chao. A Dona Valéria, bancária de Belo Horizonte. Todos ali reunidos com um só objetivo: tornar-se os regentes do Brasil. Nunca saberemos quem atacou primeiro o miistério da Justiça, porque as imagens foram apagadas quando o STF negou coloca-las em sigilo. Nem quem estava na guarda, porque o presidente colocou a informaçao em sigilo.

    Responda
    1. djalma gomez

      Ler 2 ou 3 vezes ajuda na interpretação do artigo. Há quem vá direto aos comentários escrever qualquer m..aravilha

    2. Marcelo Moraes Victor

      Que coisa… tentaram um golpe e perderam. Haveria guerra civil se “vencessem” naquele dia… na ca lhas

    3. Rosamaria Silva

      Essas pessoas foram instrumentalizadas para gerar o caos (tentativa de explosão de caminhão tanque, queda de redes de transmissão, vandalismo na Praça dos Três Poderes, etc.) que, segundo seus mentores poderia resultar na decretação da GLO, com as Forças Armadas "assumindo o controle". O que não ocorreu. Tanto quanto essas pessoas, o líder fez questão de gravar vídeos, áudios, de deixar rastros e provas incontestáveis. Quanto à penas dos mentores certamente há de vir mais rigorosa

    4. Darci de Oliveira

      Muito bonito Pery. Enquanto você homenageia a dona Alessandra, o seu Douglas e a Dona Valéria, realmente pessoas do teu nível e merecedoras de tua estima, o chefete delas fugia para Miami com atestado de vacina falsificado e algumas joias contrabandeadas. Que beleza !

    5. Cristina Murta

      O líder é Jair Messias Bolsonaro. Desde sempre ele falou em golpe. Ele sempre quis fazer um golpe, desde décadas atrás. Pois é. Deu no que deu. Que pague na medida que o colunista explica aí no artigo.

  28. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Malafaia aposta na prisão para o mito sair como herói.

    Responda
  29. Gilberto Rosa

    Depois de ler a coluna, até voltei pra ver se era do Demétrio mesmo. E não é que é! Até o santo desconfia.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Pois, pois Benassi, será que até tio Demétrio, último dos moicanos, desistiu do mito, já fechou a porta da grade e apagou a luz? E sem falar nada do Maduro! Tem zumbi de mito pulando a sacada.

    2. Marcos Benassi

      Nos antigamente, chamava-se isso de síndrome maníaco-depressiva, Gilberto, ora nomeada "bipolaridade". Mas não sei se você reparou que tem umas inconsistências, de leve, ali no meio. Não sei onde é que o Endométrio quer chegar com isso - todavia, maucaráti, desconfio.

    3. Maria de Felipe Martinez

      Pois é, grata surpresa! Um bom e ponderado artigo do Magnoli!

    4. Gilberto Rosa

      Será que foi o estagiário dele que escreveu de sacanagem e mandou trocado?

    5. Ivan Bastos

      É o óbvio, ser contra estas evidências golpistas é impossível. Sem anistia, penas exemplares aos generais, ex-presidente et caterva do andar de cima.

    6. Gilberto Rosa

      Antonio, você está me ofendendo no mais profundo do meu ser, irei meditar hoje a noite enquanto tomo uma boa cerva. Vou também lhe mandar boas energias, pra ver se reduz este espírito de zumbi de mito da sua áurea. Namastê! Aff, cadum.

    7. Antonio Araújo

      Cara não entende bulhufas de democracia...

    8. Antonio Araújo

      O Mestre Leviano ataca outra vez...

    9. Gilberto Rosa

      Também olhei se já não era primeiro de abril.

  30. João Eduardo

    Espero estar equivocado, mas inexiste ser humano ou instituição no Brasil com culhões para essas decisões, o preço pode ser alto demais.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Espera, que tu vai ver mais imbrocháveis desmaiando e fazendo pipi nas calças.

  31. Hernandez Piras

    Sim, as pernas terão que ser severas. Mas como brasileiro escaldado, sei que não há no mundo tecido tão ordinário que encolha tanto quanto a pena aplicada a um membro de nossas elites.

    Responda
  32. luiz tavares

    Existe sociólogo de direita ?

    Responda
    1. João Eduardo

      Existiam sociólogos no regime nazista, no apatheid, no regime de franco, salazar, pinochet?

    2. andre s cardoso

      Simpatizante dessa direita bandida e golpista que está em evidência no Brasil, espero que não.

  33. Pedro Luis S C Rodrigues

    De fato, STF criou uma armadilha para si próprio com as penas absurdas dos bagrinhos. Veremos como sairá do enrosco. Meu palpite é que Magnoli ficará frustrado

    Responda
  34. Antonio Araújo

    Bom texto, de um verdadeiro democrata.

    Responda
    1. andre s cardoso

      Realmente o amigo Márcio Fideles deve desconhecer o significado da palavra "Ditador". Se ele considera Alexandre de Moraes um ditador, por estar cumprindo rigorosamente a Lei, o que será acha de Sérgio Moro, que condenou o Pres. Lula sem qualquer prova, ao arrepio da Lei ?

    2. Hernandez Piras

      Nosso colega parece não saber o que é um ditador. Ditadores não tomam assentos naa cortes de justiça em defesa da Constituição. Quer encontrar um ditador, sugiro que comece a estudar a história pátria, de 1930 a 1945 e de 1964 a 1984. Em nossa história, os ditadores vestem uniformes, não togas.

    3. Márcio Fideles Lacerda Guimarães

      Decepção com um colunista até então isento. Sua narrativa é a mesma do ditador Alexandre de Moraes. Prova que o cel. Cid acusa a PF e o STF Moraes e acaba de ser preso conforme denunciou.