Comentários para:

O Talibã é aqui

VER COMENTÁRIOS EM Gustavo Alonso

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCIA CIARALLO PESCUMA

    Esse texto é interessante, mas superficial. Claro que é estúpido não enxergar a arte com o devido olhar histórico, necessário e justo. Mas é evidente que certas posturas políticas são inegavelmente reprováveis. Que se as reprove, é justo, poupando-lhes a arte - quando esta existe e não se confunde com mera comunicação (aqui, sim, um oportuno debate ainda não sugerido por nenhum colunista - embora o grande escritor Ariano Suassuna já o tenha feito há vários anos).

    Responda
  2. Ricardo Knudsen

    Num momento em q os governadores bozistas do Paraná, Goiás e MS efetivamente confiscaram os exemplares do livro o Avesso da Pele, escolhido pelos professores de cada escola, o colunista finge q a esquerda é o grande problema de censura. Na medida para agradar um certo público de direita e desviar a atenção da efetiva censura por ato administrativo dos governadores.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      O colunista admite q a suposta proibição da esquerda é moral. Só idiotas se sentem censurados por uma "proibição" moral. Já o q os governadores bozistas fizeram foi um ato de violência, os livros foram recolhidos contra a vontade dos professores q os escolheram. Assim como os Talibãs, impingiram pela força seus padrões, o q em sua ignorância o colunista interpretou como vitória cultural.

  3. Hélio Costa

    Cancelando geral, acho que talvez você e a Folha também entrem nesse grupo! Kkkk

    Responda
  4. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Quem nunca...? Que eu saiba, livros não foram retirados de bibliotecas e livrarias, nem impedidos de publicação. Filmes e peças de teatro estão em cartaz. Cancelar um autor continua peetencendo à esfera de opiniões privadas, de pessoas que têm o direito de pensar e dizer o que quiserem. Céline apoiou os nazistas na França e Pound os fascistas italianos.Mas a grande literatura que produziram permanece e é o que, finalmente, importa

    Responda
  5. Matheus Battistoni

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Ricardo Knudsen

      Falando em censura e cancelamento, pedi para a moderação apagar seu comentário homofóbico. O colunista certamente vai me achar um talibã, mas como diria a Dua Lipa, Idgaf!

  6. Anderson Paiva

    Crítica coerente. Alonso é muito bom quando não se propõe a fazer lobby para o sertanejo universitário. Muito embora seu argumento de música de qualidade não valha para o segmento que costuma defender

    Responda
  7. Lilian Ramez Safar

    Eu não sabia disso tudo, não… Agora que sei vou cancelar todo mundo.

    Responda
    1. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Exatamente! Se não fosse esse artigo picareta ninguém daria a mínima para as "falhas" das personalidades citadas (entre aspas, pq tudo tem de ser relativizando ao contextos de vida dos mencionados). Na verdade, o único que vi ser comentado sob esse viés com algum barulho foi Monteiro Lobato. Exemplo de desonestidade intelectual desse articulista e uma tentativa desesperada de criar pauta.

    2. Hélio Barbosa

      Kkkk, por isso a ignorância é uma glória!

  8. ROSANGELA SILVESTRIN

    O cancelamento não é saudável para ninguém. O respeito com o adversário, com quem pensa diferente é o caminho para paz. Desde que se tenha justiça para com todos e cultivarmos o amor. Daí estaremos no paraíso. Falta um pouco para a humanidade chegar neste patamar.

    Responda
  9. Maria Lopes

    Porque o tema é exatamente o fato de que a esquerda, antes contra a censura praticada pela direita fascista é agora autoritária e pratica censura e cancelamentos.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Será que essa "esquerda" é mesmo esquerda ? Se abdicou de lutar pela supressão sistêmica,se contenta em buscar pautas corporativas, algumas reivindicando exatamente inserção privilegiada no capitalismo, me parece que estamos falando de uma nova direita !

    2. Fernando Alves

      Os únicos que praticam censura são os da direita. Da esquerda é só protesto. Difícil seria alguém de direita entender isso, já que qualquer coisa sem sentido como essa passa por verdade para direitista.

    3. Maria Lopes

      Está era uma resposta ao leitor Fernando Alves que por alguma razão não foi publicado no espaço correto.

  10. bagdassar minassian

    ... não saber ler, se é que leem, os detratores não têm a visão crítica, isto é, SABER LER, na acepção do termo. Como não aceitar, criticamente, os autores citados, importantes, só por 'preconceito' de qualquer natureza. Claro que podemos discordar e apontar o que se considera 'erro', contextualizado e fundamentado. Censurar ou apagar, Não. s

    Responda
  11. Anderson Francisco

    Mas ninguém também é obrigado a aceitar que Lima Barreto era contra o voto feminino!

    Responda
  12. José Cardoso

    Só um reparo. Nietzsche era anti cristão mas não antissemita.

    Responda
    1. Eduardo Mantegazza Camargo

      Perfeito. O autor demonstra que, a respeito de Nietzsche, só conheceu o conteúdo da orelha de alguma subliteratura sobre o filósofo. Aliás, o maior motivo do agastamento de Nietsche com sua irmã e seu cunhado foi o antissemitismo explícito de ambos e "O Anticristo" foi escrito justamente como uma diatribe contra o referido cunhado - um cidadão-de-bem - e os antissemitas cristãos em geral.

  13. Wilson Roberto Theodoro

    Gustavo, parabéns pela matéria. Nem sempre concordo com suas opiniões, mas, neste caso, quando você critica especialmente uma certa “esquerda da internet”, que julga as pessoas não pelas suas obras, mas por sua história pessoal, acredito que tenha toda razão. É óbvio que há um certo exagero em sua abordagem (definitivamente, não somos o Talibã), mas faz parte da estratégia de chamar a atenção para um problema real.

    Responda
  14. Fernando Alves

    Por que nenhuma palavra sobre a censura de livros, praticada invariavelmente por prefeituras e governos de direita? Os únicos com "index" são os da direita. Como o colunista, que para fazer de coitadinhos os amiguinhos sertanejos que fazem a vida com dinheiro público de prefeituras, inventa um problema que não existe para encobrir a verdadeira ditadura.

    Responda
    1. Fernando Alves

      A esquerda não praticou nenhuma censura. Cancelamento é protesto, boicote, não é censura. Censura é prática exclusiva da direita no Brasil. O método é esse, desviar o assunto com mentiras e infelizmente a FSP dá espaço farto para colunista com ordem de gabinete disseminar as mentiras para beneficiar os donos do gabinete

    2. Maria Lopes

      O colunista ressalta o fato de que a esquerda, antes contra a censura praticada pela direita fascista é agora autoritária e pratica censura e cancelamentos.

  15. Alcides Castro

    Artigo ruim

    Responda
  16. joão moreira

    Sou de esquerda, mas parte dela é de fato lacradora. Tudo meio que começou com o tal de "lugar de fala". Deu no que deu...

    Responda
  17. Gabriel Biasetto

    Acho que, aqui, vale o típico "dá pra relativizar", porque de todas as citações que você fez, algumas são, de fato, indefensáveis. Rachel de Queiroz, por exemplo, apóia um golpe que censura e tortura milhares de pessoas, mas aí, se a esquerda atual criticá-la ou até mesmo "cancelá-la", somos um Talibã do mimimi? Difícil, hein...

    Responda
  18. Raymundo de Lima Lima

    Talibã faz o que faz em nome de Deus(Islâmita). Pensei q no Brasil e nos EUA somente extrema-direita faz o que faz em nome de Deus(cristão). Esquerda é laica.Talibã odeia mulheres,maridos as espancam, elas são proibidas d frequentar escolas. Aqui, só conservadores e reacionários boicotam mulheres nas universidades.Mulher apenas deve ser 'ajudadora' d maridos(MicheleB).Esquerd odeia musica ruim, sim.Direita adora crimes na tv.

    Responda
  19. Domingos Sávio Oliveira

    O Brasil é reacionário e hipócrita por natureza, aqui liberais e progressistas são conservadores. É um caso para psiquiatria.

    Responda
  20. jarbas cabral

    Talvez eu viva num mundo paralelo, mas eu nunca vi ninguém de esquerda criticar estes artistas.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Não viu e nem vai ver. Já prefeituras bolsonaristas, que são a maior fonte de renda dos sertanejos, censuram livros. Mas esses o colunista sabujo não viu, apesar de ser notícia no mesmo jornal que o paga.

  21. FREDERICO LUIZ BARBOSA DE MELO

    Que artigo de opinião besta! A pretexto de criticar "as esquerdas" (seja lá o que isso for), ele visa na verdade "lacrar" em cima "das esquerdas". A gente não assina jornal para ver opinião de senso comum em texto de rede social.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Talibã faz o que faz em nome de Deus(Islâmita). Pensei q no Brasil e nos EUA somente extrema-direita faz o que faz em nome de Deus(cristão). O Talibã persegue, madidos espancam mulheres, q até são proibidas de frequentar escolas, por aqui, conservadores e reacionários boicotam mulheres frequentar universidades, fazer certos cursos, trabalhar fora de casa, coisas q a esquerda nunca defendeu. Esquerda se confunde com feminismo. O autor pisou feio e cinico no seu texto ruim.

    2. FREDERICO LUIZ BARBOSA DE MELO

      Qual a base factual para essa opinião? Quem cancelou quem, quando, onde? Qual a relação real (e não retórica) entre "esquerdas" e Talibã? Livros foram proibidos? Tirados de livrarias e bibliotecas?

  22. João Vergílio

    Caramba... Que lufada de ar fresco! Às vezes a gente pensa que está ficando maluco, com todo esse macartismo circundante. Obrigado pelo texto!

    Responda
  23. Felipe Vasconcelos

    O cancelamento reflete a disputa de poder. Quando um Machado de Assis é cancelado, abre-se uma janela de oportunidade para colocar outra figura no lugar, como um(a) escritor(a) contemporâneo(a) medíocre alinhado(a) à determinada ideologia.

    Responda
    1. ROBERTO RODRIGUES

      É exatamente isso que ocorre. E o triste é que poucas pessoas percebem.

  24. Felipe Vasconcelos

    Na verdade o identitarismo é hipócrita. Simone de Beauvoir e outros intelectuais franceses foram contra lei na França que fixou a maior idade sexual. Continuam ícones e figuras incontestes.

    Responda