Poder > Lula 3 confirma histórico leniente com passivo da ditadura e amplia desgaste com base Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O que a Folha quer é derrubar o governo Lula mais uma vez. Só que ele não é bobo e cair na armadilha do jornal.
Quem pega em arma para sobrepor as suas ideias está no caminho da violencia e morte. Quem escolhe ser guerrilheiro e tem uma metralhadora na mão não é uma vitima e tão menos um heroi. Até Lula sabe disto e não da bola pra este povo.
Imprensa de Weimar descontrolada: oremos.
Lula não é covarde. Um homem perspicaz que chega ao seu terceiro mandato olhando kms a frente, enquanto muitos que o cercam só enxergam alguns metros, isso é o que ele é em minha opinião.
Continuo sentindo muita pena de sua miserabilidade. Infelizmente, à falta de argumentos, tudo o que vc sabe fazer é ofender, como todo e bom esquerdista.
Na próxima eleição reeleja o Bolsonaro, ou o Tarcisio, ou o Ruy do PCO. Com certeza, um dos três (com todo o meu sentimento e respeito pelos revolucionários mortos na GA), criará essa comissão. Olha o contexto! Uma Câmara e um Senado de extrema direita! Não sabia que o Lula fazia milagres não!
O militante não admite nunca que a imprensa publique matérias contrárias ao "seu" governo. Neste caso, seja o militante de esquerda ou de direita, o discurso é sempre o mesmo: o jornal é contra o PaÃs ou contra o progresso do PaÃs, atue no "quanto pior, melhor", etc. Agora, chamar de "revanche" ("Não é hora de revanche") o que até ontem chamava de "justiça" e, assim, assimilar até a linguagem do adversário, é ir longe demais na subserviência ao governo!
Poxa, Lula arregou, logo ele que adora chamar os outros de covarde.
Saia de frente do espelho, cara...
Eu fico tão comovido com a Folha, que emprestou seus carros em 64 para os militares eliminarem e torturarem, a mesma folha do golpe de 16, que levou ao Bolsoguedes e os 700 mil da covid, agora dando espaço para pessoas que acreditam que Lula pode tudo, mesmo depois do golpe e prisão do Lula, e quase novo golpe militar no 8 de janeiro. Querer não é poder. Este artigo é sacanagem e hipocrisia da Folha.
Não dá bola Bueno, o VinÃcius tá nervoso por causa do futuro do mito, e a melhora do Brasil deixa ele triste :)
Minha Nossa Senhora, Vinicius! Você não deve ter lido o Gilberto, para ignorar aqui a dramaticidade dos fatos usados por ele como argumentos.
Continuo sentindo muita pena de vc e sua miserabilidade intelectual, Gilberto. Infelizmente, à falta de argumentos, tudo o que vc sabe fazer é ofender, como todo e bom esquerdista.
Os abusos e crimes cometidos por militares não se limitam ao perÃodo de ditadura, não é algo do passado. Permaneceram na cultura de violência das polÃcias militares dos estados, por exemplo. Voltaram a assombrar a democracia na tentativa de golpe de estado recente. A postura de Lula nesse tema é desalentadora. Tão desalentadora quanto a ausência de qualquer redução ou controle da violência policial nos estados governados pelo PT.
Sua colocação é perfeita, Joabe! O PT se recusa a "remoer o passado" da mesma forma como se recusa a tocar no aparato policial herdado da ditadura. Pelo contrário, este aparato acaba de sair consolidado pela Lei Orgânica das PolÃcias, cujo texto infame recebeu o apoio do Ministério da Justiça. Não por acaso a polÃcia atua da mesma forma na Bahia ou em São Paulo.
A f ol ha está desapontada porque o governo Lula não está realizando atos de estado, comprometedores de sua postura legalista e republicana. Esta f ol ha parece torcer pelo acirramento das relações e não pela aproximação com as Forças Armadas para que se alinhem a um compromisso legalista. Essa aproximação não tem se mostrado, até agora, uma complacência com uma anistia dos condenados pela Justiça brasileira.
A f ol ha está desapontada porque o governo Lula não está realizando atos de estado, comprometedores de sua postura legalista e republicana. Esta f ol ha parece torcer pelo acirramento das relações e não pela aproximação com as Forças Armadas para que se alinhem a um compromisso legalista. Essa aproximação não tem se mostrado, até agora, uma complacência com uma anistia dos condenados pela Justiça brasileira.o
Se Lula agisse de forma oposta, a manchete da Folha seria "Lula 3 não contribui em nada para pacificar o paÃs". Lula está olhando para a frente, com polÃticas públicas bem elaboradas, com ministros como Marina, Haddad, NÃsia e Camilo, reconstruindo a partir do caos deixado pelo antecessor, que sequer sabia o que era uma polÃtica pública. Já a Folha, ávida por manchetes espetaculosas, vassala de primeira hora do lava-jatismo, está cada vez mais perdendo sua identidade.
É óbvio que essa f ol h a está querendo criar intrigas que prejudicarão a governabilidade nesse difÃcil momento do paÃs. O que essa f o lh a tem mostrado não tem nada a ver com recuperação da história e da justiça, na qual estão e continuam submersos como cúmplices da violência da extrema direita até a cabeça.
Talvez ele tenha o entendimento que a anistia abrange ambos os lados. Talvez ele saiba que se desencravar um lado, pq o outro não pode ser tbm? Ou alguém desconhece que os guerrilheiros pro ditadura do proletariado mataram inocente tbm?
A desfaçatez da Folha é immoral! Usar o sofrimento dessas pessoas para amplificar a crÃtica ao governo, sobretudo neste momento em que o coiso está nas cordas, para fazer cortina de fuumaça, é algo indescritÃvel. E essas pobres criaturas, que não são ingênuas nem bobaas, se deixarem usar dessa forma?, como isso é possÃvel. Essa matéria me deu noojo da espécie humana. Depplorável, sob todos os aspectos. Triste o paÃs que tem uma imprensa marron como essa. Estamos de luto.
Mentira, os únicos lenientes com a ditadura é a vergonhosa imprensa brasileira, da qual este pifio folhetim faz parte
PÃfio folhetim
Teve até quem colaborou com o golpe e depois deu uma de santa de pau oco como o Ulisses Guimarães que participou da marcha das famÃlias católicas contra o Joao Goulart. A preocupação agora é contra a extrema direita que está arregimentação seguidores então não podemos esticar a corda para esquerda no momento porque pode ficar pior.
Faz 60 anos o golpe militar. Vamos ficar atormentando os militares que participaram e hoje estão quase todos mortos. Ha 40 anos a ditadura já acabou e essas pessoas não tiveram tempo suficiente para essa procura dos desaparecidos.
Dá-lhe falha fascista!
Não foram vcs que publicaram um editorial chamando a ditadura brasileira de "ditabranda"? tomem vergonha na cara...
A seita lulapetista defende o presidente em tudo, sem exceção - uma verdadeira loucura! Sugiro aos seguidores e discÃpulos lerem: assassinato de reputações. O livro esclarece bem o porquê das ações do guru. Não tem justificativa o impedimento oficial de crÃticas à s barbáries cometidas no perÃodo militar. O presidente nunca sofreu torturas, digamos que foi até útil! Leiam o livro e tirem as próprias conclusões.
Marco, depois da prisão do Lula e golpe, tu ainda acha que Lula pode tudo contra todos e que a folha não está mal intencionada com o artigo? Sério? Ou tu é daqueles lobotomizados pela Folha, qualquer coisa contra o Lula tá lá. Se fosse falando que o Lula cria conflito com os militares, tava lá, não cria conflitos, tava lá, qualquer coisa tá valendo, até a gravata e a cama que o Lula dorme são motivos pra folha e a seus amestrados. Deixa o Lula em paz, não cai nessas tão manjadas da Folha.
Não vejo petista orar pra pneu, colocar celular na cabeça pra contactar Et's, enfiar ozônio no "piiii" e nem falar que Israel é cristão, aliás, a sua adoração ao teu mito é que ficou evidente nesse comentário ridÃculo!
Não tem ninguém lulopetismo que vai para rua na chuva, põe celular na cabeça. Ora para pneu e pede intervenção de ETs.
O Lula tem que governar. O Partido tem que assumir as ações educativas.
Concordo, Anete. O principal nesta hora é implementar o plano de governo. Sem boicote ao plano, sen anistia aos condenados.
Há de haver um enfrentamento.
Ao partido cabe fazer polÃtica, colocar o povo na rua e trazer o Lula de volta para a esquerda. A elite capitalista, o Centrão de Lira, o agro negócio, a bancada evangélica, os militares, a mÃdia conservadora pressionam o presidente a todo instante. Se Lula se ver amparado pela população, terá a força necessária para implementar seu plano de governo.
Valter, a resposta não foi pra vc, mas sim pro jornal...saiu na caixinha errada!
A folha precisa desnudar sua posição polÃtica frente ao atual governo. Penso que ninguém tem dúvidas quanto a posição do Presidente Lula em relação à ditadura, porém há que se ter lucidez e certo pragmatismo, para posicionar-se diante das variantes polÃticas que se apresentam. Vivemos um momento, em que não é prudente se estar a jogar gasolina para se apagar incêndio. O momento polÃtico requer que se invista na pacificação; o confronto só interessa a desvairada e rotunda extrema direita.
A FSP tem colaborado diariamente para jogar gasolina ... inclusive com essa matéria..
Lula é um chefe de estado competente, mas também tem o grande ego que lhe causa problemas. É preciso gente pragmática e gente com teoria firme para auxiliá-lo, ou a direita e a mÃdia tudo farão para arruinar o governo e celebrar a volta de outra doença semelhante a JMB e sua quadrilha.
O regime militar foi ruim para quem era oposição mas. Os que vieram pós os governos militares são muito piores. Os trabalhadores honestos tÃnhamos paz. Os sindicatos eram dirigidos normalmente por ativistas comunistas contratados pelos patões mas. Tinha oposição forte que fazia a diferença e tinha apoio do ministério do trabalho. Hoje o sindicato está nas mãos do governo. Até profissionais de alta patente recebem menos de 1 salario mÃnimo legal.
Ditadura boa para a maioria não precisa ser ditadura. Sua ignorância é oceânica. Quando o regime chegou ao fim, mais da metade da População Economicamente Ativa estava fora do mercado legal de trabalho e não podia nem sequer sonhar com o salário mÃnimo. E não recebia auxÃlio nenhum do Estado. Os indicadores sociais eram muito piores do que hoje, mas no mundinho das suas obsessões era muito melhor. E o salário mÃnimo da época, você se lembra?
FSP faça me um favor. Ainda que seja compreensÃvel a indignação de quem teve parentes vÃtimas da era obscura, tentar colar a pecha de que Lula protege mitares é absurda. Mude o disco para o perÃodo do inominável que estimulou esse ambiente do fascÃnio ais militares que vai demorar muito tempo para limpar a nossa camisa amarelo. A FSP também ajudou a embalar o monstro da ditadura, agora que jogar os verdadeiros democratas uns contra os outros? Critique veementemente os militares agora camuflados
Os comentários aqui mostram duas coisas: FSP eh culpada por tudo e Lula eh mais infalÃvel que o papa. Afe!
O VinÃcius é estagiário da Folha, como ainda não recebeu uma coluna, exibe o grande potencial nos comentários, puxa saco de bilionário dono da Folha e calunistas, que é uma beleeeza. Tava elogiando a Kramer, sim, a Kramer na última, ainda dá pra ver, tava no Dementrio, na Bizaaaaria, até no Ponde! Se bem que o do Ponde dá pra ver que é a contra gosto, este ninguém aguenta.
Ai que pobreza VinÃcius, qualquer coisa contra o Lula tá valendo, pode ser até a gravata, ser a favor ou contra militares. Aff, não está autorizado a utilizar as variantes do Aff : )
Essa tentativa de generalizar para desqualificar é tÃpica do bolsonarismo.
Enquanto o bilionário banqueiro parasita de juros e dono da Folha faz intriguinhas, no mundo real Haddad e Alckmin cobram BC por queda mais rápida da taxa de juros, que enche o bolso do banqueiro.
Esse José Cardoso que se cuide. Tem o dia da caça e o do caçador. Não perde por esperar.
Esse José Cardoso que se cuide. Tem o dia da caça e o do caçador.
E o Jose Cardoso falando de esquerda autoritária. Pura covardia.
Ennio, patêcletico é não ver o contexto das chantagens do mega bilionário da Folha e seus jaguncitos amestrados, depois vota no Aécio, sai fantasiado com a camiseta do Robinho no batuque desafinado do Cunha e Temer, vota no Bolsoguedes e não entende como pode ser enganado com coisas tão básicas.
Comentário patético. O fulcro da matéria não é esse. E dá-lhe passar pano!
São questões de ordem pessoal. É claro que a irmã de um guerrilheiro morto guarda a memória familiar. Mas quem combate sabe que se não vencer provavelmente vai morrer. E se eles vencessem, com a mentalidade autoritária da esquerda da época, muito mais gente iria morrer.
Gostei de " guerrilheiro morto"...e é claro: os mortos que a guerrilha executou, os parentes não citam: isso tem um nome: delinquência intlectual.
E questões de ordem pessoal são legÃtimas. Agora o uso delas para distorcer os fatos não.
Folha Pan sendo Folha Pan...
Pancada?
O Governo do Presidente Lula é ótimo, economia bombando, menor desemprego desde 2014, contra todos os preconceituosos que não conseguem enxergar um palmo a frente do nariz.
Gostaria que a folha publicasse também às fotografias de todas às pessoas que os membros da VAR- Palmares assassinaram e torturaram, seria muito interessante.
O que me espanta é que a FSP deixou passar essa reportagem do sr. Fabio Victor. Até as pedras sabem que o jornal apoiou o golpe militar de 1964.
A Folha não "deixou passar", ela encomendou essa matéria, é parte do script de atacar o governo, entre tantas outras. O Fábio Victor é mmercenário, pena de aluguel, entrega o pedido.
A postura negacionista de Lula merece crÃtica severa. O negacionismo da ditadura militar, que inclui a tentativa de reescrever a história para apresentar o regime de maneira positiva, ignorando ou negando suas violações de direitos humanos, seria natural em cÃrculos ultraconservadores e de direita radical, mas não em quem foi preso durante essa mesma ditadura. Ao que parece a indignação de Lula está integralmente focada contra a Lava Jato, pela qual também foi preso.
Será que era um agente infiltrado à época e tiraram a ficha do cofre? Não duvido de mais nada.
Presidente Lula é Top10, economia bombando, menor desemprego desde 2014, contra todos os preconceituosos que não conseguem enxergar um palmo a frente do nariz, além de serem rancorosos.
Isso, mostra que o sr. aprendeu a lição que a Folha passa: Lula é um apoiador dos governos militares!
Fora PT
Presidente Lula top, economia bombando, menor desemprego desde 2014, contra todos os preconceituosos que não conseguem enxergar um palmo a frente do nariz, além de serem rancorosos.
Só estranhei a FSP deixar passar essa reportagem do sr. Fabio Victor. Até as pedras sabem que esse jornal apoiou o golpe de 1964 e o golpe contra Dilma Rousseff. Aliás, não só a FSP como também a Rede Globo o que produziu, entre outras obras, o governo do sr. Jair Bolsonaro e o bolsonarismo.
Não há nada de estranho, a Folha não "deixou passar", ela encomendou essa matéria, é parte do script de atacar o governo, entre tantas outras. O Fábio Victor é mmercenário, pena de aluguel, entrega o pedido.
A história não pode ser esquecida nunca, ela é a verdade cunhada no tempo passado, inclusive a mais recente do Brasil, onde um governo fascista tentou destruir as instituições, educação, saúde, cultura e ciência. Vivemos agora um perÃodo de recuperação desse prejuÃzo causado pela extrema direita no paÃs e o discurso tem que ser em direção a união. Por isso foi proposto um governo de coalizão, que representa todas as cores responsáveis da nossa sociedade. Não é hora de revanche.
Não se trata de revanche. As famÃlias das vÃtimas querem saber onde estão seus mortos. E o Lula contemporizando.
PerÃodo de recuperação? Estamos em deterioração desde a década de 90. O parque industrial que produzia quase tudo desapareceu. A metade do povo vivendo na pobreza grande parte vivendo nas ruas, em baixo das pontes e e nas encostas de morros. Até o final da década de 80 o salario dos trabalhadores dava para pagar aluguel e levar uma vida sem precisar de tantos auxÃlios. A deterioração está visÃvel em toda a parte e com estes polÃticos a tendência e continuar indo ladeira abaixo.
... foi proposto um governo de coalisão com o qual a parte midiática da sociedade cÃvil nunca se juntou.
É o perfil do Lula, felizmente ou infelizmente. Considero q ele não está numa posição confortável e tomou a decisão q lhe parece mais adequada pro momento, mas tb acho q a luta dos familiares é pra lá de justa. Independentemente disso, a imprensa deveria fazer uma série de reportagens sobre esse perÃodo, por enquanto só tá se aproveitando do episódio pra criticar o presidente Lula, pra variar.
Precisamente.
Lula não poderia recriminar o golpe de 64 com muita ênfase se não recriminasse também com muito mais força os fuzilamentos da longa ditadura em Cuba, o golpe insano na ditadura na Venezuela e a ditadura na Rússia. Nesta polaridade que vive o Brasil , os dois lados gostam de ditaduras desde que sejam com seus companheiros ... Foi coerente
Na minha modesta opinião o presidente Lula tem receio de abrir uma nova frente de conflito com os milicos e os reaças. Contudo, não entendi como a FSP deixou passar essa reportagem do sr. Fabio Victor. Ora, até as pedras sabem que esse jornal apoiou o golpe de 1964 e mesmo hoje tem uma postura claramente de direita reacionária. E é preciso lembrar que não só esse jornal, mas também a Rede Globo, que entre outras obras, ajudou a fabricar o bolsonarismo.
Tem zumbi de mito tonto, não sabe se se alia ou não a base do PT contra Lula. Aff, essa Folha, virou jornal humorÃstico.
Base do PT contra Lula? Pode haver discordâncias, e fortes, entre setores do PT e o presidente. Aqui não estamos falando de gado. Agora, a Folha trazer vÃtimas dos governos militares, estas com todos os motivos para condenar as FFAA, para sugerir que Lula, no fundo, desde seu primeiro mandato, compactua com os militares, isso é repug (autocensura).
Enquanto a extrema direita expõe aos quatro cantos e aos gritos o seu projeto de sociedade, a esquerdinha só recua, só se defende... Quer sintoma maior de que a esquerda morreu e de quem dita (ou oculta) o debate polÃtico é a extrema direita? Triste, lastimável. É assim que a história vai sendo apagada, esquecida... Frente ampla = governo de centro Esse paÃs não vai avançar nunca como nação (diversa e plural) democrática
Lula tem que mostrar aos jovens as barbaridades dos milicos de 64, pois a mÃdia não faz isso, março é o mês para reafirmar a democracia, não pode passar em branco. A história do Brasil deve ser contada todos os dias, os militares brasileiros são golpistas, isso é história.
Totalmente de acordo. Mas cadê a coragem?!
Dio santo, agora o bilionário da Folha virou representante da base do PT. Bateu o desespero, como todos Ãndices econômicos estão indo muito bem, fica de intriguinhas e replay contÃnuo de pesquisas.
O presidente Lula percebe.o grau de desmoralização dos militares em geral. E sabe que é preciso muito trabalho para levar o Brasil e os Brasileiros a um novo patamar de desenvolvimento. Ele fez uma escolha. A Folha deve ajudá-lo nisso e não criar factóides diários como tem feito.
Engraçado, é muita hipocrisia, a mÃdia brasileira, apoiou a ditadura, apoiou a anistia, passaram panos quentes pro Bolsonaro quando este homenageou o golpe, agora que o lula quer apaziguar o assunto, e criticado, nojo dessa mÃdia vendida...
Dario, vamos ficar lembrando os milicos de 64, enquanto os de hoje estão firmes e fortes tentando voltar?
Lula erra em não lembrar os jovens a barbaridade dos milicos de 64, porém, todos sabemos que a mÃdia brasileira apoia e sempre apoiou os golpistas.
Esse jornal, que apoiou a ditadura nos seu 21 anos de duração, agora cobra do governo uma posição politicamente equivocada de promover atos de Estado sobre esse nefasto aniversário. A Folha quer confundir ou acirrar polarizações?
Acirrar a polarização? Querem Bolsonaro de volta e a Lava-jato.
Dizem que homens são forjados na têmpera do tempo. Lula já foi muito rad ical. Fez greves terr Ãveis no Abc. Os tempos se foram, vieram os cabelos brancos, a pri são, perdas. Mudou. Não é mais radical. Busca atalhos e pontes. A Folha tb poderia criticar o Múcio que o um dos artÃfices do diálogo : minist ro@ defesa.gov.br
A Folha de São Paulo poderia também ajudar as vÃtimas da depressão imposta pela ditadura civil-militar de 1964 revelando tudo que sabe a respeito. Afinal a Folha de São Paulo apoiou a ditadura não apenas ideologicamente
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Lula 3 confirma histórico leniente com passivo da ditadura e amplia desgaste com base Voltar
Comente este texto