Poder > Lula 3 confirma histórico leniente com passivo da ditadura e amplia desgaste com base Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
O jornal que apoiou os militares se aboletarem no poder, agora compra as dores das vÃtimas daqueles, parece o bolsonarismo que tentando simular a nulidade da Lava-Jato.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Lula é importante na democracia brasileira, tanto que formou um governo de amplo espectro, excluindo apenas os extremistas bolsonaristas, temos que lembrar sempre os assassinatos e torturas praticados pelos milicos de 64 e recordar que Bolsonaro quer reeditar, com seus milicos próximos, esse perÃodo de terror.
Há um cálculo polÃtico inteligente aÃ. Militares de alta patente estão na iminência de serem punidos por golpismo pela 1a vez na República. Instigar a coesão da caserna é contraproducente neste momento. Agora, a sociedade civil pode e deve se levantar e produzir muitos eventos de memória e repúdio à ditadura. Jamais o governo pronunciaria uma palavra contra essas atividades. Esta peça da FSP, sem análise de conjuntura, desinforma e confunde quem a lê.
Perfeito Rafael. Mas achar que a Folha não sabe o que está fazendo é ingenuidade da sua parte.
((comedesviado p moderação)) APESAR DE TER MUITOS DEFEITOS, LULA AINDA É UM HERÓI BR! Qto mais se expõe, mais defeitos vão surgindo deste ilustre brasileiro, com trajetória inigualável e invejável. Uma brilhante celebridade da história polÃtica deste paÃs. O tempo mexeu com o caráter do Lula da Silva 3, reduzindo atributos pessoais e surgindo condutas inaceitáveis de comportamento, incompatÃveis com o revolucionário PR. Na maioria, os processos de envelhecimento, as ideias ficam mais sensatas...
...ficam lapidadas e mais sábias, com o Lula parece ter ocorrido uma 'metarmorfose' indisciplinada, que o deixa empolgado com suas próprias falas de improviso. Esta caracterÃstica precisa ser observada para evitar transtornos com o que se expressa, de modo a não criar polêmicas polÃticas desnecessárias, em meio ao seu público de simpatizantes e aos "inimigos opositorires", enfeitiçados com as neuras negacionistas do pÃfio mito do baxo clero JMB, o inelegÃvel. Cuidado Lula!!!
Resumo da notÃcia : Lula faz polÃtica. pronto
Nem se trata apenas de fazer polÃtica. Não sei se as pessoas não sabem, mas as FFAA estão previstas na Constituição, fazem parte do Estado brasileiro. E elas majoritariamente querem voltar a comandar o paÃs. Não apenas o comando, mas aposto que as tropas também, e quase metade do eleitorado brasileiro manifestaram-se dispostos a aceita-las de volta. Ai o jornalzinho mequetrefe vem defender que Lula desperdice seu mandato à s turras com as FFAA. Asque (autocensura)
Vc eh dos que querem o fim da polÃtica?!
Eu sou de esquerda e sou contra as ditaduras mundo a fora: China, Cuba, Venezuela, Irã, Rússia, etc. Embora reconheça que precisamos de multipolaridade e que o mundo não possa ficar a mercê dos EUA. Porém, a direita é branda com paÃses terrÃveis e nada democráticos aliados aos EUA: Arábia Saudita, Hungria, Is ra el. Por fim, ainda tem gente que defende a Ditadura Militar Brasileira, que só nos prendeu no subdesenvolvimento, Bolsonaro quis reeditá-la.
E a Folha não confessa, mas acompanha o ex-presidente.
Essa base é a mesma que defende os governos Putin, Maduro, XiJiPing, Kkhamenei e os cubanos?
Então você é contra essas ditaduras defendendo outras?
Esse medo das forças armadas sempre existiu, não é exclusiva de Lula, a nossa constituição dita como uma das mais democráticas e humanista, foi branda com as Armadas. Lula 3 encontrou um cenário de terra arrasada, vai e já estar negociando com todos os demônios, e eles são em demasia no inferno terrestre. Mas nada disso justifica querer amordaçar a história, principalmente uma pessoa com o passado e presente como o dele. Militares não são confiáveis e tem as armas, Lula sabe disso.
Gerivaldo, quem me parece ter medo das forças armadas é o senhor. Eu acredito que devem ser extintas, não precisamos delas para nada. Elas apenas alimentam a paranoia dos que acreditam na força para resolver tudo. Mas sua extinção não está ao alcance de ninguém no momento, nem do presidente da República.
Não exagere. Ele não está amordaçado ninguém.
As forças armadas devem ser colocadas em seu devido lugar, não de mando e privilégios, mas de submissão aos três poderes da república.
Barnabé, vc é divertido com sua ignorância bolsonarista kkk
* às desinformações
Bernabé, é mesmo? Estamos vivendo em uma sociedade, um governo e um judiciário construÃdos ou arquitetados em concordância com o seu mundo fantasioso, restrito as desinformações dos seus grupos de WhatsApp. Trata-se de uma evangelização, nada mais entra nessa mente corrompida.
Vc eh prova cabal de que zumbi existe mesmo entre nós.
Esqueceu de tomar o remédio?
Coitada da Laura, ela não percebeu que saÃmos de uma Ditadura Militar e, depois do golpe nas eleições passadas, entramos na Ditadura Democrática Soviética com o renascimento do Doi-Codi na PF sob o comando do Tribunal da Inquisição instalado no STF, o Lula é um simples fantoche.
Prezado, vc não tem a mÃnima ideia do que foi o Doi-Codi na rua Tutoia em SP. Se soubesse não diria tal tolice. Tem muita literatura a respeito. Vá ler primeiro.
A esquerda e seus simpatizantes repetem o mesmo blá blá blá bolsonarista contra a imprensa. Só quer elogios. A imprensa chamada pelo Bolsonaro de comunista está de parabéns!! CrÃtica, investiga se posiciona e informa seus leitores independente de quem quer que esteja no poder. FSP não é órgão de governo eleito.
A Folha, que defendeu a ditadura, agora cobra de Lula comemorações para lembrar mortos e desaparecidos.
Exatamente.
O jornal já deu uma, duas, três matérias sobre o tema. Será que a editoria está preocupada em discutir o assunto ou fustigar qualquer atitude da presidência? E no caso contrário? Imaginemos: "Lula irrita militares com comemorações crÃticas ao golpe"
Tudo que Lula fizer receberá crÃticas da Folha. Os reconhecimentos sempre vem acompanhados de um mas.
Exatamente. Mas não resta muito mais que bater cabeças na folha , nos dias de hoje. O. Projeto liberal psdbista foi pro brejo, o golpe liberal falhou, lula foi eleito e faz bom governo. Pense bem! Eh duro pro frias , tendo na mão o melhor jornal do paÃs e ainda assim não ver vingar seu projeto liberal.
Bante de frente com os militares e dá com os tanques na rua. E aÃ?! Só blá blá de liberdade, democracia, autonomia vence tanques?! Penso que não. Lula 3 está certÃssimo!
Até quando vamos nos acoelhar?
Elegeram um hereeiro da ditadura em 2018, deram quase metade dos votos a ele em 2022, tentou golpe de estado. Elegeram um congresso cheio de herdeiros da ditadura que tem buscado aprovar propostas autoritárias e retrocessos imensos, padrão pré século XX. E Lula é omisso? Menos né. Ainda tem gente que que vai as ruas defender a ditadura, e quem é contra não vai.
Escapamos por um fio da instalação de uma ditadura, a mais ignorante e tirânica das que conhecemos, caso bolsonaro tivesse ganho as eleições de 2022. Março de 1964 foi um triste acontecimento histórico, e quase repetido em 08 de janeiro de 2023. A lição deve ser aprendida, entretanto, o passado fica na história. Revolvê-lo na atual conjuntura, é alimentar ainda mais esta extrema direita que tanto rechaçamos.
Na revista Asterix há um personagem chamado Detritus que os romanos infiltraram nas hostes gaulesas. Esta é a FSP, na sua versão esquerda, já com saudade do Bolsonaro. Detritus tinha a missão de disseminar ódio entre os gauleses.
Não à reconciliação. Sim à justiça.
Sei não, essa macueza toda com os milicos ainda pode resultar em efeito colateral futuro, tipo golpismo-rebote. Inda mais se as penas pro peçoau fardado da intentinha Bozolóide forem leves e/ou cumpridas em presÃdio militar. Não boto fé nessa "elasticidade", não.
Isso independe de lula. Golpe está no DNA das f.a. brasileiras e eh o único caminho que as elites liberais sempre conheceram por aqui. Pra complementar, adestram um enorme contingente de eleitores que acreditam nas boas intenções dos ditadores.
Parei quando ela diz : só voto no lula contra Bolsonaro, e mesmo assim fica difÃcil. Quer dizer, fica difÃcil, então não vota em Lula, vota , na melhor das hipóteses, em branco. InconcebÃvel. Não adianta perder a cabeça. Com toda "leniência" que a folha inventa, estivemos próximo da ditadura. E só não aconteceu por causa dessa "leniência" de lula. Então viva lula.
Caro, agradeço sua atenção. Li seu comentário abaixo. "Comprar a reeleição". Isso é argumento de quem quer reeleger um populista pela 4a ou 5a vez (será que a idade deixa?) ? Privatizações? Ora, uma das razões para você estar aqui comentando é o fato de ter havido a privatização das telecomunicações. Ostracismo? PolÃtico que quer ficar para com carguinho sempre é aquele que não tem expressão fora. A propósito, o neo tucano Haddad vai muito bem. Saudações e menos rancor.
Eu também só votei no Lula porque foi contra o golpista Bolsonaro. DifÃcil agora engolir o Lula, a exemplo do seu antecessor, ter falas com posicionamentos pessoais, muito longe do que pensam a maioria dos brasileiros. Além do que a primeira dama milita sem preocupação do Slogan União.
O gabinete do ódio mudou-se para uma salinha na Folha?
Logo mudará para a Papuda
Não , eh a sucursal.
Lei de causa e efeito, ação e reação. O populismo gerou o golpe, assim como a roubalheira gerou Bolsonaro.
Faz-me rir. A Folha emprestava carros à ditadura para que fossem transportados presos polÃticos torturados,;cunhou a expressão ditabranda porque os milicos nacionais assassinaram pouco; agora, na manchete de primeira página, aponta o dedo como juiz inquisidor da Igreja Católica. Triste fim daquilo que o jornal comandado por Cláudio Abramo.
Teu passado te condena.
O demônio do liberalismo levou a folha para as profundezas .
Grande verdade! Estamos aqui, a cada toque, dando dinheiro à FSP mas vale a pena relembrar seu passado deprimente e glorioso. Hoje na lama com o bolsonarismo.
Esse sim, um grandioso e fedorento erro deste governo.
Folha, que apoiou o golpe de 64, nem fez autocrÃtica.
Esta palavra não existe no Manual da Redação.
Mais do mesmo hoje e sempre. Politiqueiros de M que só visam os próprios interesses. Infelizes são aqueles que neles acreditam...
Mais do mesmo hoje e sempre. Politiqueiros de M que só visam os próprios interesses. Infelizes são queles que neles acreditam...
Em seu terceiro governo Lula teve de ceder ainda mais, faz uma gestão para não ferir suscetibilidades da caserna. Enquanto isso reescreve a história e se distancia cada vez mais as lutas pelas liberdades democráticas. Aos milicos tudo, aos civis migalhas.
O que reescreve a história eh metade do povo votar no estrupicio facista, apoiar alienado orando pra pneu na porta de quartel. A ignorância não desgruda desse povo há séculos.
É isso que a FSP quer como resposta.
Ele não teve que ceder. Uma pessoa na posição dele não faz isso. Ele cedeu porque politicamente é interessante para ele. Nem só da base vive o polÃtico.
A Folha mudou a linha editorial, está escancaradamente evidente; parece que o gabinete do ódio mudou de endereço; é uma avalanche de matérias com o mesmo foco. Tentem dar informações úteis; as redes sociais cumprem a função de achincalhar o governo, semear o ódio e polarizar.
Ela não mudou na sua essência . Ela eh camaleão. Só muda a cor da pele. Mas basta o progressismo apontar no horizonte e ela renasce das cinzas do inferno
Escrevi isso. Mas moderaram, pra não dizer censuraram. Nem mandei alguém à FSP no meu comentário. Vamos ver se publicam depois de 'moderarem'
A FSP ensina neste artigo a vender jornal em 10lições. De repente a direita do jornalismo travestida de democrata resolve usar os chavões panfletários da esquerda revolucionária dos anos 70 pra fazer cliques.Para quê? Para mobilizar 0d10s (esta palavra não pode ser usada). Qual é então o jogo da FSP? Atiçar a esquerda contra a esquerda. Qual interesse serve? Resposta: à extrema-direita. Esta que sapateia de prazer ao ver ketchup na lapela do Lula e dizer que é s@ngue de criancinha.
Muitos lembram a ditadura mas "esquecem" o tenebroso perÃodo que a antecedeu. Esse perÃodo foi caracterizado por um governo extremamente populista, inepto, irresponsável, com a economia em frangalhos, com fomento à luta entre classes sociais e com uma nÃtida intenção de implantar no Brasil uma república sindical (ditadura na prática). Tais argumentos não justificam o golpe militar, apenas lembram os fatos que o motivaram.
As pesquisas de opinião mostravam que o Jango tinha apoio da maioria do povo brasileiro para propor as reformas de base. A economia não estava em frangalhos, se os indicadores forem comparados com outros perÃodos no paÃs. O que motivou o golpe foi a insatisfação de parte da elite social com a discussão necessária de propostas de mudanças econômicas e sociais de interesse do povo brasileiro.
Jorge. Seus comentários são conhecidos nestes espaços. Quem apoia e defende obstinadamente bolsonaro e seu desgoverno, não tem a mÃnima autoridade para criticar perÃodos históricos de nosso passado.
Só motiva o que se justifica.
Olha a FSP e seus adeptos. Artigo pra agradar a claque da extrema-direita.
Não gosto do cara, mas isso é uma bobagem. Acabamos de sair de um perÃodo no qual um fanfarrão falava em "minhas FFAAs" e falava nelas terem um poder "moderador", exaltando o (esse sim verdadeiro) golpe militar. Para que Lula, conhecido boquirroto, iria acirrar ainda mais os ânimos? Só para satisfazer pseudointelectuais de esquerda? Gente muitÃssimo mais preparada como José Serra e FHC, perseguidos por ditaduras, exilados, não adotaram revanchismo. Lula tá certo nessa.
Se Lula peitasse seria radical, se contemporiza é fraco…
Agora entendi seu anti petismo. Vc faz parte daquela gente elegante, perfumada, intelectualizada, cujo guru , o prÃncipe dos sociólogos , comprou a reeleição, quebrou o BR quatro vezes, privatarizou, e caiu no ostracismo. Do serra que acabou caindo na rede da corrupção. Daquele juiz do trabalho, que nunca trabalhou, mas comprou uma ilha com dinheiro de corrupção. Do cheira pó mineiro que levou o paÃs só golpe liberal. Então tá.
Colaborando com se o texto, Lula foi preso pela Ditadura.
Isso lá é matéria pra primeira página? Parece jornal de fofoca
E é!
A FSP diariamente acende holofotes em prol do Bozo, o maior defensor do golpe de 64, fazendo matérias enormes, e agora me vem com uma matéria dessas ? Até quando essa hipocrisia FSP?
Perfeito! O propósito dessa matéria é disseminar ódio como o saudoso Bolsonaro.
Incrivel como não sobra alternativa, se critica o regime e a ditadura, é esquerdista, apoiador de Putin e Maduro, se prefere deixar para a historia o julgamento, é massacrado pelos que sofreram a opressão da ditaduta. Com este pensamento fica complicado pois Putin e Maduro são exatamente os representantes da ditadura de direita.O que precisa é valorizar a democracia, unica forma de governo possivel.
Lula está certo!
Na boa, ninguém mais quer saber dessa história. Só quem fica remoendo isso é quem quer tirar algum proveito, uma indenização, coisa do tipo. O mumdo é outro, quase todo mundo daquela época tá morto. Tá mais do que na hora de virar essa página.
Mesmo com todas as atrocidades cometidas durante 21, as forças armadas sempre tiveram a desfaçatez de comemorar o feitos ilÃcitos da ditadura. Para essa dinastia familiar o golpe na democracia passou a ser considerado uma revolução gloriosa. Mesmo caindo em meio a uma podridão, manobraram a farsa até o fim. Entregaram o poder como se tivessem ofertando um favor aos civis. Oferta que veio acompanhada de varias restrições. A honra e a tutela dos fardados sobre os civis foram preservadas.
Não tenho a mÃnima simpatia por regimes que não sejam democráticos, mas devido ao que vivemos nos últimos anos, imperou o bom senso por parte do governo em não dar pauta para os apoiadores do ex presidente.
Muitos alegam que, neste contexto atual de mÃdias sociais, se manifestar contra contribui para quem é a favor (como o Ele Não que ajudou a mÃdia do Bozoró). Então Lula está certo!
A FSP faz questão em não ver isso. É estratégico na grande mÃdia. Lula é que é a vitima do ódio de classe do jornal com este artigo.
Desde a década de 80 a anistia ignorou todos os ovos e todas as serpentes..E pior, e o ensino dessa turma graduadissima...o que devem ensinar lá ainda hoje, pelamor...
Lendo essa reportagem lembrei de algo que ouvi há uns 50 anos, quando era estudante, que Lula era um infiltrado no movimento operário. De tão ilógico e incoerente para o meu amadurecimento que foi o comentário, passei a trabalhar por sua candidatura a presidência até que veio o mensalão e o total descrédito. Mas hoje lembrei disso.
Curioso que o Grupo Folha de São Paulo, que tanto colaborou com a repressão e as torturas da Operação Oban, cobre de alguém a responsabilidade que não teve. Deus pode tudo, mas uma coisa, nem Deus pode: mudar o passado. O governo procura despolarizar o PaÃs, e não é jogando gasolina que apagará as chamas.
Adonay, você pode ter razão em parte. Certamente o passado não pode ser mudado, mas o presente pode ser estabelecido sob nova ótica de justiça, e o Lula não ajuda se esquivando dos militares. Agora essa tua tese de que o governo tenta despolarizar o paÃs é quando muito uma licença poética.
Não é um ser humano, né Flávio? Mas não cansa de fiacar dando opiniões em editoriais, curioso né? Se temos FFAA, e eu sou contra, elas precisam de investimentos, precisam estar equipadas. Não se trata de colinho para ninguém aqui.
Primeiro, o Grupo Folha não é um ser humano, o que há são sócios e diretores que, no caso, já não estão mais por aqui faz tempo. Segundo, foi essa mentalidade de apaziguamento de passar mão na cabeça e de comprar silêncio com tanques , caças e submarinos que permitiu ao capitão sociopata virar presidente e quase afundar de vez o paÃs. Não precisa bater a porta na cara dos militares, mas não precisa dar colinho também.
A Folha que sempre apoiou e negou todos os golpes no Brasil. Agora, só pra ser contra Lula, quer sair de boazinha.
Não quer ser boazinha. Quer ganhar cliques e continuar o discurso de odio de classe contra o Lula. "Não tendo porque bater, bato assim mesmo. Afinal é o que você merece!" Diz atualmente o editorial da Folha. E tome pancada.
Para a Folha Lula não presta, se Lula tivesse com radicalismo não prestava tb, Lula faz um governo superior ao governo de Bolsonaro, mas Lula não presta, nada agrada a essa mÃdia, há não ser se Lula não representasse a sua classe dos trabalhadores e dos pobres
Excelente!
Bom comentário Guremberg
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Lula 3 confirma histórico leniente com passivo da ditadura e amplia desgaste com base Voltar
Comente este texto