Txai Surui > Os indígenas e a ciência Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Há muitos povos indÃgenas, e alguns deram mais certo que outros. De um certo modo, os japoneses são os Ãndios que deram certo. O próprio fato de não os vermos desse modo é um sinal de seu sucesso.
Só ressaltei que há os que tiveram maior ou menor sucesso. Para os americanos na guerra do pacÃfico os 'japas' eram como apaches ou comanches, atrapalhando a expansão para oeste e atacando as caravanas. Hoje são ricos e cultos.
Ser visto como indÃgena é fracasso? Fracasso em que? Sobreviver uma ocupação de 500 anos, doenças, massacres, imposição de valores e costumes estrangeiros e, ainda assim, preservar a sua lÃngua, sua cultura, sua história, seus saberes. Pra mim, ser indÃgena e ter sobrevivido é um sinal de sucesso.
Txai, querida, que linda você na foto no meio daqueles véio! Como já disse tudo em seu texto - em particular, deixar de ser objeto de estudo pra virar sujeito da construção de conhecimento - apenas complemento: vai ser lindo quando houver um primeiro Registro compartilhado de patente, entre uma universidade pública e uma ou mais aldeias. AÃ, sim, a glória: trabalho cientÃfico gerando conhecimento e recursos pros povos da floresta. Coisa fina, será lindo de ver.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Txai Surui > Os indígenas e a ciência Voltar
Comente este texto