Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Renato Scherer

    "Na sequência, o texto diz que Moro "estava colaborando ativamente com as autoridades dos Estados Unidos no caso Banestado". E que, então, foi "abordado para participar do Programa de Visitantes Internacionais do Departamento de Estado". "Ele aceita. Uma viagem foi organizada para os Estados Unidos em 2007, durante a qual ele fez uma série de contatos dentro do FBI, do DoJ [Departamento de Justiça] e do Departamento de Estado." Uol em 11/04/21.

    Responda
  2. Alexandre Oliveira

    Os lavajatistas agora apelam a ciência como método de falsificação de provas. Esse articulista é insuperável, imagino ele nesse dia chuvoso, entendiado em casa e tendo que escrever a coluna...o que resta? Claro, vou dar um jeito de repetir aquela história!!!!

    Responda
  3. Alexandre Dias

    O Pet√™ criou a corrup√ß√£o na Petrobr√°s (e no Brasil em geral) e o Lula √© o chefe de tudo (vide Powerpoint). Essa asser√ß√£o e variantes s√£o demonstravelmente falsas, mas lavajatistas as repetem t√£o ami√ļde que j√° h√° quem as tome por verdadeiras. O nome do fen√īmeno √© "efeito da verdade ilus√≥ria".

    Responda
  4. Alexandre Dias

    Iael s√≥ est√° invadindo Gaza em resposta aos ataques do amas e n√£o tem como objetivo final ocupar totalmente a Faixa de Gaza e a Cisjord√Ęnia, expulsando os palestinos. Essa asser√ß√£o e variantes s√£o demonstravelmente falsas, mas zio nistas as repetem t√£o ami√ļde que j√° h√° quem as tome por verdadeiras. O nome do fen√īmeno √© "efeito da verdade ilus√≥ria".

    Responda
  5. Tarso da Cunha Lopes Virmond

    Useiro e veseiro de verdades meia !

    Responda
  6. Cristiano Kock Vitta

    √Č um artigo escrito para um espa√ßo ex√≠guo. N√£o d√° para esperar muita profundidade. N√£o √© cr√īnica, n√£o √© mat√©ria, n√£o √© reportagem, n√£o √© conto nem romance. Apenas opini√£o de um ex-editor de Opini√£o.

    Responda
  7. WAGNER SOUSa

    As evidências do envolvimento norte-americano na Lava Jato são fartas. Mas a "habituação" do colunista o impede de enxergar isso.

    Responda
  8. Valdomiro Moia Martins

    O texto √© excelente, mas o colunista anti-PT tem que iniciar com um exemplo que demonstra preconceito, ideologia de direita e desconhecimento. N√£o √© novidade pra ningu√©m que houve um despertar mundial da extrema direita e que a lava-jato est√° inserida nesse contexto. Pensando bem, n√£o √© preconceito, ideologia ou desconhecimento. √Č m√° f√© mesmo.

    Responda
  9. Alexandre Dias

    O Mercado se auto regula e √© baseado em decis√Ķes cem porcento racionais. Essa asser√ß√£o e variantes s√£o demonstravelmente falsas, mas ultraliberais as repetem t√£o ami√ļde que j√° h√° quem as tome por verdadeiras. O nome do fen√īmeno √© "efeito da verdade ilus√≥ria".

    Responda
  10. jose augusto vieira tavares

    Excelente artigo, parabéns!

    Responda
  11. José Cardoso

    A habituação é o que faz com que mesmo a felicidade de ganhar na loteria dure pouco. Algum tempo depois já se está acostumado à nova vida, e reclamando da maresia ao morar de frente para o mar.

    Responda
  12. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    E o pt hein? E o Maduro hein? E o Putin hein? E o Fidel hein?

    Responda
  13. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Tá certo. O desmoronado viajou trocentas vezes só eeuu porque tinha uma namorada lá né ?

    Responda
    1. José Bueno

      √Č isso, eu que sou de poucas viagens, cruzei com o desmoronado e sua esposa tres vezes em aeroportos esrltadunidenses, durante a f sr sa.

  14. ANDRE FONSECA

    Como um cara tem espa√ßo num jornal dessa import√Ęncia escrevendo coisas t√£o p a t√©. ticas.

    Responda
  15. Clovis Castello Miguel

    Habituação pode ser terrível

    Responda
  16. BRAULIO S ALVES FERNAN

    HS é id ota assim mesmo? Ou é pago para continuar iludindo os i di otas? Que texto ridículo.

    Responda
  17. Valter Luiz Peluque

    Quis dizer, negado, n√£o negociado. Olhe de novo!

    Responda
  18. Valter Luiz Peluque

    Para falar da psique, o articulista, claro, bate nos petistas presos a uma ¬ďverdade ilus√≥ria ¬ď sobre a participa√ß√£o de interesses norte-americanos na cria√ß√£o da Lava-jato. Simples, tomando dos mesmos argumentos, podemos dizer que o jornalismo das grandes m√≠dias est√£o t√£o convencidos da neutralidade dos gringos, que deixam de enxergar o √≥bvio escancarado e negociado pela nossa imprensa.

    Responda
  19. Henrique Braga

    Claro que, em vista de tantos exemplos mais visíveis e sensíveis, a inclinação pelo antipetismo salta à vista. No entanto, a semelhança de sobrenome entre articulista e ilustradora me parecem mais sintomáticas de como certas estruturas funcionam nas esferas privilegiadas. Talvez explique, inclusive, o antipetismo.

    Responda
  20. Gilberto Rosa

    Divertidas coincidências da Folha. Sugiro o Hélio dar uma lindinha na coluna do Gaspari hoje, sobre a interferência da Cia no golpe de 64, negada por muito tempo e hoje admitida até pelos eua. Não me venha escrever coluna daqui 30 anos falando da interferência dos Eua, como o Gaspari.

    Responda
  21. William Rachid

    Annette Schwartsman, Mais uma ilustra√ß√£o que faz um bom par do t√≠tulo da mat√©ria, que traz h√°bitos di√°rios com os quais nos acostumamos e normalizamos. √Ä esquerda, acima, um assalto, √† direita, acima, pessoas carentes nas cal√ßadas, depois ao centro, os passageiros no √īnibus acostumados ao dia-a-dia, a rotina , e cada um com seus pensamentos e sonhos. Tudo a ver com o t√≠tulo da mat√©ria: Olhe de novo. Parab√©ns!

    Responda
  22. Gilberto Rosa

    Interessante que no mesmo dia que Helio cultua a Lava Jato, que levou ao golpe apoiado pela Folha, vemos a prisão de membro do União Brasil, onde Moro está, o mais corrupto partido, do chantagista centrão, cujo lider foi afastado por ameaça a vidas. Moro que foi ministro da justiça de Bolsonaro, quando o caso Marielle era recente e testemunhas eram eliminadas. Moro que ainda apoia Bolsonaro, e que foi aos EUA, ganhar dinheiro para defender quem acusara, em empresa de band ido processado no mundo

    Responda
  23. Henrique Braga

    Claro que, em vista de tantos exemplos mais visíveis e sensíveis, a inclinação pelo antipetismo salta à vista. No entanto, a semelhança de sobrenome entre articulista e ilustradora me parecem mais sintomáticas de como certas estruturas funcionam nas esferas privilegiadas. Talvez explique, inclusive, o antipetismo.

    Responda
  24. Carlos Ant√īnio Maximino Roquete de Albuquerque

    Ele poderia ter iniciado o texto sem o PT, mas o PT é um hábito.

    Responda
  25. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    √Č o PT, √© o PT, √© o PT. Desabitue-se, H√©lio.

    Responda
  26. eliete della santina

    Assim como o corpo, a mente não pode parar. Muito boa informação.

    Responda
  27. adenor Dias

    √Č sabido que a CIA esteve no comando do golpe de 1964, √© normal que quem vivenciou a hist√≥ria da nossa ditadura, desconfie de quem √© costumeiro em golpes pelo mundo! Nesse caso n√£o √© habitua√ß√£o...

    Responda
  28. RICARDO TEIXEIRA MARINHO COSTA

    Milhares de malucos , alucinados, habituados ,querendo dar um golpe , destruir o pa√≠s , doutrinados por informa√ß√Ķes falsas nas redes , e o colunista utiliza como exemplo meia d√ļzia de gatos pingados que relacionam a Cia com a Lava Jato . Sr H√©lio , olhe de novo o que escreveu e ent√£o , desabitue-se .

    Responda
  29. Carlos Jardim

    sinal vermelho deveria ser ignorado para conversão à direita

    Responda
  30. Fl√°vio Taylor

    Essa do envolvimento da Cia é a coisa mais tresloucada que podia ter sido inventada. Esse discurso petista mostra quem eles realmente são. Mas enfim, a popularidade está ladeira abaixo, daqui dois anos e leio vamos dizer Adeus ao "bom" velhinho.

    Responda
    1. Fl√°vio Taylor

      Exatamente, o sonho é livre, e toda realização começa de um sonho. Meu sonho é ver o Brasil livre dos delírios do marido da Janja.

    2. Valdomiro Moia Martins

      O sonho é livre...

  31. PAULO EDSON DE NORONHA

    Muito boa sua cr√īnica, como sempre,H√©lio. Pena que voc√™ n√£o tenha se lembrado de dar destaque ao Lula, falando da import√Ęncia da " narrativa " , como sugeriu ao Maduro fazer e com v√≠deos circulando nas redes, ele enfatizando como se fazer a " narrativa " de uma mentira para ela ser repetida tanto que as pessoas passam a acreditar como se fosse verdade. Esse √© o cara, que foi tirado das profundezas para os p√≠ncaros, numa manobra jur√≠dica com interesses obscuros.

    Responda
  32. Robson J Oliveira

    1- O o √ęsperto esconde a verdadeira intenc√£o e usa um titulo "fa lso''para sua me nti ra, 2- depois tem o des plante de dizer que a C I A , nao estava por tras de tudo. Quem √© ele para afirmar isso!!! A justica brasileira comprovou o contrario!!! Ele que ja tentou enganar leitores com um livro falso, pro chacina palestina."israelophobia" e foi desmascarado nos comentarios) agora vem novamente com fa ke ne ws. achando que somos id io tas.

    Responda
  33. José Bueno

    Mais essa, cara! A frase √© repeti√ß√£o falsa s√≥ para quem n√£o quer acompanhar e admitir as pistas que se acumulam progressivamente sobre a possibilidade de envolvimento de grandes interesses de competidores econ√īmicos estrangeiros na f ar s a do juiz parcial. Poderemos conferir daqui alguns anos quando o governo estadunidense liberar a divulga√ß√£o de seus documentos, como confirmamos as suspeitas de envolvimento no gol p e de ses sen ta e qu atr o.

    Responda
    1. José Bueno

      Flavio, seria t√£o bom se fosse viagem! Depois de vinte anos os documentos do governo estadunidense mostraram que o Acordp Mec-Usaid, que acaba com as universidades p√ļblicas, e com isso a ci√™ncia e tecnologia brasileira, negado at√© ent√£o pela ditadura, existiu mesmo.

    2. Fl√°vio Taylor

      Que viagem.

  34. neli faria

    Lava jato: e muitos acreditam que o dinheiro recuperado dos malfeitores era pseudo.

    Responda
    1. neli faria

      Alexandre: n√£o foi hip√≥tese. Condenado em segunda e terceiras inst√Ęncias. Depois o stf anulou por por fato processual.

    2. Alexandre Dias

      Não se apena ninguém por algo que é apenas hipótese? Pois Lula ficou quase dois anos preso por causa de um apê que nunca esteve no nome dele, nunca esteve no nome de ninguém da família dele, nunca esteve no nome de nenhum conhecido dele, um apê do qual ele nunca tomou posse, do qual ninguém da família dele tomou posse, do qual nenhum conhecido dele tomou posse. Foi preso pela mera hipótese de que, um dia tal apartamento viria a ser dado a ele em pagamento a algum serviço indeterminado.

    3. neli faria

      Felício: o direito é objetivo, iria é hipótese não concretizada no mundo fático, real.. Não se apena ninguém, por um fato que é mera hipótese, nem mesmo ocorreu tentativa. Repiso-me, o dinheiro recuperado dos Larápios do erário era pseudo?

    4. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Se refere aos bilh√Ķes da Petrobr√°s que a turma do Deltan iria se apossar para incrementar suas carreiras pol√≠ticas?

  35. Ademir Borsali

    Admiro sua coluna ! A Lava Jato mudou os políticos e também mudou Lula , que se afastou de Palocci, Ze Dirceu e das amigas que o cercavam! A Jamja é mais viva do que foi Dona Mariza!!

    Responda
  36. MARCIO OLIVEIRA

    Como sempre, excelentes inghts, Hélio.

    Responda
  37. Ricardo Knudsen

    A vida √© feita de escolhas e elas dizem muito sobre as pessoas. O colunista poderia ter dado como exemplo o fato de bozistas negarem sistem√°ticamente q houve uma ditadura militar e tortura no BR. Poderia ter usado o exemplo tb√©m bozista da cloroquina contra a covid. Preferiu descontruir o governo com uma cren√ßa q √© defendida por meia d√ļzia de petistas crentes em teorias de conspira√ß√£o. Meu exemplo? O colunista j√° repetiu tantas vezes q n√£o h√° mal em clubes racistas q todos os racistas acreditam.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Roberto, melhor ser da matilha do q do gado. Vc é do grupo q canta o hino pra pneu?

    2. Ricardo Knudsen

      Paulo, vc sup√Ķe q justificativa ideol√≥gica do racista torne o apar the id menos hedi ondo. Qual a sua defesa mesmo? Que o apar the id √© justific√°vel se as pessoas v√™em isso como liberdade para os racistas em vez de exclus√£o for√ßada para os negros? E enfatizo negros, pois esses sempre foram as v√≠timas do raci smo, ningu√©m reivindica clube s√≥ para negros. Vergonhoso q o jornal mais importante do pa√≠s divulgue isso.

    3. Roberto Freire

      Um desses petistas crentes em teorias da conspiração é o próprio Lula. O chefe da matilha.

    4. Paulo César de Oliveira

      Vc está sendo injusto, Knudsen. O Hélio eh radicalmente a favor da liberdade individual e defendeu o direito de grupos se organizarem em clubes da forma como quiserem. Clubes só de mulheres ou só de homens, só de gays, só de brancos ou só de negros, se este for o desejo de seus membros. O elemento central eh a liberdade e não a segregação racial.

  38. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Que bla mais empolado pra falar mal de petista!!e logo de quem ajuda a sustentar arruaceiros que vivem dessa pr√°tica dia e noite.

    Responda
  39. Peter Janos Wechsler

    Uma mentira contada mil vezes, torna-se verdade. Joseph Goebbels que o articulista n√£o menciona.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Completando."A verdade é inimiga mortal da mentira, portanto a verdade é inimiga do estado." Conclusão de Goebbels.

    2. Peter Janos Wechsler

      Goebbels usou est√° cita√ß√£o para garantir o poder absoluto do estado contra opini√Ķes divergentes.

    3. Paulo César de Oliveira

      Bem lembrado, Peter, mas aqui cabe uma curiosidade. Embora a frase seja comumente atribuída a Goebbels, ele na verdade a usou para acusar os adversários de recorrerem a essa prática para propagar mentiras contra os nazistas.

    4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      N√£o exagere. Todo mundo sabe disso. O h√©lio n√£o eh ing√™nuo , n√£o chegaria a essa cita√ß√£o pra n√£o dar margem a associa√ß√Ķes fora do ponto. J√° bastou usar o tema para fustigar o pt .

  40. mauricio silva

    Nao sei se é limitacao ou falta de caráter! A imprensa ajudou criminosamente a farsa a jato, e toda a verdade estava nas pecas processuais, mas precisou do racker "desenhar"! Pq os procuradores e moro estavam o tempo todo indo pro EUA? pq 2 5 bi pra criar uma ong, dirida pela justica de curitiba que c queria eleger 10 senadores 40 deputados? Porque nao usam a terra plana como exemplo! Os bolsonaristas acreditam nessa teoria!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Maurício, o mais divertido é que ele escreveu a coluna no dia em que Gaspari fala da atuação do golpe de 64 no Brasil, por tanto tempo negada, e no dia em que é preso pelo caso Marielli o colega de partido do Moro, ex ministro da justiça do Bolsonaro, e do mais corrupto partido União Brasil. Acho foram os santos que mandaram esta coluna no mesmo dia em que o apoiador de golpes e genocídios escrevia isto.

    2. Roberto Freire

      Você é um exemplo acabado de um petista crente.

    3. neli faria

      Tem raz√£o. O Dinheiro P√ļblico recuperado dos lar√°pios do er√°rio era pseudo. N√©?

    4. GINO AZZOLINI NETO

      E tem mais mais n√©, porque as empresas citadas devolveram bilh√Ķes aos cofres p√ļblicos, porque o Ministro Toffoli est√° devolvendo esta grana para as empresas, porque Fachin demorou 6 anos para invalidar a lava jato ( esperou prescrever tudo ), porque compraram m√≥veis novos se os velhos estavam l√°, enfim, mil perguntas sem respostas

  41. Adalto Fonseca J√ļnior

    A obsess√£o do colunista com o petismo poderia ser mais sistem√°tica o que nos daria cronologia e t√≥picos espec√≠ficos explorados um a um at√© a exaust√£o. √Č s√©rio. Acredito que ter√≠amos grande contribui√ß√£o dado seu apetite intelectual interessante. D√° minha parte ficaria agradecido pelo trabalho de investiga√ß√£o. Acho todos eles esquisitos, os petistas, mas determinantes para explicar a pol√≠tica brasileira.

    Responda
  42. Valdir Teixeira da Silva

    A CIA at√© pode n√£o ter criado a Lava Jato, mas o papel dela sempre foi derrubar governos e destruir empresas concorrentes ou oponentes dos americanos. Essa √© a √ļnica fun√ß√£o da CIA.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Gino, tosco é você acreditar que quem eliminou Marielli era ligado ao PT.

    2. Fl√°vio Taylor

      Valdir, que pensamento estranho. Se fosse em 1967 v√° la, mas hoje...amigo n√£o cabe, √© muito esdr√ļxulo.

    3. GINO AZZOLINI NETO

      Um pensamento bem tosco, com todo respeito

  43. Bruno Dias

    Ah, finalmente o Hélio cansou de fazer apologia ao genocídio agora vai voltar às raízes: fazer apologia ao golpe.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Nelinveja presente.

    2. neli faria

      Gostei Gino! Presidengue. Tivemos o capet√£o Cloroquina, agora o presidengue.

    3. José Bueno

      Desculpem minha correção. Eu cliquei por engano na bobagem do Gino.

    4. GINO AZZOLINI NETO

      Deveria fazer apologia ao presidengue.

  44. Gilberto Rosa

    S√©rio que H√©lio usou lava Jato como exemplo. N√£o posso acreditar. Depois de anos de apoio e lavagem cerebral, idolatrando o Moro, que ainda apoia Bolsonaro? Moro que hoje est√° no mais corrupto dos partidos, cujo lider foi expulso por amea√ßa a vida, outro colega foi respons√°vel por eliminar Marielle? O Calunista ajudou no golpe e a fazer a galera votar no A√©cio, sair na rua com a camiseta do Robinho e Daniel por Cunha Temer, por fim levou ao genocida das joias, Bolsoguedes. √Č S√©rio isso?

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Acabei de ler a manchete que mostra que foi preso deputado do União Brasil pelo caso Marielli. Enquanto Ginos estiverem se informando por fake news, continuará existindo adoradores de mitos e Moros, completamente mal informados por fakes e bilionários da grande imprensa e seus jagunços.

    2. Gilberto Rosa

      Sim Gino, foi o mesmo que matou o Kennedy. Aff, cadum! Deve ser filho de uma das 3 tias alienígenas da Paulista.

    3. GINO AZZOLINI NETO

      Gilberto, o responsável pela morte de Danielle já se sabe e é vinculado ao PT, de acordo com uma delação. Agora, só falta apurar quem matou Celso Daniel

    4. Gilberto Rosa

      Jobim, onde você viu esta afirmativa? Foram pegos 6 bi, em uma empresa que faturou no período 3 tri, valor baixo para empresa privada, e eu não falo das lojas americanas. O prejuízo da Lava Jato para Petrobras foi muito maior. Denunciaram corrupção existente para cometer outras extremamente maiores, fora golpe, com vendas por bananas e joias e 330 bi de dividendos, com tua gasolina. Leia o artigo Nunca se roubou tão pouco, do fundador do PSDB empresário Ricardo Semler, pra entender a farsa.

    5. Nelson Franco Jobim

      Nada como uma teoria conspiratória, né? Desobriga a encarar a realidade. Quer dizer que não houve corrupção? Conta outra.

    6. Gilberto Rosa

      Helio n√£o leu as denuncias de Snowden sobre a espionagem da Cia da Dilma e Petrobras? Sem falar na destrui√ß√£o de 4 milh√Ķes de empregos e de empresas brasileiras de alta tecnologia, que at√© aeroporto em Miami fizeram, grande heresia ao imp√©rio. Destru√≠ram as empresas e n√£o puniram os respons√°veis, que poderiam ter vendido, preservando as empresas, empregos e tecnologia, como fizeram com a alem√£ IG Farben na segunda guerra, que se transformou nas gigantes Basf, Hoechst, Agfa e Bayer.

  45. Décio Ceballos

    Tema interessante, dez. Abertura com Lava Jato e petistas, desnecessária, zero. Média cinco, o articulista precisa desabituar de incluir tudo no contexto da polarização política.

    Responda
  46. luis carlos Correia dos santos

    Inacreditável o articulista usar um lance do pt se é a direita q usa isso como tática. Aqui é nos EUA. E no mundo. Vide Portugal. Francamente. Helio volto a minha sugestão feita anteriormente. Volta pra filosofia. Vc era muito melhor q comentar o dia a dia.

    Responda