Vinícius Torres Freire > Brasil é uma aberração nas opiniões sobre aborto e drogas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Pois é, essa barafunda ideológica que é a mente do brasileiro fica ainda mais difÃcil de entender quando se verifica que apesar das ideias de esquerda serem majoritárias os eleitores sempre elegem legislativos, sejam municipais, estaduais ou federais, e executivo s, também em todas as esferas, majoritariamente de direita, quando não de extrema direita. A congruência fica restrita ao executivo federal, em que a esquerda tem sido majoritária no século 21.
Que surpresa.
Ao invés de educar e conscientizar o povo, a esquerda preferiu recorrer ao paternalismo do lider carismático, acima do bem e do mal e com ideias quase tão reacionárias como estas. Não é à toa que ser de esquerda ou direita pouco influi nestas concepções atrasadas.
Absolutamente nada a ver. Primeiro que a esquerda não é responsável pela educação, atribuição de estados e municÃpios governados majoritariamente pela direita, apesar das acusações da bozolandia de que professores sejam majoritariamente de esquerda, o que, ainda que o fossem, não lhes dá nem poder e nem condições de impor suas visões. Preferiu recorrer a lÃder carismático é inédito. Já ouviu falar de polÃtica, eleições, poder? Pois é!
essa é um dos princÃpios básicos da democracia e precisamos respeitar, seja qual for a opinião da maioria.
Conservadora ou mais hipócrita!? E há hipocrisia dos 2 lados: ou dos 3... Defender liberdade individual desde que seja sob os "meus" parâmetros não é defender liberdade. De fato, é um PaÃs de aberrações.
Liberdade vem com responsabilidade, fora disso, vai sempre acabar com o que tem mais poder oprimindo o que tem menos poder
Seria interessante saber se os negros brasileiros são mais contrários à s drogas e ao aborto que os brancos. Se paÃses africanos como o Quênia e a Nigéria tem essa tendência, vale verificar se há um viés racial nessa opinião.
A sociedade está mais conservadora em contraposição ao que é visto pelas pessoas mais à direita como bizarrices; não necessariamente por ser contra a descriminalização do porte mas talvez por rejeição quase automática à qualquer pauta defendida pelo progressismo.
Opiniões Vinicius ... são como folhas ao vento, a maioria vão juntas, mudam de direções. Gostaria de ver qdo alguma filha ou irmã tiver grávida de alguém que a abandonou assim soube da situação, será que o vento Soprará em outra direção ??
Poi Zé, Vêtêfê, um debate do ponto de vista civilizacional seria bem-vindo. Da perspectiva da saúde da mulher. Das consequências práticas do nascimento indesejado: interrupção dos estudos e/ou carreira, ônus à s famÃlias (à s avós, ora ser especÃfico), a condição material concreta pra criação decente da criança. No caso da marofa, as liberdades individuais, seu uso médico, seus efeitos (bons e maus) comprovados cientificamente. Tá cheirando a continuarmos sendo show freak, tá não?
E a situação tende a piorar à medida em que as seitas ditas cristãs avancem sobre o domÃnio das mentes ignorantes. Muito mais pernicioso para a sociedade do que a posse de maconha para consumo é a posse de bÃblias e venda de suas mentiras aos desavisados, fazendo surgir templos em cada esquina e falsos lÃderes endinheirados. Caminhamos para nos tornar uma idiocracia.
Aborto para eugenia, eu apoio. Estimularia a gravidez, pois caso houvesse má formação seria possivel interromper e tentar de novo. Maconha faz menos mal que álcool e tabaco, é idiotice proibir. A graça da maconha é infringir a lei.
"Aborto para eugenia eu apoio". Não, não fico surpreso, já que nesta e outras opiniões o autor do comentário está nos anos trinta, em Nuremberg. Que repugnante!
+
(tit)O Problema é Outro...
(i)Estava de bicicleta, quase terminando um passeio de uns 30km. Não é muita coisa esta quilometragem, ciclistas de fim de semana se orgulham de fazer uns 100km ou mais. Meio rebelde nisso, faço diferente, devagar e sempre. E muitas vezes superei esta quilometragem em uma semana, com três passeios. E importante, não me machuquei forçando. Um pouquinho a cada dia...
(ii)Desfocado dessas competições, me abrem algumas outras oportunidades valiosas - fotografar lugares no caminho, comer um bom lanche, ver a lua, o pôr do sol, curtir o passeio. Na imensa maioria das vezes pedalo só, o 'espÃrito de turma' também não me rouba a atenção.
(iii)No dia que Jair ganhou a Presidência, toda essa condição foi favorável pra perceber um fato que me fez colocar este tÃtulo no relato, "O Problema é Outro..." Aconteceu o seguinte: Estava no final da minha jornada e estava com sede. Fui por isso em uma conveniência em um bairro bolsonarista, o que estava mais perto. Estava uma festa enorme lá, muita comemoração.
(iv)Este bairro, o Noroeste, é bairro de ricos novos (não confundir com novos ricos), gente começando a formar famÃlia, a ter filhos. É gente fora do radar vivencial da ditadura militar. Viveram outras coisas. É certo que torceram pela Lava Jato, por exemplo, e também é certo que têm uma dificuldade danada de aceitar o engôdo que se desnudou dela.
(v)Ao mesmo tempo muitos são filhos de gente que fumou canabis e óbvio, também eles já usaram. Mas tentam fazer a diferença em relação aos pais. Olham os outros lados da questão e até concordam com algumas interpretações mais draconianas sobre o uso. Não é, pra eles, uma luta...
(vi)E foi isso que ouvi e percebi, bebendo minha água perto deles - Um rapaz de uns vinte e poucos anos interpelou outro um pouco mais velho: -Tenho seis baseados aqui pra gente comemorar a vitória do mMito!... Já estava um tanto passado o menino, devia já ter consumido algum. Notei assustado, no entanto, a interessante reação do interpelado - meio ironizando e dando a entender que achava bandeira o rapaz falar daquela maneira, respondeu com um é, condescendente e até um pouco seco.
(vii)Óbvio que ele já tinha fumado com o mais novo, mas preferia fazer estas coisas escondido, protegido, sem dar chance para enquadramentos das autoridades e de outros. Existe sim a hipocrisia, mas não é bem isso o principal, o problema é outro - Eles apoiam policiais e os policiais tem esse 'melzinho na chupeta' de pegar narcotizados (sem ter tanta reação) para garantir sua produtividade no trabalho. E não querem perder isto.
(viii - fim)Para os ricos novos então fica melhor, por proximidade, se fizerem escondidos, e no mÃnimo economizam com advogados. Pensam que eles são conservadores? Nada! Eles não precisam mais dessa 'luta', estão em outras... E no fim ficam é se divertindo com todos as manifestações indignadas de quem reclama. Acham vantajoso fazer escondido e nem querem saber de 'dar bandeira'. Já tem gente dando por eles... kk
A pesquisa mostra que a opinião geral da população não está restrita aos campos direita ou esquerda. O que define a vitória de um lado sobre outro, é quem consegue explorar de forma mais inteligente esse paradoxo da opinião pública brasileira. Mas o povo já está cansado desse blá blá. O povo quer emprego, renda, comida na mesa e mais tranquilidade na vida.
Pessoalmente acho que o crescimento da extrema direita e do neopentecostalismo é o responsável direto por esse retrocesso.
A semente já estava plantada na sociedade desde dos tempos do Brasil colonial, quando o homem branco europeu e a elite econômica formada, construiu hábitos de superioridade moral ao que eles consideravam sub-raças de negros e indÃgenas. E nas últimas décadas essas sementes foram regadas pelas igrejas neopentecostais que instrumentalizam essas pautas para serem utilizadas na polÃtica, sem nenhum debate. Eis que estamos tendo a colheita.
O Brasil eh uma aberração social, desde sempre. Tá na construção.
Nossa gente é o que é, com todas suas virtudes e, sim, um montão de defeitos. Esse tal conservadorismo totalmente boçal e hipócrita, isso não vai mudar tão cedo, só se for pra pior. Temos de aceitar a vida como ela é e fazer o melhor possÃvel com a realidade que a maioria nos impõe, preservando direitos de minoriaa e ocupando oa espaços possÃveis com debate, pois assim é a convivência na democracia.
não sou defensor de nenhuma droga ilÃcita. quem fizer uso que aguente as consequências. mas o que me intriga é que quando o assunto é pib compara o brasil com paÃses desenvolvidos, mas quando o assunto é droga não compara o brasil com paÃses em que o consumo é liberado. estou achando que todos querem ficar com mamãe, mas com papai nem pensar.
Classe não explica? Se se considerar "classe" os recortes de renda de pesquisas de opinião, não explica nada. Só confirma pressupostos. Por outro lado, "ignorância", "falta de estudo" são só preconceitos mal diafarçados. Há razão na elaboração individualista & autoritária, de quem sempre viveu a vida como guerra solitária. Desde Canudos, os bem pensantes pensam mal os que pensam longe dos tapetes. Falta muito pra se retomar a construção de algo que dêpra chamar de esquerda, como nos 70-80.
Nenhuma surpresa. O Brasil sempre foi reacionário. O último paÃs da América a acabar com a escravidão, um dos últimos a legalizar o aborto, com baixa escolaridade, a barbarie não surpreende.
Por isso o papel da elite é governar, influir e educar (não preciso nem dizer que não estou falando de elite econômica). Ocorre que a elite intelectual ora se descaminha por temas estridentes e irrelevantes (e, sim, alguns fetiches wokes estão entre eles), ora se embrenha na disputa do poder polÃtico, se confunde com ele e perde a objetividade e capacidade crÃtica. Por fim, o populismo tornado onipresente pelas redes sociais tem tornado a educação irrelevante e nivelado todo debate por baixo.
PaÃses similares? Não entendi ...Na minha ignorância, sempre pensei que cada nação tinha uma cultura peculiar. Também achei forte o termo aberração para classificar aqueles que pensam diferente do articulista. Uma forma de pensamento autoritário.
Na verdade defender que uma minoria se coloque como sabedora do bem ou do mal, contra uma maioria com seus senso comum não é autoritarismo, é pio, é autocracia, uma democratura no qual classifica-se as pessoas como os Alaf, os Beta, od Gama , tal qual Admiravel mundo novo
Autoritário é querer interferir na vida privada alheia.
Vc realmente não entendeu bem: paÃses similares em nÃvel de desenvolvimento socioeconômico, como Argentina, Chile, Uruguai. Nesse grupo, o Brasil é aberração em conservadorismo quanto aos temas em questão. Não tem nada de autoritarismo ou imposição da opinião do articulista.
Meu Deus, que nÃvel de ignorância assustador. O que diz esse percentual contrário à liberação da maconha em relação ao álcool? Não sabem que a "droga" legalizada é muito mais perigosa em todos os sentidos que a proibida? A mulher é estuprada, engravida e estes...acham que ela é obrigada a ter e acolher a criança? Que lástima!
Pois é.... mas a folha discute algo, ou só joga os dados no ar??
Brasileiro médio é um povo sem instrução, sem leitura, sem cultura, sem NADA. Massa manobra, GADO
Ocorre que o posicionamento dos membros das classes economicamente superiores é muito parecido. Ou damos de barato que estes são também sem instrução, sem leitura, sem cultura, sem nada, ou seu raciocÃnio vai para o ralo.
Ah sim, só os super bens instruidos são ps çabios capazes de decidir. Quanto preconceito , aff
A Internet veio mostrar claramente como somos um paÃs de gente sem instrução e sem cultura. Gostam de igrejas, sambinha, novelas, futebol e Bolsonaro. LIXO.
Não me surpreende porque um paÃs onde brota uma igreja evangélica em cada esquina e chama Bolsonaro de mito, só pode ser um paÃs de gente extremamente ignorante e atrasada.
Esse resultado é a falta de debate sobre o assunto nos meios de comunicação.
Tens toda razão. Esses temas simplesmente não são abordados pela mÃdia e quando o são ocorre o mesmo que com os polÃticos, ninguém quer se comprometer. Parece até que jornalistas e apresentadores precisam do voto dos ignorantes. Mas a abstenção é também generalizada, não vemos postagens sobre os temas nas redes sociais.
Isso mesmo. A imprensa já foi melhor antes do bozo ter contaminado tudo.
Só restaria, então,trocar o povo!!!!
Meus corpo, minhas regras.
Certo, mas o corpo de outro ser é seu? Por que se for, mesmo fora do ventre ainda seria "seu corpo" e ai vc poderia dar cabo dele, caso ele viesse a ser inconveniente?
Depois do capiroto, apoiado pela mÃdia, inclusive esse jornal, as coisas pioraram e muito, a lixarada que vivia escondida dentro dos armários das famÃlias, resolveram, botar as manguinhas de fora.
Este jornal só apoiou Bolsonaro na sua cabeça de militante.
Grande parte da população brasileira é uma aberração, ninguém proÃbe rico de fazer nada, eles fazem o que querem. Deus dos religiosos serve pra pobre,o rico compra um lugar no céu assim que nasce.
Ganhei o dia com seu comentário, parabéns.
As igrejas florescem como praga, a cultura fenece. A sociedade brasileira quer a burca.
Gostei da analise do colunista, no final a estrategia de tentar usar os polos politicos para avancar uma agenda progressista nao esta dando resultados. Acho que a esquerda esperava que a parcela deste polo fosse majoritariamente a favor das duas pautas, literalmente parece que nao funcionou e fica-se com a impressao do "goela abaixo". Onde eu moro ambos sao permitidos mas levou-se anos discutindo ate a populacao concordar, acho que funciona melhor que o "goela abaixo".
Não tenho a melhor opinião dos evangélicos, mas deixe-os dominar o Brasil para manter seguros os brasileirinhos não nascidos, e se possÃvel fechar esse jornaleco de pseudointelectuais por falta de circulação.
Esse deve comer cocô ungido, do pastor da igreja.
Malafaia está bem??
Já deu o dÃzimo hj ?
Esse povo quer voltar aos anos 50, com uma sociedade tutelada pela religião. Eta paisinho atrasado! Quanta ignorância e burrice! O Brasil não tem jeito mesmo.
O conservadorismo era uma coisa, mas o que ecoa hoje a partir dos cafundós do Iowa e de Goiás no tempo das redes é bem outra.. É um retrosaudosismo que mira os tempos trevosos onde raças, mulheres ou mesmo ideias eram subjugados ao nada...
Ô, Vinicius......se vc é a favor do aborto em qquer situação, aproveite e aborte essa sua coluna de hoje. Ruim d+..
Ô, Vinicius......se vc é a favor do aborto em qquer situação, aproveite e aborte essa sua coluna de hoje. Ruim d+
A meta de conservadores e polÃticos é que a população carcerária passe de um milhão (hoje oitocentos mil) e que metade dessa população carcerária seja por porte e uso de drogas.
Esses resultados são o reflexo da ignorância da população. Penso que o governo deve entregar o que a população quer, mesmo eu não concordando. Para que brigar pela liberação do aborto se a população não deseja?
Porque não é a população que aborta e sim a dona do corpo
Vinicius, sua opinião é a da minoria, reconheça que o Brasil é conservador e acabou! Não adianta choramingar. Conhece aquele ditado? Quem estiver incomodado que se mude né!?
Libera geral, maconha, crack, cocaÃna e lsd e de grátis, distribui, é como eu falo eu não uso e meus filhos também não, então quanto mais pessoas padecerem em decorrência do uso melhor vai ficar a sociedade. Com relação ao aborto libera também eu queria é que a mãe do colunista tivesse a mesma opinião que ele e o abortasse, quem sabe ele nem teria vindo ao mundo, pois aà iriamos ler menos aberrações jornalÃsticas.
Obrigado pela ilustração, Longaresi! Você exibiu claramente como se exprime, não um conservador, mas simplesmente um atrasado.
É. E também não terÃamos que ler comentários como esse.
E se você descobrir que teu filho usa. O que vais fazer? Vai execrá-lo? Leis repressivas contra decisões individuais não funcionam. O correto é a educação e informação.
Teu ódio é tão grande q o Sr está pedindo para um ele abortar ? Não quer usar droga ? Não use. Não quer abortar ? Não aborte. O Sr nem sabe de nada da sua realidade. Desculpa..
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Brasil é uma aberração nas opiniões sobre aborto e drogas Voltar
Comente este texto