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  1. Douglas Garcia

    Gente, que stress com bicicleta aí no Rio. Logo a cidade com a mais bela paisagem do país. Aqui em São Paulo as bicicletas são repetidas e incentivadas. Lógico que as vezes aparece um motorista sem noção ou maldoso. Se São Paulo tivesse dez por cento da paisagem do Rio eu vendia meu carro e só andava de bicicleta.

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  2. jose souza neto

    Péssima crônica, na forma e no conteúdo A defesa infeliz do direito de andar de bicicleta elétrica pelas ciclovias e pelas calçadas. O Rio é uma cidade onde o normal é descumprir o legalizado. Ninguém precisa de incentivos. Se permitem bicicletas elétricas porque não as motos de baixa cilindrada. Se pode um ciclomotor a 32km/h porque não o garoto com uma Scooter a 50km ou o moto-boy entregando a pizza. Todos podem assustar os pedestres e gozar quando elas dão um piti.

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  3. Adauto Lima

    As associações de cardiologista certamente terão mais trabalho. Pedalar é melhor pra saúde.

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  4. GUILHERME NOBREGA

    O texto foi removido a pedido do autor.

  5. GUILHERME NOBREGA

    Há caminhos para todos, e limite de velocidade em ruas e ciclovias, seja o veículo elétrico ou não. Ciclista pode usar ruas, respeitando regra de velocidade. Nem carros nem bicicletas podem usar calçada: só pedestres, cadeiras de roda, e quem carrega objeto, como bicicleta. Não são nem para ciclista chegar em casa. Salte e a empurre. E nas ruas: ciclistas não devem usar só o canto. Devem evitar avenidas e usar ruas laterais. E se for tomar uma rua à esquerda? Pode. E este é um tema bem amplo.

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  6. Lucas Brito

    Não entendo porque voce nao sai da bicicleta e empurra ela pela calçada como qualquer pessoa normal. É o correto e sua vizinha tá certa sim em reclamar. Andar na calçada é errado. Só se fosse o caso de nao ter pedestre algum, estes o que tem a preferência sempre

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  7. Alaor Magno

    As ciclofaixas foram feitas para bicicletas normais e não para bicicletas motorizadas. Impedem a circulação, além de serem maiores e dificultarem a ultrapassagem e a circulação em mão dupla. Muitos motoristas de veículos ciclomotores ainda passam em cima de calçadas assustando os pedestres com altas velocidades e fazendo manobras perigosas, com consequências graves, como atropelamentos.

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  8. Lucas Brito

    Parece que estou lendo uma coluna de uma pessoa que não tem vivência de Rio de Janeiro. No último domingo, uma idosa foi atropelada por uma bicicleta elétrica que não seguia o limite de velocidade e o seu espaço de circulação. Eu pedalo TODOS OS DIAS na orla da cidade e nenhuma bike elétrica segue esta informação que está no seu próprio texto " desde que a bike não ultrapasse um certo tamanho e velocidade (32km/h)". Eu sei disto pois minha bicicleta tem velocímetro. Fora que é algo para elite

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  9. Antonio Abrão

    Em São Paulo, infelizmente, fustigam os demais ciclistas nas ciclo faixas e ciclovias... Em geral desprezando as mínimas normas de repeito. Esquecem que na bicicleta normal, a fonte de energia é apenas a força do ciclista. Falta Educação à todos, mas as bikes elétricas pioram a trânsito nas ciclovias e ciclo faixas.

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  10. RAULAND BORBA BATISTA

    A bicicleta elétrica tem um lugar especial na tradição energética , vai substituir o transporte público , que só vai ser resolvido qdo ninguém precisar mais dele.

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