-
neli faria
Como é bom ler Elio. Aliança para o Progresso foi a primeira vez que vi leite em pó. Cornélio Procópio. Estava num armazém,perto do campo do Comercial,furou a sacola de plástico e peguei um pouco do leite e comi, ali mesmo. Queda do Jango: primeiro de abril de sessenta e quatro, ouvi no rádio...! Tenho por mim que Jango nunca foi comunista, a milicada deu o golpe, porque queria golpear desde meados de cinquenta.
-
Geraldo Jorge Oliveira Goncalves
Mudando de assunto e ficando no mesmo: o BR é conservador e a vênus platinada GL e a mídia hegemônica direitistas tomaram ojeriza ao Bozo e sua órbita por razões de desaforos explícitos. Explica para nós essa dicotomia senhores historiadores?
-
RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA
E sempre bom relembrar para reativar a memória. Se Lula tem preferências por ditadores, não é menos verdade que os Estados Unidos também gostam de implantar ditaduras.
-
Hernandez Piras
Só para lembrar o colega, o golpe de que fala o colunista ocorreu em 1964.De lá para cá, inclusive nos EUA, o mundo mudou um pouquinho. Aliás, todos sabem que Washington fez pressão por eleições livres em 2022 e pela posse de Lula. Se este prefere esquecer para apoiar seus ditadores de estimação, isto são outros quinhentos.
-
-
PEDRO TOMAZ ROCHA
O Brasil é uma grande nação que quando se torno uma republica, se acovardou e passou a ser uma nação medrosa. Seus governantes sem visão estratégicas, colocou o país, que tinha tudo para ser uma grande nação, na pobreza eterna.
-
Cristiano Kock Vitta
Jornalistas recém-formados deveriam ler a coluna de Elio Gaspari com regularidade. Trata-se uma maneira eficaz de combater a falta de memória ainda em tenra idade.
-
NELVIO PAULO DUTRA SANTOS
faltou lembrar que após a renuncia de Jânio, Jango teve dificuldades para assumir, em 1961.
-
neli faria
A milicada queria dar o golpe desde meados de cinquenta.
-
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
País pegando fogo e vem o Sr Élio falar de coisas de sessenta anos. Pra passar pano. Imagino a colona da semana que vem. Das torturas não fala. Dos torturadores nenhuma palavra.
-
Hernandez Piras
A coluna não se propôs a fazer um panorama completo da ditadura. Sua interpretação de qualquer texto é sempre a mais enviesada e indigente possível.
-
-
Maurício Aparecido Cresostomo
Minha preocupação são com brasileiros medíocres que apoiam golpes...
-
Carla C Oliveira
Sempre fazendo estragos com medo de um comunismo imaginário...
-
JAQUES BRAND
Curiosa e trágica a persistência da tensão entre a visão imediatista dos interesses americanos e a perspectiva de desenvolvimento dos países ao sul do Rio Grande que parece ameaçá-los. Agora mesmo, o governo Biden, em crise de popularidade diante do problema da imigração, recusa-se a enxergar o óbvio. Somente um plano Marshall na Guatemala, com geração de emprego e renda, poderá deter as multidões que rumam para o Norte. Um Arévalo na presidência guatemalteca deve facilitar esta solução.
-
JAQUES BRAND
Não surpreende que Thomas C. Mann estivesse metido no golpe contra Arbenz na Guatemala em 1954 (a primeira pedrada na vidraça da Boa Vizinhança desde Roosevelt e o primeiro da série de golpes e contragolpes da Guerra Fria na América Latina; neste sentido Cuba 1959 foi um contragolpe). Talvez a filha do Lincoln Gordon tivesse em mente a Guatemala quando lamentou os exageros de papai diante do reformismo nacionalista tentado por Jango. Duro reconhecer que 60 anos mais tarde ainda estamos em 64.
-
JAQUES BRAND
A propósito da historiografia de 1964, dois aspectos talvez merecedores de melhor pesquisa seriam 1. a Franja Democrática, isto é, a vertente nacionalista e democrática das Forças Armadas, vale dizer, os militares que NÃO embarcaram na aventura do golpe liderado pelo anticomunismo "automático" da Franja Extremista (de Mourão a Castello); 2. o pessoal do Desvio de Esquerda, os pequeno-burgueses de sempre, que ateavam a retórica revolucionária sem medir palavras, num contexto de Guerra Fria.
-
José Cardoso
Em resumo: alguma torcida e pouca ação. Diante de Cuba naqueles anos (e sempre do México, sua fronteira), o Brasil era bem menos importante para os EUA. Havia um projeto estatista de desenvolvimento que era consenso na América Latina da época. Os militares brasileiros o seguiram, apesar da retórica anti comunista.
-
Renato Vieira
O Departamento de Estado fazendo estragos no quintal deles desde aquela ápoca.
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
"as prioridades da Casa Branca deviam ser a defesa do patrimônio das empresas americanas e o combate ao comunismo". Fora o perigo do comunismo, será que não pode mesmo haver dedinho da CIA na lava-jato? O governo dos EUA espionarsm Dilma, Petrobrás etc. Lembram-se?
-
Berenice Gaspar de Gouveia
Curioso que o autor rotule como liberal, no sentido político, não econômico, um personagem que conspirou e atuou para derrubar um presidente constitucional. Artífice do golpe, é tão liberal quanto o Inelegível é democrata. Gaspari continua viúvo do Golbery
-
neli faria
Marcos: putim também.E ortega,igualmente...viva a Minha Nicarágua!
-
Hernandez Piras
Ele era liberal e, como tantos outros adeptos de qualquer ideologia, foi incoerente ou cometeu erros. Lula, por exemplo, sempre foi impecavelmente coerente? Gaspari é tao viúvo de Golbery como o próprio Lula.
-
marcos machado
O Maduro também é um presidente constitucional.......
-
-
Felicio Almiro Lima Rodrigues
Dan Mitrione foi contratado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (usaid) para treinar as polícias do Brasil e do Uruguai, ensinando métodos de tortura que se disseminaram no Brasil e no Uruguai. Sobre esse o Eremildo nada sabe?
-
Gilberto Rosa
Interessante que Hélio cite agora a interferência americana, o que não foi tratado a fundo em seus livros. Helio repete, meia boca, o que o maravilhoso historiador e cientista político Moniz Bandeira muito bem escreveu na década de 80 em seu livro Jango. Moniz, esteve exilado e foi preso na ditadura, mais tarde lecionou em universidades no Brasil e na Alemanha, país onde recentemente faleceu. Foi indicado ao Nobel de literatura pela união brasileira de escritores.
-
Gilberto Rosa
O Helio deste comentário é Élio Gaspari, sem H, o próximo comentário que faço é o Hélio Schwartzman, colunista que também escreveu hoje. Muito HÉlio, mas no fundo o patrão é o mesmo.
-
-
Gilberto Rosa
Interessante que o Gaspari coloque coluna sobre a interferência da Cia no golpe de 64, justo no dia que Hélio faz coluna dizendo ser teoria da conspiração a participação da Cia na lava jato e golpe de 16. Mesmo contudo que já se sabe dos cursos de Moro, das contínuas idas aos EUA, das vindas de gente dos Eua, e da denúncia de espionagem contra Dilma e Petrobras pelo Snowden. Daqui 30 anos o Hélio vai fazer uma coluna do papel da Cia no golpe de 16.
-
Gilberto Rosa
*Com tudo
-
-
Ronaldo Luiz Mincato
O fetiche do Gaspari por coturnos e fardas é doentio.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
O defeito dele e ser pesquisador contumaz da história ? Algo, nos relatos, é falso ou de algum modo não corresponde aos fatos ?
-
-
GERALDELI DA COSTA ROFINO
O Povo Brasileiro, vítima da Guerra Fria. Viva, as Reformas de Base.
-
Anete Araujo Guedes
Jango assustava os americanos, prometia uma reforma de base, e tinha apoio popular. Fato que incentivou o EUA a agir. A senha é sempre a mesma, implantar o medo de um comunismo iminente. O que preocupava de fato era a reforma estrutural, que poderia resultar no desenvolvimento do país. Os EUA zelavam por de seus interesses econômicos, pela sua hegemonia. Quem perdeu com o golpe cívico-militar foi o povo, foi o país. Uma reforma que nunca pode ser realizada. Cultivamos a pobreza, o atraso.
-
Hernandez Piras
Os EUA nunca tiveram como objetivo evitar o desenvolvimento do País. O Japão, Coreia do Sul e Taiwan, em termos estratégicos e militares, eram ainda mais dependentes dos EUA que o Brasil e, no entanto, se desenvolveram fortemente no pós-guerra. Aliás, o Brasil também cresceu muito na ditadura, embora de forma desigual.
-
Dalmo de Souza Amorim Junior
Hoje a conversa inverteu-se: evitar a direita e sua pauta conservadora, fascista e opressora.
-
-
Adalto Fonseca Júnior
Elio Gaspari exibe conhecimento dos bastidores da ditadura mas não sai de cima do muro e quando a gente menos espera está lá passando pano pros militares. Complicado.
-
Matheus Battistoni
Faltou o Vernon Walters. O golpe teve apoio da mídia nacional. Rubem Fonseca e Nélida Pinon escreviam a propaganda anticomunista do IPES, a rádio Globo, os jornais, todos tiveram a sua culpa. Aliás, foi muito parecido com o impeachment da Dilma.
-
JO ALMEIDA
Gaspari escreva uma carta psicografada do Bebiano sobre o ex pr varrido e abjeto e da armação do pseudo áudio vazado do Cid, Eremildo é um idi ota e acredita que ele o Cid foi enganado, porém madame Natasha acredita que o áudio foi combinado e rolou milhões de dólares lá fora, a saber o dinheiro e a política, sim ele ganhou grana pra supostamente vazar os áudios. A saber o supremo, ps o Brasil e os brasileiros tem uma dívida enorme de gratidão com o ministro Ale de Moraes que não foi covarde.
-
JO ALMEIDA
Prezado Gilberto, o celular do Bebiano tá com uma pessoa em Brasília, lá tem muita coisa, inclusive sobre a fakeada e segunda informações ele foi envenenado com kcl que não sai na autópsia, ficando como ataque cardíaco, tem muita mas muita coisa que não sai na mídia, mas a entourage de Brasília sabe.
-
Gilberto Rosa
Jo, sempre vejo comentarios sobre o Bebiano, tem algum material sobre isto? Lembro das ameaças dele antes da morte suspeita, mas nunca vi nada em específico.
-
André Costantin
Pois é. Tanto conhecimento sobre as entranhas do golpe de 64 e nada a dizer quase do golpinho Bo zo. Sei lá. Um tanto íntimo de generalecos, o Eremildo.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.