Poder > Pesquisadores coletam atividade cerebral para medir polarização política Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alexandre Cunha

    Descobriram que falta sinapse e células de porkinge na turma da esquerda.

    Responda
  2. Jose Augusto Baldassari Filho

    Perda de tempo total, a "experiencia" serve no máximo para constatar a ausência de cérebro. Atividade seria um milagre...

    Responda
    1. MARIA DE FATIMA NICOLAU COELHO

      Bolsonarentos tem atividade cerebral?Estou duvidando.

  3. ANGELA BUENO

    Alguém para esclarecer se estes picos dos eletroencefalogramas dos cobaias são provenientes do lado esquerdo ou direito do cérebro? Sugiro comparar estes resultados com coisas do tipo náuseas, dor de barriga, arritmia cardíaca, enfim, outros parâmetros biológicos mais ou menos associados com razão e emoção. Só olhar para a cara da pessoa? ...sei não...

    Responda
  4. Paulo Lessa

    Os lulistas vão de voluntários pela ciência. O difícil é conseguir os bolsonarentos, que só vão se o pastor mandar, aí precisa incluir pagamento de dízimo nos recursos da pesquisa!

    Responda
  5. ALEXANDRE CARDOSO

    Aprendi que ignorar a existência do outro, poupando dispêndio energético em considerá-lo ali ou mesmo existente, é talvez tão característico do ódio quanto ações violentas. A indiferença é um jeito de odiar que frequentemente é indetectável à crítica e, mesmo “impostora”, se torna socialmente aceita.

    Responda
    1. Alexandre Cunha

      Xará traduz.

    2. ALEXANDRE CARDOSO

      Seu José, se o Sr. estiver falando da indiferença como algo parecido com aquela alienação a proteger os neurônios, é compreensível porque, às vezes, a realidade parece estar mesmo no limite do suportável. Porém falava daquela indiferença onde alguém olha para “o outro campo” e pensa: “não legitimo tua existência”. Nem faço juízo de bom ou mau aqui também não, porque o mundo não é simples assim, mas acho que o resultado desse estudo tem uma dica poderosa sobre psiquê e mecanismos sociais de ódio.

    3. Jose Augusto Baldassari Filho

      Prezado Alexandre, diante de tudo que estamos a assistir a indiferença é o melhor remédio. Afinal até o masoquismo tem limites, pelo menos o meu.

  6. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    KKK como só se mede a "tempestade cerebral" não a qualidade, bozeiro ganha disparado.

    Responda
  7. Davi Paladini

    É exatamente isso. Bozo é o que é, mas não importa comparar os dois, o que fizeram, a diferença é abissal, mas os idólatras do bozo não se importam, é como se tivessem o cérebro cauterizado.

    Responda
  8. Marcelo Barbosa

    Pesquisa interessantíssima, principalmente pro marketing político, dá "uma luz" que, independente da boa comunicação, o marketing, das atitudes que um dos presidentes tem em sua carreira política não há "convencimento" simples e fácil ao outro lado polarizado, é mais fácil "o centro" do espectro político se convencer que determinado candidato é ideal ou não pra manter determinados valores sociais que o eleitor espera de determinado político.

    Responda
  9. Andrey Lucas

    Grande pesquisa do prédio de veterinária.

    Responda
  10. LUIZ CARRIERI

    A minha rejeição ao bozo é total e irrestrita. Quero muita distância. Nojo!

    Responda
  11. sérgio dourado

    Incrível é ainda terem cérebro pra medir nessa polarização imbecil.

    Responda
    1. Jose Augusto Baldassari Filho

      Até agora a melhor resposta.

  12. Valter Luiz Peluque

    Pesquisa desnecessária. Há uma polarização de três polos. Progressistas de esquerda, reacionários de direita e nem-nem de centro. Esse último é aquele que tem uma ideologia que tudo corre bem se a política se resumir a uma administração anódina e esterilizada que não mexa no sistema estabelecido.

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Sérgio, "você diz" que um dos lados prega a democracia e o outro não mas, ironicamente, o lado "que diz pregar a democracia" não enxerga a controvérsia em defender a democracia (no Brasil) e defender o autoritarismo na Venezuela ou fazer "vista grossa" a Putin caso ele visite o Brasil. O centro do espectro político já enxergou essas incongruências tanto que a opinião pública já está em desfavor na aprovação do governo Lula, "pregar a quem já é convertido é cômodo", difícil é convencer o oposto

    2. Marcelo Barbosa

      Discordo. A pesquisa foi muito necessária principalmente levando em conta a comunicação entre os candidatos e como isso impacta no eleitorado. É evidente que não adianta ter atitudes positivas, um lado do espectro político não "convence" o outro que está fazendo "as coisas certas", cada lado polarizado tem um "bloqueio" com relação a opiniões diferentes. Tem que ter uma mente "mais aberta" pra quebrar a polarização e isso não é simples, a pesquisa mostrou isso.

    3. sérgio dourado

      Quem preconiza reformas é o progressista de esquerda, o reacionário de direita ou o centro que não come no cocho dos dois currais!? Só de preferir atacar o centro já diz tudo...

  13. Markus Nascimento

    Sugestão: incluir no estudo pessoas q não gostam de nenhum dos dois extremos.

    Responda
    1. Dartagnan Santos

      Não há extrema esquerda relevante no Brasil. O PT é Lula são de centro-esquerda.

  14. José Miguel Ortega

    Podiam fazer o ECG de aznos para um controle comparativo né?

    Responda
    1. Jose Augusto Baldassari Filho

      Sim, você tem razão, há muitos asnos, repito ASNOS, a solta por aí, uns até escoiceiam a última flor do lácio sem piedade...

  15. Paulo R Justo

    Não passa de besteira essa pesquisa.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Por que sei em quem você votou, Justo?

  16. Joaquim Rosa

    Vem aí mais uma conclusão "brilhante". Qualquer pesquisa, seja pseudo científica ou de estatística pura e simples, diz o se quiser, desde que devidamente tor tu ra da. No vácuo é que não podemos ficar, depois de tanto empenho e recursos gastos.

    Responda
  17. Antônio Augusto Soares

    E o detector de mentiras, por onde anda? O FBI dos estadunidenses gostava de usar.

    Responda
  18. Thiago Gouvêa

    Se o uso dessas ferramentas biológicas pra medir polarização política era inédito, talvez tenha um bom motivo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.