Mundo > Rússia viola espaço aéreo da Polônia em ataque à Ucrânia, dizem militares Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Jorge Severo

    Estive na Ucrânia 3 vezes, de 65 a 68. Do centro até o leste, 90% da população só falava russo. Tem mais gente querendo um naco da Ucrânia: Polônia, Hungria, Romênia, Eslováquia... Gente que não conhece história normalmente emite opiniões bobas.

    Responda
    1. Nicola Bartolomeu

      Seu argumento é bem raso, e a sua presença na Ucrânia, antiga e pouco relevante. Devemos então entregar terras para quem é o dono de uma língua? Então, falantes de português, devolve pra Portual? O RS pra Alemanha? E sobre a história, o que você está se referindo? Porque dessa parte eu entendo bem.

  2. Rubens gonçalves

    Igor. Você será o repórter da folha a cobrir uma guerra mundial. Não é a Ucrânia que está atacando a base naval em Sebastopol na Crimeia e a otan ..e quando a missel russo que violou o espaço aéreo da Polônia. Igor. Vá para um bunker

    Responda
  3. Roberto Jorge Chaves Araujo

    A Ucrânia tem direito de se defender.

    Responda
  4. André Silva de Oliveira

    A vitória da Ucrânia significa o triunfo da democracia e da liberdade sobre a opressão russa. Nosso dever é apoiar a Ucrânia até que a Rússia seja derrotada ou se retire do vizinho.

    Responda
    1. Nicola Bartolomeu

      Visões como a do Ernesto são de uma esquizofrenia excepcional, consegue acusar uma democracia de facista, e uma ditadura cruel monocrática e invasora como a da Rússia, uma "ditadura de direita". Faltou só o nariz vermelho.

    2. Evandro Brito

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    3. Rubens gonçalves

      Se o putin fosse man até acreditaria nele

    4. Orasil coelho pina

      De acordo André!

    5. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Espero que Ucrânia mande os russos de volta para a Rússia.

    6. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Tb penso. Democracia X autocracia. Escolha fácil...

    7. Roberto Jorge Chaves Araujo

      A vitória da Ucrânia significa a vitória da democracia contra autocracia, na correlação de forças atual, de forma semelhante ao que ocorreu de 1939 a 1945 entre os nazi-facistas e os liberais unidos aos comunistas.

    8. C iacute cero Jos eacute Assad Pereira

      Rússia: país invasor. Russia: comandada por uma cleptocracia corrupta. Rússia: governada há 24 anos por um autocrata que foi "designado" para governar 30 anos....Que país é esse, Ernesto? Democracia, onde?!

    9. Ernesto Pichler

      Não está em questão a democracia. Zelensky é um fascista apoiado por um imperialismo militarista (veja Eisenhower). Putin é direitista, ainda que não fascista, pois convive democraticamente com outros partidos, inclusive o PCFR. O que está em questão é a segurança de um país, ameaçado por bases "americanas" em suas fronteiras, ameaçando tomar a base russa de Sebastopol, na Crimeia (que sempre foi russa). A segurança vem antes da democracia. E a segurança de povos russos da região do Donbass.

  5. Ernesto Pichler

    Essa guerra começou em 2014, iniciada pelos EUA quando deram um golpe na Ucrânia, a um custo superior a quatro bilhões de dólares (um "investimento", segundo Victoria Nuland), para destituir um presidente eleito, favorável à Rússia, para coroar um títere comediante. A intenção era cercar a Rússia com bases "americanas" para dominá-la e poder, enfim, cercar a China, grande terror dos capitalistas. Hoje, a Rússia é o país mais rico da Europa, tendo ultrapassado a economia da Alemanha.

    Responda
    1. PAULA FARIA

      1) em dois mil e catorze, milhares de pessoas foram às ruas de Kiev exigir a deposição de um presidente que pouco a pouco ameaçava solapar a soberania ucraniana em favor da Rússia. Dois cliques e algumas teclas no computador e qualquer um poderá ver isso; 2) o comediante foi eleito cinco anos depois que isso aconteceu; 3) a Rússia tem um nono da superfície terrestre, só dominar a Ucrânia não seria suficiente para cercá-la; 4) o PIB da Rússia é do tamanho do do Brasil, muito longe do da Alemanha.

    2. Vinicius Branco

      Ta delirando de novo?

    3. C iacute cero Jos eacute Assad Pereira

      Pelo amor de Deus, Ernesto! Não exagere e demonstre sua afeição a autocratas como Putin. A economia da Rússia (PIB) é menor que a do Brasil, num país imenso, com dezenas de etnias diferentes. A relevância russa diz respeito somente ao número incontável de jovens que ela pode recrutar e enviar diariamente ao front matadouro! A Ucrania vai entrar para a Otan logo, logo. Aí quero ver o Putin invadir um país vizonho.

    4. IVAN MATHIAS FILHO

      Parabéns, você decorou o texto direitinho. Todos com quem converso, que assitem ao canal Brasil 247 e, principalmente, aos vídeos do Pepe Escobar, propagandista oficial do Kremlin, citam esse blá, blá, blá. Agora, dizer que o Putin é democrata é novidade. Mandar um priosioneiro para uma prisão no circulo polar Ãrtico???!!! Se isso acontecesse no Brasil você iria dizer que era facismo, arbitrariedade, racismo prisional e etc.

    5. André Silva de Oliveira

      Errado. Começou em 2014 quando a Rússia anexou a Crimia usando a força e voltou a fazer o mesmo em fevereiro de 2022 ao tentar tomar Kiev em poucos dias. A responsável pela guerra tem nome - Rússia.

  6. Rubens gonçalves

    Olha aí a otan atacando a Crimeia. Veja a história dessa península russa desde Pedro e Catarina a grande. Podem procurar um bunker ou caverna. A terceira guerra mundial já começou.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Nossa! Bc eh apocalíptico mesmo, não?

  7. marcos vinicio borges mota

    É dito no texto que o massacre na casa de show foi o "coroamento". Contra os russos vale tudo, mesmo. Uma vergonha.

    Responda
  8. Mario Silveira

    Zelenski ( o comediante ) gosta de cutucar a onça com vara curta .

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Vc eh preconceituoso mesmo, hein? Porque depreciar os comediantes, ha alguma razão?

    2. Ernesto Pichler

      Ferreira, os vizinhos adoram roubar terras da Rússia, como a Criméia, a Geórgia, o Alaska.

    3. Ricardo Ferreira

      Queria o quê? Os russos que adoram roubar terras dos vizinhos, não se emendam, e agora viraram párias internacionais.

    4. IVAN MATHIAS FILHO

      Talvez porque a onça seja meio desdentada. Se Putin não tivesse armas nucleares ele, e as forças armadas russas, já estariam não chão há muito tempo. A inferioridade dos equipamentos de defesa e de ataques russos ante aos equivalentes ocidentais são evidentes, tal a facilidade com que navios da frota do Mar Negro são danificados. Entretanto, muitos ainda falam na derrota de Napoleão, no fracasso da Operção Barbarossa, no general inverno ....

  9. JULIANO OLIVETTE

    Quando a ponte for repentinamente destruída, não vai mais restar a possibilidade da Rússia suprir a Criméia de logística, a Rússia vai ser obrigada a se retirar. Não parece algo crível no momento, mas é isso que a Ucrânia vem construindo, e vai pegar muitos de surpresa.

    Responda
  10. João Batista de Junior

    Força Ucrânia.

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Slava Ukrayna. Brasileiros não compreendem esse sentimento e ficar falando abobrinhas de fracassados.

    2. Jorge Oliveira

      Força Ucrânia serás uma nova Líbia, Síria ou até um Haiti branco ou Gaza cristã? Sua destruição é iminente, bela marionete arrasada, pátria dos homens mutilados e das viúvas e crianças órfãos dos lindos olhos tristes, sua "Força Ucrânia serás sua Forca" dos malignos aliados, seu algozes. Da de suas terras arrasadas? sua formosa bandeira amarela e azul e vermelha do sangue de juventude detonada?

    3. Jorge Oliveira

      Força Ucrânia serás uma nova Líbia, Síria ou até um Haiti branco ou Gaza cristã? Sua destruição é iminente, bela marionete arrasada, pátria dos homens mutilados e das viúvas e crianças órfãos dos lindos olhos tristes, sua "Força Ucrânia serás sua Forca" dos malignos aliados, seu algozes. Da de suas terras arrasadas? sua formosa bandeira amarela e azul e vermelha do sangue de juventude detonada?

  11. JOSE DONIZETE FRAGA

    As causas originais dessa guerra que eclodiu agora remontam ao polonês/norte-americano Zbigniew Brzezinski e sua Teoria do Cerco Ofensivo à Rússia. As "revoluções coloridas", semeadas pela C I A, implantando governos títeres, engrossou o caldo que agora entornou. Que falta faz um estadista europeu para enxergar o óbvio!

    Responda
    1. paulo Raulino

      A Rússia sempre foi expansionista aos seus arredores, muito embora nunca tenha feita colônias à distância. Esse embate está tomando contornos preocupantes, irracionais, que podem nos levar a um conflito - Deus nos livre - final.

    2. Hernandez Piras

      Brzezinski formulou sua doutrina em plena Guerra Fria, quando havia um abismo ideológico entre o Ocidente e a finada União Soviética e esta era muito mais poderosa do que a Rússia. Cerco à Rússia, enquanto a Europa se desarmava e convertia o país no seu principal fornecedor de energia? E a CIA, poderosa a ponto de promover revoluções, mas fraca demais até para debilitar Putin? Você acredita mesmo nestas coisas ou é só dever de militante?

    3. Enrique Castro

      Perfeito. Nota-se que fez o dever de casa, estudou. Difícil é entender esta gente que tem urticária de livros e nem sabe ler um mapa. A quantos km do atlântico norte está a Georgia? E é Europa? Ignorantes.

    4. Paulo José da Costa

      A Rússia na sua visão é uma terra boa de gente santa e pacifica, não é ? Depois de 50 anos de cruel ditadura imposta com sangue aos poloneses, tchecos, ucranianos, bálticos, alemães da DDR, romenos, etc. etc. etc. a culpa é do tio Sam... ô visão distorcida !

    5. Paulo Gomes

      O óbvio é a ambição do Putin pelo acesso ao Mar Negro

  12. Valderi Silveira Pinto Júnior

    Logo, um con sórcio de pa íses assumirá a reconstrução do país, se apon derando dos re cursos de lá, escrevo ga guejan do por causa da cen sura da Fo lha.

    Responda
  13. Rodrigo Jacobauskas

    Sem apoio dos EUA a Ukrania cai e depois cai toda a Europa que ao invés de se armar ficou usando combustível russo a peço de banana achando que estava tudo certo a bomba e as armas que destroem a Ukrania foram pagas pelos europeus, como na segunda guerra quem resolveu a questão foi a Inglaterra e os americanos a Europa quer brincar de Suica com um urso na porta da casa deles.A terceira guerra caminha a passos largos.

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Brilhante estrategista! Está jogando WAR?

    2. Paulo Gomes

      Vamos os países que vão apoiar uma guerra da Rússia, provavelmente só o Irã

    3. Edilberto Patricio

      se mata entao

  14. Josue Oliveira

    A Ucrânia tem exército, tem todo direito de, com todas as armas possíveis, se defender. Assim também os paIestlnos tem direito a se defender, com todas armas, dos hassaxins, ladrões de terras do oriente-médio.

    Responda
  15. Jorge Carlos Reiners

    Segundo o Cel. Farinazo do site a arte da guerra, Ucrânia já está destruída e necessitará de 500 bilhões de dólares e hj a Rússia atacou Kiev e outros, destruíu infraestrutura e rede elétrica. Basta de guerra.

    Responda
    1. alessandro souza

      Chega de guerra? Falta combinar com os russos...

    2. Valderi Silveira Pinto Júnior

      Logo, entrará um país, ou um consórcio de psíses, para reconstruir a Ucrânia, para se apos sarem dos recur sos do país, um país por U S D 5 * 10^11.

  16. Jorge Severo

    A Ucrânia pagará o preço por ter ameaçado a Rússia querendo entrar para a OTAN e por ter estado bombardeando os civis no Donbass ( mais de 13 mil mortos) durante 8 anos. Zelensky e companheiros que ponham as barbas de molho. É só esperar (e não vai demorar).

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Kkk. Pela sua teoria, em breve a Rússia estará invadindo a Finlândia e a Suécia que cometeram a ousadia de efetivamente entrar para a OTAN.

    2. Hernandez Piras

      A Ucrânia só "ameaçava a Rússia" por querer ingressar na OTAN porque Moscou, sob Putin, queria reduzir o país a um vassalo. O próprio Putin em seus pronunciamentos já deixou claro não considerar a Ucrânia uma nação e, sim, parte da Rússia. Então, seu argumento de legítima defesa não se sustenta nem mesmo nos pronunciamentos do ditador russo. É só desculpa para apoiar um regime imperialista e tirânico.

    3. Hernandez Piras

      Severo, já faz dois anos que, segundo alguns especialistas, a Ucrânia está derrotada. O que está detendo os russos? Preguiça de marchar até Kviv?

    4. Enrique Castro

      Como disse Sr. Severo, difícil argumentar com quem não sabe ler um mapa. Esse pessoal não conseguiria indicar onde fica a Georgia. Tenha calma e não fique chateado, não vale a pena.

    5. Ciro Lauschner

      Ah coitado!

    6. Manoel Coutinho

      Como país soberano, a Ucrânia queria se proteger, pois sabia que o ditador assassino poderia querer tomar o país. O tiro saiu pela culatra e o presidente assassino agora está totalmente cercado pela OTAN. Com as tropas em frangalhos, a Rússia só não será destruída porque tem a bomba.

    7. Fernando José Nicoli

      Sr. Jorge Severo, é sério isto que você escreveu? Faça uma retrospectiva, estude o presente e verás que tem algo de muito errado nesta sua opinião. O mundo precisa de paz e não de tiranos como o Putin.

    8. Roberto Bizon Garcia

      Um Russo brasileiro. Sua pátria está precisando de mais soldados, pode pegar um avião direto para lá. Aqui no Brasil aprendemos que a terra é nossa, se alguém tentar violar nossa soberania será combatido. Além de aprendermos que a Democracia está acima do desejo de todos os golpistas.

    9. Miguel Cendoroglo Neto

      A Ucrania e um pais soberano reconhecido pela vasta maioria dos paises da ONU. Tem o direito de fazer aliancas e participar de negociacoes comerciais e estrategicas com quem quiser. putin nao tem o direito de fazer o que fez. Tera que pagar por tudo ao final. Se tivesse coragem e pelos na cara, e ele quem deveria por as barbas de molho, camarada! Reveja seus conceitos. Estamos no seculo XXI!

  17. José Cardoso

    Como propõe o papa, é hora da bandeira branca. Os russos se retiram da Ucrânia, incluindo a Crimeia e tudo se resolve. Depois é só ajudar na reconstrução do país irmão.

    Responda
    1. José Cardoso

      Ernesto, você falou bem. Foi, do verbo não é mais. Krutchev transferiu a Crimeia para a Ucrânia. Ato jurídico perfeito.

    2. Ernesto Pichler

      A Crimeia sempre foi russa. E a região do Donbass é de população russa. A Rússia vai se retirar quando esses povos estiverem em segurança e não mais sob ataques dos neo-n do títere.

    3. MARIA F LUPORINI

      A Otan nao quer. Assim que os russos fizerem isso, a Otan vai mandar um missil direto para o Kremlin, da fronteira.

  18. MARIA F LUPORINI

    A Ucrania nao faz nada. Quem faz eh a OTAN.

    Responda
    1. Nicola Bartolomeu

      A Rússia mal consegue conter a Ucrânia, se a OTAN estivesse nessa guerra, o incompetente exército russo já estaria destruído.

    2. Sílvio Luís Guimarães de Mello

      Otan culpada das ucranianas estupradas pelos russos? Culpada pelos mercenários russos nazistas da wagner? Culpada pelo bombardeio russo em creches e hospitais? Otan Culpada de tudo e o putin o santo? ( muita ironia)

  19. Hercilio Silva

    O risco de incidentes existem, e que leve a expansão da guerra para a Otan, para o mundo. Tudo indica que o governo Ucraniano parece ter interesse nisso.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Não existe um governo ucraniano. O presidente eleito foi derrubado por um golpe dos EUA, que coroou um títere.

    2. Rafael LuZ DE ASSIS

      Só pensando aqui. Isr ael comete todos esses crimes que está acusando os russos, teremos seu pronunciamento sobre? Acho que não.

    3. Miguel Cendoroglo Neto

      A Ucrania foi invadida, agredida pelo exercito de um despota, louco, criminoso, com mandato internacional de prisao. putin e seu exercito cometeram inumeros crimes de guerra no pais invadido, contra civis, velhos, mulheres, criancas, medicos e enfermeiros. Reveja seus conhecimentos, “camarada”. Estude um pouco de historia. Sua manifestacao e infundada e sem sentido.

  20. reinaldo ramos

    se as coisa anda como diz a matéria. é melhor a rússia desistir já que não acerta seus alvos.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Néh kkkkkkk, centenas ou talvez milhares de mísseis que valem milhões e nenhum resultado, entrega logo o Dombaz inteiro a Crimeia a Geórgia e mais algumas coisas p Ucrânia.

  21. antonio roberto lambertucci

    Putin está protegendo a Rússia da OTAN

    Responda
    1. alex carvalho

      Destroe a fazenda ao lado pra proteger a sua de uma suposta ameaça do seu vizinho pois ele acabou de comprar atmas... O raciocínio é o mesmo!

  22. antonio roberto lambertucci

    A OTAN tem que acabar. Se o Pacto de Varsóvia acabou a OTAN tem que acabar.

    Responda
    1. alex carvalho

      Tem que acabar com a Rússia mesmo e terminar com essa invasão dela!

  23. Claudio Luiz da Cunha

    A polacada que fiquem espertos.....já tem um histórico de entregar a bandeira.

    Responda
  24. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Otan tem que ajudar os ucranianos. Genocida russo que acabar com todos os ucranianos.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      O culpado sempre foi a OTAN.

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Néh. Silvio e quem ajudará os palestinos há meio século sendo esmagados ?? O Chapolin Colorado ??

    3. Claudio Luiz da Cunha

      Sério...você descobriu a pólvora

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.