Luiz Felipe Pondé > Meninas de cabelo azul de 17 anos não representam os russos, mas Putin, sim Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Pondé, explique melhor , por que você tem essa clareza em justificar Putin e seu apoio interno no confronto com o que você denomina "decadência ocidental" , ao tempo em que procura humilhar outros menos inteligentinhos como você ( ex. Lula e Bolsonaro) que também estariam defendendo Putin?
O Prof. Pondé está certo: Putin e a maioria dos russos, que o apoia, inclusive na guerra contra a (ou na) Ucrânia, não são monstros. São muito piores: são, com perdão da má palavra, humanos.
Muita besteira dita por quem é estudioso. Se a população russa está muito mais próxima do seu governo, porque prendem qualquer um que se oponha ao governo? Se o apoio é tão grande como a votação indica, para que perseguir as meninas de cabelo azul. Como os opositores morrem em acidentes se são tão insignificantes? Será que a implicância com as meninas de cabela azul é inveja?
Não querer fazer parte do ocidente e tudo mais, ok. Mas precisa invadir a Ucrânia? É claro que Europa e states estão moralmente falidos e não tem moral pra falar de guerra também. Iraque, Afeganistão, Vietnam que o digam. Enfim, nesse caldeirão todo, ninguém sai ileso. Nem ocidente nem oriente.
Assim como a Russia, o Brasil tb é uma potência, só precisa tratar o complexo de vira-latas!
Todos os paÃs para ser soberano, não devia necessitar das economias dos outros!
Se for seguir a mentalidade Russa do século 19 os próximos passos serão reconquistar as repúblicas egressas da ex-URSS - muitas estão na OTAN. Nos veremos em uma 3º guerra mundial?
O Pondé conseguiu me surpreender com uma análise geopolÃtica embasada, livre das verdades absolutas determinadas pelos EUA e repetidas por toda a imprensa ocidental. O fato do Putin ser um tipo de tzar não invalida toda a sua argumentação nem o apoio da maioria da população. Não vou mais chamar o Coutinho de "Pondé que sabe escrever"... Agora, parece que ele fez o artigo mais para falar mal das moças de cabelo azul - este é seu vÃcio inerente.
Pondé não deixa de ter razão em suas observações, mas não podemos nos esquecer de que Putin é também um homem de sorte: os adversários polÃticos dele sempre morrem de acidente.
Ponde, a manchete do seu texto nao seria melhor se fosse: Meninas de 17 anos de cabelo azul....?
IncrÃvel como esse cara consegue subordinar qualquer reflexão que venha a ter - até as raras boas reflexões, como a dessa coluna, em particular - ao seu aparentemente infinito ressentimento e reacionarismo. Mas eu culpo a mim mesmo por ter caÃdo no clickbait e aberto o link da coluna deste rapaz de novo, dando ibope pra esse traste. Já deveria ter aprendido há muito tempo que qualquer conteúdo que essa coluna possa vir a ter sempre será ofuscado pelo amargor extremo que o colunista exala.
Excelente crônica esclarecedora. Poucos brasileiros conhecem a história da Rússia. Alguns conhecem só Moscou e São Petersburgo, cidades esplêndidas, como turistas.
Não dá pra saber o que o russo médio pensa de fato porque se apenas ele chamar de guerra a operação militar especial, vai em cana por 15 anos. Até eu viro fã de governo nessas condições, meu chapa.
E isso mesmo, Luiz Felipe! Mais que isso. O último ato terrorista organizado pela CIA é MI-6 que está sendo divulgado como coisa do Estado Islâmico consolidou ainda mais a sociedade russa em volta do seu lÃder.
Xiiiiiii, Pondé, melhorou os dentes mas não os miolos, hein?
É isso aÃ, Marcos! Só alguém que não gosta de samba (é ruim da cabeça ou doente do pé) seria capaz de reconhecer algum mérito no Putin e entender que este realmente conta com apoio da população. Mas deixe estar, a frente democrática internacional liderada pela OTAN logo vencerá a guerra, levará o malfeitor à corte internacional e um bonitinho formado nos EUA à presidência da Rússia, que, finalmente será uma democracia. Como o Brasil...
O artigo tá razoável, só peca na história dos EUA governados por riquinhos de universidades de esquerda. Os republicanos, vem das mesmas universidades e estão hoje muito mais para o fascismo do que para a centro direita.
Bom dessa vez tenho que concordar com o Pondé. O grande mal do mundo é sempre menosprezar o poder russo. Que o digam Napoleão e aquele austrÃaco que governou a Alemanha durante a segunda guerra mundial (não pode escrever o nome dele aqui senão o robô censor de altÃssima inteligência da FSP bloqueia).
17 milhões de quilômetros quadrados e uma infinidade de etnias... a alma russa nasceu ao longo de séculos de uma imposição imperialista.
Vale lembrar que o nome completo é Estados Unidos da América. Por isso americanos. Mas tanto faz.
Também acho que o Putin representa os russos, assim como o general Galtieri representou os argentinos. Vi recentemente um vÃdeo sobre o ano da invasão das Malvinas e o apoio entusiástico do povo e da mÃdia, incluindo astros da música e do esporte. Se não fosse a derrota para os ingleses, poderia ter governado por muitos anos, e quando morresse seria tão reverenciado como Peron.
Estava indo bem para o padrão do filósofo de shopping center, mas no último parágrafo deu uma derrapada fatal, matando todo o resto.
Não vejo derrapada. Ponde está correto na afirmação, tanto sobre o apoio do povo russo ao governo, quanto à oligarquia hipócrita que governa os EUA.
Norte americano é mais coerente para referir se aos americanos.
Norte americanos também são os canadenses e mexicanos. Se o paÃs é Estados Unidos, são estadunidenses.
Verdade, quem conhece a Rússia ratifica.
A verdade é, muitas vezes, intragável.
Não conheço muito da Rússia, mas presto atenção. Pressinto que conhecendo mais não chegaria às mesmas conclusões - e não porque eu seja bem menos inteligente. Parece que por lá é preciso tomar mais cuidado com o que se fala e escreve. E não se acha muito o que ler nos jornais.
Caro Pondé, muito bom o seu artigo. Entretanto, penso eu que ridÃculo é chamar estadunidense de americano. Afinal, todos que nascemos nas Américas somos americanos. Largar o complexo de vira-latas é uma obrigação patriótica.
Pensei o mesmo , acho norte americano mais coerente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Meninas de cabelo azul de 17 anos não representam os russos, mas Putin, sim Voltar
Comente este texto