Painel SA. > Projeto pró-BYD vai a plenário e montadoras apelam para Pacheco Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. jose vanzo

    Mas o etanol é limpo e renovável. Não deve ser confundido com combustível fóssil, poluente..

    Responda
  2. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Tem que modernizar pra salvar o planeta. IPVA tem que ser um valor fixo ou acabar com essa roubalheira que hoje só serve pra dar salários de marajás às elites do funcionalismo estadual.

    Responda
  3. José Cardoso

    Proponho uma solução salomônica. Não tem incentivo pra ninguém. Quem quiser produzir aqui que pague todos os impostos.

    Responda
  4. Bruno Sebastião Neto

    Novamente á ultra direita contra os avanços civilizatórios ,ou melhor ,pela sobrevivência humana !

    Responda
  5. PAULA FARIA

    Proibir circulação de veículo a combustão é coisa de Estado totalitário.

    Responda
    1. PAULA FARIA

      Renato, o sujeito que tem um veículo de coleção vai à justiça para garantir o direito de circular com seu carro. E vai ganhar.

    2. Renato Almeida

      Quando o mundo acabar por causa das mudanças climáticas não vai existir mais estado. Fica melhor assim?

  6. Edson José Neves Júnior

    Carro elétrico não é apenas o futuro, é o presente. Motores à combustão estão com os dias contados, não adianta espernear. Que o projeto passe e que tenhamos condições de adquirir veículos sustentáveis o mais breve possível.

    Responda
  7. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Engraçado, a turma da Anfavea a muito tempo está desinvestindo no Brasil e estão ficando para trás em relação aos chineses. Aí ao invés de correr atrás do concorrente com mais tecnologia, querem é melar o negócio. Simplesmente por ser chinês.

    Responda
  8. Gilberto Rosa

    Cada empresa luta pelo seu negócio. Para nós o que vale, continuar poluindo com todos os problemas ambientais já tão evidentes que tem se mostrado, ou não. Pelo tom da matéria, a Folha está com as montadoras que querem a continuidade, suas patrocinadoras.

    Responda
    1. Renato Almeida

      Já pelo título da matéria, dizendo que o projeto é pró BYD já se vê que é notícia paga pela indústria tradicional, poluidora e gananciosa, que vende máquina de lavar a 100 mil reais por aqui, enquanto lá fora só produzem e vendem (elétricos ou não) carros de ótima qualidade a preço justo

    2. Rodrigo Castro

      Ah, sua resposta pra zero das minhas perguntas mostra mais uma vez todo o seu (des)conhecimento em mais esse assunto

    3. Rodrigo Castro

      "Salvar o planeta" extraindo toneladas de minérios pra baterias sob as piores condições humanitárias em países como o Congo ou Sudão. Leia um pouco sobre isso e volte aqui pra comentar.

    4. Gilberto Rosa

      Pra quem esteja interessado, vale o artigo da exame: Preço do painel solar cai 40 porcento em 23 e reduz tempo de retorno sobre investimento, cerca de 40 meses. Maravilhoso negócio para terrenos vazios nas estradas, isto sem considerar o impacto ecológico. Tendo espaço, dá até pra comprar um carro elétrico e abastecer em casa.

    5. Gilberto Rosa

      Castro, como me é extremamente importante a sua opinião :) Dio santo, se dependesse deste tipo de lógica, estaríamos usando carroças. Já passamos do tempo de salvar o planeta, não seja simplista debaixo dessa chuvarada.

    6. Rodrigo Castro

      Gilberto, como anda a infraestrutura de abastecimento elétrico no Brasil, disponívelpra todos que queiram viajar pelo país? Quanto custa a mais um carro elétrico vs a combustão? Quanto tempo dura a bateria, quanto custa pra trocá-la? O que fazer com as baterias antigas, temos capacidade e estrutura pra reciclá-las. Responda a essas perguntas e eu te considerarei capaz de fazer esse debate.

  9. Bruno Medeiros

    Todo mundo querendo manter seu lucro. As empresas que tem carros Híbridos e as de carros Elétricos fazendo lobby, os usineiros de cana apoiando o discurso dos Híbridos Flex. No fim o que seria mais coerente é incentivar os dois modelos, e banir a produção de veículos totalmente a combustão em um prazo realista.

    Responda
  10. Monica Rodrigues

    Pistas de bike elétrica, trens, bondes, trens alta velocidade, carros a gás, carros a álcool, todos são bons. Deve-se calcular o dano por baterias elétricas tóxicas... pecado é a conversa sem o estudo adequado. Como aconteceu com o Siena tetrafuel. Alguém se lembra? Nem 4 combustíveis, nem postos com GNV suficiente, aliás um combustível barato e menos poluente é o GNV.

    Responda
  11. Egeu Gomez Esteves

    Os híbridos a etanol são uns forma eficaz de acabar com o uso de combustíveis fósseis mantendo o uso, e as vantagens, da combustão. São também uma etapa até que elétricos possam usar célula de combustível (pilha de combustível) a etanol para gerar eletricidade. As baterias exigem mineração e são muito danosas ao ambiente.

    Responda
  12. Dalton Matzenbacher Chicon

    Entendo que o mais adequado é o banimento do uso de combustíveis fósseis. Dado o prazo, a concorrência em pesquisa e desenvolvimento fará a transição do modo mais eficiente possível.

    Responda
  13. JARBAS DANTAS MENEZES

    Ótimo vamos deixar nosso petróleo e etanol pra lá para importar baterias da China

    Responda
    1. Bruno Medeiros

      O Brasil tem grandes reservas de Lítio. Vai ter produção de baterias aqui.

    2. Julio Nardone

      A fabricação das baterias é na Zona Franca de Manaus, nacional

  14. ademir sampaio de campos

    Se o Lira e o Ciro estão fazendo pressão é porque coisa boa para a população não é. Olho nessa gangue!!!

    Responda
  15. RAULAND BORBA BATISTA

    O Brasil junto com Cuba e Rússia serão os únicos países do mundo a manter o carro a combustão, A de eterno. Cuba por falta de alternativa, Rússia é governado ditador e o Brasil ditado e entrado de goela abaixo.

    Responda
    1. Antonio Carlos Alves Prado

      Ad eternun

  16. Ricardo Candido de Araujo

    Jamais defenderei a Anfavea e seus membros, mas que esse projeto, sendo o autor quem é, cheira mal, cheira. O automóvel elétrico é uma alternativa, não se apresentando como solução ideal ou definitiva, posto precisar ainda de muito desenvolvimento.

    Responda
  17. Carla C Oliveira

    Em vez de fazer o dever de casa, a anfavea corre atrás de proteção. Não são mais liberais?

    Responda
  18. Luís Cruz

    Morro de pena. Liberais protecionistas? Temos.

    Responda
  19. Geraldo Alves Rodrigues

    Para o Brasil que ainda tem o pré-sal e etanol proibir motores a combustão é um tiro no pé!! Ou as baterias de carro vão nascer em árvores?! Produzi-las e dispo-las depois, causa mais impactos que o proprio petróleo... e é uma tecnologia que não dominamos!! Lobby perigoso!!

    Responda
  20. Rodrigo Castro

    Projeto completamente estapafúrdio. Até a rica e já muito "eletrificada" Europa está revendo seus planos de barrar a venda de motores a combustão a partir de 2035 e nós, em 6 anos, passaríamos a vender somente elétricos? E ainda tendo o melhor combustível verde do mundo, o Etanol? Surreal

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Venda de elétricos em queda, depois se acha o entendido e ainda exige resposta a sua pobresa lógica. Só vai mudar de ideia no dia que ficar preso em alguma enchente, vai lembrar do amado Gilbertinho :) Aff

    2. Rodrigo Castro

      Gilberto, lá vem vc misturando alhos com bugalhos e dando pitaco no que não entende. As vendas de elétricos de qualquer marca estão em queda na Europa por motivos óbvios: pra fazer o cliente comprar algo que custa 40% a mais e faz a mesma coisa, é preciso subsidiar, e muito. Os governos não conseguem fazer isso pra sempre, enquanto a tecnologia não entregar algo novo ao mesmo custo do antigo, ela não será adotada.

    3. Gilberto Rosa

      A revisão na Europa se deve a pressão das grandes montadoras, que veem nas Chinesas um avanço gigantesco, porque? Por que as montadoras optaram por distribuir lucros aos seus acionistas e não investir. A Ford americana é outro grande exemplo, a financeirização americana desestimulou o investimento na indústria, preferem distribuir lucros e comprar as próprias ações para também aumentar os rendimentos dos acionistas. É o debacle do capitalismo financeiro. Fonte do conflito atual no mundo.

    4. Bruno Medeiros

      A Europa tem sérios problemas para produzir energia elétrica, o Brasil com parques eólicos e solares produz muito mais energia, e de forma mais limpa. Não dá para comparar contextos distintos assim.

    5. MARCELO CAMPOS DELAVIGNE BUENO

      Sem falar que a partir de 2040 o Brasil se transformará num imenso ferro velho , pois duvido que este Projeto de Lei, da autoria de quem é, tenha alguma preocupação com a destinação da frota que será banida das ruas !

    6. Rodrigo Castro

      Carlos Figueiredo, esse conceito não é dos Usineiros nem meu, é um conceito chamado "from well to wheel" que mede o ciclo de carbono da extração do combustível até o gasto no carro. Além disso, achar que vamos colocar infraestrutura suficiente pra 100% dos carros elétricos em poucos anos, além do custo >40% maior dos carros com essa tecnologia, num país continental com o Brasil, é no mínimo ignorância e no máximo, má fé.

    7. Carlos Figueiredo

      Os usineiros concordam com você e adoram quando o preço do petróleo vai ás nuvens e eles mantem o do etanol a 70% da gasolina. Custos deles aumentam igual ao petróleo, correto?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.