Painel SA. > Projeto pró-BYD vai a plenário e montadoras apelam para Pacheco Voltar
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Mas o etanol é limpo e renovável. Não deve ser confundido com combustÃvel fóssil, poluente..
Tem que modernizar pra salvar o planeta. IPVA tem que ser um valor fixo ou acabar com essa roubalheira que hoje só serve pra dar salários de marajás às elites do funcionalismo estadual.
Proponho uma solução salomônica. Não tem incentivo pra ninguém. Quem quiser produzir aqui que pague todos os impostos.
Novamente á ultra direita contra os avanços civilizatórios ,ou melhor ,pela sobrevivência humana !
Proibir circulação de veÃculo a combustão é coisa de Estado totalitário.
Renato, o sujeito que tem um veÃculo de coleção vai à justiça para garantir o direito de circular com seu carro. E vai ganhar.
Quando o mundo acabar por causa das mudanças climáticas não vai existir mais estado. Fica melhor assim?
Carro elétrico não é apenas o futuro, é o presente. Motores à combustão estão com os dias contados, não adianta espernear. Que o projeto passe e que tenhamos condições de adquirir veÃculos sustentáveis o mais breve possÃvel.
Engraçado, a turma da Anfavea a muito tempo está desinvestindo no Brasil e estão ficando para trás em relação aos chineses. Aà ao invés de correr atrás do concorrente com mais tecnologia, querem é melar o negócio. Simplesmente por ser chinês.
Cada empresa luta pelo seu negócio. Para nós o que vale, continuar poluindo com todos os problemas ambientais já tão evidentes que tem se mostrado, ou não. Pelo tom da matéria, a Folha está com as montadoras que querem a continuidade, suas patrocinadoras.
Já pelo tÃtulo da matéria, dizendo que o projeto é pró BYD já se vê que é notÃcia paga pela indústria tradicional, poluidora e gananciosa, que vende máquina de lavar a 100 mil reais por aqui, enquanto lá fora só produzem e vendem (elétricos ou não) carros de ótima qualidade a preço justo
Ah, sua resposta pra zero das minhas perguntas mostra mais uma vez todo o seu (des)conhecimento em mais esse assunto
"Salvar o planeta" extraindo toneladas de minérios pra baterias sob as piores condições humanitárias em paÃses como o Congo ou Sudão. Leia um pouco sobre isso e volte aqui pra comentar.
Pra quem esteja interessado, vale o artigo da exame: Preço do painel solar cai 40 porcento em 23 e reduz tempo de retorno sobre investimento, cerca de 40 meses. Maravilhoso negócio para terrenos vazios nas estradas, isto sem considerar o impacto ecológico. Tendo espaço, dá até pra comprar um carro elétrico e abastecer em casa.
Castro, como me é extremamente importante a sua opinião :) Dio santo, se dependesse deste tipo de lógica, estarÃamos usando carroças. Já passamos do tempo de salvar o planeta, não seja simplista debaixo dessa chuvarada.
Gilberto, como anda a infraestrutura de abastecimento elétrico no Brasil, disponÃvelpra todos que queiram viajar pelo paÃs? Quanto custa a mais um carro elétrico vs a combustão? Quanto tempo dura a bateria, quanto custa pra trocá-la? O que fazer com as baterias antigas, temos capacidade e estrutura pra reciclá-las. Responda a essas perguntas e eu te considerarei capaz de fazer esse debate.
Todo mundo querendo manter seu lucro. As empresas que tem carros HÃbridos e as de carros Elétricos fazendo lobby, os usineiros de cana apoiando o discurso dos HÃbridos Flex. No fim o que seria mais coerente é incentivar os dois modelos, e banir a produção de veÃculos totalmente a combustão em um prazo realista.
Pistas de bike elétrica, trens, bondes, trens alta velocidade, carros a gás, carros a álcool, todos são bons. Deve-se calcular o dano por baterias elétricas tóxicas... pecado é a conversa sem o estudo adequado. Como aconteceu com o Siena tetrafuel. Alguém se lembra? Nem 4 combustÃveis, nem postos com GNV suficiente, aliás um combustÃvel barato e menos poluente é o GNV.
Os hÃbridos a etanol são uns forma eficaz de acabar com o uso de combustÃveis fósseis mantendo o uso, e as vantagens, da combustão. São também uma etapa até que elétricos possam usar célula de combustÃvel (pilha de combustÃvel) a etanol para gerar eletricidade. As baterias exigem mineração e são muito danosas ao ambiente.
Entendo que o mais adequado é o banimento do uso de combustÃveis fósseis. Dado o prazo, a concorrência em pesquisa e desenvolvimento fará a transição do modo mais eficiente possÃvel.
Ótimo vamos deixar nosso petróleo e etanol pra lá para importar baterias da China
O Brasil tem grandes reservas de LÃtio. Vai ter produção de baterias aqui.
A fabricação das baterias é na Zona Franca de Manaus, nacional
Se o Lira e o Ciro estão fazendo pressão é porque coisa boa para a população não é. Olho nessa gangue!!!
O Brasil junto com Cuba e Rússia serão os únicos paÃses do mundo a manter o carro a combustão, A de eterno. Cuba por falta de alternativa, Rússia é governado ditador e o Brasil ditado e entrado de goela abaixo.
Ad eternun
Jamais defenderei a Anfavea e seus membros, mas que esse projeto, sendo o autor quem é, cheira mal, cheira. O automóvel elétrico é uma alternativa, não se apresentando como solução ideal ou definitiva, posto precisar ainda de muito desenvolvimento.
Em vez de fazer o dever de casa, a anfavea corre atrás de proteção. Não são mais liberais?
Morro de pena. Liberais protecionistas? Temos.
Para o Brasil que ainda tem o pré-sal e etanol proibir motores a combustão é um tiro no pé!! Ou as baterias de carro vão nascer em árvores?! Produzi-las e dispo-las depois, causa mais impactos que o proprio petróleo... e é uma tecnologia que não dominamos!! Lobby perigoso!!
Projeto completamente estapafúrdio. Até a rica e já muito "eletrificada" Europa está revendo seus planos de barrar a venda de motores a combustão a partir de 2035 e nós, em 6 anos, passarÃamos a vender somente elétricos? E ainda tendo o melhor combustÃvel verde do mundo, o Etanol? Surreal
Venda de elétricos em queda, depois se acha o entendido e ainda exige resposta a sua pobresa lógica. Só vai mudar de ideia no dia que ficar preso em alguma enchente, vai lembrar do amado Gilbertinho :) Aff
Gilberto, lá vem vc misturando alhos com bugalhos e dando pitaco no que não entende. As vendas de elétricos de qualquer marca estão em queda na Europa por motivos óbvios: pra fazer o cliente comprar algo que custa 40% a mais e faz a mesma coisa, é preciso subsidiar, e muito. Os governos não conseguem fazer isso pra sempre, enquanto a tecnologia não entregar algo novo ao mesmo custo do antigo, ela não será adotada.
A revisão na Europa se deve a pressão das grandes montadoras, que veem nas Chinesas um avanço gigantesco, porque? Por que as montadoras optaram por distribuir lucros aos seus acionistas e não investir. A Ford americana é outro grande exemplo, a financeirização americana desestimulou o investimento na indústria, preferem distribuir lucros e comprar as próprias ações para também aumentar os rendimentos dos acionistas. É o debacle do capitalismo financeiro. Fonte do conflito atual no mundo.
A Europa tem sérios problemas para produzir energia elétrica, o Brasil com parques eólicos e solares produz muito mais energia, e de forma mais limpa. Não dá para comparar contextos distintos assim.
Sem falar que a partir de 2040 o Brasil se transformará num imenso ferro velho , pois duvido que este Projeto de Lei, da autoria de quem é, tenha alguma preocupação com a destinação da frota que será banida das ruas !
Carlos Figueiredo, esse conceito não é dos Usineiros nem meu, é um conceito chamado "from well to wheel" que mede o ciclo de carbono da extração do combustÃvel até o gasto no carro. Além disso, achar que vamos colocar infraestrutura suficiente pra 100% dos carros elétricos em poucos anos, além do custo >40% maior dos carros com essa tecnologia, num paÃs continental com o Brasil, é no mÃnimo ignorância e no máximo, má fé.
Os usineiros concordam com você e adoram quando o preço do petróleo vai ás nuvens e eles mantem o do etanol a 70% da gasolina. Custos deles aumentam igual ao petróleo, correto?
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