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  1. jose vanzo

    Mas o etanol é limpo e renovável. Não deve ser confundido com combustível fóssil, poluente..

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  2. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Tem que modernizar pra salvar o planeta. IPVA tem que ser um valor fixo ou acabar com essa roubalheira que hoje só serve pra dar salários de marajás às elites do funcionalismo estadual.

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  3. José Cardoso

    Proponho uma solução salomônica. Não tem incentivo pra ninguém. Quem quiser produzir aqui que pague todos os impostos.

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  4. Bruno Sebastião Neto

    Novamente á ultra direita contra os avanços civilizatórios ,ou melhor ,pela sobrevivência humana !

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  5. PAULA FARIA

    Proibir circulação de veículo a combustão é coisa de Estado totalitário.

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    1. PAULA FARIA

      Renato, o sujeito que tem um veículo de coleção vai à justiça para garantir o direito de circular com seu carro. E vai ganhar.

    2. Renato Almeida

      Quando o mundo acabar por causa das mudanças climáticas não vai existir mais estado. Fica melhor assim?

  6. Edson José Neves Júnior

    Carro elétrico não é apenas o futuro, é o presente. Motores à combustão estão com os dias contados, não adianta espernear. Que o projeto passe e que tenhamos condições de adquirir veículos sustentáveis o mais breve possível.

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  7. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Engraçado, a turma da Anfavea a muito tempo está desinvestindo no Brasil e estão ficando para trás em relação aos chineses. Aí ao invés de correr atrás do concorrente com mais tecnologia, querem é melar o negócio. Simplesmente por ser chinês.

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  8. Gilberto Rosa

    Cada empresa luta pelo seu negócio. Para nós o que vale, continuar poluindo com todos os problemas ambientais já tão evidentes que tem se mostrado, ou não. Pelo tom da matéria, a Folha está com as montadoras que querem a continuidade, suas patrocinadoras.

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    1. Renato Almeida

      Já pelo título da matéria, dizendo que o projeto é pró BYD já se vê que é notícia paga pela indústria tradicional, poluidora e gananciosa, que vende máquina de lavar a 100 mil reais por aqui, enquanto lá fora só produzem e vendem (elétricos ou não) carros de ótima qualidade a preço justo

    2. Rodrigo Castro

      Ah, sua resposta pra zero das minhas perguntas mostra mais uma vez todo o seu (des)conhecimento em mais esse assunto

    3. Rodrigo Castro

      "Salvar o planeta" extraindo toneladas de minérios pra baterias sob as piores condições humanitárias em países como o Congo ou Sudão. Leia um pouco sobre isso e volte aqui pra comentar.

    4. Gilberto Rosa

      Pra quem esteja interessado, vale o artigo da exame: Preço do painel solar cai 40 porcento em 23 e reduz tempo de retorno sobre investimento, cerca de 40 meses. Maravilhoso negócio para terrenos vazios nas estradas, isto sem considerar o impacto ecológico. Tendo espaço, dá até pra comprar um carro elétrico e abastecer em casa.

    5. Gilberto Rosa

      Castro, como me é extremamente importante a sua opinião :) Dio santo, se dependesse deste tipo de lógica, estaríamos usando carroças. Já passamos do tempo de salvar o planeta, não seja simplista debaixo dessa chuvarada.

    6. Rodrigo Castro

      Gilberto, como anda a infraestrutura de abastecimento elétrico no Brasil, disponívelpra todos que queiram viajar pelo país? Quanto custa a mais um carro elétrico vs a combustão? Quanto tempo dura a bateria, quanto custa pra trocá-la? O que fazer com as baterias antigas, temos capacidade e estrutura pra reciclá-las. Responda a essas perguntas e eu te considerarei capaz de fazer esse debate.

  9. Bruno Medeiros

    Todo mundo querendo manter seu lucro. As empresas que tem carros Híbridos e as de carros Elétricos fazendo lobby, os usineiros de cana apoiando o discurso dos Híbridos Flex. No fim o que seria mais coerente é incentivar os dois modelos, e banir a produção de veículos totalmente a combustão em um prazo realista.

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  10. Monica Rodrigues

    Pistas de bike elétrica, trens, bondes, trens alta velocidade, carros a gás, carros a álcool, todos são bons. Deve-se calcular o dano por baterias elétricas tóxicas... pecado é a conversa sem o estudo adequado. Como aconteceu com o Siena tetrafuel. Alguém se lembra? Nem 4 combustíveis, nem postos com GNV suficiente, aliás um combustível barato e menos poluente é o GNV.

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  11. Egeu Gomez Esteves

    Os híbridos a etanol são uns forma eficaz de acabar com o uso de combustíveis fósseis mantendo o uso, e as vantagens, da combustão. São também uma etapa até que elétricos possam usar célula de combustível (pilha de combustível) a etanol para gerar eletricidade. As baterias exigem mineração e são muito danosas ao ambiente.

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  12. Dalton Matzenbacher Chicon

    Entendo que o mais adequado é o banimento do uso de combustíveis fósseis. Dado o prazo, a concorrência em pesquisa e desenvolvimento fará a transição do modo mais eficiente possível.

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  13. JARBAS DANTAS MENEZES

    Ótimo vamos deixar nosso petróleo e etanol pra lá para importar baterias da China

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    1. Bruno Medeiros

      O Brasil tem grandes reservas de Lítio. Vai ter produção de baterias aqui.

    2. Julio Nardone

      A fabricação das baterias é na Zona Franca de Manaus, nacional

  14. ademir sampaio de campos

    Se o Lira e o Ciro estão fazendo pressão é porque coisa boa para a população não é. Olho nessa gangue!!!

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  15. RAULAND BORBA BATISTA

    O Brasil junto com Cuba e Rússia serão os únicos países do mundo a manter o carro a combustão, A de eterno. Cuba por falta de alternativa, Rússia é governado ditador e o Brasil ditado e entrado de goela abaixo.

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    1. Antonio Carlos Alves Prado

      Ad eternun

  16. Ricardo Candido de Araujo

    Jamais defenderei a Anfavea e seus membros, mas que esse projeto, sendo o autor quem é, cheira mal, cheira. O automóvel elétrico é uma alternativa, não se apresentando como solução ideal ou definitiva, posto precisar ainda de muito desenvolvimento.

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  17. Carla C Oliveira

    Em vez de fazer o dever de casa, a anfavea corre atrás de proteção. Não são mais liberais?

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  18. Luís Cruz

    Morro de pena. Liberais protecionistas? Temos.

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  19. Geraldo Alves Rodrigues

    Para o Brasil que ainda tem o pré-sal e etanol proibir motores a combustão é um tiro no pé!! Ou as baterias de carro vão nascer em árvores?! Produzi-las e dispo-las depois, causa mais impactos que o proprio petróleo... e é uma tecnologia que não dominamos!! Lobby perigoso!!

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  20. Rodrigo Castro

    Projeto completamente estapafúrdio. Até a rica e já muito "eletrificada" Europa está revendo seus planos de barrar a venda de motores a combustão a partir de 2035 e nós, em 6 anos, passaríamos a vender somente elétricos? E ainda tendo o melhor combustível verde do mundo, o Etanol? Surreal

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    1. Gilberto Rosa

      Venda de elétricos em queda, depois se acha o entendido e ainda exige resposta a sua pobresa lógica. Só vai mudar de ideia no dia que ficar preso em alguma enchente, vai lembrar do amado Gilbertinho :) Aff

    2. Rodrigo Castro

      Gilberto, lá vem vc misturando alhos com bugalhos e dando pitaco no que não entende. As vendas de elétricos de qualquer marca estão em queda na Europa por motivos óbvios: pra fazer o cliente comprar algo que custa 40% a mais e faz a mesma coisa, é preciso subsidiar, e muito. Os governos não conseguem fazer isso pra sempre, enquanto a tecnologia não entregar algo novo ao mesmo custo do antigo, ela não será adotada.

    3. Gilberto Rosa

      A revisão na Europa se deve a pressão das grandes montadoras, que veem nas Chinesas um avanço gigantesco, porque? Por que as montadoras optaram por distribuir lucros aos seus acionistas e não investir. A Ford americana é outro grande exemplo, a financeirização americana desestimulou o investimento na indústria, preferem distribuir lucros e comprar as próprias ações para também aumentar os rendimentos dos acionistas. É o debacle do capitalismo financeiro. Fonte do conflito atual no mundo.

    4. Bruno Medeiros

      A Europa tem sérios problemas para produzir energia elétrica, o Brasil com parques eólicos e solares produz muito mais energia, e de forma mais limpa. Não dá para comparar contextos distintos assim.

    5. MARCELO CAMPOS DELAVIGNE BUENO

      Sem falar que a partir de 2040 o Brasil se transformará num imenso ferro velho , pois duvido que este Projeto de Lei, da autoria de quem é, tenha alguma preocupação com a destinação da frota que será banida das ruas !

    6. Rodrigo Castro

      Carlos Figueiredo, esse conceito não é dos Usineiros nem meu, é um conceito chamado "from well to wheel" que mede o ciclo de carbono da extração do combustível até o gasto no carro. Além disso, achar que vamos colocar infraestrutura suficiente pra 100% dos carros elétricos em poucos anos, além do custo >40% maior dos carros com essa tecnologia, num país continental com o Brasil, é no mínimo ignorância e no máximo, má fé.

    7. Carlos Figueiredo

      Os usineiros concordam com você e adoram quando o preço do petróleo vai ás nuvens e eles mantem o do etanol a 70% da gasolina. Custos deles aumentam igual ao petróleo, correto?