Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

    Ou há vida lá ou não: estudo não cria vida; estudo melhora o saber humano para que este consiga como descobrir a vida que está lá. Ou não.

    Responda
  2. A A Iuras

    Acho mais factível a presença humana em Vênus do que em Marte. Se a tendência do nosso Sol é esfriar, então quanto mais próximo dele, teremos maior probabilidade de sobreviver. É apenas um palpite!

    Responda
    1. Giovanni Nilson Rosalino

      "Teremos" contém um "nós" que nem você ou eu iremos compor. Nem os animais. Nem as florestas estão/estarão dentro dessa humanidade sideral. Esse "nós" da ciência tem uma desigualdade social (mas também ambiental) tremenda. O que são as nuvens de Vênus aos olhos dos filhos dos ursos polares? Espero que o prestígio dos cientistas, além do aventurismo dessa empresa privada, tudo isso somado a imparcialidade da reportagem encontrem a repercussão e status que procuram... boa sorte!!!

  3. João A Silva

    Mais uma interessantíssima coluna sobre a fascinante busca de conhecimento do universo.

    Responda
  4. MARIO TAKAHIRO NISHIDA

    Se existirem, não seria sequenciamento de DNA, mas sim XNA. Salvador que o diga, voltando à aula de SP Pesquisa. Provavelmente a bactéria não vai querer ser peixe, pois cairia para baixo, e a lógica da evolução fica sempre cíclica, diferente daqui.

    Responda
  5. Carla C Oliveira

    Carl Seagan imaginou a possibilidade da existência de seres flutuantes na atmosfera de Vênus. Já pensou se ele estivesse correto?!

    Responda