Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. SileneMaria de Sousa

    Dorival Jr. tem toda razão, se Vinícius Junior for desrespeitado no jogo da nossa Seleção contra a Seleção espanhola, o melhor mesmo é abandonar o campo em protesto contra esse racismo e intolerância com o jogador Vini Jr. Ele tá sofrendo mto, e até chorando em suas entrevistas a jornalistas esportivos, por esse comportamento inadmissível de torcedores espanhóis. Hoje torço pra nossa Seleção e tbm pra que Vini Jr. não seja hostilizado. Que a paz e respeito reine durante o jogo

    Responda
  2. Pedro Paulo Carreira Torres

    É um absurdo esse racismo do povo espanhol , um país que tem grande ascendência moura, e está a 15 km da costa africana !

    Responda
  3. Gerlane Souza

    É triste qualquer pessoa ser discriminada pela cor da pele. Um atleta negro sofrer da forma que o Vini Jr sofre é sentir como o ser humano é desprezíivel. A Espanha finge que não acontece, Vini Jr denuncia e NADA acontece! ABSURDO!!!!

    Responda
  4. Roberto Rangel

    Juca como sempre, dá uma no cravo e outra na ferradura. No caso presente, acertou o cravo. Um protesto como esse (abandono do campo), partindo da seleção brasileira, obrigará a FIFA a tomar providências mais sérias contra o bilionário futebol espanhol, pois haverá cobrança dos patrocinadores.

    Responda
  5. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Futebol é popular e é muito bom que sirva de palco para denunciar racismo. No Brasil temos muitos problemas no tema. A Folha, por exemplo, é contra Cotas. O Brasil teve 350 anos de escravidão e quando acabou, nada foi feito para indenizar as vítimas desse crime contra a humanidade. Ser contra Cotas, sem por nada no lugar, me parece fácil para os brancos e muito difícil para os descendentes desse povo escravo. Na cultura da escravidão, educação é coisa de branco. Cota é indenização.

    Responda
  6. Rafael Theodoro Silva

    Sair de campo? Talvez, mas uma punição severa a Federação da Espanha seria mais plausível.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Sim,sair de campo e deixar os inbhechis,chu;pando o dedo.

  7. Jorge Oliveira

    Pelé como jogador de futebol nota 1000. Como ativista negro nota 0. Desprovido de conscientização e negritude, ignorou as necessidades e reivindicações e não positivar nada em pró aos negros e pior foi provedor do programa mais racista da TV brasileira para sua amante "A Xuxa loira e suas Paquitas loiras".O pior um apartheid contra crianças negras e pardas, discriminado e excluindo-as. Um crime covarde racista estrutural um genocídio étnico a maioria do povo brasileira. Mas o meu respeito o Rei?

    Responda
  8. Alexandre Marcos Pereira

    Se nesse jogo, a Seleção Brasileira ou um de seus integrantes for alvo de uma ofensa racista, a equipe deve informar o árbitro e outros oficiais da partida sobre os incidentes racistas. Isso pode levar à interrupção ou mesmo à suspensão do jogo, conforme as diretrizes da FIFA e da UEFA sobre racismo. A CBF deveria ainda comunicar essas entidades sobre o ocorrido, solicitando medidas adequadas contra os responsáveis. A depender da gravidade dos atos e das leis locais, pode haver punição legal.

    Responda
  9. Marcos Benassi

    De qualquer modess, São Juca, que Zeus te ôva. Não será má aposta do Altíssimo.

    Responda
  10. Paulo César de Oliveira

    Grande ideia. Quando quiserem tirar a Seleção de campo, basta pagar alguém para ofender Viny Jr.

    Responda
  11. marcos fernando dauner

    vai haver pancadaria . no primeiro tempo do jogo contra a Inglaterra o placar, em número de faltas estava BRA 11 x 4 INGL . e o árbitro portuga não expulsou jogador nosso porque não quis . Ficou no cartão amarelo - que não quis repetir .

    Responda
  12. Antônio Augusto Soares

    E se ato de racismo for uma provocação de uns poucos?

    Responda
  13. Emilio Bazzani

    Como dizia Don Evaristo, Juquinha fala demais.!

    Responda
    1. antonio mateos

      Pois é, Emílio. Basta ver essa nova baboseira-jargão de sir Endrick.

  14. Helio Sisco

    Certo, Juca. Deixa o Endrick vibrar....Se houver manifestações racistas, Brasil deixa o campo, em silêncio, em fila! Concordo. Seleções de Tele são inesquecíveis. Já a de Dunga e com Dunga, nem me lembro.

    Responda
  15. Manoel Cardoso

    Confesso que ando decepciono mas a fsp

    Responda
  16. Paulo Targa

    Sim, Juca. A resposta ao primeiro ato de racismo é sair de campo. É o que se espera... e já digo logo que a dancinha na comemoração de gol não é provocação.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Eu não gosto e reprovo essa história de dancinha depois de gol. Mas isso não é motivo para ofender os dançarinos. Deem uma estrepitosa vaia para eles. Só isso.

  17. Peter Janos Wechsler

    "Há derrotas que viram saudade, como em 1982." Sempre a mesma lorota. Aquele magnífico elenco usou salto alto e levou um banho de estratégia da Itália que dominou o jogo com uma equipe mais equilibrada. Telê falhou feio. Goleiro fraco, zagueiro nanico.

    Responda
  18. Angela Mosna

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. José Cidade de Oliveira Filho

      No mundo dos sonhos ou talvez da subserviência isso funcionaria. Provocações e intimidações acontecem a todo momento durante uma partida de futebol, mas o Vini Jr. teria de ficar caladinho. A torcida não xinga nem provoca ninguém, a culpa é do Vini Jr que responde com futebol e dancinha quando faz gol (isso sim é grave e ofensivo). Em que mundo a senhora vive ?!

    2. Marco Antonio Carvalho

      Mesmo, sendo provocação do Vini Jr., o que não é. o racismo não se justifica. Típico de quem não se acha racista,.

    3. Valdo Neto

      Então a culpa pelo racismo é do Vini no seu ponto de vista. Seguramente a senhora também acha que o estupro seria culpa das mulheres pelas suas roupas ou até mesmo por serem mulheres. Essa é a base do racismo estrutural e da violência contra as mulheres. Muito lamentável.

  19. Valdo Neto

    Temos um treinador que passou pano na condenação do Daniel Alves e acha o Robinho uma pessoa fantástica, por outro lado, a CBF se omitiu ou foi branda em ambos casos, então, não esperemos reações e posicionamentos contundentes se a perseguição racista contra o Vini Jr. mostrar sua cara novamente durante o jogo da seleção.

    Responda
  20. Antonio Pimentel Pereira

    O racismo está em todo canto, mas na espanha é gritante, porém vinícius tem que fazer o que deve ser feito, jogar o futebol que vem jogando e para equipe, pois o melhor será vencê-los nesse templo que é o bernabeu, melhor resposta que essa não há, deixar o campo de jogo afeta todos os torcedores mundo afora, isso não existe mais nem na várzea, ou de dirigentes de futebol ou presidentes que ficavam no banco de reservas invadiam campo é usar isso como motivação pra jogar o melhor nas quatro linhas

    Responda
  21. Veranice Avila

    Esse jogador já sofreu tantos ataques racistas. Porque não vai para um lugar onde é amado e querido para preservar sua saúde mental e emocional. Tem coisa que o dinheiro não paga.

    Responda
    1. Edailson Monteiro Rodrigues

      Corinthians

    2. CARLOS TARDIVO

      Venha para o Palmeiras !!!!