Opinião > Avanço da dengue expõe ineficiência do governo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Gilberto, Serra foi o melhor ministro da saúde de todos os tempos, estou elogiando seu trabalho, não a sua figura. O problema da corrupção é que acaba com boas pessoas pela sua ambição. Aécio, Cabral, Serra e tantos outros, talvez até mesmo Lula, se não se corrompessem, seriam bons governantes. Serra ganho prêmios internacionais, mas FHC o sabotou de todas as formas. Também, assim como outros, se transformou em um medÃocre, como o vice do lula.
Jose Gomes temporão também foi bem
A falha adora culpar o governo por tudo, mas nem uma mençãozinha sequer aos prefeitos, principais responsáveis pelo combate à dengue. O ministério da saúde está fazendo a parte deles
E cadê as vacinas? Genocidas!
Nossa! Q mocinha sensÃvel! Defensor de ca chá cei ro e de empregadora de filhoÂ…
Pronto, chegou a viúva do inelegÃvel sem passaporte que ia fugir do Brasil pra Hungria...
Construção grosseira da folha. O MS atua no seu ofÃcio de maneira competente. Ela prepara os atendimentos para todas as especialidades, distribuindo o subfinanciamento com muita dificuldade. A dengue é uma ameaça e diante da restrição do número de vacinas, o ministério prepara as unidades para acolher os pacientes e os grupos que trabalham diretamente com os vetores. Ambos foram acionados e estão funcionando, diminuindo a morbidade e a mortalidade, mas tem limites. Assim.
E os prefeitos foram poupados. As vacinas disponibilizadas são insuficientes e mesmo assim estão sobrando nos postos pela baixa procura pelos destinatários. Por que será? Enquanto não houver muitas doses de vacinas para todos, e mesmo após haver, a prevenção, que cabe aos municÃpio e aos estados é o mais importante. Até há certa culpa do governo federal no caso da dengue, mas é mÃnima. Não justifica o editorial.
E faltou liberação de verba aos estados e municÃpios para a saúde?
MÃnima como ? Se é o governo que libera a verba para ações no campo da saúde. Basta o governo reconhecer que errou, poderia ser mais efetivo, mas começará a cuidar melhor da tragédia. Da mesma forma errou em relação aos yanomamis.
De acordo com editorial. Faltou mesmo prevenção e cuidado do governo para com esta questão, entretanto deve-se chamar atenção para resistência de parte da população nos últimos tempos com relação à vacina, e por isso deve ser feita campanha exaustiva com esclarecimentos mostrando a importância da vacinação e em relação à prevenção que a população deve ter para evitar os criadouros do mosquito, fora a questão do saneamento já citada na matéria.
Sem dúvidas. Por que o governo não esclareceu?
Ineficiência e incompetência, o desastre poderia ter sido evitado se houvesse um mÃnimo de planejamento. Uma doença com vacinação existente e homologada na ANVISA. Se não fosse de esquerda, o presidengue seria taxado de genocida.
Limpeza de águas paradas, córregos infestos, lixo de toda natureza e outros tratamentos de higiene pública são atributos das prefei turas..
Sem dúvidas. Porém um erro não justifica o outro.
Gilberto, já notou que vocês, sem argumentos, só partem para agressão? tÃpico da esquerda, da turminha que nem estuda, nem trabalha, mora como os pais que jamais votariam no descondenado.
Não fica chateado Abreu, mas elogiar o Serra? Não dá né. É o mesmo que elogiar o Aécio, o Moro, o Cunha e o Bolsoguedes, até a Folha já fala mal deles, tem que te atualizar.
No mesmo texto que critica as crÃticas, critica o criticado, criticando a crÃtica com os mesmos critérios crÃticos, parece as 3 tias da paulista, em situação mental crÃtica. Ao menos a gente se diverte, enquanto estuda na casa de pais desmiolados que foram pra avenida dançar com a camisa do Robinho, pelo Aécio, Cunha e Temer, depois votaram no Bolsoguedes, e hoje pousam de sabichões. Obrigado por achar que eu sou jovem, devem ser as minhas ideias, que não são tão velhas.
A Folha tá virando cemitério de zumbi de mito. Daqui a pouco ela mesmo vai apagar as luzes e repousar.
Natural que a Folha, justo em dia de vitória com o caso Marielle, venha a levantar este tema das vacinas, precisa alimentar as mentes simples, claramente maltratando o tema em questão. Por isto que explode de audiência o Icl notÃcias.
Laurentis, se você tivesse pousado agora na Folha, eu entenderia o seu desconhecimento das estratégias do bilionário golpista da Folha.
O que tem haver o assunto Marielle com o da dengue, a não ser que ambos representam tragédias anunciadas. A primeira pela demonstração da promiscuidade e leniência de órgãos do Estado com o crime. A segunda, pelo mal trato da gestão da saúde, independente do governo de plantão.
Enquanto não houver uma vacina completa para os 4 tipos de dengue (no próximo ano?) haverá o mal.
IncrÃvel como os defensores do atual Presidente agem igualzinho aos do Presidente anterior: ao invés de cobrar do governo uma estratégia de enfrentamento à pandemia preferem distribuir culpas aos Estados e municÃpios. Não agem como cidadãos, e sim como torcidas organizadas de polÃticos.
Eu diria que agem como seguidores de seita.
Desde quando o poder público no Brasil é eficiente em alguma coisa? Aás é sim, em véspera de eleições e na propaganda eleitoral. Nesses dois casos e somente neles resolve quase todos os problemas da população.
Os editores desse folhetim não vao escrever uma vÃrgula sobre o desfecho do Caso Marielle. Não podem elogiar a ação do ministério da Justiça , STF e PF pois só estão aqui para sangrar o governo. É a Folha voltando ao velhos tempos das Peruas do Dops . Vergonha jornalÃstica .
E os governadores e prefeitos?
Duzentos ml de suco de limão., corrigindo
O limão ajuda , duzentos mil de suco com caldo de cana, ajuda, me ajudou.
Que novidade, os governos culturas medÃocres e incompetentes nunca tiverem carisma para se empenhar a serviço do povo tradicao tanto no passado e outros que viram no futuro.
Fora NÃsia .
É difÃcil quando por volta de 40% da população se tornou um anti-vax...
As questões climáticas mais que adversas não conta? A FSP não consultou nenhum especialista a respeito? Estranho ... E a responsabilidade das administrações municipais? Nada ... Estranho.
Ministério da saúde, politizado, não se compara com outros que foram técnicos em outros governos, incluindo José Serra, o melhor deles. Trouxe os genéricos. Tinha envolvimento. Agora, só exibicionismo.
Abreu, fala pra mim, deu uma consultada na internet sobre estes temas do Serra, ou preferes se manter iludido pela Folha?
Abreu é o desinformado tÃpico da Folha, cita José Folha Serra da privataria bilionária, como da Vale, da ajudinha com a lei que liberou as petroleiras a não pagar 1 trilhão de impostos em 10 anos, da filha que vendeu fábrica de sorvete pro Lemann por fortuna, e era sócia da irmã do Daniel Dantas em paraÃso fiscal, aquele bilionário preso na Satiagraha. Coitado, Abreu só lê Folha.
A era lula , entre tantas atuações de destaques governamentais, teve na questão de vacinações, desempenho muito bom. Em vez de sacar nesse artigo a costumeira agressão do editor a lula, a folha deveria fazer um artigo esclarecendo o que houve efetivamente nesse episódio em que pode ter havido falha nessa vacinação.
Está dito o que houve como falha. Vc deseja que a imprensa negue o fato, ou faça de conta, como o governo, que nada está acontecendo ?
O Descondenado e sua Ministra do tró-ló-ló e mimimi são dois Denguecidas, né?
Sr.Ferretti.Argumente com fatos .
A Folha tb se esquece de que quem inventou que vacina mata foi o Bozo, o que faz com que milhares de pessoas nao se vacinem.
Inventa outra
Se houvesse vacina disponÃvel e as pessoas se negando a recebê-las, você poderia afirmar isso. Mas o fato é outro, inadmissÃvel a babalulas.
Cadê o governador TARCÃDIO??? Saneamento básico é questão para o Governador do Estado e prefeituras.
Os prefeitos e governadores sao os maiores culpados, porque prestam os servicos de saude. Folha precisa estudar sobre o Sus.
Governo genocida, incompetente, descaso do povo
SUS é atendimento â saúde. Problemas como a Dengue cabem ao Ministério da Saúde. E a verdade é dever de todos. Cumpra com o seu.
Respeitou-se as formalidades e até se acelerou o processo para inclusão da vacina no Pni. Esquece deliberadamente o Editorial que i Governo Federal tem de lidar com uma maioria de Patriotas no Congresso Nacional, nos Legislativos Estaduais e municipais e nas Prefeituras? Gente que abre um balcão de negócios no Governo, que é contra vacinas que contrata inflencers e tem ajuda da imprensa para promover desinformação e hj ainda n são punidos?
Conversa mole. Não há vacinas disponÃveis, tarefa a cargo do Ministério da Saúde. Babalulas e bababozos são idênticos em argumentos ridÃculos.
O óbvio não parece que é tão claro para a FLSP, saneamento básico é questão de municÃpio e estado. Enquanto a dengue ataca, o governador TARCÃDIO viaja para Israel, foi homenagear outra matança desenfreada.
Parece que não tem epidemiologista no MS. Deveriam contratar mais veterinários. São muito mais capazes em problemas epidemiológicos.
Era só o que faltava, a Folha resolveu que o governo federal deve matar mosquito nos municÃpios.
Esses tÃtulos das manchetes da FSP estão cada vez mais tendenciosos. FALTOU colocar no tÃtulo que.em função da herança do governo de JMB, praticamente tudo na área da saúde doi destruÃdo no paÃs. E todos nós sabemos que o maior problem da dengue está na falta de ação nos municÃpios.
Texto sa fado, coloca a foto da ministra, mas tanto sabe que a questão da dengue é muito mais municipal que se sai com o eufemismo de "descaso do poder público". Quanto à vacina, o Brasil é o único paÃs no mundo que a oferece gratuitamente no serviço público de saúde. E o fabricante não tem capacidade de produção para entregar a quantidade necessária.
Saneamento básico é questão do municÃpio e estado, prefeituras e governadores tem que trabalhar. Onde estará TARCÃDIO????
Menos senhor , partidos à parte, seja sincero e realista .
O único combate efetivo contra todas as doenças é a melhora da renda, a diminuição das desigualdades. A folha tem se mostrado sistematicamente contra as polÃticas do presidente Lula que privilegiam os pobres e defende diuturnamente a austeridade fiscal pelo controle dos gastos. Ou seja, esse texto é uma construção mentirosa de que intervenções pontuais sobre a saúde modifica significativamente a prevalência das doenças. O que realmente interfere é a renda, mas os liberais não suportam.
Prezado Rodrigo, agora quem não entendeu fui eu. Eu não relativizo a crÃtica. Eu não concordo com a crÃtica, principalmente vinda da folha que tem feito esse tipo de desqualificação de forma sistemática e sem suporte robusto. Mas essa é a minha opinião, claro que eu entendo o presidente Lula como o maior lÃder polÃtico vivo do planeta. Mas você pode ter o seu e eu gostaria muito de saber quem é e de suas realizações. Fico no aguardo.
Prezado Marcelo. Não entendi que você é antivacina, apenas que contemporiza, ou melhor, relativiza a crÃtica quando é contra seu governante preferido. Contudo, não se preocupe, esse é o mal de pelo menos 80% da população: polÃtico de estimação.
Não, Lenise. Quem defende o teto de gasto são os neoliberais, nos quais se inclui a folha. O presidente Lula defende a proteção social. Prezado Rodrigo, se você entendeu que eu sou antivax, entendeu errado. A questão é que as vacinas disponÃveis são insuficientes e o negacionismo do Bolsonaro destruiu o PNI, como já foi dito. Ou se esqueceram dos governadores e deputados fazendo propaganda contra as vacinas? A folha tem ideologia e a pior possÃvel. É bolsonarista.
Ah tá. Agora pensa assim. Na época do Bolsonaro, pra vc, ele era geno cida justamente por isso que vc defende agora.
Lula defende o controle de gastos?
Não me surpreende. Um governo que nomeia socióloga para cuidar da nossa saúde é igual ao anterior que apontava militar para "enfrentar" o Covid. Resumindo, este paÃs não é sério.
Já dizia Charles dê Gaulle no governo do atrasados de progresso, Getúlio Vargas.
A OMS avisou duas vezes ano passado e o ministério da saúde fez cara de paisagem com relação a dengue .Vejam o resultado dramático que ocorrendo , ministra inepta para o cargo.
Volte, presidente Bolsonaro, e salve o Brasil dessa cambada de incompetentes!
O sem vacina? I ne le gi vel, lembra?
#contémIronia suponho eu
A vacina é uma novidade aà q não impede as ações de prevenção. A matéria é fraca demais. Faltou dizer o q o governo o federal deixou de fazer e qual a responsabilidade dos governos estaduais também. O povo fala da vacina como se sua ausência fosse o fator principal, mas na realidade, deixou-se de fazer aquelas ações simples de combate ao mosquito.
Culpa de todo mundo menos do Ãdolo ...
No caso, culpa dos prefeitos.
Os editores devem considerar que a Vigilância da dengue e de muitas outras doenças foi destruÃda no desgoverno Bolsonaro. Reconstruir eh uma tarefa hercúlea, destruir eh muito fácil.
Trabaiêra que dá ser BÃpede e continuar vivo e saudável, hein, Fátima? Grato da pequena aula.
Alexandre, para vc que acredita em coelhinho da Páscoa, desejo uma feliz passagem para a vida real. Aproveita a Páscoa para refletir e mudar para melhor.
Não fale bobagens, isso nunca aconteceu
Entendo bastante de vigilância de doenças. Quem não sabe nada exige medidas fáceis, mas vigilância depende de gente treinada para identificar foco, manter a vigilância de infestação de larvas de mosquito, rotina conhecida por Lyra. A técnica de medir a infestação e densidade lavaria é crÃtica para controle da dengue. Isso se faz casa por casa, terreno por terreno, exige gente e financiamento. A vigilância foi destruÃda, pessoas demitidas, atividades de controle negligenciadas .
Está viajou lá pela Jamaica.
Fala sério.
Eita, phôia e seus publieditoriais contra o Luloverno, que encheção de saco. Metade do estoque mundial da vacina tá conosco. O que tem de Bozolóide recusando-se a levar filho pra vacinar não tá no gibi. Na cidade "mais indÃgena" do paÃs, noventetantos% de imunização. A o jorná enchendo o saco. E bate na Nisia, BÃpede. Ah, tá.
Este negócio de ser gerente é uma coisa séria, nem todos tem esta habilidade, Tomar decisão e espelhar confiança são caracterÃsticas mandatórias em um chefe e não são todos que tem
Chama o max weber
A ministra deve estar estudando seus vompendios de sociologia pra entender a interaçao virus-homem
Pedalocida.
A FoLLLha fez o L e agora faz de conta que não tem nada ver com essa tragédia! Tome tento FoLLLha e reconheça suas aventuras partidárias! Está acontecendo o esperado, pois foi sempre assim nos governos petistas. Red angus!
A FSP não fez L, nem coisa alguma que não seja dever da imprensa, tal como nesta matéria. Bababozos e babalulas se igualam, indisfarçavelmente.
Será que irão chamar Lula de genocida?
Lula vacina e diz que tem que vacinar. Bozo nao comprou a vacina e dizia para nao vacinar. O ge no ci da eh Bozo.
Reclamam o que? O gado não toma vacina porque tem chip do Gates. Chama o ET.
Jamais a FoLLLha fará isso! Ela fez o L!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Avanço da dengue expõe ineficiência do governo Voltar
Comente este texto