Mercado > Aceno do governo Lula a estados endividados cria insatisfação com Norte e Nordeste Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O homem não perde oportunidade de desagradar. Melhor ainda se favorece quem andou errado.
Round 01: O Estado Democrático de Direito insatisfeito com 49% X Estado Democrático de Direito satisfeito com 51%!
Historicamente, o Rio de Janeiro é beneficiado desde a chegada de D. João VI. Arrecada muito, gasta mal e a Federação tem de bancar.
o Estado Democrático de Direito esta insatisfeito (49%)! O Estado Democrático de Direito esta satisfeito 51%! Ué?
Quem "esbanja" dinheiro público merece apoio? Cada um tem que gastar aquilo que arrecada. Não é isso que a lei diz, Sr Presidente?
O problema é bem complexo. Tem estado que arrecada uma miséria... tem estado que recebe bem menos do que arrecada (SP). Mas como a divida pública da federação se dá com privados Brasil afora, há uma imensa parte da economia que volta pro Estado de SP, via pagamento de juros... não é dinheiro pro estado gastar, mas no final, fica por aqui.
Então a melhor gestão tem sido dos nordestinos, os "paraibas" q elegeram Lula, enquanto os caloteiros do S/SE, mais uma vez são premiados pela incompetência. Coisas do BR.
Contudo, Maranhão, Roraima, Acre, Rondônia etc., têm muitos desvios às custas de nossos impostos.
O governo do RJ vendeu seu serviços de Saneamento por 24,2 bilhões. Era para pagar dÃvidas. As tarifas triplicaram para os usuários e os bilhões tomaram destino diferente e desconhecido. Desgoverno?
Se os estados mais endividados então usando dinheiro para tambem aumentar o salário do funcionalismo estão certos. Esse é um bom motivo sim para gastar, pois não se pode esquecer que o servidor público atende a população nas mais diversas áreas:saúde. educação, limpeza urbana etc e porque que o salário precisa ficar congelado piorando padrão de vida do servidor? O governo precisa cuidar sim das contas públicas, mas não sacrificando quem serve à população.
Fica bem obvio que estados que aumentam a despesa com elevação da folha de pagamento, em troca de não pagamento da divida, deixam de cumprir o objetivo que é justamente reduzir despesas com funcionalismo. Por outro lado os outros estados, não só fazem a lição de casa, como precisam sustententar os que não pagam, a ironia é que a pior situação esta no sul sudeste, e são os que mais criticam o norte nordeste. Como em um condominio todos precisam pagar as contas.
Distribuição proporcional àquilo que arrecada faria mais sentido do que qualquer outra medida.
Se fizer isso, vai ter de fechar alguns estados. Talvez não seja má ideia.
Não tem como privilegiar os maus pagadores, larga de politicagem que só aumentará o déficit público.
Desta vez os governadores do nordeste têm razão. Nenhuma negociação deve privilegiar o mau pagador e aquele que pouco fez em prol do saneamento das finanças.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Aceno do governo Lula a estados endividados cria insatisfação com Norte e Nordeste Voltar
Comente este texto