Dora Kramer > A síntese do contágio Voltar
Comente este texto
Leia Mais
"Se eu resolver falar, acabou o Rio de Janeiro. Isso eu garanto à Senhora. Se eu falar o que eu sei, não existe mais o estado do Rio de Janeiro. Vão ter que reinventar a PolÃcia Civil. Vão ter que reinventar a PolÃcia Militar". (Orlando Curiacica, no frontispÃcio do livro "Milicianos", de Rafael Soares, Editora Objetiva)
O Rio de Janeiro está assim por vontade de seu povo. É a democracia em ação. Não esqueçamos que o Cláudio Castro foi recentemente eleito no primeiro turno. Seu principal oponente era exatamente o Freixo, o grande opositor das milÃcias. Como diria o Lenin: o que fazer?
Excelente artigo. O ex-presidente era amigo dos milicianos, o atual esqueceu da criminalidade , saúde , povos originários. Tinha como ministro da Justiça um polÃtico que nada fez além de frases de efeito e muita conversa fiada. O atual parece ser mais sério. Espero que o presidente procure resolver nossos problemas internos em vez de salvar o mundo (aspas).
Orra, Mina, mai o Quadrúpede-ex-Chefe, quando no trono, tirava máscara de criança e roubava jóia! Fraudaram sistema de pabx do condomÃnio, lembra dessa? Cantava menininha venezuelana na rua da capitar! Bom, comia farofa como um porco e dançava funk do Bozo de sunga no barco, mas isso é só eixcrotidão, não é ilegal. Não precisamos chegar ao Rio, e lembrar do Bozo criminoso não é polarização.
Parabéns ao Flavio Dino. Parabéns ao Alexandre de Moraes. Parabens ao Lula. Democracia perene com o TSE monitorando as eleições.
Faltou dizer que esses meliantes cometeram os crimes sob Temer, sob a ocupação militar no Rio e sob o estado de exceção implantado pelo golpe de estado apoiado por esse jornal. Crime que ficou sob o tapete durante todo o mandato do ex-presidente que esse jornal ajudou a eleger.
Enquanto o Caco dorme, cê reza pro pneu pra que o Bozo não vá em cana?
Vai dormir
A eleição do Lula já valeu a pena. A PF descobriu os mandantes do crime da Marielle e o Brasil livrou- se de um regime autoritário. Amém!
Não é melhor esperar o julgamento pra cantar vitória?
A infiltração do crime deve ir bem mais acima do Poder Público e com ramificações, que já se tornou difÃcil de ser combatida com eficiência. O caso dos dois fugitivos de Mossoró mostra isso com clareza. Centenas de homens "treinados", drones, e muito mais diversionismos não encontraram duas pessoas, após mais de mês procurando. Caso decidissem parar com a leniência, as instituições conseguiriam combater o crime com eficiência. Combater o roubo de celulares, é só copiar o pdf do Estado do PiauÃ.
Ontem lembrei direto desses fugitivos. Será que 2 indivÃduos é mais competente do que esses agentes?
Reinaldo Azevedo foi perfeito: foi uma vitória das forças progressistas, a única coisa que faz esse paÃs andar.
Vini, eu já joguei muita pedra no Reinaldo, mas acredito que ele evoluiu a maneira de ver as coisas. Ele surfou uma onda errada, mas teve tempo de rever o erro e viver uma nova versão de si.
Vira-casa-chapa-branca.
Caro Leo, vc também eh admirador do vira-casa-chapa-branca? Chegou a ler No Pais dos Petralhas, de autoria dele?
Depois de criticar o ministro da Justiça, dizendo q não tinha perfil para o cargo, a colunista teve q engolir uma vitória da PF contra o crime organizado e contra a corrupção das instituições. Mas não perde a empáfia, vem a público dizer q não foi uma vitória do Estado. Foi, do Estado com um governo democrático e um ministro competente. Qdo o ditabozo está à frente do Estado, com seu ministro pautista, o crime no RJ comandava de dentro de delegacias.
Perfeito e acrescento: a colunista omite o partido e o grupo polÃtico dos mandantes.
To confuso. Foi do Estado ou do Governo?
Não seja ingênuo. Nada mudou. O crime continua mandando no Estado. Se o problema fosse Bolsonaro, porque antes dele era a mesma coisa? Porque em 14 anos de PT o crime mandou e desmandos? Quantos brandhi. dos a Lava Jato prendeu, inclusive o chefão? Se bandid Bom é aquele que está morto, polÃtico bom é o que está preso.
E quem falou em vitória do Estado ? Apenas o Estado sob nova direção fez de tudo para elucidar o crime, coisa que o anterior só estava retardando e mudando constantemente os responsáveis pela investigação.
Caro Daniel, como todo bom petralha, só falta dizer que o Cabral também não era amigo do Lula. E não vale dizer eu não sabia.
Cabral é mais do que amigo de Lula: "comparsa" define melhor a relação. É só ver os inúmeros vÃdeos do YT que mostram Lula se empenhando de corpo & alma pela eleição do cúmplice. Tem vÃdeo em comÃcio ("Eleger Sérgio Cabral é uma obrigação moral, cÃvica do povo fluminense!"), entrevista "fake", com Lula fingindo que dá um depoimento mas lê um teleprompter ("Dizem que o Sérgio é durão, mas eu já vi ele (sic) lacrimejar os olhos (sic) falando do povo humilde"). É, não vale dizer "Eu 'num' sabia..."
Infeliz colocação do ministro. Muito pelo contrário, escancara quanto doentio encontra-se o Estado. Onde o cidadão deveria obter proteção contra a criminalidade, é justamente o covil dos criminosos. Pobre Brasil.
Não há de se falar em vitória do estado... pelo contrário, pelo menos do estado do RJ, este mostrou mais uma vez a sua vulnerabilidade diante dos descaminhos da corrupção. No que tange ao governo federal, este crime certamente jamais seria desvendado se tivesse continuado o governo miliciano e adorador de jóias. Por paradoxal que pareça, às vezes os homens estão sim acima do estado, dependendo dos homens e se o estado estiver sobre pés de barro.
Forças municipais , estaduais impotentes para resolver assassinatos de representantes do povo . Participação criminosas das autoridades destinadas a preservar as instituições . . Terra dominada , carece de intervenção federal . Não dá para considerar fechada a questão.
Sem noção. A cara da Folha pós bozo
Um bandido conselheiro do tribunal de contas do Rio de janeiro, etc. Rio de janeiro é um exemplo de anti democracia generalizada.
O que muita gente esquece é que o Chiquinho Brasão foi nomeado secretário municipal da ação comunitária pelo prefeito Eduardo Paes, amigo de Lula, e por ele apoiado para as próximas eleições.
Mais um bozolino raiz negando ser bozolino. Cada vez mais frequente isdai. VinÃcius meu caro: as pessoas não são tão tolas qto as que frequentam sua bolha. Tentar associar esses milicianos do Rio ao Lula já entrega tudo. Negar depois só cola no ZAP do tiozão
Mais diretamente amigo da famÃlia Bolsonaro. Tem fotos em campanha.
Gostei do “Jenio”.
Jenio, escreva sobre este raciocÃnio infeliz
Estão redondamente enganados. Não apoio padrão de joias nem ladroes da Petrobras. A propósito, Cabral também era amigão de Lula e isso ninguém esquece.
Só pode ser piada de mau gosto bolsonarista esse comentário! Ligação com milicianos, até condecorações e outras cumplicidades podem ser vistas no entorno familiar do ex-presidente, que alguns jocosamente chamam de famÃlicia! Querer meter o Lula ai, que aliás foi preciso seu governo entrar em cena na investigação pra que o assassinato da Marielle comece a ser definitivamente esclarecido.
Irmãos Brasão foram cabos eleitorais do jair surrupiador de joias.
Vinicius não é o melhor momento para bozonianos se manifestarem sobre comprometimento. É bastante delicada a situação da famiglia, às portas da prisão, e é do conhecimento do mundo mineral a amizade é os negócios deles com esta bandidagem do Rio. Se eu fosse você ficaria quieto.
Engraçado ver a Dona Kramer assim, toda toda. Quando um juiz federal prendeu, sem provas, o candidato que ganharia as eleições, para que um my ly cyano vencesse e lhe desse cargo de ministro de estado, com promessa (felizmente não cumprida) de indicação ao STF, a senhora demorou muito a admitir, não?
Provas não faltavam
MUito bom Dora. Democracia não é Estado conivente com a ilegalidade. Poderia ser um Estado mais simples, mais vigilante, focado no social e sem tanta burocracia e mi-mi-mi
O atual secretário de (in) segurança pública do estado do RJ trabalhava subordinado ao delegado criminoso. Achava algumas coisas estranhas e fez ... nada, mesmo depois de virar chefe dele.
Contudo, o Estado agora fez sua parte. O que não se pode olvidar é que o "governo" 2019-2022 é que foi incompetente, para dizer o mÃnimo, nas investigações (que surpresa, dada as alegres ligações dos Bolsonaro com marginais milicianos...), e que os dois assassinatos brutais e covardes estão ligados à falência do Estado do Rio.
Blá, blá-blá-blá..o artigo fica na superfÃcie da notÃcia e esquece, que pelo menos desta vez, as instituições do Estado investigaram e prenderam os criminosos.
tadinha, tão ingênua
Bom, pelo que vc diz agora tá tudo resolvido, e podemos viver em paz, né?
Em resumo: A tal da democracia que estava ameaçada nunca existiu.
Essa pessoa é incapaz de dar um credito ao governo atual, reconhecer de qual lado está a criminalidade
Pergunte ao Cabral, amigão do Lula
Faltou colocar que antes no governo federal não havia empenho para elucidar o caso. Muito pelo contrário.
A fila de ex-governadores corruptos (e condenados) insere o Rio de Janeiro no modelo de falência social e de segurança pública. O atual governador Cláudio Castro não tem nada a dizer? Ou tá na gaveta das mÃlicas e do narco?
Claudio Castro atua quietinho nos bastidores, também é um sujeito perigoso e nocivo que elegeram governador. Os cariocas gostam de emoções.
Parabéns! Deu sua opinião isenta de isenção.
Nossa, é de dar raiva e vergonha de ler um artigo ridÃculo desses, Dona panDora! Nenhuma menção ao desgoverno que obstruiu a justiça!
Só se tivesse ocorrido no governo que não o atual, não é?
Texto alinhavado e ao largo do problema central que é a existência do paraestado. Fica patente o desconforto de vários personagens polÃticos cariocas. Mais uma vez, a fsp não se sente confortável em abordar esse como deve ser feito.
Mas foi exatamente isso que ela abordou
Excelente coluna. O Rio de Janeiro deve ser tratado como um Estado colapsado que exige intervenção robusta de uma força externa - no caso, o governo federal a fim de restituir o império da lei (democrática). Só um reparo à coluna: não há problema que famÃlias se constituam em elites polÃticas desde que sigam as regras do jogo como sucedeu, por exemplo, no passado com a famÃlia Kennedy nos EUA. O que não pode é o poder público ser cooptado por organizações criminosas.
O texto é muito bom, mas parece estar desconectado da chamada de primeira página: Não há de se falar em triunfo… O texto diz que Há.
Excelente artigo.
Toda a criminalidade organizada está diretamente relacionada as drogas, esse é o coração do negócio, com pequenas variantes como imóveis ilegais por exemplo.
Esqueceu muita coisa. Venda de proteção, transporte ilegal, gatonet, etc.
A proibição do uso das drogas é a forma mais eficiente de deixar o povo brasileiro nas mãos dos narcotraficantes, nenhum estado no mundo é capaz de combater o tráfico de drogas. Viva a hipocrisia do povo de deus e a eficiência dos reais proprietários das drogas.
É importante destacar que o modelo de combate ao crime organizado não passa por operações com alta letalidade como a que executa nesse momento a PM de São Paulo sob ordem do governador Tarcisio.
O verdadeiro contágio está em nossa justiça, que por meio de prerrogativas... filigranas jurÃdicos, nos propicia uma justiça do faz de contas, sempre privilegiando os poderosos em especial dos 3 poderes que flanam livremente para cometer seus crimes. Esses irmãos, já estariam a muito tempo cumprindo uma pena singular em um paÃs sério e com uma justiça igualitária onde todos são iguais perante a lei, . Então não adianta querer apontar esse ou aquele enquanto temos uma justiça do faz de conta!
Ah vá! Que justiça de faz de conta o quê! Foi um desgoverno federal de 4 anos que impediu a elucidação!!!!E viva, Viva o Alexandre de Moraes e a PF!
Cara, o crime cooptou a polÃcia e o governo estadual no Rio. O MP e a justiça ainda não estão perdidos. Descredibilizar a justiça é um desserviço, que só aproveita aos criminosos.
Pois o mesmo tribunal que hoje os manda prender... elencando a participação de pessoas do legislativo em conluio com as policias. E o mesmo min da justiça que ora vem dar entrevistas, foi responsável por devolver o mandado aos mandantes deste crime hediondo. Nossa justiça é uma podridão só, por prerrogativas... filigranas jurÃdicos a privilegiar sempre os mesmos. Só falta por prerrogativas, querer infringir a culpa ao eleitor, cidadão brasileiro que vota.
Fica difÃcil com governadores bolsonaristas incentivando a polÃcia a ser ilegal e violenta com qualquer pessoa, longe da cultura democrática. O sistema de segurança pública precisa ser reformado, e não será, porque não querem mudar. Os conservadores só querem policia na visão do cidadão pobre e trabalhador como risco ao status quo.
O Claudio Castro é ligado à s milÃcias e eleito por elas
Graças ao Presidente Lula, graças à mudança de governo que esse caso foi desvendado. Do contrário, estarÃamos ainda na escuridão. Tudo foi feito para encobertar esse caso mas agora as coisas parecem ir prá frente. Isso só foi possÃvel com a mudança da ordem democrática conduzida pelo presidente Lula.
Conte isso pra Dona Kramer vai? Ajude à senhora se portar como uma jornalista, ela está precisando
Pois é, Dona pan Dora esqueceu.....afff
Aspecto que foi ignorado.
Como fazerisso com a polÃcia co rru p ta que temos ?
Faltou a colunista lembrar que todas as formas de atrapalhar e impedir o andamento das investigações se deu no governo Bozonaro. Faltou também elogiar o atual governo do Lula por fazer a investigação e prisão dos envolvidos serem concluÃdos. E depois ainda vem falar em distração ideológica? Nós poupe, por favor.
Esperar o que Adriano. A mesma senhora estava passando pano pro golpista há 3 ou 4 colunas atrás.
Claro que não começou no governo Bozonaro. Apenas se acentuou, piorou, ficou mais impune e teve o beneplácito de toda a familÃcia....
Parece que a dona Nilva Maria de Jesus Deus Pátria e FamÃlia não entendeu o comentário acima. Entendi que a intenção era focar no que foi escrito pela dona Kramer hoje, Marielle, e não fazer um resumo da História da Corrupção na Humanidade!
Superficial e ingênua (pra não dizer boba) é você, Nilvete, que não sabe ler. Meu comentário se refere ao caso especÃfico da Mariele e não da corrupção que grassa no Brasil desde a colônia. Se eu tivesse me referido a essa corrupção geral, aÃ, talvez, seu comentário fosse válido.
Quanta superficialidade e ingenuidade! Acredita mesmo que tal situação começou no governo do Bozo? Quantos anos de impunidade, corrupção e violência havia antes dele? Caia na real, deixa a paixão de lado. Precisamos enxergar a situação com clareza, cobrar soluções e exercer o nosso direito de cidadania. Em vez de ficar brigando por polÃticos (ou adorando-os), devÃamos amar mais o Brasil e cumprir nossos deveres de cidadania!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Dora Kramer > A síntese do contágio Voltar
Comente este texto