Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Victor Henriques

    Era só o que faltava para desgraçar de vez o Brasil a política ter que adotar linguagem bíblica para falar para um bando de alienados. Não é possível que isso seja sério.

    Responda
  2. Antonio Renato de Andrade

    Sempre que religião e política se misturaram na história, deu ruim.

    Responda
  3. Raimundo Carvalho

    Uma boa parte das pessoas que se declaram evangélicas são pessoas possuidoras de uma extensa folha corrida de crimes e contravenções ou são pessoas marginalizadas da sociedade que encontraram no pentecostalismo uma forma de sobrevivência social. No meio disso estão os aproveitadores que se enriquecem com a miséria moral e material dessa gente . Não existe gente mais vulnerável a abusos de toda ordem, inclusive sexual, do que esses crentes que formam da pirâmide pentecostal.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      e o mesmo modus do bozo, os religiosos usam o terror para conseguir apoio povo

  4. Joabe Souza

    Um caminho é que a mistura entre religião e política passe a ser tratada no âmbito da Justiça Eleitoral. Com base na aplicação do princípio da laicidade do estado (CF, art. 19), resolução do TSE pode estabelecer que fazer campanha eleitoral em cultos, eventos ou templos religiosos seja considerado ilícito eleitoral, com penas de cassação de candidaturas e mandatos e de inelegibilidade.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      inacreditável né está na lei fui ler este artigo e não aconteceu nada

  5. Raymundo de Lima Lima

    Misturando religião e política eles está vencendo a curto prazo. Contudo, perdem muitos crentes para o campo agnósticos ou ateísta. Como acontece hoje na Europa. Blábláblá religioso politico vai desgastar "a palavra" original. Ou seja, aumenta o número de descrentes e ateus.

    Responda
  6. José Cardoso

    O Spinoza já dizia que a Bíblia foi escrita para o povo comum da época, não para ser interpretada por teólogos sofisticados. Era uma espécie de constituição dos hebreus. Só que o Brasil tem a sua própria, e muitas vezes os 2 documentos podem não concordar.

    Responda
  7. Joabe Souza

    A coluna vizinha, do liberal Coutinho, trata da mesma questão de fundo com uma perspectiva teológica bem mais sofisticada e aponta para a única solução possível para esse dilema religião vs política: a defesa incondicional da separação entre as jurisdições secular e religiosa. O bom e velho estado laico.

    Responda
  8. Marcos Araujo

    Evangélicos de baixa escolaridade nao são eruditos no conhecimento da Biblia. Sao repetidores de chavões. Se vc mudar de versículos eles ficam mudos e nada falam. Missionaria Vera, minha conhecida, é assim.

    Responda
  9. Filipe Quintans

    Melhor coluna de humor do jornalismo brasileiro.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      errou a coluna?

  10. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Isso só mostra, que todos são ateus, pois se realmente conhecessem a Bíblia não a usariam para a política, daí se.mede a ignorância dos que apoiam esses sem noção.

    Responda
  11. Alexandre Assis

    Não acho que seja falar em código. Eu entendo. Me apavora, pela quantidade de ignorância existente no mundo, mas entendo. A bíblia é uma coleção de textos feita há muito tempo para criar regras sociais e manipular pessoas a seguir seus líderes cegamente. Natural que políticos e outros tipos de pessoas manipuladoras a utilizem como queiram. Para mim não serve nem para calço de mesa capenga, mas tem quem dê a vida por essas metáforas de mal gosto, maldosas, mal traduzidas e manipuladoras.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Ai Vidal cadê vc? seus amigos estão aumentando

    2. Raymundo de Lima Lima

      Concordo. Aposto no desgaste d Palavra, e q da leitura bíblica enviesada, talvez cause descrença, e suspeita de malandros politico, e pastores e padres imorais. Aposto no aumento no número de agnósticos e ateus.

  12. Francisco Neto

    Grande parte das igrejas evangélicas deixaram de adorar o Messias que pregava o amor para adorar o Messias que prega o ó dio.

    Responda
  13. MARIO RAMIRO

    Para resumir, o campo progressivo deve fazer aulas de catecismo, frequentar grupos de oração ou qualquer correlato do "campo evangélico" para conseguir avançar no poder e negociar com a bancada teocrática as pautas de bons costumes da vanguarda do atraso.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      não, tem de ensinar a sair do zap e seguir a CF os políticos né

  14. Marcos Benassi

    Juliano, meu caro, agradeço de verdade a reflexão,bque creio válida e oportuna. Mas Justa que Latiu, isso já encheu completamente o saco. Perdoe-me esse desabafo grosseiro, mas quem é simplesmente cidadão já tá de saco na Lua com tanta tosquice. Bem sei que isso não ajuda nem na convivência harmônica, nem na comunicação governamental, mas tô cansado de ficar cuidando de pêlo em ovo. Tô co'zovo repleto!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      é Marcos eu tbm mas temos de pegar os pelos em ovos e mostrar que não pode misturar as bolas, foi sem querer kkkkk

  15. Bruno Sebastião Neto

    Outra fato interessante é que ás pessoas não conseguem enxergar absolutamente nada que o governo tem realizado(E não é pouca ) È uma espécie de transe coletivo ,onde a maldade permeia e a paz é um detalhe ?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      acho que não é transe é que não podem assumir, o transe está em acreditar que ele o bozo é honesto, que trabalha e tem boas intenções

  16. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Ele escreve tão bem, só poderia ser a virtude da antropologia.

    Responda
  17. Pablo Fonseca

    Só com a chegada dos ET'S é que a esquerda vai superar esse debate. Caso contrário seguimos ao abismo do Evangelistão. O PT preferiu apostar na ODEBRECHT do que na EDUCAÇÃO e agora colhe o que plantou: Uma tragédia cognitiva distópica.

    Responda
    1. Pablo Fonseca

      A culpa de tudo isso é dos Portugueses que criaram um estamento político administrativo onde não havia um cidadão sequer.

    2. Gilmar Maghenzani

      vem cá então tudo que está acontecendo é culpa da lavajato? xi meu caro vc está atrasado de mais já foi mais do falado que tudo isso é obra do golpe na Dilma, do marreco em ser o Deus da justiça e a cadeia do Lula

  18. Rafael Galvão

    A história das nossas injustiças e desigualdades como país é um crime. Após a constituinte, inicia-se um processo de inclusão e promoção de direitos, que vai encontrar nesses próprios grupos desde sempre marginalizados, os opositores da Nova República. São apenas ressentidos instrumentalizados pela extrema direita. Enxergar corrupção em tudo não é nada de novo. Nos anos 30, tudo que não era de agrado dos fascistas era denunciado como "degenerado" etc.

    Responda
  19. JORGE CESAR BRUNO

    Discordo em parte!! O que acontece é que a destruição de reputações com mentiras que são espalhadas nos grupos de watsap e Twitter, e os desmentidos são acanhados e quase sempre pouco vistos! Ou seja, uma mentira espalhada de forma covarde e impune, funciona com mais êxito!! A saída seria punições severas e pecuniária a seus responsáveis!! O bolso e a privação de liberdade seriam ótimos corretivos!! Mas enquanto for benefíco aos extremistas, dificilmente serão implementados!

    Responda
  20. Helio Cardoso

    Assim como Jesus passou quarenta dias no deserto, Bolsonaro passou quarenta horas numa embaixada, por coincidência era o início da quaresma. Para Jesus, simbolizou os quarenta anos que os hebreus passaram no deserto à espera da terra santa. Para o bozofake, foi uma maneira de sair de um possível mandado de xadrez, do Xandão. Essa mensagem o gado não entendeu!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      ainda bem que não

  21. Marcelo Barbosa

    Falta profissionalização do marketing na esquerda, uma simples análise swot vai escancarar a falta de comunicação da esquerda com grupos evangélicos e também na promoção de lideranças evangélicas progressistas no país. "Dai a César o que é de César, dai a Deus o que é de Deus", qual o problema então da esquerda considerar tabu discutir casamento gay e aborto, é medo de tocar o 'teto de vidro" da pauta identitária? A esquerda ou supera isso ou vai sucumbir à extrema-direita.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      tá enganado sou de esquerda e discuto esses assuntos sem medo e sou católico, não vejo a esquerda com essa dificuldade, e mais estamos crescendo no mundo veja quais os governos de esquerda ainda somos a maioria

  22. Tadeu Roberto Corbi

    Bíblia, bem entendido, para eles é o AT. Observe que muito raramente citam Cristo mas sempre se remetem a deus. São um ramo bastardo do 7uda ismo (vide o macedo, com as barbas crecidas, se travestindo de rabino) e, não demora, negarão a Jesus e passarão a esperar o messias 7udeu. (Com este messias que veneram, não deram sorte então é hora de ja ir esperar outro)

    Responda
    1. Tadeu Roberto Corbi

      Atenção: 7udeu e 7udaismo não passa pela sem sura da foia.

  23. Luiz Candido Borges

    Puxa, eu vivi para ler um artigo do Spyer em que ele não passa o pano nos (neo)pentecostais nem sugere que o governo lhes deva dedicar um tratamento "especial". Very well, Flipper, I'll give you an extra fish! Mas nada é perfeito: dizer que "Evangélicos, inclusive os que têm baixa escolaridade, podem ser incrivelmente eruditos no conhecimento da Bíblia" não dá! O entendimento da Bíblia não é para qualquer um e os analfabetos funcionais só conseguem decorar e repetir alguns trechos.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Perfeitamente! Subscrevo!

    2. Valter Luiz Peluque

      Eles nem sabem concordar pronome é verbo, mas são verdadeiros exegetas! Daí a sofisticada interpretação moralista de época.

  24. Gildázio Garcia

    Se Marx disse ou não disse, nem quero saber, mas no Brasil, "Religião é o ópio do povo".

    Responda
  25. Maria Lopes

    Esse tipo de evangelismo não é bebem mesmo muito cristão, porque se apoia mais no Velho Testamento. A Universal (uma das mais picaretas) até adorou adereços copiados do judaísmo. E a leitura literal da Bíblia faz muito mal a mentes pouco educadas.

    Responda
  26. neli faria

    Leia e aplique as Sagradas Escrituras 1Timoteo5:8! Tem gente que segue a bíblia apenas no que interessa...! E Cristo mandou separar o profano do Divino, mas, essa gente desconhece a Palavra, decora na parte que interessa.

    Responda
  27. marcos fernando dauner

    é preciso separar aa coisas . Do AT , salva-se Provérbios (para mim- o melhor livro da Bíblia) e os Salmos . Do NT, cada um escolhe o que lhe agradar . Como eu me chamo Marcos e sou coritintiano , prefiro esses dois livros . MC e Corintios

    Responda
  28. José Augusto Bernabé

    Vc está superestimando a esquerda, ela não vai a missa ou cultos, a religião deles é o seu líder, o Lalau, eles não são eleitores são Fãs, o problema pra eles é que Ladrões existem no mundo todo mas Fãs de ladrões existem só por aqui.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Não dá uma dentro em barnabé kkkkk

    2. Francisco Neto

      A esquerda não vai a missa ou a cultos, isso porque sabe separar política de religião, ensino básico de Jesus: daí a César o que é de César, a Deus o que é de Deus, então quem vai ao culto ou à missa é a pessoa, o lado político ele deixa em casa.

    3. Valter Luiz Peluque

      Por isso que está cheio de bozonasis por aí

    4. Paulo Augusto

      Vide os fãs do surrupiador de joias, que fez o pior governo da história do país.

    5. Gildázio Garcia

      Sr. Bernabé, por isso que vossa senhoria é fã do Inelegível fujão?

  29. Pablo Leite

    Evangélico de forma geral não conhece a bíblia, que é um livro difícil de ler e interpretar. Ele conhece o que o pastor fala na igreja e decora, quando muito, alguns versículos, que normalmente são tirados dos seus contextos.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Penso da mesma forma!! Parabéns pelo comentário!!

  30. Ricardo Knudsen

    Quem olhar o velho testamento não vai achar ali nada de muito social. Aliás, foi lá q Netaniahu foi buscar a linguagem codificada para pedir o exterminio dos palestinos, chamando-os de Amalek, o povo a ser exterminado - cada homem, mulher, criança e neonato - diz a Bíblia textualmente. Não é a toa q os bozistas gostam tanto de duas coisas: Bíblia e arma.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Muito bem observado! É por esta e por outras que não consigo considerar estes (neo)pentecostais cristãos de verdade - nem usam a cruz! Parecem mais algum ramo espúrio do judaísmo, quem sabe na Bíblia haja menção a algum filho bastardo (com uma escrava) de Abraão que deu origem a alguma linhagem rejeitada que ora tenta recuperar seu papel "de direito". O Edir Macedo travestido de sacerdote hebreu no seu "Templo de Salomão" é o máximo!

  31. AILTON SOUZA

    Aqui entre nós evangélicos no país estão parecendo mais uma milícia do que cristão. Dessiminadores de ódio e fak news!

    Responda
  32. marcos fernando dauner

    O fim do mundo está próximo -Apocalipse, cap. vinte e cindo, verso quinze .

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Pessoas sensatas não ligam para as fantasias da bíblia.

    2. Gildázio Garcia

      Prefiro acreditar no calendário Maia, que acabou com o mundo em 2012.