Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. luis augusto batista couto

    Deixa a Petrobras em paz.

    Responda
  2. neli faria

    E votei para esse oportunista , pela primeira vez na vida, apenas pelo meio ambiente!

    Responda
  3. Adalberto Otaviano Luciano

    Enquanto isso, em Bonito, as autoridades estão preocupadas com uma sucuri que foi encontrada morta.

    Responda
  4. Tadêu Santos

    A PETROBRÁS e o Min de Energia tentarão interferir nos "Estudos Ambientais", para que os especialistas emitam pareceres favoráveis à perfuração na foz do rio Amazonas, com torcida do pres Lula da Silva 3 e empenho contrário da ministra Marina da Silva. O desempenho da COP 30 no Pará será em função desta "ameaça ecológica aos ecossistemas do bioma Amazônico". Alertamos que, tanto o carvão mineral qto o petróleo, a extração/exploração apenas serão paralizadas quando acabarem suas fontes!

    Responda
  5. geroncio rocha

    Boa medida. Até agora, MME e Petrobrás limitam-se a retaliações entre si. A avaliação estratégica deveria ser supervisionado por uma comissão independente, com participação de representantes das universidades.

    Responda
  6. Gildasio Fernandes Dantas

    Eu acho até hilariante a informação adicional que na região costeira da margem equatorial tem terras indígenas. E daí? Em toda costa brasileira tem uma população muito mais habitantes. Se nós convivemos com essa atividade porque eles não podem conviver

    Responda
  7. Gino Passos

    A empresa já opera na Amazônia à décadas, suas práticas de sustentabilidade são premiadas. O MMA precisa de foco nos problemas da Amazônia, garimpo ilegal destruindo os rios e envenenando os índios, por exemplo, madeira ilegal, derrubada das florestas ilegal para pecuária. Bater de frente com a Petrobras é um tiro no pé, pode esvaziar a vontade política para essas outras lutas.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Ilegal...Ilegal....ilegal. Quem define o que é e o que não é?

  8. Felipe Oliva

    Se a área de pesquisa é do lado da Guiana, em alto mar, por que tem que fazer estudo ambiental na foz do Amazonas que está a 370 km de distância, maior que a distância entre o RJ e SP? Se isso é necessário então pra produzir petróleo no RJ tem que pesquisar o impacto no rio Tietê.

    Responda
    1. Afonso Jorge Ferreira Cardoso

      Eu também não consigo entender isso. Falam em foz do Amazonas, mas a preocupação é com as terras indígenas e áreas de conservação. Por que o Brasil tem que se preocupar com isso e a Guiana Francesa não? Estudos já mostraram que um possível vazamento de petróleo atingiria em cheio a Guiana e ela não está reclamando de absolutamente nada. Entendo a questão ambiental como um todo, entendo mesmo, mas essa é a chance de tirar uma das regiões mais pobres da Amazônia da miséria.

  9. roberta melissa oliveira sales

    Como disse um dos comentários: cada um com a sua boiada. O presidente tem se revelado um político hipócrita. Que desrespeito a ministra Marina Silva e seu legado. Que absurdo contra tudo o que a Amazônia está vivendo. Que falta de visão, diante de uma realidade que precisa se libertar do petróleo e, neste contexto, o Brasil, com pesquisa e educação, poderia sair na frente. Falta de respeito com os povos da floresta. Absurdo.

    Responda
    1. roberta melissa oliveira sales

      Afonso, os países produtores não vão parar. A questão é: que rumo queremos seguir? Quase todos os países que não produzem estão se direcionando para a energia limpa. Mas o pior de tudo é a hipocrisia deste governo atual que disse um monte de coisas pra se eleger e, agora, faz tudo ao contrário. Essa polarização, além de manter esse país no atraso, está fazendo com que retrocedamos. Nefasto.

    2. Afonso Jorge Ferreira Cardoso

      A questão de se libertar do petróleo é uma meia-verdade, diga-se, pois os países exportadores de petróleo não vão parar suas produções. Se não houver incidentes, o que a exploração de petróleo prejudicaria efetivamente a Amazônia? Acredito que a região só quer poder se desenvolver com os royalties do petróleo como vários municípios riquíssimos do Rio de Janeiro. Qual a diferença de prejuízos lá e na foz do Rio Amazonas? Por que no Rio pode e na Amazônia não? Gostaria de saber.

  10. Vinicius Branco

    incrível. Vai fazer a Marina se demitir de novo. Na primeira vez foi com Belo Monte, quando ele jogou a favor das empreiteiras, criticou os que gostam de bagrinhos, e precipitou a saída da ministra. Agora o cara insiste na mesma tecla. E a pobre Marina engolindo sapos sem engasgar…

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Quem é Marina???

  11. MARCO ANTONIO POLISELI

    Cada um com a sua boiada né !?

    Responda