Mundo > Governo Lula muda tom e critica bloqueio a candidatura de opositora na Venezuela Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Igor Cornelsen

    Cá entre nós, Maduro usou Lula para reduzir as sanções americanas, agora o ditador vai enfrentar as "eleições", uma palhaçada ridícula. O ditador desmoralizou Lula entre os líderes Latino-Americanos naquela reunião de Brasília, um dia após ter estendido tapete vermelho para receber o ditador. O Brasil fez um papel ridículo adulando o ditador.

    Responda
  2. Arnobio Miranda jr

    O mais incrível é a quantidade de apoiadores que têm os ditadores, os futuros ditadores e os déspotas.

    Responda
  3. Adalto Fonseca Júnior

    O que não consigo explicação é para todo o percurso de Lula até agora mantendo um alinhamento ostensivo à Maduro. São contradições desconfortáveis impostas pelos alinhamentos ideológicos. Existe um caminho crítico capaz de construir discernimento além das ideologias hegemônicas. Precisamos dele.

    Responda
  4. Olavo Cardoso Jr

    Tudo o q acontece entre Lula e Maduro é combinado. Lula mandou o Itamaraty soltar esta nota porque sua popularidade esta despencando morro abaixo. Só por isso. Não muda nada, em relação a coisa nenhuma. E certamente combinou tudo com Maduro antes.

    Responda
  5. Mario Garcia

    E ainda tem o deboche de dizer que a nota do Itamaraty parece redigida pelo Departamento de Estado dos EUA. Essequibo vem aí e o Amorim vai bater palmas.

    Responda
  6. ALOISIO PINTO

    Fim dos tempos ! 1 Itamaraty criticando Venezuela (e acho que está corretíssimo) 2 Estados Unidos se abstendo em Resolução da ONU que con dena Israel (o governo de ex trema direita) 3 Acharam os mandantes da m orte da Mariele ... Pensando bem... talvez seja o (re) começo dos tempos.

    Responda
  7. José Bueno

    Parece que muita gente ficou desapontada com a posição clara do governo do Presidente Lula, que com a manifestação do Itamaraty reafirmou o nosso compromisso de cobrar o respeito às regras democráticas, seja onde for.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Depois de anos apoiando o desastre humanitário?!

    2. Vinicius Branco

      So reafirmou quando a popularidade caiu.

  8. MARCELO DE FREITAS

    Farinha do mesmo saco o sujo falando do mal lavado...

    Responda
  9. jose prado

    O fracasso diplomático desse governo é estrondoso! Uma catástrofe diplomatica se abateu sobre o governo Lula! Chegou achando que iria ser recebido com tapetes vermelhos mas tropecou tanto que no mometo sai engatinhando! O brasileiro nunca deu bola pra politica externa mas a incompetência foi tanta que se reflete de forma dessstrosa até mesmo na politica interna! E parace ser irreversível! Um fiasco!

    Responda
  10. Cleomar Ribeiro

    ... A chancelaria de M. Vieira, plataforma de relaçôes internacionais dedicada em passar pano para ditadores e ditaduras diversas no planeta!...descaradsmente, seguem a passar pano, confortavelmente!...O lula3.gov comprou o silêncio dos Anhangueras-broadcasting com as concessões de bet-schams, estão de joelhos a mamar ouro dos cofres públicos, sem dar um pio, de Boca cheia com os ovos gov.br!

    Responda
  11. Artur Neto

    Espanha 2 x 1 Brasil intervalo.

    Responda
  12. Arno Costa

    Se n for assim, antenado no que pensa o povo brasileiro, adeus reeleição, adeus PT

    Responda
  13. Ivan Bastos

    A Venezuela precisa de democracia.

    Responda
  14. Marcelo Galvao de Oliveira

    Lula não acerta uma em política internacional. Ridículo

    Responda
  15. Marcelo Galvao de Oliveira

    Tomando bola nas costas do amiguinho. Que ainda deve um caminhão de dinheiro ao Brasil.

    Responda
  16. Artur Neto

    O Brasil esta perdendo por 2 a 0 para a Espanha.

    Responda
    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      2x1, agora.

  17. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    O Brasil, por seu mandatário, demorou demais. Agora Inês é morta, enquanto Putin conseguiu um "feito histórico" na visão destorcida do PT. Mas ainda assim, graças todos os dias por termos escapado do refugiado húngaro.

    Responda
  18. MARIA F LUPORINI

    Vamos, NYT, Macron esta no Brasil para conversar sobre a Onu, o acordo UE- Mercosul, a Cop 30, coisas importantes para o Brasil, e a Folha tem manchete sobre a Venezuela (pode?). Faz a cobertura!!!

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Pra variar, vc quer pautar a FSP. Ta no lugar errado. O assunto aqui eh o Maduro. Macron esta em outra pauta, aguardando seus comentários.

    2. Paulo Gomes

      O cachê já está na conta

  19. andre lunardelli

    A militância petista, como de hábito, vem só para atacar o a mídia não vassala do partido. Neste quesito consegue ser pior que a bolsonariasta.

    Responda
  20. Vinicius Branco

    Entrou em campo aos 48 do segundo tempo e quer posar de bacana. Parece o Gabigol.

    Responda
  21. Paulo Sergio de Souza Moreira

    Imagina o sacrifício para melhorar a imagem desse governo. Estão dando um pito com muito medo no chefe Maduro. Hilário.

    Responda
  22. Hernandez Piras

    Quando a Oposição venceu as eleições legislativas há alguns anos atrás, o que fez o regime? Convocou uma Assembleia Constituinte com metade dos membros designados por organizações próximas ao regime. E o que fez a tal Constituinte? Usurpou todos os poderes do Legislativo sem nunca elaborar a tal "nova Constituição". Como acreditar que um regime que desce a este nível seria capaz de promover uma eleição de verdade?

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Luporini, a indignidade e golpismo de Bolsonaro é inquestionável para mim. Mas no que isto justifica os erros de Lula? Você vai passar os quatro anos deste mandato dizendo a cada equívoco do Governo, "mas olha o que fez Bolsonaro!" É uma reação infantiloide! Ou você quer convencer a si mesma que cada crítica só pode vir de um bolsonarista? É puro escapismo.

    2. MARIA F LUPORINI

      Quase igual ao que Bolsonaro queria fazer aqui. Ainda ia convidar o hungaro para a posse golpista.

  23. ramon perez

    Ahh bom, ficou difícil difícil continuar a apoiar a “democracia venezuelana”, né mané?

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      A "democracia" da Hungria eh que eh boa.

  24. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Se o governo Lula criticar a Venezuela é capaz da Folha começar a apoiar Maduro.

    Responda
  25. Hernandez Piras

    É óbvio que Maduro desrespeitou os Acordos de Barbados, da mesma forma como desrespeitou todos os anteriores. O que sempre fez foi ganhar tempo para dividir a oposição, reforçar a repressão e, assim, manter o poder. Cada nova eleição é uma nova mascarada e quase todo "adversário" dos candidatos governistas é, na verdade, alguém cuja função se reduz a dar ares de legalidade a um regime de exceção.

    Responda
  26. MARIA F LUPORINI

    Avisou que o Lula vai se encontrar hoje com o Macron, Folha? G7! E o mimimi de que o Brasil seria evitado, cancelado, os investidores iriam sair daqui e bla bla bla?

    Responda
    1. Leão Machado Neto

      Minha cara, quantos anos você tem? O assunto é outro. Quer um pirulito?

    2. Hernandez Piras

      Mas compreendo perfeitamente a sua nova convicção de que a Venezuela não tem mais nenhuma importância para o Brasil. É preciso mudar desesperadamente de assunto, já que o apoio de Lula a Maduro revelou-se um fiasco em todos os aspectos. E, é claro, todos os que diziam isto desde o começo não passam de odiosos bolsonaristas.

    3. Hernandez Piras

      Luporini, por favor, deixe o infantilismo de lado, sim? Os termos "ingerência" e "interferência" são sinônimos. São sim do acionista controlador e há formas mais ou menos eficazes de fazê-lo. Nem entrei no assunto. Só não vi relação alguma entre o encontro Lula-Macron e a reação do capital ao problema.

    4. Hernandez Piras

      Luporini, a Folha não está "lacrando" com a posição do Governo Lula a respeito da Venezuela. Está informando aos brasileiros sobre uma nota do Itamaraty de condenação a atos do regime de Caracas. Se você acha que o assunto não muda em nada nossas vidas, avise o Itamaraty para não publicar mais notas a respeito do assunto.

    5. MARIA F LUPORINI

      Hernandez, o que vc chama de interferencia, eu chamo de decisao do acionista controlador.

    6. MARIA F LUPORINI

      Justamente por isso. O presidente reunido com um lider do G7 e a folha lacrando com Venezuela, assunto que altera zero nossas vidas. Vamos esperar o NYT fazer a cobertura?

    7. Hernandez Piras

      O problema, Luporini, é que não existe a menor relação, exceto na sua cabeça, entre a visita de Macron a Lula e a reação do capital estrangeiro às ingerências do Governo na gestão das estatais. Quanto ao apoio de Lula a ditadores como Maduro e Putin, ele não faz com que o nosso Presidente seja cancelado, mas é claro que reduz o seu peso político.

    8. Daniel Marques

      Maria, Maria, o ar condicionado aí da Secom deve estar bem gelado, afinal é pago com o meu dinheiro de impostos. O tema é a oposição na Venezuela, se voce quer pautar um jornal para só falar bem do seu micto, das duas, uma: caixa de sugestões ou crie uma redação só sua, a Rednews.

    9. MARIA F LUPORINI

      Tudo isso foi falado aqui na Folha, Samuel. Fato.

    10. Hernandez Piras

      Não sabe a diferença entre o capital e o governante de um país vizinho.

    11. Nicola Bartolomeu

      Seus comentários são dignos de um bolsonarista de esquerda.

  27. CLAUDIA DE OLIVEIRA

    Uowww.... já não era sem tempo. Me ajuda a te ajudar, Presidente!

    Responda
  28. MARIA F LUPORINI

    A Folha gosta apenas de alguns tiranos, como o presidente da Hungria.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Zangada pelo seu ídolo finalmente ter recuado, não Luporini? Pois é, ao invés de exibir seu visível ressentimento aqui, você deveria estar alegre. Menos motivo para desgastes internos e externos. Só no seu mundinho, todos temos que escolher entre Orban e Maduro.

  29. Bento Brito Teixeira

    Essa insistência da fSP de associar tiranos ao Socialismo é revoltante. Muitos países europeus foram governados por partidos socialistas e nunca desafiaram a democracia. Êsses arremedo, tipo o "bolivarianismo" venezuelano, não condizem com os verdadeiros princípios e fundamentos do Socialismo democrático.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Concordo plenamente com você, Bento. Mas lembre disso o nosso Governo, cujo chefe parece sentir-se muito mais à vontade com caudilhos como Putin e Maduro do que com social-democratas europeus. Por que defender um tirano como Ortega, um caudilho atrasado em tudo, que colocou toda família no poder, o comparando a Angela Merkel? Há coisas que são difíceis de perdoar.

    2. Felipe Macedo

      É parte do método da extrema direita e da sua aliada, a grande mídia. Justamente por isso a gente quase virou uma Venezuela de direita e ninguém disse nada, já que o país vizinho estava, no senso comum, totalmente associado ao PT.

  30. antonio pereira

    Foi tarde e o estrago esta feito. Ja nao tem como recuperar. Infelizmente. Lula deu uma de "segunda divisao" neste caso.

    Responda
  31. Elilio de Faria Matos Júnior

    Maduro é muito semelhante a Bolsonaro no quesito do aparelhamento das instituições de Estado.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Não apenas, Elilio. As semelhanças entre o bolsonarismo e o chavizmo são gritantes. Postei algumas delas agora há pouco. Só voltar um pouco as mensagens que vc verá. Mas o brasileiro médio acha que ditadura é coisa só da esquerda. Por isso quase viramos uma e ninguém dizia nada

    2. Daniel Marques

      "Acuse-os do que você faz, chame-os do que voce é" Não diverge, ninguém é mais competente que Petista no tema aparelhamento do estado, afinal, seria antagonico um estado eficiente em governo esquerdista, não é?

  32. Paulo Francischini

    Só mudou a narrativa por causa da pesquisa de sua popularidade e gestão (aprovação do seu desgoverno). Tudo fachada. Não mudou de ideia não.

    Responda
  33. Samuel Fagundes

    Esse maduro é igual ao boso. Completo incompetente, caiu de para-quedas na presidência da Venezuela, sem nunca ter se preparado para exercer cargo tão importante. Graças a Deus que, por aqui, nossas instituições não deixaram que o boso continuasse no poder. O inútil tentou de todas as formas ilegítimas, mas conseguimos defenestra-lo do Planalto

    Responda
    1. Paulo Francischini

      Samuel, vc quer comparar Bolsonaro com esse calhorda e ditador? Vc só pode estar brincando.....

  34. Luiz Antônio I

    Não dá pra esquecer que o Lula abraçou o Evo Morales e o Brasil perdeu uma refinaria na Bolívia, agora criticar o Maduro é pouco, tem que parar de bajular ditadores.

    Responda
  35. LUIZ LEAL

    Demorou!

    Responda
  36. Luiz Antônio Oliveira

    Desvendado o mistério da reunião às portas fechadas do secretário do Estado dos EUA Blinken e o presidente Lula no dia 20/02. Primeira exigência atendida pela política externa ativa e altiva do Brasil.

    Responda
  37. altair moraes

    Se foi surpresa para algum assessor internacional de política internacional, então realmente estamos mal suportados - e não é de hoje. Avalizar aquilo só poderia dar nisso. Mais queda na popularidade, o dano já aconteceu, como esperado.

    Responda
    1. altair moraes

      * Assessor de política internacional.

  38. altair moraes

    Avalizou quem / o que não poderia, a rejeição na popularidade foi óbvia . Criticar agora é meio tarde e inócuo, né ? Nossos conselheiros internacionais sempre fazendo um excelente trabalho com os presidentes (contém ironia).

    Responda
  39. Felipe Macedo

    Não me interessa o que lula diz ou acha sobre a Venezuela, até pq quem tentou,de fato, nos tornar o país vizinho foi a extrema direita, inimiga de lula e do PT. Inclusive essa associação baseada no senso comum foi o que deu carta branca para os extremistas tentarem o que tentaram. Por sorte o líder deles não é o Hugo Chavez, embora tenha inúmeras semelhanças.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      o impacto e prejuizo com o maduronaro se tivesse virado ditador como queria teria sido infinitamente pior

    2. Hernandez Piras

      E mesmo assim, Filipe, o atual governo demorou tanto em se afastar de Maduro. O que aconteceu, Lula não via essas semelhanças qua você bem apontou?

    3. Rodrigo Castro

      Que malabarismo! Basta indicar o nome de quem emprestou bilhões (e tomou cano) pra Chávez e depois recebeu Maduro com honras de Estado: LILS!

    4. Felipe Macedo

      antes que me perguntem as semelhanças, lá vai: elevado número de militares no poder, perseguição à imprensa, ataque sistemático as instituições, armamento da população civil, descrença no sistema eleitoral, nacionalismo exacerbado e por aí vai.

  40. MARCELO DAWALIBI

    Nada como uma queda de popularidade para fazer o Presidente cair na real.

    Responda
  41. CARLOS SANTOS

    Como mudou o tom se o acordo, endossado pelo BR, previu a livre participação dos opositores? Quem, mais uma vez, tenta boicotar a oposição é o maduro (já está podre).

    Responda
  42. Pedro Regis

    Como de esquerda, queria muito que comunismo fosse algo funcional em todas as esferas políticas e sociais. Infelizmente muitos fatos mostram o contrário, sendo uma delas o autoritarismo dos países comunistas. A Venezuela é o nosso exemplo mais próximo e o apoio do Governo Lula a esse país sempre me incomodou. Como alguém que zela pela democracia e prosperidade social dos cidadãos de todos os países, acredito que hoje foi dado um passo ao caminho certo.

    Responda
  43. Marcelo Galvao de Oliveira

    Combinou com o amiguinho para fazer críticas.

    Responda
  44. Igor Cornelsen

    Os realistas sabiam que não haveria eleição séria com Maduro vivo. Ele controla a justiça, o exército e tem 7 milhões de venezuelanos que fugiram de sua ditadura em função do fracasso de seu sistema econômico. Encontramos venezuelanos perambulando e esmolando nas ruas de toda a América Latina, queria entender o que Celso Amorim e Lula esperavam da aproximação do Brasil da Venezuela. Que Maduro aceitasse perder uma eleição?.

    Responda
    1. Leão Machado Neto

      Celso Amorim é tratado no seu ambiente de trabalho de anão diplomático. Fraquinho, fraquinho....

    2. MARIA F LUPORINI

      Comercio.

  45. Andre Marinho

    Ditadura sem dúvida nenhuma. Tenho pena dos Venezuelanos.

    Responda
  46. jayme terra

    Viva a Democracia no Brasil.Viva. O bozo mequetrefe queria virar ditador. Veio Lula Tricampeão e detonou. 60 e tantos milhoes votos. Os bozis hipotricas tudim apoiando e agora posta aqui. Covardis.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      O assunto aqui é Venezuela e como o seu político de estimação apoia incondicionalmente um ditador na nossa vizinhança. Democracia é inegociável desde que o ditador não seja de direita, certo? Se for cumpanheiro, é só fazer vista grossa. Oportunismo e indignação seletiva são as marcas registradas da esquerda.

  47. jayme terra

    Ih! Vai derrubar a teoria/narrativa golpista dos bozisloydes. Oh coitados.

    Responda
  48. roberta melissa oliveira sales

    só criticou? Gaza é genocídio (o que eu concordo). E a Venezuela? Democracia? Bolsonaro é fascista. E Maduro é o quê? Gaza é genocídio, Venezuela é uma ditadura e Maduro é fascista. A polarização tem produzido uma espécie de relação "pai e filho": é difícil admitir que nossos pais ou nossos filhos erram. Enquanto isso, o país retrocede...

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      O Jayme Terra que escreveu aí embaixo faltou às aulas de interpretação de texto (ou então é intelectualmente desafiado como boa parte dos apoiadores da esquerda). A Venezuela foi o único país cuja mortalidade infantil retrocedeu na América Latina, nos últimos 10 anos. Coincidentemente sob o governo de Maduro. Coincidentemente recebido com tapete vermelho e honras de estado pelo nosso descondenado. Façam suas associações à vontade.

    2. roberta melissa oliveira sales

      Rodrigo, somente mortalidade infantil baixa (se é que o que você diz procede), não define o desenvolvimento de uma sociedade. Emprego, renda, inflação baixa, moradia, oferta de alimentos, índices de violência e democracia ampla. Eu pergunto: a Venezuela tem isso? Não. A pobreza lá é grande, a população em maioria absoluta, passa fome e o povo passa fome por causa de um governo ditador que prefere ve-la padecer, vítima do embargo, ao invés de promover eleições amplas e irrestritas. Ditadura não.

    3. jayme terra

      O pessoal da terra plana agora quer associar Lula a mortalidade infantil na Venezuela. Tinham que ser apoiadores do rato fujao e covard.

    4. Rodrigo Castro

      A mortalidade infantil na Venezuela retrocedeu 40 anos sob Maduro. Imagina quantas crianças a mais perderam suas vidas por causa do regime apoiado pelo lulopetismo. A indignação, como sempre, é seletiva e depende do meu ditador de estimação

  49. Nilton Silva

    Popularidade despencando faz isso.

    Responda
  50. Ricardo Baumhardt

    rsrsrsrsrs ou, se preferir, kkkkkkkk

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.