Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CAMILA MARTINS

    que reportagem informativa, parabéns

    Responda
  2. HUGO ALVES

    Quando vagabundu Bolsonaro será encarcerado?

    Responda
  3. newton penna

    Triste (para não dizer outra coisa) figura a do João Goulart. É só comparar com o corajoso Salvador Allende, que preferiu a morte a se entregar vivo.

    Responda
  4. Alexander Vicente Christianini

    Muito boa a matéria. Período muito interessante de nossa história e ainda pouco estudado. Apesar dos problemas, a CNV fez um trabalho importante para resgatar essas e outras informações. Seria interessante uma reportagem sobre o papel do cabo Anselmo na revolta dos marinheiros. Soube-se depois que era pago pela CIA. A morte do delegado Fleury, notório torturador, também carece de melhor investigação. Idem JK, Jango, Lacerda e tantos outros. Ditadura, nunca mais.

    Responda
  5. edilza ferreira

    a reportagem não fala dos militares mortos pela repressão.

    Responda
  6. José Eduardo Campos

    Detalhes importantes. Sobre os militares legalistas eu não sabia quase nada. Em especial do brigadeiro Moreira Lima. Um herói esquecido

    Responda
  7. ARI VARGAS LEAL

    Essa recordação serve prá mostrar como devem ser tratados os Helenos, Braga Netos, Garniers da vida. Nesses dias a justiça da Argentina decretou prisão perpétua golpistas de lá. Aqui a passassão de pano prossegue. E o caldo de cultura também.

    Responda
  8. Jane Medeiros

    Vale lembrar aqui o que a ditadura de 64 fez com o PR João Goulart! Além dele ter sido obrigado a se exilar promoveram um apagamento da sua memória! O que as novas gerações sabem sobre ele, suas idéias e intenções? Ele não resistiu ao golpe para não correr sangue!

    Responda
  9. Jane Medeiros

    Os militares legalistas que tentaram impedir o golpe de 64 são os verdadeiros heróis nacionais!

    Responda
  10. Jane Medeiros

    Sobre a resistência ao golpe de 64 por parte dos militares legalistas quase nada chegou ao grande público! Excelente matéria!

    Responda
  11. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Rui Barbosa Moreira Lima, meu amigo, com quem convivi e aprendi a respeitar a história 'decente' dos brasileiros que combateram o nazifascismo durante a Segunda Guerra Mundial. Aos leitores da Folha, procurem os livros de Rui, são maravilhosos, tudo o que se refere a ele exalta a democracia, a liberdade, o legalismo. Saudades de Rui !

    Responda
  12. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Quem é a favor de levar os golpistas de hoje para um navio-prisão, levanta a mão?

    Responda
    1. ARI VARGAS LEAL

      A papuda é mais barato e icônica.

  13. Henrique Richter Caron

    Excelente artigo!

    Responda
  14. Fabiana Menezes

    Parabéns à FSP or ter trazido a historia de Militares que respeitam as instituições. Não faz bem à nossa polarizada democracia julgar uma instituição inteira e se esquecer dos que resistiram ou resistem.

    Responda
    1. Carlos Silva

      Perfeito seu comentário!

    2. CARLOS ALBERTO CERETTA

      Muito boa a sua ponderação Fabiana. Sempre tem muita gente gente séria e responsável em qualquer instituição, daí nunca se deve generalizar. Nossa política sofre com isso e deu origem a seres abjetos como Bolsonaro.

  15. Luiz Walter Corsetti Doederlein

    Tenho um cunhado que andou passando umas férias num navio destes. Devia ser capitão na época. Solto, foi punido com uma transferência para um quartel em Cruz Alta, interior do RS. Lá conheceu e casou com minha irmã. Nunca falou em política, até pensava que fosse de direita.

    Responda
  16. José Caldas da Costa

    Parabéns pela excelente série sobre o golpe civil-militar de 1964. Não podemos cair no erro de esquecer a história. Só para comparar os danos de 21 anos de exceção, estamos há 35 anos com uma nova Constituição (a mais longa de nossa história) e ainda aprendendo a cidadania. Enfim, 21 anos de torniquete rompe a história de um povo, deixa um buraco de uma geração inteira. Esquecer jamais... para não reviver os erros. O Brasil é a maior democracia do hemisfério Sul e que seja saudável e forte.

    Responda
  17. Dimas Floriani

    Só agora a FSP está valorizando a defesa da democracia. Lembremos de que por bom tempo este veículo chamava a ditadura de ditabranda, aliás conforme o tratamento dado por setores dominantes da sociedade. Embora a mídia tergiverse, muitas vezes, sobre o sentido da realidade, não há como furtar-se dela sempre! Agora com o golpismo exposto e com setores do oficialato das FFAA envolvidos na trama, não há como esconder por mais tempo essa realidade. O país pode estar passando a limpo seu passado!

    Responda
  18. Anderson Pereira de Souza

    Desde o fim da guerra contra o Paraguai, os militares brasileiros, principalmente o exército, sentiram-se no direito de serem políticos. Acabaram criando uma cultura golpista que vivemos até hoje.

    Responda
  19. Julio Shiogi Honjo

    Desta vez a maioria estava do lado certo.

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Que lado certo, bozolino, o lado da tortura e desrespeito à Constituição?

  20. Marcos Araujo

    Ficou muito claro que os militares golpistas devem ser exemplarmente punidos. Heleno, Braga Neto, entre outros, devem ser expulsos das forças armadas e presos.

    Responda
  21. Dario Lima

    Os milicos torturava e matava indistintamente quem fosse contra o terror de estado. A Família quer esse período de volta, caso contrário, vão fugir pra Miami - Hungria.

    Responda
  22. PAULO CESAR MARTINS MENCK

    A cada 60 anos temos um golpe aqui. Foi o golpe da maioridade, a proclamação da República, Getúlio, 64 e agora, mas não menos importante o golpe contra golpe da descondenação.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Esqueceu o golpe da condenação forçada, add aí a tentativa de golpe RM dois mil e vinte três.

  23. Rives Passos

    Essa é uma vergonha que o Brasil carrega! E são os mesmos k que queriam retornar. Sem anistia!

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Paulo César a pergunta de um milhão: caso o golpe fosse consumado/desse certo, quem seria os presos e torturados dessa vez ??

    2. PAULO CESAR MARTINS MENCK

      Isso mesmo, não há espaço para dois corruptos no poder. Prenda-se o antigo mandatário, por qualquer motivo, não importa qual, nem que seja por fraudar o boletim no Grupo Escolar! As ditaduras fazem assim, por que não fazermos o mesmo? Sem anistia. Só pros nossos.