Opinião > Ensino atrasado Voltar
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Há um problema que os governos federal, estaduais e municipais não comentam: os nÃveis de aprendizagem (proficiência) nos Anos Finais do Ensino Fundamental não passam de 65% dos alunos matriculados - ou seja: mais de 30% dos alunos não têm o conhecimento requerido para o Ano em que estão matriculados, sendo que a maioria destes não sabem ler, nem escrever!
Sem dinheiro não se faz nada! Se a Folha, acertadamente, cobra ações dos governos para a Educação, por que não faz campanha para aumentar os investimentos (não "gastos", como apregoa) no setor?
Qual a diferença entre uma caixa de supermercado com 3 filhos em idade escolar e uma professora de escola pública tbm com 3 filhos em idade escolar diante do vÃrus da covid?
Tanto no Congresso Federal como nos Estaduais, que deputado se importa com o qualidade de nosso ensino? Somente os estigmatizados de esquerda se importam. Direita e Extrema-direita se importam igrejas, quanto mais melhor alienação da realidade politica do paÃs. Marca da extrema-direita é delirar sobre ideologia de gênero, estola-sempartido, censurar livros, expurgar disciplinas d humanidades, rejeitar politicas de cotas, doutrinar mulheres p ficarem em casa, etc
Cotas raciais não vão resolver esse problema da educação de baixa qualidade. Governos, cuidem das crianças brasileiras. Elas merecem ter o capital cultural pra ter uma vida mais plena e desenvolver esse paÃs. Outros paÃses fizeram do ensino a prioridade e já estão colhendo frutos, como China e Coréia do Sul.
A distância entre um grupo editorial da realidade é absurda. É fácil fazer diagnóstico com a disponibilidade de dados, quero ver mudar a realidade. As crianças que foram afastadas das aulas são muito pobres e até há pouco mais de um ano atrás estavam submetidas a insegurança alimentar e fome. Não existe aula de reforço para quem mal consegue assistir as aulas comuns e os professores já estão exauridos pelos baixos salários e condições desfavoráveis. Texto sem noção.
O plano do governo foi estimular com nove mil reais alunos de até o24 anos concluÃrem o segundo grau. Não tem plano para resolver as dificuldades só sabe gastar
Aula de reforço a alunos em defasagem, o autor da matéria provavelmente nunca entrou em uma escola pública. Sou professora há 21 anos e isso não acontece na prática, a progressão continuada é que é um atraso, é muito triste o que fazemos com nossos jovens.
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