Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Arnaldo Facciotti

    Lula é um mentiroso contumaz, hoje é azul, amanhã marrom

    Responda
  2. José Eduardo de Oliveira

    maduro nunca amadureceu, já nasceu pôdi no ninho que o paril. e sempre foi adubado com os afagos do fruto do mar e seus cardumes estrelados... democracia relativa é o mesmo que dictadura relativa? num tou inteindeindo... a venezuela é a faixa de gaza do sul sofrido... os venezuelanos que não fugiram para o Brasil vivem preferem passar fome lá, ainda resta uma esperança?

    Responda
  3. José Eduardo de Oliveira

    democracia relativa é o mesmo que dictadura relativa? e bobeira relativa é o mesmo que inteligência relativa?

    Responda
  4. frankklim alencar figueiredo

    FSP prometeu algo ao Ricardo Nunes que não conseguirá entregar. Votos.

    Responda
    1. frankklim alencar figueiredo

      É meu caro Mauro. Quem tinha Gráfica tinha tudo. Agora, são editoriais. Ricardo Nunes jorrou grana pra imprensa, principalmente da FSP na esperança de vários editoriais amigo e pau no Boulos. Mas, FSP nem leitor tem mais. Os poucos que tem são críticos do próprio jornal. FSP engana incautos. Vende gato por lebre.

    2. Vinicius Branco

      Fraklin, o que tem o Nunes a ver com o Maduro? Ta no canal errado. Sintoniza ai.

    3. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      FSP trabalha intensamente para Tarcísio 2026. Bolsonarismo na veia!

  5. frankklim alencar figueiredo

    A FSP é a maior destinatária de grana da Prefeitura de SP. Nunes confia demais na capacidade desses jornais falidos.

    Responda
  6. Miro Costa

    Defendeu? Parou de defender esta e outras ditaduras?

    Responda
  7. Antônio João

    Soa ridículo ver a Folha e a mídia querendo ensinar Lula a negociar com Maduro, insinuando que ele deve criticar Maduro, se isso valesse alguma coisa, bolsonaro que expulsou do Brasil o embaixador oficial da Venezuela e trouxe um embaixador do governo paralelo não teria piorado, tanto a relação econômica entre os dois países, como o regime de lá só piorou. Lula acredita que se aproximando pode influenciar para melhor o regime de Madururo.

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      ...a cegueira ideológica faz essas coisas!

  8. Eduardo Elói

    Sem assunto pra falar, vão remoendo antigas e já superadas falas de Lula. Por quê não aproveitam a 'remoenda' e abordam os incríveis crimes de Bozo no período da pandemia? Isso é importante 'remoer'.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Mais um querendo pautar a FSP.

  9. Antonio Araújo

    Assim Gilberto Rosa tem um troço...kkkkkkkkkkkk

    Responda
  10. José Maria De Morais Abreu

    A Venezuela é uma ditadura governada por Maduro. Até quando vão fechar os olhos para uma coisa tão clara?

    Responda
    1. João Vergílio

      Com exceção de meia dúzia de ativistas fanáticos, ninguém fecha os olhos para isso, José Maria. Assim como os EUA não fecham os olhos para o fato de a Arábia Saudita ser uma ditadura. O problema da política externa brasileira é como se posicionar diante de um país que faz fronteira com o nosso. Até comprar briga com a Guiana Inglesa, a Venezuela não nos incomodava. O Brasil tentou mediar, mas Maduro ignorou. A partir daí a coisa mudou. Sem essas peças no tabuleiro, o jogo fica incompreensível.

  11. Max Morel

    Uma das razões da queda da popularidade do PR é que ele não é um autêntico democrata, e é um amigão de ditadores. Tudo o que ele falou sobre o regime da Venezuela é abjeto, é asqueroso e nos envergonha.

    Responda
  12. Marcelo Magalhães

    Texto apócrifo, deve ter sido escrito por inteligência artificial. A folha não entende que o presidente Lula é um estadista, o maior estadista vivo do planeta. Não dá para se submeter ao imperialismo estadunidense e repetir os seu mandos. Ele tem que conversar com todos e trazer todos ao convívio. Não pode ser um xerife e ficar brigando com todo mundo, montando bases militares e entrando em guerras.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Ler "Lula e estadista" na mesma frase já causa arrepios. Ler "Lula, o maior estadista vivo" eleva a idolatria de corrupto e descondenado a níveis nunca antes vistos

    2. Hermes Yaly

      Poliseli: sim, estadista, como não? Mas estadista num sentido mais caro à esquerda: o de construtor de estádios padrão FIFA, elefantes brancos inúteis e superfaturados. Das capitais estaduais, Manaus é a que tem a menor porcentagem de domicílios com saneamento básico: menos de 12%! No entanto, recebeu o seu estádio FIFA, embora não tenha clube nem na Série B. É a decantada sensibilidade social da esquerda, que enriquece os ricos e mantém os pobres na miséria.

    3. MARCO ANTONIO POLISELI

      Estadista???

  13. Igor Cornelsen

    O Brasil perdeu influência na América Latina ao estender tapete vermelho para receber Maduro na véspera da reunião em que quis ressuscitar a UNASUL. Todos sabem na região que Maduro é um ditador e que milhões de venezuelanos abandonaram sua pátria por sua causa. Muitos perambulam pelas avenidas de quase todos os países latino-americanos. Fugiram do modelo econômico incompetente que os fez passar fome.

    Responda
  14. João Vergílio

    O superficialismo na análise da política externa brasileira é uma constante no jornalismo. Pode-se concordar ou não com uma política externa, mas para isso é preciso primeiro entendê-la. É óbvio que o ponto de ruptura foi a possibilidade de um conflito entre Venezuela e Guiana, eventualmente envolvendo potências europeias com interesse na região. A partir dali, O Itamaraty começou a sinalizar que a Venezuela ficaria sozinha. Não tem nada a ver com "defesa da democracia", pelo amor de Deus.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      eu juro que me esforço para ver se não estou errado quando a apoio à ditadura do Lula, mas de tudo que leio não veja isso, o que a imprensa quer é que ele diga aqui ditador não entra prática da direita extrema em desrespeitar qualquer governo que seja contrário

  15. jose luiz de castro

    Isso é Lula sendo Lula. Defensor dos ditadores. Cuba, Venezuela, Nicarágua, países africanos, etc., etc., etc... Nenhuma novidade.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      wu não vi apoio e nem defesa e sim respeito pq ele não governa a Venezuela

    2. Gilberto Rosa

      Quer coisa mais perdida? Um apoiador de Bolsonaro preocupado com os dictadores definidos do império. Repetem o mantra como se tivessem a maior sacada.

  16. Gilberto Rosa

    Tá certo que os Eua querem botar a mão na maior reserva de petróleo do mundo, da Venezuela, pertinho da casa, mas a Folha pode dar um tempinho nessa ajuda, tá massante, ainda tem o Demétrio pra aguentar, tem coisa muito mais importante acontecendo.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      De novo com essa velha e surrada narrativa? Zzzzzzzzz!!!!

    2. Antonio Araújo

      hahahahahaha...vai ter um troço.

  17. NACIB HETTI

    A lamentável complacência do Lula na defesa de Maduro levou o Brasil à condição de irresponsável.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      só vejo bolsonarista falar que o Lula apoia ditadura será que é pq eles queriam isso?

  18. Eduardo Galvao

    Lula é um democrata, somente não é muito mais porque a maioria do povo brasileiro não aceita ditadura! Caso contrario ele seria um PutiDuro no Brasil.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Lula é democrata por resignação, não por convicção. Ele sabe que uma ditadura de esquerda seria impensável no Brasil e, por isso, resigna-se a parecer democrata, embora não perca oportunidade de babar nas botas de qualquer autocrata mequetrefe mundo afora.

  19. Marcelo de Souza

    Por falar em narrativa, a falha adora encobrir o que realmente importa com as famosas pautas "e o lula?". Não cansam de fazer jornalismo mambembe? Depois o NYT fura, os colonistas do jornalão ultrapassado vão reclamar...

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Cesar e vc acreditou no cara isso é típico de bolsonarista

    2. César A C Sanchez

      Um dos furos do NYT foi, ainda no no 1o mandato do "estadista", foi ter revelado que ele tínha o hábito de bebericar entre reuniões de trabalho. Dúvida? É só procurar no Google pelo nome do jornalista Larry Rhoter, correspondente do jornal naquela época.

    3. Gilberto Rosa

      Aff, mente rasa não cansa de falar a mesma coisa, pare de ler a folha se não gosta. Querem ver se a gente acaba bitolado como eles, lendo só uma fonte e fake news. Querem na Folha só zumbis de bolsonaro.

    4. Vinicius Branco

      Passe a ler outro jornal para não se estressar tanto. Sua saude em primeiro lugar.

  20. Maria Lima

    E daí?

    Responda
  21. Daniel Marques

    Presidengue e seu eterno amor por ditadores socialistas. Agora lança uma cortina de fumaça que pode até atingir os incautos, mas a população informada tá esperta, não cai mais nessa lorota.

    Responda
    1. Max Morel

      Presidengue é ótimo e é verdadeiro.

    2. Marcelo de Souza

      População bovina informada pelo tio do zap

  22. Marcelo pires

    Democracia boa é na Argentina, superávit primário e reformas em cima do pobres , dos mais fracos economicamente, essa democracia a Folha aplaude.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Daniel não é uma reflexão e sim uma ignorância política tiozão do zap

    2. Daniel Marques

      Marcelo Souza, lamento se minha reflexão tá muito além da sua capacidade de raciocínio, mas eu entendo, é antagonico ser concomitantemente inteligente e fã do presidengue mais onesto. E quem falou no Bozó foi voce, mais um que reflete o amor enrustid0 da petralhada pelo capetão.

    3. Marcelo de Souza

      Curioso o comentário do bozotantan daniel marques. Fã de golpista que perdeu a eleição e queria continuar no poder falando de respeito à vontade da maioria? Chega a ser patético

    4. Daniel Marques

      É boa sim, funciona e respeita a vontade da maioria da população, que cansou do estrago populista dos peronistas. Inclusive, a embaixada Argentina em Caracas acabou de dar guarida a oposição de Maduro, acuada por perseguição.

  23. José Augusto Bernabé

    Essa "critica" foi combinada pelo telefone por ambos Ditadores, o Lalau daqui e o Lalau de lá, tanto aqui como lá segue firme a "Ditadura Democrática Soviética". Viva a Democracia.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      passou vergonha de novo

  24. Dárcio Gomes Pereira

    Lamentável. Só o Lula e o PT que não percebem que a Venezuela é uma ditadura de fato. Onde já se fui anular candidaturas de opositores ao regime?

    Responda
  25. Rodrigo Castro

    Simplesmente um dos maiores cúmplices da tragédia humanitária gerada pela dupla Cháves/Maduro

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Gilberto, quem cultua qualquer político no Brasil, seja de esquerda ou direita, não tem absolutamente nada na cabeça. Sinto muito se a carapuça vai te servir

    2. Gilberto Rosa

      Quer ver quem cultua o genocida das 700mil vidas da covid, Bolsonaro, virar uma pessoa preocupada com as tragedias humanas? Fala de Venezuela, chegam a falar com sorriso nos destes:)